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O ESPÍRITO DAS IDADES


Já é sabido que idade cronológica não diz muito com relação ao espírito de nossa idade. Voltaire disse que: "Quem não tem o espírito de sua idade tem todo o mal de sua idade”. Em apenas uma frase ele consegui sintetizar muita sabedoria. Não raras vezes, muitas pessoas agem a maioria do tempo como crianças, adolescentes, etc. Podemos ressaltar que é normal agir às vezes como criança ou adolescente. A grande sacada de Voltaire foi que devermos ter o espírito de nossa idade como sinal de maturidade, para tomarmos posse de nossas vidas.

A FORÇA DO AMOR


Para o filósofo e místico Empédocles, o Universo é o nosso eterno provedor através da força conciliadora do Amor primordial. Segundo ele, através da lei da atração universal, os seres semelhantes se atraem: "semelhante atrai semelhante", sendo o Amor a mais poderosa força positiva que tende a unir o semelhante ao semelhante e gerar cada vez mais afinidade entre os seres que se amam.

CIVILIZAÇÃO E CULTURA


A palavra civilização supõe uma relação exclusiva entre civis, contendo uma ideia de "avanço", de uma sedimentação dos valores do que numa cultura. Desse modo, podemos falar de uma cultura Pop, não sendo possível conceber uma civilização Pop. A civilização é o vir a ser da cultura, a cultura é apenas virtualmente civilização, havendo, portanto a necessidade de uma "forma”, todavia, não podemos usar nenhum critério sob a pena de cairmos em exclusão, etnocentrismo, etc. Assim, ser civilizado implica em superar essas aporias e, hodiernamente, implica mais e mais, no respeito e cuidado com a Natureza.

NIETZSCHE E A POLÍTICA


Os ignorantes costumam desprezar o que não pode, pelo menos, ser um pouco compreendido. O fato de que o pensamento de Nietzsche foi desprezado,todos nós já sabemos.Nietzsche,não elaborou sistematicamente uma teoria política, todavia, não deixou de refletir sobre os tópicos principais da filosofia política. Em sua concepção, política, moral e religião estão inerentemente ligadas, sendo tomadas como objeto de sua crítica aos valores estabelecidos. A "grande política" é mais uma proposta dele para superar o niilismo passivo da democracia hodierna que nega uma participação efetiva do cidadão, como já ocorreu na Grécia Ática. A democracia moderna é para ele uma "mediocracia”, ou seja, o governo dos medíocres, nivelando por baixo a sociedade para se manter no poder. Com a "grande política" ele postula uma "classe" de elite de “filósofos-legisladores”, que irão transmutar os valores estabelecidos pela "moral de animal de rebanho" colocando a Cultura em um patamar superior ao da Política, quer dizer, a Política deverá servir a uma Cultura elevada. Não será necessário destruir totalmente a democracia, será preciso reformulá-la, ou seja, “não igualar o desigual", nem nivelar por baixo a sociedade como faz a democracia moderna. Em qualquer organização social, o estabelecimento das hierarquias é um fato inquestionável e inevitável. Ele pretende acabar com a farsa, da igualdade de todos os homens; nada há igual a nada, a ideia de igualdade é, paradoxalmente, uma invenção das classes dominantes para manter poder sobre as dominadas, nivelando a sociedade por baixo.

O QUE É FILOSOFIA?


Filosofia é uma atividade crítica diante do real. Ela "começou" com o distanciamento acerca das verdades estabelecidas e com o questionamento sobre como surgiu o mundo, ou seja, qual seria o elemento primordial, qual o princípio (Arché) do mundo? Através do estranhamento em relação às coisas do mundo, quando não mais tomamos as coisas como certas, de uma maneira fixa, houve uma crescente interrogação sobre o que são as coisas, às ideias, etc. A Filosofia "começa" quando nos damos conta de nossa ignorância com relação a nossas indagações acerca das coisas, explorando novos horizontes, ampliando e nos convidando a múltiplas perspectivas. Quando encontramos as respostas, a filosofia torna-se Ciência. A Ciência aborda o que já conhecemos, e o modo pelo qual conhecemos as coisas, nela a evolução dos conhecimentos substitui as ideias antigas por novos progressos. A diferença entre Filosofia e Ciência é, justamente, que a Filosofia fundamenta e cria problemas, sugere caminhos e ideias sobre o que foi estabelecido como "verdade", pois, com o passar do tempo sempre aparecem novos questionamentos. Assim, a Filosofia, como escreveu H.G. Gadamer: "nunca morrerá".

A RELIGIOSIDADE CÓSMICA EXISTÊNCIAL DE NIETZSCHE


Esse importante aforismo de Nietzsche mostra sua religiosidade cósmica através da total adesão ao real.

ETERNIDADE - Não é de maneira alguma a questão primeira saber se estamos satisfeitos conosco, porém se estamos de um modo geral satisfeitos com alguma coisa. Caso dissermos sim a um único instante, então diremos sim não só a nós mesmos, mas a toda existência. Pois nada está aí para si, nem em nós mesmos e nem nas coisas: e se apenas uma única vez a nossa alma vibrou e ressoou de alegria como uma nota musical, então todas as eternidades foram necessárias para condicionar esse único evento - E, nesse único instante do nosso dizer sim, toda eternidade foi aprovada, redimida, justificada, confirmada e reafirmada.(Nietzsche, Frag. Póstumos 1885-1887).

OREMOS E VIGIEMOS! VAMOS PERMANECER ALERTAS!


A NWO  tem como uma de suas estratégias de dominação, fazer com que nós percamos tempo, colocando cada vez mais coisas para distrair a mente da grande maioria das pessoas que estão "incautas e anestesiadas" pelo Gramscismo. Instagram, Facebook, Whatsapp, etc. são algumas das ferramentas usadas. OBJETIVO: TRAZER CADA VEZ MAIS ALIENAÇÃO A NÍVEL GLOBAL,PARA MANTER AS PESSOAS NA MATRIX! Todavia, esses mesmos instrumentos podem ser usados para fins totalmente opostos a essa tentativa vil de dominação, basta saber usá-los para fins que visam acordar as pessoas para uma consciência global planetária, quer dizer, com uma consciência crítica acerca dos problemas que afetam negativamente o mundo da vida.

NIETZSCHE E OS GREGOS - UMA OUTRA VISÃO


Tanto na Origem da Tragédia quanto na Filosofia na era trágica dos gregos, ele nos legou uma nova e original visão da cultura grega, onde não valorizava a Grécia clássica, e o faz diferentemente de toda a tradição, valorizando a cultura pré-platônica. Para ele, o grande merecimento dessa cultura foi ter dado ênfase em uma sabedoria trágica, cujo conceito ele contrapõe aos caducos conceitos da sabedoria altamente teórica tradicional. Para tal, a cultura trágica era dotada de um espírito dionisíaco que afirmava o devir contraditório da Vida, a reabilitação do sensível, da intuição, dos sentidos e do corpo, a rejeição da mentira do ideal transcendente, quer dizer, a renúncia ao ser em nome do vir-a-ser.

CONFUSÃO E OPOSIÇÃO BANAL


Os meios de comunicação de nossa sociedade através do excesso de informações foi invadida pela suspeita que gerou uma "paranoia", impossibilitando uma compreensão eficaz do que, realmente, está acontecendo. Atualmente, temos teorias para tudo e respostas banais que aparentemente respondem a essas teorias. A confusão e a oposição banal continuam obnubilando mentes incautas. Guardemo-nos, disso!

SUPERAÇÃO DE VIVÊNCIAS


Vemos e não vemos.

Nada é igual ao

que já passou...

Apenas, o Véu do mesmo.

Reino de Maya!



Aprendamos a ver!

Olhos de Vidente,

Olhos de Águia!

Transpassando

Quaisquer obstáculos!

Transpondo: limites,

dogmas e convenções

Vãs ilusões!



Para enfim, encontrar

o Jardim da Liberdade

que habita nossos corações.

Desmistificando ilusões

perdidas em outras vãs

Vivências.

HUMANISMO MENDAZ


Para Nietzsche, o Humanismo Iluminista foi um humanismo mendaz e não transformou o Homem com autonomia e maioridade de pensamento como pretendia, portanto, não houve uma elevação moral do ser humano. O que houve como consequência foi o apequenamento do ser humano com a ideia utilitária de "felicidade para o maior número", tornando-os animais domésticos, úteis, massificados, tribalizados, "bichos-anões de direitos e deveres iguais", regozijando-se com a própria mediocridade, havendo como consequência imediata o nivelamento por baixo da sociedade e como consequência o enfraquecimento civilização. Apesar de todos os progressos alcançados no campo da medicina, da biologia, da genética, etc., ter o poder de conseguir a elevação do "tipo homem”; o que houve realmente foi a habilitação da produção através da tecnologia de cunho industrial, um solo fértil para os "últimos homens" representados pelos que agem visando a "utilidade estreita e mesquinha", ou seja, os avarentos de todos os tipos. Afinal, o nojo de Zaratustra é justamente saber que eles podem se eternizar no poder, (fato que acontece globalmente hoje), caso não sejam instituídas “novas tábuas de valores” e a consequente: “ transvaloração de todos os valores”.

NUNCA É TARDE DEMAIS PARA A FILOSOFIA



Vejamos um trecho de uma carta de Epicuro, onde ele recomenda o exercício da filosofia como sendo fundamental para a nossa saúde.

Nenhum jovem deve demorar a filosofar, e nenhum velho deve parar de filosofar, pois nunca é cedo demais nem tarde demais para a saúde da alma. Guarda na memória, noite e dia, essa doutrina e seus preceitos (...) e nada te turbará, na vigília ou no sono, mas andarás como um deus entre os homens: não aparenta ser mortal aquele que vive entre bens imortais”.


Epicuro, Carta a Meneceu.

CONSCIÊNCIA GLOBAL PLANETÁRIA - SURGIMENTO E ASCENÇÃO


Podemos conceituar consciência planetária como sendo um sentimento que conduz ao conhecimento vital da interdependência e da unidade essencial da humanidade, como também, a adoção consciente da ética e de seus comportamentos que implicam em um imperativo básico da sobrevivência e aprimoramento da vida humana na Terra. Um indivíduo dotado de consciência planetária reconhece o seu papel no processo evolutivo e age responsavelmente à luz desta percepção, essa orientação que visa melhorar as condições da vida tem de começar a partir de cada um de nós; somente então, é que poderemos ser responsáveis e agentes eficazes na mudança e transformação da nossa sociedade como um todo. A mudança deverá ocorrer a nível individual com a tomada crescente da consciência global planetária e se expandir progressivamente e ascendentemente. Do particular ao global.

ACORDANDO PARA DIFERENÇA DENTRO DA MULTIPLICIDADE


Vamos acordar! Acordar para ver as coisas de modo diversificado, múltiplo, onde a diferença exerça uma força que transvalore e vá além do que está sendo percebido! Todas as coisas estão cobertas pelo "Véu de Maya", quer dizer, as coisas são de certo modo máscaras. As religiões ortodoxas são máscaras, o grande problema é que a grande maioria das pessoas não quer ou não pode perceber esse aspecto e ficam presas na ortodoxia, deixando ,assim, de adquirir uma nova maneira de pensar, não somente referente aos dogmas impostos pelas diversas religiões, como também,a todas as outras coisas que visam dominar o pensamento humano, impondo limites, regras, etc.

SABEDORIA TRÁGICA VERSUS SABEDORIA TEÓRICA


Para Nietzsche foi a incompreensão da tragédia grega antes de Eurípides que levou Sócrates a desprezá-la: “Também Eurípedes foi, em certo sentido, apenas máscara: a divindade, que falava por sua boca, não era Dionísio, tampouco Apolo, porém um demônio recentíssimo nascimento, chamado Sócrates” (NT-12-p. 79 Cia das Letras) e de propor um saber racional e teórico como superior a sabedoria trágica” basta reconhecer nele o tipo de uma forma de existência antes dele inaudita, o tipo de homem teórico" (NT-15.p.92 Idem) onde o homem teórico seria o oposto do homem trágico, Sócrates seria dessa forma o idealizador do conhecimento racional tendo como apoio uma hipervalorizarão do saber consciente em detrimento do saber trágico. Desta forma vemos que foi Sócrates que fez com que todo conhecimento trágico fosse, cada vez mais, perdendo espaço para um saber puramente racional onde “tudo deve ser inteligível para ser Belo” (...) “Só o sabedor é virtuoso” (NT-12.p.81, Idem). É bem sabido que na ótica de Nietzsche, a primazia de um saber teórico em detrimento de um saber trágico é um agente de adoecimento e decadência porque para ele o Saber trágico corresponde à verdadeira natureza do mundo que se mostrava nas tragédias através de Apolo e Dionísio, chamado de “impulsos artísticos da natureza” onde “nesse emparelhamento tanto a obra de arte dionisíaca quanto a apolínea geraram a tragédia ática “(NT-1.p.27, Idem). Para Nietzsche, os gregos da época trágica sabiam da condição horrenda da existência e criaram a tragédia como forma de aceitação, aprendizado e justificação dá a vida por ela mesma sem recorrer a nenhuma transcendência: “a tragédia precisamente é a prova de que os gregos não foram pessimistas” (EH-p. 61, Cia das Letras). A tragédia ática, é segundo Nietzsche um modo de dizer sim à Vida, uma aceitação da vida e coragem diante do destino e uma exaltação os valores vitais. Em contraposição a sabedoria após Sócrates onde houve uma hiper-valorização da razão como princípio constitutivo do ser, ou melhor, dizendo da identidade intrínseca entre a racionalidade e realidade. Portanto, a sabedoria trágica que se manifesta no dizer sim à vida mesmo nos seus mais estranhos e mais duros problemas tem um valor maior do que o saber teórico conceitual, porque se enraíza na verdade profunda do homem.

SENTIDO E ESTILO


Devemos criar um estilo à medida que vamos vivendo as nossas vidas, dando sentido e interpretando nossos atos diretamente com a vida que levamos sempre em sentindo ascendente, apesar dos erros que cometemos.

ETERNO RETORNO HERACLÍTICO


Obscurecido pela perfídia do mundo...

As lágrimas de Heráclito,

Ardem no fogo.



Através do Eterno Retorno,

O Logos proclama o Ser.

Afirmando a autêntica existência

Esquecida pela divisão do mundo.



A lareira está acesa.

O Fogo contempla a noite.

Os deuses estão presentes.

Estranha proporção dos contrários.



Desordenadas...

As lágrimas acabam em cinzas.

Fênix ressurge!

Anelando o Eterno Retorno.

VIL UTILITARISMO PARA FINS DE MERCADO


Infelizmente, grande parte da Filosofia contemporânea está presa à política, limitada a uma aparência erudita, através de uma linguagem truncada por um árido academicismo, servindo a governos, igrejas, partidos, modas, enfim, servindo a instituições para fins de mercado e para uma cultura de massa.

A BIOTIPOLOGIA PSICOLÓGICA DE NIETZSCHE


De acordo com Nietzsche, a doença é mais instrutiva do que a saúde, porque a doença nos permite apreender afinidades profundas entre nossos estados biológicos e nossos juízos de valor. O corpo sadio e o corpo doente podem ser vistos como a base de uma tábua de valores que expressam uma vida ascendente ou uma vida decadente. Neste sentido, ele se proclama como axiólogo, quer dizer, como um "médico da civilização" que faz a crítica dos valores. Fazendo seu diagnóstico a partir de um critério biológico( A vida), ele criou uma tipologia: o tipo decadente que se identifica com aqueles que professam os valores judaico-cristãos, porque o cristianismo, tomado como paradigma, foi uma ética da valorização do utilitarismo e portanto, do nivelamento por baixo da sociedade, do tipo medíocre ou do homem massa, que é cegamente otimista, acredita na felicidade e no mesquinho bem estar e segurança, correspondendo ao homem do rebanho , da mentalidade igualitária e exageradamente pacifista. O tipo aristocrático é o "solitário", "aquele que sabe ser diferente da massa"(Cf. ABM§257), cujas virtudes procedem de uma "força plástica" criadora que ele denominou: "Vontade de Potência",(Cf. Seg. Intempestiva). A tipologia feita por Nietzsche remete para a distinção entre dois tipos básicos de moral:a "moral dos senhores" e a "moral dos escravos" cuja coexistência sempre deverá existir, porque a exclusão da diferença entre esses dois tipos implica no declínio, na decadência da vida. (Cf. ABM§257). 

UMA DEFINIÇÃO CLARA DOS NIHILISTAS PASSIVOS


Eis os meus inimigos: os que pretendem refazer tudo e NÃO reconstruírem-se a si mesmos. Eles dizem:" Nada disso tem valor "... E recusam-se a criar valores” (NIETZSCHE, Frag. Póstumos. VOL. III, p.85, Ed. Rés)

CRIAÇÃO E SENTIDO


Considerando que a nossa existência é um enigma insolúvel, a criação e determinação do sentido para as nossas vidas deverá, necessariamente, ser executada através da constante criação de projetos que sempre se renovarão ao longo de nossas vidas. Devemos permanecer na criação e determinação com atitude positiva, através de uma postura niilista ativa, quer dizer, um niilismo que destrói para criar e que também pode ser caracterizado por uma “nova espécie de luz, de felicidade, alívio, contentamento, encorajamento, aurora” (Cf. Gaia Ciência §343).

TRAMA OCULTA DO NOSSO ANIQUILAMENTO


O pior de tudo é que a grande maioria da população mundial está, totalmente, anestesiada pelo Gramscismo e nem se dá conta de sua própria condição de idiotas úteis que são. Continuem obedecendo cegamente ao jogo sujo de poder da N.O.S. enquanto, privativamente e gradualmente tramam nosso aniquilamento!

AUTORIDADE VERSUS AUTORITARISMO


Uma das propostas da filosofia é tentar acabar com todo o autoritarismo porque ele está ligado, totalmente, ao pensamento dogmático. Autoridade é totalmente o oposto porque a autoridade pode ser contestada, refletida, criticada, onde não há necessidade de uma obediência cega, acrítica. A autoridade está relacionada com a potência de agir e, portanto, pode ser considerada uma atividade livre. O autoritarismo é a obediência pela obediência, onde não há reflexão, debate, pensamento crítico atuante. Vejamos uma citação de Nietzsche da real autoridade da filosofia “- filosofia, tal como até agora entendi e vivi, é a vida voluntária no gelo e nos cumes - a busca de tudo o que é estranho e questionável no existir, de tudo o que a moral até agora baniu... Uma longa experiência, trazida por tais andanças pelo proibido, ensinou-me a considerar de modo bem diferente do desejável as razões pelas quais até agora se moralizou e se idealizou" e” Aqui não fala um fanático, aqui não se "prega", aqui não se exige crença" (Nietzsche, Ecce Homo, Prólogo§3-4).

PLEBE DOURADA PLEONÉXICA


Quem não está triste depois de tomar conhecimento da falta de generosidade, honestidade, amor e outras virtudes que podem libertar a "vontade da terra" da ganância desmesurada, da arrogância do controle da natureza, da loucura pelo Poder que coloca em risco o destino de vários países e de suas necessidades? Estamos   indignados em saber que nosso futuro está acorrentado dentro dos corações da avareza da "plebe dourada" que se considera dona do mundo.

O VÉU TELEVISIVO / MIDIÁTICO


Em seu ensaio "Sobre a televisão”, o filósofo e sociólogo: Pierre de Bourdieu desvelou os mecanismos televisivos, mostrando as estruturas manipuladoras que convidam os telespectadores a uma "dramatização" dos fatos ocorridos, tirando-os o senso crítico, levando-os a um pensamento rápido, acrítico e manipulado. A televisão, concluiu ele: ao mostrar, oculta, esconde. Mostra as banalidades e as contingências, escondendo as nossas necessidades mais urgentes. Podemos acrescentar que ,atualmente,  essas manipulações ocorrem com a mídia em geral.

O QUE É SER NIETZSCHEANO?


Em várias obras, Nietzsche deixa claro sua proposta: a partir de sua crítica radical a tradição filosófica ocidental, desde o Platonismo, convidar-nos a pensar com ele e desmontar a partir dele toda essa tradição logocentrista. Não desejando discípulos ortodoxos, ou pelo menos desejando discípulos insidiosos, espíritos livres, que seguissem a si mesmos e a mais ninguém! Karl Jaspers, em seu livro: Introdução à filosofia de Nietzsche , escreveu que ser nietzscheano implicaria em "afirmar-se sempre "contra" ele". Ser nietzscheano implica em criar sempre valores novos, transmutando-os em um jogo incessante, criando novas possibilidades de vida. Todavia, sempre incorporando sua "luta",quer dizer, usar o "martelo e a dinamite", para quebrar e implodir todo e qualquer edifício moral transcendente.

LIBERDADE DE PENSAMENTO/LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Considerando o pensamento como um "diálogo interior" que podemos exercer livremente, então, podemos dizer que ele é o nosso inviolável santuário da nossa liberdade interior, porque sempre está protegido através do silêncio, da solidão. De um modo geral, apenas caracterizamos o pensamento pela sua interioridade, contrapondo-o à sua expressão linguística, todavia, esta é apenas uma das suas determinações, por isso na 2ª Meditação, Descartes nos diz em que consiste o pensar: "duvidar, conceber, afirmar, negar, querer, não querer, imaginar e sentir” (Cf. 2ª Med. p.130, Ed. Bertrand Brasil). Pelo fato de não podermos manter vivos, fora da liberdade de expressão, essas dimensões do pensamento citadas, podemos dizer que não há verdadeira liberdade de pensar sem a liberdade de expressão, contudo, não devemos confundi-la com a libertinagem total de exprimir qualquer coisa que fere a lógica do bem pensar, como no caso do o argumento ad Hominem que é uma falácia, onde ataca a pessoa para fugir do conteúdo da argumentação. Cito como exemplo, um debate que aconteceu comigo onde falei que para Nietzsche "o homem é a doença de pele da terra, o homem deve ser superado" e ouvi ,como resposta, a seguinte falácia de um Canadense, com pós doutorado em filosofia da linguagem: "ele não tinha sífilis, sífilis não é uma doença de pele”. Assim, a nossa liberdade de expressão não pode de modo algum ser confundida com a “libertinagem” de expressão, que é tão comum em todos os lugares, principalmente no meio midiático.

DÚVIDAS SOBRE O SURGIMENTO DA NOSSA CIVILIZAÇÃO


Se a cultura humana surgiu na África há cerca de 50 mil anos com a formação do gênero humano, expandindo-se depois para a Ásia e a Europa como foi exposto,há pouco tempo, em uma pesquisa de antropólogos e paleontólogos a partir da descoberta de fósseis, como também de vários instrumentos rústicos, pinturas em cavernas, etc.Obviamente, surgem dúvidas acerca do surgimento de nossa civilização, ao contrário do que nossa  história tradicional mostra, com o despertar da cultura, que indicava a Europa e o Oriente  como sendo o berço das primeiras expressões artísticas.Assim, a veracidade de toda  nossa história cultural torna-se um problema,abrindo caminhos novos  para mais investigações!

PARA REFLETIRMOS


Estamos sempre desejando saber a respeito das coisas a priori, sem o auxílio da experiência. Isso nos leva a fazer pré-concepções o tempo todo e, assim, fazer julgamentos precipitados. Pergunta-se? Será que não estamos o tempo todo pensando de forma equivocada e, isso não está nos prejudicando em nossos relacionamentos e nas nossas vidas?Não raras vezes estamos pensando erradamente e não nos damos conta!Faz-se necessário usarmos melhor o nosso bom senso para não fazermos   juízos  sem o auxílio da experiência.

DIFERENÇA E HIERARQUIA


A vida tem vários sentidos e caminhos ,acho que um dos mais importantes é perceber que o engrandecimento humano seja executado através de uma crescente tomada de consciência da diferença entre tudo que existe,todavia, havendo consideração pela hierarquia.

CETICISMO NECESSÁRIO


David Hume,escreveu em seu principal livro , entitulado: Tratado da Natureza Humana " só podemos ser filósofos sobre princípios céticos". Onde podemos concluir que o espírito dogmático é anti-filosófico por excelência, porque reduz a multiplicidade do Mundo da Vida a um único princípio que poderia explicar todas as coisas, matando exatamente o livre exercício do pensar e, por consequência, a Filosofia.

O GRANDE DISCERNIMENTO DE W. BLAKE

As canções de inocência e experiência de Blake (1794) sobrepõem o mundo inocente e pastoral da infância contra um mundo adulto de corrupção e repressão; enquanto poemas como "o cordeiro" representam uma virtude de mansidão, poemas como "o tigre " mostra oposição, forças mais negras. A obra como um todo explora o valor e as limitações de duas perspectivas diferentes no mundo. Muitos dos poemas caem em pares, de modo que a mesma situação ou problema é visto através da lente da inocência em primeiro lugar e depois sob a ótica do experimentar. Blake não se identifica totalmente com qualquer visão; a maioria dos poemas são dramáticos, quer dizer, na voz de um orador que não seja o próprio poeta. Blake está fora da inocência e experiência, em uma posição distante da qual ele espera ser capaz de reconhecer e corrigir as falácias de ambos. Em particular, ele se opõe à autoridade despótica, à moralidade restritiva, à repressão sexual e à religião institucionalizada; seu grande discernimento está na forma como esses modos separados de controle trabalham juntos para silenciar o que é mais sagrado nos seres humanos.

PARA SER MAIS


A cada manhã quando levanto.
Penso em um plano para o dia.
O amor está na base,
com a devida proporção
em várias perspectivas.
Espalho o Amor que vai
fazer-nos errar menos
e ser mais.

Em breve estarei com você,
estaremos rindo,
mudando o tempo em nossa direção.
Chegando a um acordo com as
expressões estabelecidas.
A atração veio até nós!
Vamos segui-la em direção
a uma nova liberdade encontrada!


UMA NEFASTA CONSEQUÊNCIA DO CAPITALISMO DEVASSO

Podemos afirmar que a falta de trabalho é criada,artificialmente, pelos que tem interesse em dispor de uma enorme reserva de mão-de-obra para aceitar qualquer condição que beneficie qualquer tipo de capitalismo desenfreado.

NOVOS DIAS


Está tudo bem!
Os dias de dança
estão voltando.
De novo na estrada
uma nova música
faz-me bem e
alegre novamente.

Sempre faço o
melhor que posso.
Chegou o momento de
uma pausa.
Plantar novas sementes,
para espalhar as raízes
de minha liberdade.

RENOVAÇÃO


A cada dia
a vida nos renova.
A amizade , o amor,
ressurge de modo inusitado,
superando tentativas vis.

A atração nos renova
para novos encontros.
Livres estaremos
para novos anseios.

Sem empecilhos,
brotaremos renovados
para mais uma comunhão.
Celebrando novos momentos
descomunais.

REALIZAÇÕES


Realizar nossos projetos
de liberdade e felicidade.
Ter lazer, diversão,
vivendo os sonhos
em uma nova Aurora.

E ao entardecer
celebrar novamente
com júbilo e histórias
pra contar.

Adentrar a noite,
iluminados e fazer
a sagrada comunhão,
sorrindo de felicidade
em estado de puro
êxtase.

Um estado mais elevado,
libertando das profundezas
os nossos amorosos corações.
Tão celestiais quanto as estrelas
cintilantes que há no âmago
de quem deseja o bem,
e ama de todo coração.



O AMOR


O tema sobre o amor,sempre inspirou poetas e filósofos de todas as épocas. "Amar é regozijar-se" escreveu Aristóteles, na Ética a Eudemo.Podemos afirmar que o amor está relacionado intrinsecamente com a felicidade. Para Nietzsche, o amor nos faz amar a vida " Amamos a vida não porque estamos acostumados a viver, mas porque estamos acostumados a amar"(Frag. Póst.1882). Para Platão, o amor é condição sine qua non da felicidade."A nossa espécie só poderia ser feliz com uma condição: realizar as nossas aspirações amorosas"(Banquete).Para P. B. Shelley ,o amor é "aquela poderosa atração que nos encaminha a tudo aquilo que nós concebemos, ou temos , ou esperamos além de nós mesmos"(Sobre o amor). De todas as definições a mais bela, só poderia ser de um poeta do romantismo alemão, Friedrich von Hardenberg, conhecido por Novalis," O amor é a finalidade última da história universal, o amém do universo"(Fragmentos).

O ANTI-ILUMINISMO DE PASCAL

Blaise Pascal, muito antes da "Modernidade" já duvidava do poder absoluto da nossa razão. Nesse trecho de sua obra: Pensamentos, ele deixa claro essa dúvida.
“Conhecemos a verdade não apenas pela razão, mas também pelo coração. É desta última maneira que conhecemos os primeiros princípios, e é em vão que o raciocínio, que não toma parte nisso, tenta combatê-los." (Pascal, Pensamentos 110).

ESTAMOS CANSADOS DESSA VELHA POLÍTICA

" Já chega de declarações cúmplices do realismo político quando tudo, à hora atual, exige um nominalismo praticado pelos nietzscheanos, pois eles sabem que as palavras não são atos,os verbos não são gestos,nem a retórica é uma política "(Michel Onfray in: A política do rebelde p.173 ,Ed. Instituto Piaget).

CONHECIMENTO E VERDADE SEGUNDO NIETZSCHE


O conhecimento quando é concebido como sendo uma correspondência entre crença e realidade é a nossa “maior fábula”, no entanto, “ a crença em sua verdade” é necessária para a vida como um todo. Assim, Nietzsche nos apresenta uma noção prática entre verdade e conhecimento em termos da “vantagem” que as crenças pode nos conferir a fim de satisfazer as nossas necessidades vitais. Todas as crenças são “erros”, no entanto, nesses erros podemos distinguir crenças “ sem as quais não poderíamos viver” e assim, “ podemos falar em verdades”, haja vista que o que determina a “verdade”, é o valor das crenças “para a vida” –“vida” sendo compreendida como “vontade de potência”.

ETERNA RECORRÊNCIA

Estamos nos 
reencontrando 
novamente.
Mas não somos
mais os mesmos!


A eterna recorrência cósmica
Nos atrai e nos afasta
Para vivermos o eterno
jogo existencial.


Celebremos, então!
Vida é celebração, aventura
criação de destinos.
Culpa nenhuma há!
Total inocência do devir,

aniquilando todo espírito
de vingança.


Abrindo caminhos para
novas possibilidades.
Um arco-íris nos espera
Sinalizando a ultrapassagem!

NIETZSCHE, UM FILÓSOFO SEMITA

Nietzsche era inimigo do nacionalismo e o considerava uma neurose da Europa de seu tempo. Ele preferia escritores franceses tais como: (Pascal, La Rochefoucalt, Voltaire, Vauvenargues, Sthendal, e outros). Os poucos alemães que Nietzsche admirava eram: Goethe, Schiller, Schopenhauer e o "jovem" Wagner porque esse, depois de ter-se declarado antissemita e nacionalista, Nietzsche afastou-se dele e escreveu: "O caso Wagner" e "Nietzsche contra Wagner". Para Nietzsche, existiam duas principais imbecilidades alemães: a anti-francesa e a anti-semita. Podemos afirmar que Nietzsche foi um filósofo semita. É verdade que ele rejeita as crenças do judaísmo ortodoxo, assim como as do "cristianismo", que na realidade para ele, deveria ser chamado de "Paulinismo". Em verdade, o povo judeu, enquanto comunidade humana  inspirava-lhe uma grande admiração.

O ANTI-PLATONISMO DE SPINOZA

Para Platão a vida é uma preparação para a morte , haja vista que para ele, vivemos em um mundo de sombras que terminará com a morte e iremos ascender ao mundo das ideias. Para Spinoza a filosofia de Platão é uma filosofia para escravizar o homem ainda mais e ,mantê-lo nas trevas da escravidão , porque o faz refletir não sobre a vida mas sobre a morte.Vejamos a citação de Spinoza:" O homem livre em nada pensa menos do que na morte, e seu saber não é uma meditação sobre a morte, mas sobre a vida".(ÉTICA, 4 , Prop. 67).

ECONOMICISMO PARALISANTE

Todas as coisas estão em movimento; portanto, tudo o que congela ou fixa uma força, de um modo permanente, deve ser considerado negativo, segundo uma assunção radicalmente Heraclitiana. Desse modo, devemos assumir nosso "devir revolucionário" contra a fixidez do economicismo!

EXPLICAÇÃO DEDUTIVO-NOMOLÓGICA

Um enunciado qualquer é considerado dedutivo-nomológico, quando não se refere a nada particular,contingente e, expressa uma lei fundamental ou deriva dela em conjunção com outros enunciados teóricos.

O CRITÉRIO DE NELSON GOODMAN

O critério de Nelson Goodman para distinguir uma verdadeira lei de uma simples generalização acidental surge porque um enunciado deve implicar ou caracterizar a afirmação de condicionais contrafactuais, quer dizer, com um enunciado condicional no qual intervém a noção de possibilidade. A análise de condicionais contrafáticos não é, segundo ele, um mero exercício gramatical. Da interpretação de condicionais contrafáticos dependem definições satisfatórias da lei científica da confirmação e dos termos disposicionais.

CAUSAS NÃO ! CONSEQUÊNCIAS

Na grande maioria das vezes, tudo o que acontece conosco são consequências.

AUTENTICIDADE NECESSÁRIA

Se considerarmos que ,para a autenticidade de nossas vidas , esse mundo como o único , não vale ficar pensando sobre vidas passadas ou futuras, tendo em vista que isso são formas de escapismo e de "sono".A nossa busca da verdade nos requer estar sempre alertas ,sempre no caminho .O despertar ,para um estado numinoso deverá ser atingido nessa vida, nem que seja no momento de nossa morte.

MUDANÇAS NECESSÁRIAS

O caráter de mudança constante da vida nos faz sofrer se nos apegamos às coisas, e não permitirmos que as mudanças ocorram. Quando aceitamos essa perpétua mudança, nós mesmos nos sentiremos mais confiantes, enfrentando na medida do possível, o que der e vier.