Já é sabido que idade cronológica não diz
muito com relação ao espírito de nossa idade. Voltaire disse que: "Quem não tem o espírito de sua idade tem
todo o mal de sua idade”. Em apenas uma frase ele consegui sintetizar muita
sabedoria. Não raras vezes, muitas pessoas agem a maioria do tempo como
crianças, adolescentes, etc. Podemos ressaltar que é normal agir às vezes como
criança ou adolescente. A grande sacada de Voltaire foi que devermos ter o
espírito de nossa idade como sinal de maturidade, para tomarmos posse de nossas
vidas.
2025 YEARS OF THE INAUTHENTIC CALENDAR! WELCOME TO THE HIGHWAY OF THINKING IN MULTIPLE WAYS.AN OUTSIDER ! UP TO THE TOP!
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A FORÇA DO AMOR
Para o filósofo e místico
Empédocles, o Universo é o nosso eterno provedor através da força conciliadora
do Amor primordial. Segundo ele, através da lei da atração universal, os seres
semelhantes se atraem: "semelhante
atrai semelhante", sendo o Amor a mais poderosa força positiva que
tende a unir o semelhante ao semelhante e gerar cada vez mais afinidade entre
os seres que se amam.
CIVILIZAÇÃO E CULTURA
A palavra civilização supõe uma
relação exclusiva entre civis, contendo uma ideia de "avanço", de uma
sedimentação dos valores do que numa cultura. Desse modo, podemos falar de uma
cultura Pop, não sendo possível conceber uma civilização Pop. A civilização é o
vir a ser da cultura, a cultura é apenas virtualmente civilização, havendo,
portanto a necessidade de uma "forma”, todavia, não podemos usar nenhum
critério sob a pena de cairmos em exclusão, etnocentrismo, etc. Assim, ser
civilizado implica em superar essas aporias e, hodiernamente, implica mais e
mais, no respeito e cuidado com a Natureza.
NIETZSCHE E A POLÍTICA
Os ignorantes costumam desprezar
o que não pode, pelo menos, ser um pouco compreendido. O fato de que o
pensamento de Nietzsche foi desprezado,todos nós já sabemos.Nietzsche,não elaborou
sistematicamente uma teoria política, todavia, não deixou de refletir sobre os
tópicos principais da filosofia política. Em sua concepção, política, moral e
religião estão inerentemente ligadas, sendo tomadas como objeto de sua crítica
aos valores estabelecidos. A "grande
política" é mais uma proposta dele para superar o niilismo passivo da
democracia hodierna que nega uma participação efetiva do cidadão, como já
ocorreu na Grécia Ática. A democracia moderna é para ele uma "mediocracia”, ou seja, o governo dos
medíocres, nivelando por baixo a sociedade para se manter no poder. Com a
"grande política" ele postula uma "classe" de elite de “filósofos-legisladores”,
que irão transmutar os valores estabelecidos pela "moral de animal de rebanho" colocando a Cultura em um patamar
superior ao da Política, quer dizer, a Política deverá servir a uma Cultura elevada.
Não será necessário destruir totalmente a democracia, será preciso reformulá-la,
ou seja, “não igualar o desigual",
nem nivelar por baixo a sociedade como faz a democracia moderna. Em qualquer
organização social, o estabelecimento das hierarquias é um fato inquestionável
e inevitável. Ele pretende acabar com a farsa, da igualdade de todos os homens;
nada há igual a nada, a ideia de igualdade é, paradoxalmente, uma invenção das
classes dominantes para manter poder sobre as dominadas, nivelando a sociedade
por baixo.
O QUE É FILOSOFIA?
Filosofia é uma atividade crítica
diante do real. Ela "começou"
com o distanciamento acerca das verdades estabelecidas e com o questionamento
sobre como surgiu o mundo, ou seja, qual seria o elemento primordial, qual o princípio
(Arché) do mundo? Através do estranhamento em relação às coisas do mundo,
quando não mais tomamos as coisas como certas, de uma maneira fixa, houve uma
crescente interrogação sobre o que são as coisas, às ideias, etc. A Filosofia
"começa" quando nos damos
conta de nossa ignorância com relação a nossas indagações acerca das coisas,
explorando novos horizontes, ampliando e nos convidando a múltiplas
perspectivas. Quando encontramos as respostas, a filosofia torna-se Ciência. A
Ciência aborda o que já conhecemos, e o modo pelo qual conhecemos as coisas,
nela a evolução dos conhecimentos substitui as ideias antigas por novos
progressos. A diferença entre Filosofia e Ciência é, justamente, que a
Filosofia fundamenta e cria problemas, sugere caminhos e ideias sobre o que foi
estabelecido como "verdade",
pois, com o passar do tempo sempre aparecem novos questionamentos. Assim, a
Filosofia, como escreveu H.G. Gadamer: "nunca morrerá".
A RELIGIOSIDADE CÓSMICA EXISTÊNCIAL DE NIETZSCHE
ETERNIDADE - Não é de maneira
alguma a questão primeira saber se estamos satisfeitos conosco, porém se
estamos de um modo geral satisfeitos com alguma coisa. Caso dissermos sim a um
único instante, então diremos sim não só a nós mesmos, mas a toda existência.
Pois nada está aí para si, nem em nós mesmos e nem nas coisas: e se apenas uma
única vez a nossa alma vibrou e ressoou de alegria como uma nota musical, então
todas as eternidades foram necessárias para condicionar esse único evento - E,
nesse único instante do nosso dizer sim, toda eternidade foi aprovada,
redimida, justificada, confirmada e reafirmada.(Nietzsche, Frag. Póstumos
1885-1887).
OREMOS E VIGIEMOS! VAMOS PERMANECER ALERTAS!
A NWO tem como uma de
suas estratégias de dominação, fazer com que nós percamos tempo, colocando cada
vez mais coisas para distrair a mente da grande maioria das pessoas que estão
"incautas e anestesiadas"
pelo Gramscismo. Instagram, Facebook, Whatsapp, etc. são algumas das
ferramentas usadas. OBJETIVO: TRAZER CADA VEZ MAIS ALIENAÇÃO A NÍVEL
GLOBAL,PARA MANTER AS PESSOAS NA MATRIX! Todavia, esses mesmos instrumentos
podem ser usados para fins totalmente opostos a essa tentativa vil de
dominação, basta saber usá-los para fins que visam acordar as pessoas para uma
consciência global planetária, quer dizer, com uma consciência crítica acerca
dos problemas que afetam negativamente o mundo da vida.
NIETZSCHE E OS GREGOS - UMA OUTRA VISÃO
Tanto na Origem da Tragédia
quanto na Filosofia na era trágica dos gregos, ele nos legou uma nova e
original visão da cultura grega, onde não valorizava a Grécia clássica, e o faz
diferentemente de toda a tradição, valorizando a cultura pré-platônica. Para ele,
o grande merecimento dessa cultura foi ter dado ênfase em uma sabedoria
trágica, cujo conceito ele contrapõe aos caducos conceitos da sabedoria
altamente teórica tradicional. Para tal, a cultura trágica era dotada de um
espírito dionisíaco que afirmava o devir contraditório da Vida, a reabilitação
do sensível, da intuição, dos sentidos e do corpo, a rejeição da mentira do
ideal transcendente, quer dizer, a renúncia ao ser em nome do vir-a-ser.
CONFUSÃO E OPOSIÇÃO BANAL
Os meios de comunicação de nossa sociedade através do
excesso de informações foi invadida pela suspeita que gerou uma "paranoia", impossibilitando uma
compreensão eficaz do que, realmente, está acontecendo. Atualmente, temos
teorias para tudo e respostas banais que aparentemente respondem a essas
teorias. A confusão e a oposição banal continuam obnubilando mentes incautas.
Guardemo-nos, disso!
SUPERAÇÃO DE VIVÊNCIAS
Vemos e não vemos.
Nada é igual ao
que já passou...
Apenas, o Véu do mesmo.
Reino de Maya!
Aprendamos a ver!
Olhos de Vidente,
Olhos de Águia!
Transpassando
Quaisquer obstáculos!
Transpondo: limites,
dogmas e convenções
Vãs ilusões!
Para enfim, encontrar
o Jardim da Liberdade
que habita nossos corações.
Desmistificando ilusões
perdidas em outras vãs
Vivências.
HUMANISMO MENDAZ
Para Nietzsche, o Humanismo
Iluminista foi um humanismo mendaz e não transformou o Homem com autonomia e
maioridade de pensamento como pretendia, portanto, não houve uma elevação moral
do ser humano. O que houve como consequência foi o apequenamento do ser humano
com a ideia utilitária de "felicidade
para o maior número", tornando-os animais domésticos, úteis, massificados,
tribalizados, "bichos-anões de direitos e deveres iguais",
regozijando-se com a própria mediocridade, havendo como consequência imediata o
nivelamento por baixo da sociedade e como consequência o enfraquecimento
civilização. Apesar de todos os progressos alcançados no campo da medicina, da biologia,
da genética, etc., ter o poder de conseguir a elevação do "tipo homem”; o que houve realmente foi a
habilitação da produção através da tecnologia de cunho industrial, um solo
fértil para os "últimos homens"
representados pelos que agem visando a "utilidade estreita e
mesquinha", ou seja, os avarentos de todos os tipos. Afinal, o nojo de
Zaratustra é justamente saber que eles podem se eternizar no poder, (fato que
acontece globalmente hoje), caso não sejam instituídas “novas tábuas de valores” e a consequente: “ transvaloração de todos
os valores”.
NUNCA É TARDE DEMAIS PARA A FILOSOFIA
Vejamos um trecho de uma carta de Epicuro, onde ele recomenda o exercício da filosofia como sendo fundamental para a nossa saúde.
“Nenhum jovem deve demorar a
filosofar, e nenhum velho deve parar de filosofar, pois nunca é cedo demais nem
tarde demais para a saúde da alma. Guarda na memória, noite e dia, essa
doutrina e seus preceitos (...) e nada te turbará, na vigília ou no sono, mas
andarás como um deus entre os homens: não aparenta ser mortal aquele que vive
entre bens imortais”.
Epicuro, Carta a Meneceu.
CONSCIÊNCIA GLOBAL PLANETÁRIA - SURGIMENTO E ASCENÇÃO
Podemos conceituar consciência
planetária como sendo um sentimento que conduz ao conhecimento vital da
interdependência e da unidade essencial da humanidade, como também, a adoção
consciente da ética e de seus comportamentos que implicam em um imperativo básico
da sobrevivência e aprimoramento da vida humana na Terra. Um indivíduo dotado
de consciência planetária reconhece o seu papel no processo evolutivo e age
responsavelmente à luz desta percepção, essa orientação que visa melhorar as
condições da vida tem de começar a partir de cada um de nós; somente então, é
que poderemos ser responsáveis e agentes eficazes na mudança e transformação da
nossa sociedade como um todo. A mudança deverá ocorrer a nível individual com a
tomada crescente da consciência global planetária e se expandir
progressivamente e ascendentemente. Do particular ao global.
ACORDANDO PARA DIFERENÇA DENTRO DA MULTIPLICIDADE
Vamos acordar! Acordar para ver
as coisas de modo diversificado, múltiplo, onde a diferença exerça uma força
que transvalore e vá além do que está sendo percebido! Todas as coisas estão
cobertas pelo "Véu de Maya", quer dizer, as coisas são de certo modo máscaras. As
religiões ortodoxas são máscaras, o grande problema é que a grande maioria das
pessoas não quer ou não pode perceber esse aspecto e ficam presas na ortodoxia, deixando ,assim, de
adquirir uma nova maneira de pensar, não somente referente aos dogmas
impostos pelas diversas religiões, como também,a todas as outras coisas que
visam dominar o pensamento humano, impondo limites, regras, etc.
SABEDORIA TRÁGICA VERSUS SABEDORIA TEÓRICA
Para Nietzsche foi a
incompreensão da tragédia grega antes de Eurípides que levou Sócrates a
desprezá-la: “Também Eurípedes foi, em
certo sentido, apenas máscara: a divindade, que falava por sua boca, não era
Dionísio, tampouco Apolo, porém um demônio recentíssimo nascimento, chamado
Sócrates” (NT-12-p. 79 Cia das Letras) e de propor um saber racional e
teórico como superior a sabedoria trágica” basta reconhecer nele o tipo de uma
forma de existência antes dele inaudita, o tipo de homem teórico"
(NT-15.p.92 Idem) onde o homem teórico seria o oposto do homem trágico,
Sócrates seria dessa forma o idealizador do conhecimento racional tendo como
apoio uma hipervalorizarão do saber consciente em detrimento do saber trágico. Desta
forma vemos que foi Sócrates que fez com que todo conhecimento trágico fosse,
cada vez mais, perdendo espaço para um saber puramente racional onde “tudo deve ser inteligível para ser Belo”
(...) “Só o sabedor é virtuoso” (NT-12.p.81,
Idem). É bem sabido que na ótica de Nietzsche, a primazia de um saber teórico
em detrimento de um saber trágico é um agente de adoecimento e decadência
porque para ele o Saber trágico corresponde à verdadeira natureza do mundo que
se mostrava nas tragédias através de Apolo e Dionísio, chamado de “impulsos artísticos da natureza” onde “nesse
emparelhamento tanto a obra de arte
dionisíaca quanto a apolínea geraram a tragédia ática “(NT-1.p.27, Idem). Para
Nietzsche, os gregos da época trágica sabiam da condição horrenda da existência
e criaram a tragédia como forma de aceitação, aprendizado e justificação dá a
vida por ela mesma sem recorrer a nenhuma transcendência: “a tragédia precisamente é a prova de que os gregos não foram
pessimistas” (EH-p. 61, Cia das Letras). A tragédia ática, é segundo
Nietzsche um modo de dizer sim à Vida, uma aceitação da vida e coragem diante
do destino e uma exaltação os valores vitais. Em contraposição a sabedoria após
Sócrates onde houve uma hiper-valorização da razão como princípio constitutivo
do ser, ou melhor, dizendo da identidade intrínseca entre a racionalidade e
realidade. Portanto, a sabedoria trágica que se manifesta no dizer sim à vida
mesmo nos seus mais estranhos e mais duros problemas tem um valor maior do que
o saber teórico conceitual, porque se enraíza na verdade profunda do homem.
SENTIDO E ESTILO
Devemos criar um estilo à medida que vamos vivendo as nossas vidas, dando sentido e interpretando nossos atos diretamente com a vida que levamos sempre em sentindo ascendente, apesar dos erros que cometemos.
ETERNO RETORNO HERACLÍTICO
Obscurecido pela perfídia do mundo...
As lágrimas de Heráclito,
Ardem no fogo.
Através do Eterno Retorno,
O Logos proclama o Ser.
Afirmando a autêntica existência
Esquecida pela divisão do mundo.
A lareira está acesa.
O Fogo contempla a noite.
Os deuses estão presentes.
Estranha proporção dos contrários.
Desordenadas...
As lágrimas acabam em cinzas.
Fênix ressurge!
Anelando o Eterno Retorno.
VIL UTILITARISMO PARA FINS DE MERCADO
Infelizmente, grande parte da Filosofia contemporânea está
presa à política, limitada a uma aparência erudita, através de uma linguagem
truncada por um árido academicismo, servindo a governos, igrejas, partidos,
modas, enfim, servindo a instituições para fins de mercado e para uma cultura
de massa.
A BIOTIPOLOGIA PSICOLÓGICA DE NIETZSCHE
De acordo com Nietzsche, a doença
é mais instrutiva do que a saúde, porque a doença nos permite apreender
afinidades profundas entre nossos estados biológicos e nossos juízos de valor.
O corpo sadio e o corpo doente podem ser vistos como a base de uma tábua de
valores que expressam uma vida ascendente ou uma vida decadente. Neste sentido,
ele se proclama como axiólogo, quer dizer, como um "médico da
civilização" que faz a crítica dos valores. Fazendo seu diagnóstico a
partir de um critério biológico( A vida), ele criou uma tipologia: o tipo decadente que
se identifica com aqueles que professam os valores judaico-cristãos, porque o
cristianismo, tomado como paradigma, foi uma ética da valorização do
utilitarismo e portanto, do nivelamento por baixo da sociedade, do tipo
medíocre ou do homem massa, que é cegamente otimista, acredita na felicidade e
no mesquinho bem estar e segurança, correspondendo ao homem do rebanho , da
mentalidade igualitária e exageradamente pacifista. O tipo aristocrático é o "solitário",
"aquele que sabe ser diferente da massa"(Cf. ABM§257), cujas virtudes procedem de
uma "força plástica" criadora que ele denominou: "Vontade de Potência",(Cf. Seg. Intempestiva). A
tipologia feita por Nietzsche remete para a distinção entre dois tipos básicos
de moral:a "moral dos senhores" e a "moral dos escravos" cuja coexistência sempre
deverá existir, porque a exclusão da diferença entre esses dois tipos implica no declínio, na decadência da vida. (Cf. ABM§257).
UMA DEFINIÇÃO CLARA DOS NIHILISTAS PASSIVOS
Eis os meus inimigos: os que pretendem refazer tudo e
NÃO reconstruírem-se a si mesmos. Eles dizem:" Nada disso tem valor "... E
recusam-se a criar valores” (NIETZSCHE, Frag. Póstumos. VOL. III, p.85, Ed.
Rés)
CRIAÇÃO E SENTIDO
Considerando que a nossa
existência é um enigma insolúvel, a criação e determinação do sentido para as
nossas vidas deverá, necessariamente, ser executada através da constante
criação de projetos que sempre se renovarão ao longo de nossas vidas. Devemos
permanecer na criação e determinação com atitude positiva, através de uma
postura niilista ativa, quer dizer, um niilismo que destrói para criar e que
também pode ser caracterizado por uma “nova espécie de luz, de felicidade,
alívio, contentamento, encorajamento, aurora” (Cf. Gaia Ciência §343).
TRAMA OCULTA DO NOSSO ANIQUILAMENTO
O pior de tudo é que a grande
maioria da população mundial está, totalmente, anestesiada pelo Gramscismo e
nem se dá conta de sua própria condição de idiotas úteis que são. Continuem
obedecendo cegamente ao jogo sujo de poder da N.O.S. enquanto, privativamente e
gradualmente tramam nosso aniquilamento!
AUTORIDADE VERSUS AUTORITARISMO
Uma das propostas da filosofia é
tentar acabar com todo o autoritarismo porque ele está ligado, totalmente, ao
pensamento dogmático. Autoridade é totalmente o oposto porque a autoridade pode
ser contestada, refletida, criticada, onde não há necessidade de uma obediência
cega, acrítica. A autoridade está relacionada com a potência de agir e, portanto,
pode ser considerada uma atividade livre. O autoritarismo é a obediência pela obediência,
onde não há reflexão, debate, pensamento crítico atuante. Vejamos uma citação
de Nietzsche da real autoridade da filosofia “- filosofia, tal como até agora
entendi e vivi, é a vida voluntária no gelo e nos cumes - a busca de tudo o que
é estranho e questionável no existir, de tudo o que a moral até agora baniu...
Uma longa experiência, trazida por tais andanças pelo proibido, ensinou-me a
considerar de modo bem diferente do desejável as razões pelas quais até agora
se moralizou e se idealizou" e” Aqui não fala um fanático, aqui não se
"prega", aqui não se exige crença" (Nietzsche, Ecce Homo, Prólogo§3-4).
PLEBE DOURADA PLEONÉXICA
Quem não está triste depois de tomar conhecimento da
falta de generosidade, honestidade, amor e outras virtudes que podem libertar a "vontade da terra" da ganância desmesurada,
da arrogância do controle da natureza, da loucura pelo Poder que coloca em
risco o destino de vários países e de suas necessidades? Estamos indignados em saber que
nosso futuro está acorrentado dentro dos corações da avareza da "plebe dourada" que se
considera dona do mundo.
O VÉU TELEVISIVO / MIDIÁTICO
Em seu ensaio "Sobre a televisão”, o filósofo e
sociólogo: Pierre de Bourdieu desvelou os mecanismos televisivos, mostrando as
estruturas manipuladoras que convidam os telespectadores a uma
"dramatização" dos fatos ocorridos, tirando-os o senso crítico, levando-os
a um pensamento rápido, acrítico e manipulado. A televisão, concluiu ele: ao
mostrar, oculta, esconde. Mostra as banalidades e as contingências, escondendo
as nossas necessidades mais urgentes. Podemos acrescentar que ,atualmente, essas manipulações ocorrem com a mídia em
geral.
O QUE É SER NIETZSCHEANO?
Em várias obras, Nietzsche deixa
claro sua proposta: a partir de sua crítica radical a tradição filosófica ocidental,
desde o Platonismo, convidar-nos a pensar com ele e desmontar a partir dele toda
essa tradição logocentrista. Não desejando discípulos ortodoxos, ou pelo menos
desejando discípulos insidiosos, espíritos livres, que seguissem a si mesmos e
a mais ninguém! Karl Jaspers, em seu livro: Introdução à filosofia de Nietzsche , escreveu que ser
nietzscheano implicaria em "afirmar-se
sempre "contra" ele". Ser nietzscheano implica em criar
sempre valores novos, transmutando-os em um jogo incessante, criando novas possibilidades
de vida. Todavia, sempre incorporando sua "luta",quer dizer, usar o "martelo
e a dinamite", para quebrar e implodir todo e qualquer
edifício moral transcendente.
LIBERDADE DE PENSAMENTO/LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Considerando o pensamento como um
"diálogo interior" que podemos exercer livremente, então,
podemos dizer que ele é o nosso inviolável santuário da nossa liberdade
interior, porque sempre está protegido através do silêncio, da solidão. De um
modo geral, apenas caracterizamos o pensamento pela sua interioridade,
contrapondo-o à sua expressão linguística, todavia, esta é apenas uma das suas determinações,
por isso na 2ª Meditação, Descartes nos diz em que consiste o pensar: "duvidar,
conceber, afirmar, negar, querer, não querer, imaginar e sentir” (Cf.
2ª Med. p.130, Ed. Bertrand Brasil). Pelo fato de não podermos manter vivos,
fora da liberdade de expressão, essas dimensões do pensamento citadas, podemos
dizer que não há verdadeira liberdade de pensar sem a liberdade de expressão,
contudo, não devemos confundi-la com a libertinagem total de exprimir qualquer
coisa que fere a lógica do bem pensar, como no caso do o argumento ad Hominem
que é uma falácia, onde ataca a pessoa para fugir do conteúdo da argumentação.
Cito como exemplo, um debate que aconteceu comigo onde falei que para Nietzsche
"o homem é a doença de pele da terra, o homem deve ser
superado" e ouvi ,como resposta, a seguinte falácia de um Canadense, com
pós doutorado em filosofia da linguagem: "ele não tinha sífilis,
sífilis não é uma doença de pele”. Assim, a nossa liberdade de expressão
não pode de modo algum ser confundida com a “libertinagem” de expressão, que é
tão comum em todos os lugares, principalmente no meio midiático.
DÚVIDAS SOBRE O SURGIMENTO DA NOSSA CIVILIZAÇÃO
Se a cultura humana surgiu na África há cerca de 50 mil anos
com a formação do gênero humano, expandindo-se depois para a Ásia e a Europa
como foi exposto,há pouco tempo, em uma pesquisa de antropólogos e paleontólogos a partir da
descoberta de fósseis, como também de vários instrumentos rústicos, pinturas em
cavernas, etc.Obviamente, surgem dúvidas acerca do surgimento de nossa civilização, ao contrário do que nossa história tradicional mostra, com o despertar da cultura, que
indicava a Europa e o Oriente como sendo o berço das primeiras expressões artísticas.Assim, a veracidade de toda nossa história cultural torna-se um problema,abrindo caminhos novos para mais
investigações!
PARA REFLETIRMOS
Estamos sempre desejando saber a respeito das coisas a
priori, sem o auxílio da experiência. Isso nos leva a fazer pré-concepções o tempo todo e, assim, fazer
julgamentos precipitados. Pergunta-se? Será que não estamos o tempo todo pensando de forma
equivocada e, isso não está nos prejudicando em nossos relacionamentos e nas nossas vidas?Não raras vezes estamos pensando erradamente e não nos damos conta!Faz-se necessário usarmos melhor o nosso bom senso para não fazermos juízos sem o auxílio da experiência.
DIFERENÇA E HIERARQUIA
A vida tem vários sentidos e caminhos ,acho que um dos mais
importantes é perceber que o engrandecimento humano seja executado através de
uma crescente tomada de consciência da diferença entre tudo que existe,todavia,
havendo consideração pela hierarquia.
CETICISMO NECESSÁRIO
David Hume,escreveu em seu principal livro , entitulado: Tratado da
Natureza Humana " só podemos ser filósofos sobre princípios
céticos". Onde podemos concluir que o espírito dogmático é anti-filosófico por excelência, porque
reduz a multiplicidade do Mundo da Vida a um único princípio que poderia
explicar todas as coisas, matando exatamente o livre exercício do pensar e, por
consequência, a Filosofia.
O GRANDE DISCERNIMENTO DE W. BLAKE
As canções de inocência e
experiência de Blake (1794) sobrepõem o mundo inocente e pastoral da infância
contra um mundo adulto de corrupção e repressão; enquanto poemas como "o
cordeiro" representam uma virtude de mansidão, poemas como "o tigre
" mostra oposição, forças mais negras. A obra como um todo explora o
valor e as limitações de duas perspectivas diferentes no mundo. Muitos dos
poemas caem em pares, de modo que a mesma situação ou problema é visto
através da lente da inocência em primeiro lugar e depois sob a ótica do
experimentar. Blake não se identifica totalmente com qualquer visão; a maioria
dos poemas são dramáticos, quer dizer, na voz de um orador que não seja o
próprio poeta. Blake está fora da inocência e experiência, em uma posição
distante da qual ele espera ser capaz de reconhecer e corrigir as falácias de
ambos. Em particular, ele se opõe à autoridade despótica, à moralidade
restritiva, à repressão sexual e à religião institucionalizada; seu grande
discernimento está na forma como esses modos separados de controle trabalham
juntos para silenciar o que é mais sagrado nos seres humanos.
PARA SER MAIS
A cada manhã quando levanto.
Penso em um plano para o dia.
O amor está na base,
com a devida proporção
em várias perspectivas.
Espalho o Amor que vai
fazer-nos errar menos
e ser mais.
Em breve estarei com você,
estaremos rindo,
mudando o tempo em nossa direção.
Chegando a um acordo com as
expressões estabelecidas.
A atração veio até nós!
Vamos segui-la em direção
a uma nova liberdade encontrada!
UMA NEFASTA CONSEQUÊNCIA DO CAPITALISMO DEVASSO
Podemos afirmar que a falta de trabalho é criada,artificialmente, pelos que tem interesse em dispor de uma enorme reserva de mão-de-obra para aceitar qualquer condição que beneficie qualquer tipo de capitalismo desenfreado.
NOVOS DIAS
Está tudo bem!
Os dias de dança
estão voltando.
De novo na estrada
uma nova música
faz-me bem e
alegre novamente.
Sempre faço o
melhor que posso.
Chegou o momento de
uma pausa.
Plantar novas sementes,
para espalhar as raízes
de minha liberdade.
RENOVAÇÃO
A cada dia
a vida nos renova.
A amizade , o amor,
ressurge de modo inusitado,
superando tentativas vis.
A atração nos renova
para novos encontros.
Livres estaremos
para novos anseios.
Sem empecilhos,
brotaremos renovados
para mais uma comunhão.
Celebrando novos momentos
descomunais.
REALIZAÇÕES
Realizar nossos projetos
de liberdade e felicidade.
Ter lazer, diversão,
vivendo os sonhos
em uma nova Aurora.
E ao entardecer
celebrar novamente
com júbilo e histórias
pra contar.
Adentrar a noite,
iluminados e fazer
a sagrada comunhão,
sorrindo de felicidade
em estado de puro
êxtase.
Um estado mais elevado,
libertando das profundezas
os nossos amorosos corações.
Tão celestiais quanto as estrelas
cintilantes que há no âmago
de quem deseja o bem,
e ama de todo coração.
O AMOR
O tema sobre o amor,sempre inspirou poetas e filósofos de
todas as épocas. "Amar é regozijar-se" escreveu Aristóteles, na Ética
a Eudemo.Podemos afirmar que o amor está relacionado intrinsecamente com a
felicidade. Para Nietzsche, o amor nos faz amar a vida " Amamos a vida não
porque estamos acostumados a viver, mas porque estamos acostumados a
amar"(Frag. Póst.1882). Para Platão, o amor é condição sine qua non da felicidade."A
nossa espécie só poderia ser feliz com uma condição: realizar as nossas
aspirações amorosas"(Banquete).Para P. B. Shelley ,o amor é "aquela
poderosa atração que nos encaminha a tudo aquilo que nós concebemos, ou temos ,
ou esperamos além de nós mesmos"(Sobre o amor). De todas as definições a
mais bela, só poderia ser de um poeta do romantismo alemão, Friedrich von
Hardenberg, conhecido por Novalis," O amor é a finalidade última da
história universal, o amém do universo"(Fragmentos).
O ANTI-ILUMINISMO DE PASCAL
Blaise Pascal, muito antes da "Modernidade" já
duvidava do poder absoluto da nossa razão. Nesse trecho de sua obra:
Pensamentos, ele deixa claro essa dúvida.
“Conhecemos a verdade não apenas pela razão, mas também pelo
coração. É desta última maneira que conhecemos os primeiros princípios, e é em
vão que o raciocínio, que não toma parte nisso, tenta combatê-los."
(Pascal, Pensamentos 110).
ESTAMOS CANSADOS DESSA VELHA POLÍTICA
" Já chega de declarações cúmplices do realismo político quando tudo, à hora atual, exige um nominalismo praticado pelos nietzscheanos, pois eles sabem que as palavras não são atos,os verbos não são gestos,nem a retórica é uma política "(Michel Onfray in: A política do rebelde p.173 ,Ed. Instituto Piaget).
CONHECIMENTO E VERDADE SEGUNDO NIETZSCHE
O conhecimento quando é concebido
como sendo uma correspondência entre crença e realidade é a nossa “maior fábula”,
no entanto, “ a crença em sua verdade” é necessária para a vida como um todo.
Assim, Nietzsche nos apresenta uma noção prática entre verdade e conhecimento em
termos da “vantagem” que as crenças pode nos conferir a fim de satisfazer as nossas
necessidades vitais. Todas as crenças são “erros”, no entanto, nesses erros
podemos distinguir crenças “ sem as quais não poderíamos viver” e assim, “
podemos falar em verdades”, haja vista que o que determina a “verdade”, é o
valor das crenças “para a vida” –“vida” sendo compreendida como “vontade de
potência”.
ETERNA RECORRÊNCIA
Estamos nos
reencontrando
novamente.
Mas não somos
mais os mesmos!
A eterna recorrência cósmica
Nos atrai e nos afasta
Para vivermos o eterno
jogo existencial.
Celebremos, então!
Vida é celebração, aventura
criação de destinos.
Culpa nenhuma há!
Total inocência do devir,
aniquilando todo espírito
de vingança.
Abrindo caminhos para
novas possibilidades.
Um arco-íris nos espera
Sinalizando a ultrapassagem!
reencontrando
novamente.
Mas não somos
mais os mesmos!
A eterna recorrência cósmica
Nos atrai e nos afasta
Para vivermos o eterno
jogo existencial.
Celebremos, então!
Vida é celebração, aventura
criação de destinos.
Culpa nenhuma há!
Total inocência do devir,
aniquilando todo espírito
de vingança.
Abrindo caminhos para
novas possibilidades.
Um arco-íris nos espera
Sinalizando a ultrapassagem!
NIETZSCHE, UM FILÓSOFO SEMITA
Nietzsche era inimigo do
nacionalismo e o considerava uma neurose da Europa de seu tempo. Ele preferia
escritores franceses tais como: (Pascal, La Rochefoucalt, Voltaire,
Vauvenargues, Sthendal, e outros). Os poucos alemães que Nietzsche admirava eram: Goethe,
Schiller, Schopenhauer e o "jovem" Wagner porque esse, depois de
ter-se declarado antissemita e nacionalista, Nietzsche afastou-se dele e
escreveu: "O caso Wagner" e "Nietzsche contra Wagner". Para
Nietzsche, existiam duas principais imbecilidades alemães: a anti-francesa e a
anti-semita. Podemos afirmar que Nietzsche foi um filósofo semita. É verdade
que ele rejeita as crenças do judaísmo ortodoxo, assim como as do
"cristianismo", que na realidade para ele, deveria ser chamado de "Paulinismo".
Em verdade, o povo judeu, enquanto comunidade humana inspirava-lhe uma grande admiração.
O ANTI-PLATONISMO DE SPINOZA
Para Platão a vida é uma preparação para a morte , haja vista que para ele, vivemos em um mundo de sombras que terminará com a morte e iremos ascender ao mundo das ideias. Para Spinoza a filosofia de Platão é uma filosofia para escravizar o homem ainda mais e ,mantê-lo nas trevas da escravidão , porque o faz refletir não sobre a vida mas sobre a morte.Vejamos a citação de Spinoza:" O homem livre em nada pensa menos do que na morte, e seu saber não é uma meditação sobre a morte, mas sobre a vida".(ÉTICA, 4 , Prop. 67).
ECONOMICISMO PARALISANTE
Todas as coisas estão em movimento; portanto, tudo o que
congela ou fixa uma força, de um modo permanente, deve ser considerado
negativo, segundo uma assunção radicalmente Heraclitiana. Desse modo, devemos
assumir nosso "devir revolucionário" contra a fixidez do economicismo!
EXPLICAÇÃO DEDUTIVO-NOMOLÓGICA
Um enunciado qualquer é considerado dedutivo-nomológico, quando não se refere a nada particular,contingente e, expressa uma lei fundamental ou deriva dela em conjunção com outros enunciados teóricos.
O CRITÉRIO DE NELSON GOODMAN
O critério de Nelson Goodman para distinguir uma verdadeira lei de uma simples generalização acidental surge porque um enunciado deve implicar ou caracterizar a afirmação de condicionais contrafactuais, quer dizer, com um enunciado condicional no qual intervém a noção de possibilidade. A análise de condicionais contrafáticos não é, segundo ele, um mero exercício gramatical. Da interpretação de condicionais contrafáticos dependem definições satisfatórias da lei científica da confirmação e dos termos disposicionais.
CAUSAS NÃO ! CONSEQUÊNCIAS
Na grande maioria das vezes, tudo o que acontece conosco são consequências.
AUTENTICIDADE NECESSÁRIA
Se considerarmos que ,para a autenticidade de nossas vidas ,
esse mundo como o único , não vale ficar pensando sobre vidas passadas ou
futuras, tendo em vista que isso são formas de escapismo e de
"sono".A nossa busca da verdade nos requer estar sempre alertas
,sempre no caminho .O despertar ,para um estado numinoso deverá ser atingido
nessa vida, nem que seja no momento de nossa morte.
MUDANÇAS NECESSÁRIAS
O caráter de mudança constante da
vida nos faz sofrer se nos apegamos às coisas, e não permitirmos que as mudanças
ocorram. Quando aceitamos essa perpétua mudança, nós mesmos nos sentiremos mais
confiantes, enfrentando na medida do possível, o que der e vier.
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