Um pouco de Ceticismo faz muito bem! Na medida certa é uma necessidade para o nosso bem estar espiritual!
2025 YEARS OF THE INAUTHENTIC CALENDAR! WELCOME TO THE HIGHWAY OF THINKING IN MULTIPLE WAYS.AN OUTSIDER ! UP TO THE TOP!
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SOFRER DESNECESARIAMENTE
Todos nós sabemos que errar é humano: "Entre as condições de vida poderia estar o erro"(Nietzsche, Gaia Ciência-121). Acontece que , não raras vezes, a grande maioria das pessoas que erram, pretendem corrigir seus erros de modo dogmático cristão, quer dizer,através do sofrimento , quer estejam conscientes ou não. Tenho a firme convicção que para corrigirmos nossos erros de um modo eficaz, precisamos corrigi-los através de uma tomada de consciência e assim , compensá-los com boas ações , fazendo bem para estar bem, tal como agiam os nobres Gregos antigos em sua época áurea.
O PERIGO DA HYBRIS
O conhecimento científico nos ajudou a tomar conhecimento das forças e leis que existem na natureza. Por serem muitos maiores que nós, nunca podemos superá-las . Essas forças são nomeadas de diversos modos ,alguns chamam de Deus, Mãe Natureza, Tao, Substância, Vontade de Potência, etc. Seja como for que as chamarmos, a conclusão que chegaram todos os grandes pensadores foi: para que nossas vidas sejam muito mais produtivas, harmônicas, prazerosas e realizadoras , faz-se mister trabalharmos em harmonia com elas , nunca tentando extrapolá-las, sob pena de haver uma Hybris(Arrogância, Desmesura) e, assim, ocorrer inúmeros fenômenos negativos que afetariam a Vida como um todo.
O PERIGO DO OTIMISMO
Uma cultura direcionada a um modo de pensamento positivo permeou quase como um todo a todos nós, influenciando a nossa atitude com relação à saúde, à religião e ao trabalho. Na medida certa, otimismo e força de vontade devem ser celebrados para melhorar nossas vidas, contudo, quando são exageradamente utilizados sem um nível crítico, podem promover comportamentos que nos cegam a realidade causando sérios prejuízos a vida.
A RECUSA DE UMA VERDADE EM SI
Desde o início de seus escritos , Nietzsche recusou " colocando luvas contras elas", uma verdade em si, um logos independente de cada indivíduo . As demonstrações lógicas e as estruturas sistemáticas não o atraíram bastante porque o valor segundo ele, deve ser avaliado conforme quem os avalia de acordo com a vida no amplo sentido e não de acordo com as conveniências, com os modismos de cada época. Assim , para ele a verdade em si não era realmente importante,era inclusive concebida como uma mentira em si e ,também, porque com a crença de uma verdade em si a vida perde sua beleza , seu mistério, seu encanto!.
PERSPECTIVAS DO TEMPO
Em Ser e Tempo, Heidegger chegou a conclusão que Ser é,também,Tempo , no sentido da impossibilidade de separá-los . Apesar do tempo ser precioso e essencial, o mais importante é a peculiar maneira pela qual ele nos é percebido, devido aos vários modos que ele nos influencia, tais como nós pensamos ,agimos , e até o quanto somos saudáveis. Basicamente existem dois modos de percebê-lo : Cronologicamente e Psicologicamente. O tempo cronológico é percebido de modo objetivo através de sua medição por um aparelho; já o tempo psicológico nos é percebido de modo subjetivo, onde o foco pode estar no presente,no passado ou no futuro, de maneira positiva negativa ou até mesmo de maneira neutra, indiferente. Para fazermos o melhor em nossas vidas , o foco principal deverá estar no presente, haja vista que o passado não existe mais, existe apenas como memória e o futuro também não existe, existe apenas virtualmente enquanto projeções. Assim, nós deveríamos desenvolver uma perspectiva equilibrada para podermos parar de ficarmos presos no passado ou projetando demasiadamente no futuro , porque somente assim poderemos viver o presente efetivamente.
NIETZSCHE E A VERGONHA
Orientando-se pela natureza como também pelos antigos gregos, para os quais o humano encontra-se "em certo grau de ingenuidade", Nietzsche tenta reduzir a presunção para a validação da vergonha na medida em que ela tenta inibir a nossa criatividade. Por outro lado, na Gaia Ciência sua intensão é totalmente outra , ele quer evitar que causemos dano moral, como também evitar a vergonha de nós mesmos para agirmos com certa liberdade; vejamos os aforismos: §273 " A quem você chama de ruim? -Àquele que quer sempre envergonhar." ; §274 "Qual a coisa mais humana para você ? - Poupar alguém da vergonha." ; §275 " Qual o emblema da liberdade alcançada? - Não mais envergonhar-se de si mesmo.".
QUAL É O OPOSTO DA PREOCUPAÇÃO?
A primeira resposta que nos vem à mente é relaxamento, contudo esse é o oposto do sentimento de preocupação em um estado de passividade .O oposto de estarmos preocupados é uma atividade, no sentido de não pensarmos no que não queremos que nos aconteça. Desse modo , podemos dizer que o oposto de preocupação seria estarmos pensando ,sentindo, desejando coisas boas, com o foco na positividade, estando ativo. Tudo o que você vê neste mundo, incluindo o dispositivo que você está lendo isso agora, começou como uma ideia na mente de alguém. Nossas mentes nos dão o que pedimos, então por que não pedir o que queremos, em vez do que não queremos? Então, o oposto do sentimento de preocupação não é relaxamento e sim, atividade com o foco no que queremos. Parece simples, afinal, é mais fácil falar do que fazer. Mas para alcançar esse
estado de pico emocional é necessário um trabalho constante sobre si mesmo, através da prática da meditação para podermos aniquilarmos com o máximo possível do "espírito de gravidade" quer dizer, acabar com tudo o que nos puxa para baixo.
LIBERDADE PARADOXAL
Apenas podemos falar sobre liberdade se aceitarmos que não existe destino. Por todos os lugares do mundo a grande maioria das pessoas continuam jogando qualquer coisa de que queiram se livrar, nas costas de Deus, do destino, ou de qualquer coisa não existencial . Apenas podemos dizer que apenas existe liberdade se aceitarmos sermos responsáveis pelos nossos atos, assumindo a responsabilidade de sermos nós os criadores de destinos, porque ser responsável nos faz ser livres, e assumir todas as consequências dos nossos atos. Quem não tem responsabilidade é escravo e sendo um escravo nunca pode ser responsável,porque não pode responder e ,também,não pode ser livre.
CRESPÚSCULO VERMELHO
A luta continua.
A incerteza do momento
é necessária a passagem.
Plano há ,muito tempo, arquitetado.
As fronteiras estão fechadas,
Não há saída!
Desesperadas,
As "Flores Vermelhas" murcham,
dia após dia.
Acima nas montanhas
Olhos de Águias
Observam suas presas
Prontas para agir
No momento oportuno!
A renovação está perto.
Um novo horizonte,
Um novo começo.
A história se repetirá
de modo seletivo.
As "Flores Vermelhas" murcham,
dia após dia.
Acima nas montanhas
Olhos de Águias
Observam suas presas
Prontas para agir
No momento oportuno!
A renovação está perto.
Um novo horizonte,
Um novo começo.
A história se repetirá
de modo seletivo.
RENOVANDO-SE
Apesar do frio invernal
Nossos corações
aquecem-se
Esperando
Num fogo que anseia
tornar-se Luz!
Com vívidas alegrias
que nunca desviam
o foco,
Mantemos a qualidade
temperada
Expandindo-se suavemente!
Renovando-se no perdão
Abrimos nossos corações
Aniquilando erros e ilusões
Vida renovada
Sangue novo em nossas
veias!
Eu sou seu sol
Você minha lua.
No reflexo o êxtase
a luz da vitória.
Juntos, nos tornamos reais!
Nossos corações
aquecem-se
Esperando
Num fogo que anseia
tornar-se Luz!
Com vívidas alegrias
que nunca desviam
o foco,
Mantemos a qualidade
temperada
Expandindo-se suavemente!
Renovando-se no perdão
Abrimos nossos corações
Aniquilando erros e ilusões
Vida renovada
Sangue novo em nossas
veias!
Eu sou seu sol
Você minha lua.
No reflexo o êxtase
a luz da vitória.
Juntos, nos tornamos reais!
A FARSA DO LIBERALISMO
As instituições liberais tentam promover a "liberdade"; contudo, não conseguem porque sempre pretendem horizontalizar e fazer calar as diferenças criadoras de novos valores que é o ponto fundamental para haver uma efetiva elevação do tipo homem. Elas em verdade não promovem a liberdade , " elas minam a vontade de potência , elas são o nivelamento da montanha e do vale elevado à condição moral , elas apequenam, acovardam e acostumam ao deleite: com elas sempre triunfa o animal de rebanho". ((NIETZSCHE, Crepúsculo dos Ídolos,§38 p.106, Ed. Relume Dumará).
SPINOZA E O COMEÇO DO FILOSOFAR
Hegel, sabiamente , nos advertiu em suas Lições sobre a história da filosofia : " Para se começar a filosofar, é preciso ser Spinozista".Essa asserção, indica que as coisas particulares , que são contingentes, devem estar necessariamente relacionadas através de uma interconexão com o todo, onde todas as coisas estão inseridas. Essa base absoluta ,obviamente, não é dada pelo sujeito humano e sim é feita a partir dele , servindo como orientação e libertação do espírito humano, através de seu uso e poder incondicional de uma operatividade imanente ao mundo, que é chamada por Spinoza de causalidade,sendo possível segundo ele,ser conhecido adequadamente dois dos infinitos atributos da substância ou Deus: Pensamento e Extensão.
O DESEJO DE AMAR
Desejamos amar para não nos perdermos na subjetividade, no oceano do conhecimento e na aridez da vida. Desejamos amar para objetivarmos uma das forças mais poderosas da existência.
ACABAR COM A VALORIZAÇÃO DOS VIS
Nós que temos bom gosto , estamos demasiadamente cansados com a crescente expansão da banalidade ,daquilo que é baixo: delinquências,vícios,corrupções,crimes,sensualismos excessivos,baixas linguagens: na literatura, na música, da valorização dos imbecis heróis populares em diversos segmentos que agradam multidões, estúpidos programas televisivos, etc. Já não aguentamos mais, cotidianamente, ver,ouvir, todas essas tolices,precisamos urgentemente reverter todo esse conjunto de fenômenos baixos, através de uma constante criação de severas oposições e aniquilamentos com a construção de inusitados meios e instrumentos. A nossa força conjunta e crescente é a garantia da superação e criação de novas perspectivas.
SCHOPENHAUER, NIETZSCHE E FREUD
Nesses três pensadores, o aspecto racional do homem é consequência do irracional, quer dizer, para eles o consciente é explicado através do inconsciente. Podemos afirmar que o estatuto da antropologia tradicional, que concebe o homem como senhor absoluto de seus sentimentos, pensamentos e ações é, totalmente contestado, haja vista que esse humanismo da antropologia tradicional tem um caráter reducionista ,impedindo que haja um ampliação da consciência do homem, por considerá-la uma "grandeza fixa". A proposta desses pensadores, é a de um alargamento da função racional porque coloca o conceito tradicional da razão em questão. Há portanto,uma integração do aspecto irracional, para dar uma forma construtiva e enriquecedora na parte instintiva do homem, havendo desse modo, um humanismo renovado, visando a superação do homem através do conhecimento progressivo de si mesmo e dos outros.
SABEDORIA HERMENÊUTICA
Pessoas "acordadas" são aquelas que percebem a não estática condição dos valores, e de todas as coisas que há no mundo.O mundo é pura contingência.Nossa razão é arbitrária, porque postula a priori, conhecimentos que ela não pode ter certeza sem a ajuda da experiência. Desse modo , começa todas as confusões e mal entendidos sobre várias questões em nossos relacionamentos , cotidianamente.Temos conosco pré-concepções o tempo todo, nossa mente não pára de postular pré-juízos e por isso, vivemos no "prejuízo" do mal pensar e de suas nefastas consequências. Um dos caminhos para a solução desses impasses, está em saber do quanto fica, sempre, de não-dito quando em nossas conversações!Eterno movimento de nadificação e construção.A Hermenêutica destaca a importância da interpretação não apenas no caso de textos, mas em nossa relação com todas as coisas, inclusive nos nossos relacionamentos.
FORÇAS ATIVAS/POSITIVAS
Com a força do amor, do esquecimento , da alegria e da paz ,poderemos recuperar o tempo perdido, apesar de todas as perdas.
UM EXAME DE SABEDORIA
Um posicionamento ideal que podemos fazer para verificar se somos suficientes maduros ou não, seria aplicar uma máxima de William James que diz que sabedoria é: " a arte de saber o que deixar de lado".
NOSSA SENSIBILIDADE
Nossa sensibilidade foi
,extremamente, desvalorizada por nossa cultura racionalista,pois,ela também
é eficaz para encontrar os caminhos e possibilidades que temos para executar, apesar
do jogo caótico , contingencial do
cotidiano que se manifesta no Mundo da Vida. Com a ajuda da Auto-reflexão
direcionamos caminhos inusitados. No êxtase da caminhada, a volta sem
"nada" para o eterno caminhar, nos coloca sempre em movimento em um
jogo que nunca para, através do diálogo ,proporcionando uma experiência ímpar,
através do mundo , em uma constante criação de valores novos.
CUIDADO EXISTENCIAL
Cuidar da felicidade
existencial
Cuidando de nós mesmos.
Regendo nossa existência:
Amando-se.
Para Amar e cuidar dos nossos.
existencial
Cuidando de nós mesmos.
Regendo nossa existência:
Amando-se.
Para Amar e cuidar dos nossos.
Sempre alertas!
Trazendo no coração
A qualidade no comando das ações.
A seletividade
Sempre presente
Na arte de viver.
Trazendo no coração
A qualidade no comando das ações.
A seletividade
Sempre presente
Na arte de viver.
A ARMADILHA DA POLIDEZ
Não raras vezes, a polidez em excesso é uma armadilha usada pelos "lobos em pele de cordeiro" para dissimular maldades, isso é bem nítido onde há o desejo desmesurado pelo lucro . O mais importante é saber que diante da polidez exagerada devemos ficar alertas e não nos deixarmos ser enganados.
AUTORIDADE VERSUS AUTORITARISMO
Uma das propostas da filosofia é tentar acabar com todo o autoritarismo porque ele está ligado ,totalmente, ao pensamento dogmático. Autoridade é totalmente o oposto porque a autoridade pode ser contestada ,refletida, criticada, onde não há necessidade de uma obediência cega, acrítica. A autoridade está relacionada com a potência de agir e, portanto ,pode ser considerada uma atividade livre. O autoritarismo é a obediência pela obediência , onde não há reflexão, debate, pensamento crítico atuante. Vamos ver duas citações de Nietzsche que aborda a real autoridade da filosofia " - filosofia, tal como até agora entendi e vivi, é a vida voluntária no gelo e nos cumes - a busca de tudo o que é estranho e questionável no existir, de tudo o que a moral até agora baniu. Uma longa experiência ,trazida por tais andanças pelo proibido, ensinou-me a considerar de modo bem diferente do desejável as razões pelas quais até agora se moralizou e se idealizou" E " Aqui não fala um fanático, aqui não se "prega", aqui não se exige crença" (Nietzsche, Ecce Homo ,Prólogo§ 3 e 4).
MORADAS
Moro aqui ,ali e acolá.
Moro em qualquer lugar.
Sei que posso morar,
Em todo lugar!
Vagação...
Ilação de sua pureza
Contemplando seu olhar,
distante e ausente.
No vazio de seu coração,
Moro em qualquer lugar.
Sei que posso morar,
Em todo lugar!
Vagação...
Ilação de sua pureza
Contemplando seu olhar,
distante e ausente.
No vazio de seu coração,
esperamos nos encontrar ,
preenchendo todo instante
que estava distante e ausente.
que estava distante e ausente.
INDUSTRIA CULTURAL - ESQUECIMENTO ESSENCIAL
Apesar de haver executado uma crítica radical a cultura de massa, Adorno e Horkheimer se esqueceram de acrescentar que o Homem poderia tornar-se vítima passiva da Indústria Cultural. Eles, também, não supuseram que ela poderia se tornar um instrumento de manipulação, haja vista que o mercado contemporâneo engloba e restringe a todos, apenas beneficiando-o , prejudicando de maneira vil ,todos os consumidores, porque eles são coagidos a entrar no mercado de compras sem opções mais autônomas.
VIDA COMO OBRA DE ARTE
Através da estética, o homem pode dar uma forma bela e boa a sua vida, unindo teoria e prática, fazendo a reunificação do belo, do bom e do bem, e assim, reencontrar o ideal Grego da verdadeira educação visando a formação geral do homem. Fazendo bem para estar bem.
DEUS NÃO ESTÁ MORTO, O DEUS MORAL SIM!
Nietzsche, através de Zaratustra, proclamou que "Deus está morto", todavia , isso apenas refletia suas extremas preocupações com a farsa do cristianismo, que ao invés de exaltar a vida, a denegriu com guerras, perseguições ,etc.A visão materialista de mundo proclamada pela ciência que aumentava, progressivamente, no século XIX,pouco lhe influenciou ,ele percebeu que o Deus cristão,dualista e popular,estava realmente morto, no entanto, o mesmo Nietzsche escreveu " A refutação de Deus:- para falar a verdade,apenas o Deus Moral foi refutado".(Zaratustra,p.121.,Trad. Mário F. Santos, Ed.Vozes).
FAZ SENTIDO,FILOSOFIA HOJE ?
Levando em consideração a complexidade do mundo contemporâneo, será que há ainda um espaço para a filosofia? Podemos responder a essa questão, dizendo que quando abordamos quaisquer aspectos do mundo real, não podemos nos manter neutros, por isso a filosofia como disse Gadamer: "nunca morrerá ". Há múltiplas definições de filosofia ,tanto quanto o número de filósofos, e isso ocorre porque os seres humanos ao longo dos milênios se organizaram de diferentes formas e tipos de culturas .Pensar, querer, imaginar, julgar, etc., não são exteriores a nós, portanto , filosofia e vida se relacionam de uma maneira intrínseca.
NÃO COMPAREM
Se olharmos para as coisas do mundo com uma maior profundidade , veremos que "nada há igual a nada", portanto, a comparação gera: desmotivação,inveja e vários sentimentos negativos; além de aumentar a competividade doentia, tornando as pessoas objetos, marionetes de poderes maiores ,que muitas vezes não são percebidos.
GENEROSIDADE
No Zaratustra, Nietzsche conceitua generosidade, chamando-a de: "virtude dadivosa". Ela não consiste no simples ato de dar , nem no hábito de dar, ela supera qualquer resistência e mostra-se toda sua exuberância, no transbordamento do espírito grandioso de quem tem em abundância. Ela é o oposto da ética fundada no dever em contraste com o interesse e as necessidades pessoais, como nas éticas de Kant e do cristianismo, que ele considerava como sendo o modelo sinistro das virtudes, em que o pobre e o não o rico de espírito torna-se o ponto central das avaliações.
NOVO MODO DE AMAR
Ela segredou-me que seu
amor veio pra ficar.
Ela sabe , eu confio.
Uma mulher decidida não
tem tempo a perder.
Uma mulher decidida nos completa.
Isso é tudo.
amor veio pra ficar.
Ela sabe , eu confio.
Uma mulher decidida não
tem tempo a perder.
Uma mulher decidida nos completa.
Isso é tudo.
Parece o começo, mas é o meio e
o fim também!
Juntos estamos mudando
a forma de amar.
Vidas seguindo à distância.
Afinal, um pouquinho de ausência
faz bem, muito bem!
Ela sabe, eu confio.
o fim também!
Juntos estamos mudando
a forma de amar.
Vidas seguindo à distância.
Afinal, um pouquinho de ausência
faz bem, muito bem!
Ela sabe, eu confio.
NIETZSCHE , FILÓSOFO SEMITA
Nietzsche era inimigo do nacionalismo e o considerava uma neurose da Europa de seu tempo.Ele preferia escritores franceses tais como:(Pascal, La Rochefoucalt, Voltaire, Vauvenargues, Sthendal). Os poucos alemães que Nietzsche admirava eram: Goethe , Schiller, Schopenhauer e o "jovem" Wagner porque esse, depois de ter-se declarado antissemita e nacionalista,Nietzsche afastou-se dele e escreveu: "O caso Wagner" e "Nietzsche contra Wagner". Para Nietzsche, existiam duas principais imbecilidades alemães : a anti-francesa e a anti-semita.Podemos afirmar que Nietzsche foi um filósofo semita. É verdade que ele rejeita as crenças do judaísmo ortodoxo, assim como as do "cristianismo", que na realidade para ele deveria ser chamado de paulinismo.Na verdade, o povo judeu, enquanto comunidade humana inspirava-lhe uma grande admiração.
ARTE E VIDA
Sócrates e Platão, ao desvalorizarem a aparência, são para Nietzsche inimigos da arte e anti-gregos,e por consequência"inimigos" da Vida. Nietzsche ao recusar a Metafísica fundada na crença em um além-mundo verdadeiro, afirma a Vida, incondicionalmente, na sua força de sua ilusão. O filósofo,portanto, torna-se artista, onde sua experiência tem semelhança com dos os gregos áticos , a quem Nietzsche chama-os de trágicos onde não havia a diferença entre aparência e ser:
"Deveríamos respeitar mais o pudor com que a natureza se escondeu por trás de enigmas e de coloridas incertezas. Talvez a verdade seja uma mulher que tem razões para não deixar ver suas razões?"(NIETZSCHE. Gaia Ciência. Prólogo:§-4).
Sendo em verdade, a Vida, possivelmente uma "mulher", em sua dissimulação ela se esconde e diz que não há "Verdade" atrás da aparência.A própria aparência não é o contrário da Verdade e sim, sua adequada expressão .Para Nietzsche, não há Verdade nem real, em sentido absoluto, categórico, nomológico . O mundo é uma construção nossa, onde a Arte tem a função de engrandecer a vida e estabelecer um pleno estatuto ontológico, por ser ela mesma, ilusão, jogo, aparência, criadas pelo homem que se torna artista, criador dotado de pés leves e alados, tal como Hermes, o mensageiro de Zeus.
"Deveríamos respeitar mais o pudor com que a natureza se escondeu por trás de enigmas e de coloridas incertezas. Talvez a verdade seja uma mulher que tem razões para não deixar ver suas razões?"(NIETZSCHE. Gaia Ciência. Prólogo:§-4).
Sendo em verdade, a Vida, possivelmente uma "mulher", em sua dissimulação ela se esconde e diz que não há "Verdade" atrás da aparência.A própria aparência não é o contrário da Verdade e sim, sua adequada expressão .Para Nietzsche, não há Verdade nem real, em sentido absoluto, categórico, nomológico . O mundo é uma construção nossa, onde a Arte tem a função de engrandecer a vida e estabelecer um pleno estatuto ontológico, por ser ela mesma, ilusão, jogo, aparência, criadas pelo homem que se torna artista, criador dotado de pés leves e alados, tal como Hermes, o mensageiro de Zeus.
GRANDE ILUSÃO
A grande ilusão da modernidade é de se utilizar da ciência com pressupostos anteriores a ela ,como ela fosse "moderna".Outra ilusão, seria acreditar objetivamente na ciência em um sentido nomológico, quer dizer, que tem a ver com leis e restrito a esse campo. Na verdade, ela não passa de cálculo de probabilidades , sendo considerada por Nietzsche como uma "crença forte".As principais questões filosóficas não estão, absolutamente, no rigor da comprovação científica, elas estão na multifacetada existência do mundo da vida ,podendo apenas serem vivenciadas.
O AMOR
O tema sobre o amor sempre inspirou poetas e filósofos de todas as épocas. "Amar é regozijar-se" escreveu Aristóteles, na Ética a Eudemo. Podemos afirmar que o amor está relacionado intrinsecamente com a felicidade. Para Nietzsche, o amor nos faz amar a vida " Amamos a vida não porque estamos acostumados a viver, mas porque estamos acostumados a amar"(Frag. Póst.1882). Para Platão, o amor é condição sine qua non da felicidade."A nossa espécie só poderia ser feliz com uma condição: realizar as nossas aspirações amorosas"(Banquete). De todas as definições a mais bela, só poderia ser de um poeta do romantismo alemão, Friedrich von Hardenberg, mais conhecido por Novalis," O amor é a finalidade última da história universal, o amém do universo"(Fragmentos).
ALERTA - AS IDEIAS PODEM DETERMINAR OS ATOS
É sempre bom procurar pensar corretamente, agindo de acordo com nossas ideias, mantendo uma boa atitude mental. Tal procedimento, fortalece nossa mente fazendo agir de acordo com o nosso espírito, nos dando autenticidade. A importância de uma boa filosofia de vida ainda não foi totalmente compreendida. Bilhões de pessoas ainda pensam que podem deixar entrar quaisquer ideias em sua mente, sem que isso afete seu comportamento.
VIDA
Movimento.
Luta.
Luta.
Expansão.
Renovação.
Superação.
Renovação.
Superação.
Vida é Meta
Afirmação, Negação.
Caminhos novos.
Sentidos novos.
Vida é criação:
Fogo do gênio
Prometeico.
Afirmação, Negação.
Caminhos novos.
Sentidos novos.
Vida é criação:
Fogo do gênio
Prometeico.
PERSONA
Máscaras.
Tudo são máscaras.
Teatro:"Todo o mundo é um palco".
Persona é máscara progênita.
Onde as interpretações
Geram:
Desacêrtos.
Pré-concepções.
Pré-juízos.
Pré-conceitos.
Monstros quiméricos!
Tudo são máscaras.
Teatro:"Todo o mundo é um palco".
Persona é máscara progênita.
Onde as interpretações
Geram:
Desacêrtos.
Pré-concepções.
Pré-juízos.
Pré-conceitos.
Monstros quiméricos!
O "RICO" E O "POBRE"
Podemos afirmar fundamentados nas "palavras" de Jesus que: O "rico" pensa que tudo pode ser comprado.Para o "pobre" tudo é doação, a Vida é uma benção, nada lhe é devido,todas as coisas lhes são doadas. O "rico", ao contrário,pensa que tudo lhe é "devido". Jesus em várias passagens dos Evangelhos canônicos, diz que são infelizes os que têm espírito de riqueza,porque os "ricos" são desejosos de coisas materiais de um modo desmesurado.Os gregos antigos designavam isso com a palavra:Pleonexia. O homem "pobre" é aquele que "nada" quer,ou seja,ele é pobre de querer. Christoph Türcke, filósofo e teólogo alemão, afirmou em seu livro O Louco:Nietzsche e a mania da razão, que o legado de Jesus ficou improdutivo por dezenove séculos, e Nietzsche foi o primeiro que teria levado isso a sério,vejamos um trecho do livro de Türcke: " por dezenove séculos o legado de Jesus ficou improdutivo, e o primeiro que de novo toma isso a sério é Nietzsche! Jesus, o extremo oposto ao cristianismo, e Nietzsche é seu único e verdadeiro discípulo"(p.195,Ed. Vozes,1993).
Na Genealogia da moral , o filósofo da Alta Engadina escreveu que o Homem, abatido pelo Niilismo passivo, prefere: "querer o nada , a nada querer".Ou seja, o homem "rico" não raras vezes, quer o nada,porque tem "tudo".Ademais, permanece ao longo dos milênios, a máxima da sabedoria grega arcaica: Medén Ágan, ou seja , "não desejes nada em demasia".
Na Genealogia da moral , o filósofo da Alta Engadina escreveu que o Homem, abatido pelo Niilismo passivo, prefere: "querer o nada , a nada querer".Ou seja, o homem "rico" não raras vezes, quer o nada,porque tem "tudo".Ademais, permanece ao longo dos milênios, a máxima da sabedoria grega arcaica: Medén Ágan, ou seja , "não desejes nada em demasia".
A RELIGIOSIDADE DE NIETZSCHE
Esse aforismo de Nietzsche mostra sua religiosidade através da total adesão ao real.
ETERNIDADE - Não é de maneira alguma a questão primeira saber se estamos satisfeitos conosco, porém se estamos de um modo geral satisfeitos com alguma coisa. Caso dissermos sim a um único instante, então diremos sim não só a nós mesmos, mas a toda existência. Pois nada está aí para si, nem em nós mesmos e nem nas coisas: e se apenas uma única vez a nossa alma vibrou e ressoou de alegria como uma nota musical, então todas as eternidades foram necessárias para condicionar esse único evento - E , nesse único instante do nosso dizer sim, toda eternidade foi aprovada, redimida, justificada, confirmada e reafirmada.
(Nietzsche , Frag.. Póstumos 1885-1887)
(Nietzsche , Frag.. Póstumos 1885-1887)
QUEM É O ZARATUSTRA DE NIETZSCHE ?
O Zaratustra de Nietzsche é um personagem criado por ele, para criticar o dualismo moral do Zaratustra histórico, o profeta Persa conhecido também como Zoroastro(Sec. VII a.C ), a quem é conferido o livro do Zend-Avesta, livro sagrado do Zoroastrismo ou Masdeísmo , que propagava uma luta dualista entre dois princípios básicos: O Bem e o Mal. Nietzsche o traz à tona por ele ser, provavelmente, o primeiro a pregar uma dualidade entre Bem e Mal e ,por conseguinte, uma moral dualista; moral essa acolhida posteriormente pelos Judeus, através da Bíblia ,como também, pelo pensamento grego pós-platônico. Essa analogia foi usada para ,justamente, recusar e rejeitar esse dualismo, o que por sua vez constitui o ponto fulcral do pensamento de Nietzsche, com a sua doutrina do "eterno retorno" de todas as coisas, na tentativa de dar uma total adesão ao real , quer dizer,um total peso ontológico ao mundo real. O mundo é para ele um " jogo de forças sem começo, sem fim". O tempo é eterno, infinito, todavia o número de forças é finito, pois ,se o número de forças fosse infinito, em um tempo infinito não haveria movimento.Sendo o número de forças finito em um tempo infinito, significa dizer que tudo retorna. Zaratustra é o mestre e anunciador do Eterno Retorno de todas as coisas e o do além-homem, sua proposta é libertar o homem , do espírito de vingança, que cria um além-mundo, para se "libertar do real".
FINALIDADE/ ACASO/INOCÊNCIA DO DEVIR
Na passagem do Zaratustra intitulada: Antes do nascer do sol,Nietzsche procura retirar da filosofia o conceito de teleologia, quer dizer, procura retirar a concepção de que o mundo tem uma finalidade , como também , quer introduzir a "Inocência do devir", onde não há fatos morais e sim uma interpretação , porque para ele os fatos são interpretações. : "Em verdade, é um abençoar, e não um amaldiçoar, quando eu ensino: "Sobre todas as coisas está o céu Acaso, o céu Inocência, o céu Eventualidade, o céu Desenvoltura" ."Por eventualidade" - esta é a mais antiga nobreza do mundo, que eu restituí a todas as coisas; eu as redimi da servidão dos fins."(NIETZSCHE, Obras Incompletas, p 252,Ed.34)Portanto , ao retirar do mundo uma finalidade, o mundo é visto como "Eventualidade" ," Acaso" e assim retira qualquer concepção de culpa e introduz a "inocência do devir".
ESPÍRITO LIVRE
Em seu livro: Humano, Demasiado Humano, Nietzsche conceitua o que é um espírito livre: "É chamado espírito livre aquele que pensa modo diverso do que se esperaria com base em sua procedência, seu meio ,sua posição e função , ou com base nas opiniões que predominam em seu tempo. Ele é a exceção, os espíritos cativos são a regra"(Nietzsche, HDH,§225,p.157,Cia das Letras).
Podemos afirmar que a liberdade de espírito é a marca de um filósofo que é um legislador, determinador de sentido e de valor.
SUPERANDO EQUÍVOCOS
Podemos afirmar que a concepção sobre a riqueza e a pobreza foram equivocadamente louvadas como caminho para atingir uma espiritualidade superior ou não. A pobreza não irá ajudar a evoluir espiritualmente ,nem tampouco a riqueza; o que realmente importa é o nosso estado de espírito que deve estar sempre alerta para não cair nas armadilhas da pura aparência ,e do,"sono".Faz-se necessário o discernimento ,a iluminação e isso não depende de nada exterior , o trabalho é "interior "
O PENSAR PESADO DO PENSAMENTO
Diante da impossibilidade de um conhecimento objetivo sobre questões metafísicas acerca de Deus, da imortalidade e de um começo do universo, que geram antinomias, Nietzsche postulou o Eterno retorno de todas as coisas e O Amor fati como ponto de partida para uma existência autêntica, dando ao real um total peso ontológico, "Vives de tal modo que queiras sempre o eterno retorno de todas as coisas"; esse é ,segundo ele, o mais pesado de todos os pesos que o Homem tem de viver a fim de adquirir poder sobre sua vida e seu destino. Somente assim, não haverá espaço para: ressentimento, má consciência, remorso, vingança e todas as forças reativas pelas quais nossa cultura se influenciou.
FORÇAS DA MUDANÇA
Forças da mudança,
invadiram vigorosamente.
Sobrepujando comportamentos
e crenças
e nosso planeta em sua órbita.
De religiosos a seculares,
De rurais a urbanos,
De industriais a tecnológicos.
Novos modos de vida robóticos
Sacudiram culturas e costumes.
Múltiplas: ascensões e quedas.
Levaram-nos a uma encruzilhada.
Desespero,extinção,aniquilamento.
Fim do futuro?
Parece que nada,realmente,
aprendemos com a História.
invadiram vigorosamente.
Sobrepujando comportamentos
e crenças
e nosso planeta em sua órbita.
De religiosos a seculares,
De rurais a urbanos,
De industriais a tecnológicos.
Novos modos de vida robóticos
Sacudiram culturas e costumes.
Múltiplas: ascensões e quedas.
Levaram-nos a uma encruzilhada.
Desespero,extinção,aniquilamento.
Fim do futuro?
Parece que nada,realmente,
aprendemos com a História.
ETERNA MUDANÇA
A análise Nietzschiana do conhecimento é apresentada através do perspectivismo,atado ao conhecimento como possibilidade diante da profusão das forças que atuam num determinado corpo. O sentido e o valor que damos as coisas através de perspectivas múltiplas direcionam caminhos para as constantes mudanças e superações de nossas vivências. Afinal, sempre há algo inusitado que podemos descobrir e transformar, transformando-se.
CRIANDO A PARTIR DA DIFERENÇA
O determinado surge a partir do indeterminado, quer dizer, do que não está ainda posto, assim ,começa o jogo dialético dos opostos, onde a diferença deve ser o ponto fundamental para a criação de novos valores, e assim , haver efetivas mudanças.
MUDANÇA CONSTANTE
O caráter de mudança constante da vida nos faz sofrer se nos apegamos as coisas e não permitirmos que as mudanças ocorram. Quando aceitamos essa perpétua mudança , nós mesmos nos sentiremos mais confiantes, enfrentando o que der e vier.
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