TRANSLATE TO YOUR LANGUAGE, RIGHT NOW

ARTE E VIDA

Sócrates e Platão, ao desvalorizarem a aparência, são para Nietzsche inimigos da arte e anti-gregos,e por consequência"inimigos" da Vida. Nietzsche ao recusar a Metafísica fundada na crença em um além-mundo verdadeiro, afirma a Vida, incondicionalmente, na sua força de sua ilusão. O filósofo,portanto, torna-se artista, onde sua experiência tem semelhança com dos os gregos áticos , a quem Nietzsche chama-os de trágicos onde não havia a diferença entre aparência e ser:
"Deveríamos respeitar mais o pudor com que a natureza se escondeu por trás de enigmas e de coloridas incertezas. Talvez a verdade seja uma mulher que tem razões para não deixar ver suas razões?"(NIETZSCHE. Gaia Ciência. Prólogo:§-4).
Sendo em verdade, a Vida, possivelmente uma "mulher", em sua dissimulação ela se esconde e diz que não há "Verdade" atrás da aparência.A própria aparência não é o contrário da Verdade e sim, sua adequada expressão .Para Nietzsche, não há Verdade nem real, em sentido absoluto, categórico, nomológico . O mundo é uma construção nossa, onde a Arte tem a função de engrandecer a vida e estabelecer um pleno estatuto ontológico, por ser ela mesma, ilusão, jogo, aparência, criadas pelo homem que se torna artista, criador dotado de pés leves e alados, tal como Hermes, o mensageiro de Zeus.

Nenhum comentário: