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HERÁCLITO DE ÉFESO

Obscurecido pela perfídia do mundo

As lágrimas de Heráclito,

Ardem no fogo.

Através do Eterno Retorno,

O Logos proclama o Ser.

Afirmando a autêntica existência

Esquecida pela divisão do mundo.


A lareira está acesa.

O Fogo contempla a noite.

Os deuses estão presentes.

Estranha proporção dos contrários.

Desordenadas...

As lágrimas acabam em cinzas.

Fênix ressurge!

Anelando o Eterno Retorno.

FALEMOS

"Religiões" já servem para culpar.

Vamos transcendê-las e

Vituperar os dogmas.

Somos o messias de nossas vidas!

 

Falemos das dores que sentimos

Falemos a palavra, ela é de todos nós

Dia após dia, batalhamos para superar

O que somos

 

Pregaremos um novo princípio

Uma nova compreensão!

Para alcançar alguma Ordem

Chega de Utopias na mente!

Princípio, é criação de princípio

Sempre e Eternamente!

 

Temos que aprender a deixar

o que ficou para trás.

Destituir os Ídolos e Líderes!

O Crepúsculo deles já surgiu.

Assim, uma nova Aurora brotará.

Então ... falemos!

MUDANÇAS DO "JÁ VISTO"

Passando por mudanças

nos meus sentimentos

Não serei mais

o mesmo.

 

Algo que você fez

Causou-me

Paramnésia.

O amor colapsou,

como se você não

se importasse.

 

Quando me olho no espelho

Vejo apenas a metade

Todo calor que  dei

Congelou.

 

E tudo que sinto são mudanças

Somente pelo amor e com amor,

elas acontecem.

Ela nos tira do chão,

nos fazendo girar e

acordar para o Novo.

MUDANÇA DE PARADIGMA NA MEDICINA

A medicina tradicional é praticada através do paradigma fundado em bases do materialismo, da física clássica, da bioquímica, da biologia molecular e do neodarwinismo. Segundo Thomas Kuhn, que formulou a ideia de paradigma e de suas mudanças, um determinado paradigma apenas deve ser utilizado até o momento em que começa a acontecer paradoxos, quer dizer, efeitos que geram anomalias, havendo a necessidade de um novo paradigma. Devido a inúmeras experiências que demonstram a validade de práticas da medicina alternativa, além de curas de diversos tipos que foram constatadas, faz-se mister uma nova mudança para um  novo paradigma que integre a física quântica.

PARADOXOS DO MUNDO MODERNO

Se por um lado, as promessas de felicidade,liberdade,progresso, foram relacionadas à modernidade através dos avanços científicos e tecnológicos; por outro lado, houve o crescimento cada vez maior de incertezas com relação ao medo de um futuro marcado pelo controle da técnica na vida social, de múltiplas guerras, de intensificação e banalização da violência, do terrorismo,etc. O uso desenfreado da ciência e da técnica modernas causaram um dano quase irreparável ao meio ambiente,despontencializando o espírito pensante através do uso exagerado da razão instrumental, aprofundando o processo histórico do niilismo, da tecnificação planetária ,em direção a catástrofes que dificilmente serão controladas.

TERRORISMO É UM ATO ANTI-POLÍTICO

Sabemos que a Política é uma criação dos Gregos antigos, como uma atividade reflexiva,  tendo em vista participar do poder através do debate , da negociação, para estabelecer quais são as melhores formas e relações entre os cidadãos, além de fundamentar na cidade (Pólis), costumes que escapem ao ódio e a arbitrariedade. Assim, podemos concluir que o terrorismo é um ato antipolítico por excelência, porque rompe com a atividade participativa na Política em sua base.

DIFERENÇA , HIERARQUIA, VALORES NOVOS!

A vida tem vários sentidos e caminhos, um dos mais importantes é perceber que o engrandecimento humano seja executado através de uma crescente tomada de consciência da diferença entre tudo que existe, todavia, havendo a devida consideração da educação levando em consideração a moral da hierarquia, quer dizer, “a doutrina da hierarquia dos homens e consequentemente também do sentido de suas ações e valores para essa hierarquia” (Nietzsche, Frag. Póstumos, 1885,35[5],Ed. Forense). Como também ,a superação dessa hierarquia enquanto criação ascendente de novos valores “Ao redor dos inventores de valores novos gira o mundo  (Nietzsche , Zaratustra,p.77,Ed. Vozes).

O EQUÍVOCO DO NOSSO PENSAMENTO APRIORÍSTICO

Segundo Aristóteles " Todos os homens, por natureza, tendem ao saber" ( MET,I,980a). Ocorre que, temos que ser cautelosos ao querer saber o que as pessoas estão pensando , porquê nosso intelecto está o tempo todo fazendo inferências e isso, nos leva ao prejuízo do bem pensar tendo em vista que : O que as pessoas estão pensando , não são o que nós estamos pensando. O que nós estamos pensando é o que pensamos ou achamos que as outras pessoas estão pensando. Desse modo, para pensarmos de modo correto é preciso aniquilar nosso pensamento apriorístico, quer dizer, nosso desejo de querer conhecer as coisas a priori, sem o auxílio da experiência.


O ALERTA DE KANT

"Não se ensina filosofia, se aprende a filosofar ! ".Essa máxima de Kant foi ,sem dúvida, muito esclarecedora e ,também ,anti-sofista no sentido de nos alertar para não cairmos ,ingenuamente, nas mãos de falsos mestres, muitos deles "operários da filosofia" como denomina Nietzsche aos professores de filosofia!


CETICISMO NECESSÁRIO

David Hume, escreveu em seu principal livro: Tratado da Natureza Humana que:" só podemos ser filósofos sobre princípios céticos". O espírito dogmático é, não filosófico por excelência, porque reduz a multiplicidade do Mundo da Vida a um único princípio que poderia explicar todas as coisas, matando exatamente o livre exercício do pensar e, por consequência, a Filosofia.

AS TRÊS GRANDES HUMILHAÇÕES FEITAS AO HOMEM

Freud detectou três principais humilhações feitas ao ser humano na cultura ocidental: a primeira foi através de Copérnico ,quando constatou que o Sol não girava ao redor da Terra; a segunda foi através de Darwin, quando de sua teoria da evolução levantou a hipótese que o Homem descendia de um ancestral desconhecido; a terceira foi executada pelo próprio Freud, quando da "descoberta" do inconsciente , onde o próprio Homem não era mais senhor em sua própria casa, porque a consciência era apenas uma pequena parte, de um todo que repousava na inconsciência.


O EQUIPAMENTO COMPLETO

 Alegria! Um chega para lá na tristeza. Estou contente.

Com amor ,alegria, seguimos em frente, nada importa mais, seríamos um nada sem ele.

Com amor, ficamos com o equipamento completo para seguir nossa viagem.

O ENOBRECIMENTO DA VIDA A PRIORI

Vamos conhecer agora (uma) perspectiva, digo uma porque sabe-se que a visão de Nietzsche acerca das coisas era através de várias perspectivas(Perspectivismo). "Mas a fim de que o trabalho tenha direito a um título honrado, é preciso, antes de tudo, que a própria existência para a qual ele é apenas um meio de tormento tenha mais dignidade e valor do que vem mostrando até agora às filosofias e às religiões."(Nietzsche , 5 prefácios para 5 livros não escritos, p. 39, Ed. 7 letras).Diante disso , podemos dizer que não basta ter , apenas, um trabalho digno, faz-se necessário que a existência como um todo tenha uma dignidade imensamente maior, e para tal, é preciso haver uma cultura superior onde os mais nobres , quer dizer, os que conduzam uma construção de uma cultura superior, não ajam em seu nome, tirando proveito de modo utilitário, mas atuem com um outro modo, visando o engrandecimento do "todo".

CONEXÃO DIGITAL- QUALIDADE DE VIDA EM JOGO

 As "vitrines do mundo virtual" estão conectando nossas mentes de um modo automático, onde a "eterna dança digital" pode nos conduzir ao desconhecimento de diversas oportunidades perdidas que nunca veem a luz do dia! Muitas vezes, nada de vida nova, apenas conexões ininterruptas que nos faz esquecer o vínculo fundamental entre a utilidade de estar em rede e a nossa importância existencial .Isso é que deveria sempre estar em jogo ! A maximização digital deverá nos conduzir, também, para uma crescente maximização existencial, onde a nossa qualidade de vida deverá sempre ser superior, para não ocorrer uma maximização digital e uma minimização existencial.

AS INCERTEZAS CONTINUAM

No final do século dezenove, ainda havia a arrogância científica que pensava deter todas as chaves do conhecimento com a finalidade de decifrar os mistérios da natureza. No início do século vinte até agora, as incertezas continuam cada vez mais propagadas, principalmente, através da física quântica e da matemática do caos. No mundo dos átomos, dos núcleos atômicos, das partículas subnucleares, etc., há eventos físicos que não podemos determinar suas causas de modo preciso, o que contraria , totalmente, a tradicional noção de causa e efeito. O racionalismo foi novamente abalado diante da incomensurabilidade da existência em contraposição com a "gaiola" da finitude. Apesar de todas as coisas que existem serem percebidas através de nossos sentidos no espaço e no tempo, que correspondem a uma dimensão e tem uma duração; o espaço e o tempo não pertencem a natureza das coisas, na realidade não existe um objeto real chamado "tempo" , como também, não existe um objeto real chamado "espaço", eles são considerados apenas como modos das nossas percepções. O que existe na realidade é uma Eternidade Una, onde todas as coisas estão acontecendo simultaneamente, tudo é presente , tudo aqui e agora. O problema é que a mente humana é analítica e, assim, divide o que muitas vezes não pode ser dividido.

NIETZSCHE/ZARATUSTRA E O ESPÍRITO DE GRAVIDADE

"O espírito de gravidade ",é segundo Nietzsche/Zaratustra , nosso "maior e mortal inimigo", porque impede a nossa elevação para ocorrer a superação de nós mesmos ,a transvaloração e a consequente ultrapassagem para novos patamares de avaliação. Podemos considerar como sendo "espírito de gravidade " todas as coisas que  impedem a nossa elevação, do humano para o "além-do-humano".

O FIM DA ESCOLÁSTICA - DISCURSO DO MÉTODO

Nesse livro, Descartes propõe rejeitar como falso " tudo aquilo em que pudesse imaginar a menor dúvida", com a intenção de formular algo que seja concebido como indubitável, assim, rejeita de imediato o conhecimento sensível. No entanto, duvidando de tudo quis propor uma afirmação categórica onde " as mais extravagantes suposições dos céticos não seriam capazes de abalar", que é a do pensar e existir ao mesmo tempo  "como o primeiro princípio da filosofia que procurava". Mesmo não havendo mundo ou corpo algum não poderia supor que não existia e que esse existir implicaria uma substância cuja essência é o pensar , para assim, "poder tomar por regra geral que as coisas que concebemos muito clara e muito distintamente são todas verdadeiras". Embora note quais são as que nos concebemos sem nenhuma dúvida , a ideia de perfeição  só pode vir de um ser perfeito que é Deus , somente assim poderíamos ter uma ideia de perfeição, pois, o menos perfeito depende totalmente do ser perfeito ,em que recebera tudo o que possui, e que para concebê-lo teria de  se abstrair das coisas sensíveis e elevar o Espírito. Enfim, Descartes rejeita o adágio da Escolástica em que "nada há no intelecto que não tenha passado pelos sentidos" propondo assim, a ideia do cogito como sendo a priori de toda e qualquer experiência e ,também, de Deus e da alma.

UMA MARCA DA IMBECILIDADE

Eis uma marca da imbecilidade: Conhecer ,pelo menos um pouco da nossa história, e continuar acreditando nessa danosa política partidária ,como também, em todos os seus participantes.

CALOROSA PRESENÇA

Com sua presença

senti uma alegria

que há muito desejava.

Seu sorriso abraçou-me

renovando-nos plenamente.

Transmutando-nos com

beijos e abraços.

Fria a noite estava.

Sua presença transformou-a

em calor humano.

Calor que sorri.

Calor que chora.

Calor que nos transforma!

Calor que desiste do

espírito de vingança.

Calor que aniquila

todo sentimento hostil.

Calor que alimenta a esperança.

Calor que vence o cansaço.

Calor que enxuga lágrimas.

Calor que traz novas conquistas.

Calor que nos renova

no caminho da luz e da

liberdade.

A TAREFA DO FILÓSOFO SEGUNDO NIETZSCHE

" Que deve fazer o filósofo ? No meio do formigar, acentuar o problema da existência, sobretudo problemas eternos. O filósofo deve reconhecer o que é necessário e o artista deve criá-lo. O filósofo deve simpatizar o mais profundamente possível com a dor universal: cada um dos velhos filósofos gregos exprime uma miséria: aí, nessa lacuna, insere o seu sistema. Constrói o seu mundo sobre essa lacuna."(Nietzsche , O livro do filósofo , §27, p. 25 , Ed. Rés).

Nietzsche, nesse aforismo exprime umas das tarefas dos filósofos-artistas , quer dizer, ele enfatiza que há um problema fundamental na existência , que é justamente a bipartição do mundo em sensível e inteligível  criada pelo Platonismo , como também , percebe a necessidade de separar o contingente do necessário. Assim, faz-se necessário dar peso ontológico ao mundo efetivo, pela    aceitação da dor existencial, que é o aspecto trágico/dionisíaco , através da afirmação do "Eterno retorno de todas as coisas".

PENSAMENTO E VIDA

A filosofia de Nietzsche é interpretativa por excelência, porque, para ele o conhecimento é perspectivista, quer dizer, "ele não possui nenhum sentido por trás de si, mas infinitos sentidos"(Nietzsche,F.P.,1885-87,7[60],p.263,Forense); diante disso, nunca devemos universalizar ou categorizar os conceitos usados por ele ao longo de sua obra. A sintonia direta com a vida representa para ele a "verdadeira" filosofia, o autêntico filósofo é aquele que faz experiências com a vida , não separando pensamento e vida, todo academicismo representa um sintoma que a vida declinou e colapsou com a vida prática, separando-se dela, tornando-se inútil, quer dizer puramente teórica.

NIETZSCHE E OS GREGOS - OUTRA VISÃO

Principalmente em suas obras: "O Nascimento da Tragédia" e na "Filosofia na era Trágica dos Gregos", Nietzsche nos legou uma nova e original visão da cultura grega, onde não valorizava a Grécia clássica , e o faz diferentemente de toda a tradição , valorizando a cultura pré-platônica. Para ele ,o grande merecimento dessa cultura foi ter dado ênfase na sabedoria trágica, cujo conceito ele contrapõe as caducas concepções da sabedoria tradicional , altamente teórica que foi influenciada por Sócrates , e divulgada por seu discípulo Platão.  A cultura trágica, antes de Platão era dotada de um espírito dionisíaco que afirmava o devir contraditório da vida, a reabilitação do sensível, da intuição, dos sentidos e do corpo e a rejeição da mentira do ideal transcendente ,quer dizer, a renúncia ao ser em nome do devir). Ao introduzir o Dionisíaco, Nietzsche  foi influenciado por Hölderlin, e assim, transmutou a visão da "Sereno Jovialidade Grega" até então estabelecida.

O ANTI-PLATONISMO DE SPINOZA

Para Platão a vida é uma preparação para a morte , haja vista que para ele, vivemos em um mundo de sombras que terminará com a morte e iremos ascender ao mundo das ideias. Para Spinoza a filosofia de Platão é uma filosofia para escravizar o homem ainda mais e ,mantê-lo nas trevas da escravidão , porque o faz refletir não sobre a vida, mas sobre a morte. Vejamos a citação de Spinoza:" O homem livre em nada pensa menos do que na morte, e seu saber não é uma meditação sobre a morte, mas sobre a vida".(ÉTICA, 4 , P 67)

MOMENTO DE DESPERTAR E ULTRAPASSAR

É chegada a hora de um novo: "Crepúsculo dos Ídolos". A grande maioria dos políticos, artistas de TV, jogadores de futebol , comediantes imbecis, ratos imundos dos bastidores do poder, a lista é enorme. Parece que muitas pessoas ainda não perceberam isso, porque estão totalmente anestesiadas pelo Gramscismo.Temos que evitar a tomada de nosso país que já vem em curso há anos, através de um Poder Global, executada através dos "anões do capitalismo mundial."

FINAL DE INVERNO

 Sol e muito frio no ar

Tempo de se renovar!

Uma nova aurora

Um novo céu azul

Um novo horizonte

Nos chama para 

a Elevação!

 

No meio-dia

de novas vidas

Livres nos encontramos.

Encontro marcado

e selado pelo destino.

 

Agora vamos caminhar

nas montanhas,

Ar puro emanando no ar

nos renovando para

nossa primeira Primavera

juntos.

A UTOPIA DOS CONTRATUALISTAS

O Governo(Estado) não é para Thomas Hobbes o resultado do instinto social natural do homem. O instinto natural do homem é um estado de "natureza" ou " guerra de todos contra todos”. Para tentar solucionar esse problema ele criou a Utopia do Contrato Social, como também, John Locke e Rousseau o fizeram. Segundo a investigação filológica-genealógica de Nietzsche, o Estado foi fundado através da força e da violência e não através da Utopia de um Contrato Social.


VONTADE DE CRESCIMENTO

Meu coração pulsa fortemente

Por nosso crescimento

Torcendo, imensamente,

Pelo sucesso.

Esqueçamos o passado e apenas olhemos

Para frente e para o alto.

 

Caso alguma má

Lembrança apareça

Enxotemo-la para bem longe,

Dizendo: Ilusão, Ilusão!

Porque, efetivamente, existe apenas o presente.

E o futuro como projeção!


UM DOS PIORES MALES

A inveja é um sentimento dos fracos ,ignorantes e  vis,  "A inveja é o próprio ódio"(Spinoza,Ética-LV). Quem é que não quer distância desse tipo de gente ignorante, fraca e vil?! Oremos e vigiemos para que  ela não se infiltre , prejudicando nossas vidas!


REALIZAÇÔES

Realizar nossos sonhos

de liberdade e felicidade.

Ter lazer, diversão,

vivendo nossos sonhos

em uma nova Aurora.

 

E ao entardecer,

celebrar ,novamente,

com júbilo e histórias

para contar.

 

Adentrar a noite,

iluminados e fazer

a sagrada comunhão,

sorrindo de felicidade

em estado de puro

Êxtase.

 

Um estado mais elevado,

libertando os nossos amorosos

corações.

Tão celestiais quanto as estrelas

cintilantes que há no âmago

de quem deseja o bem,

e ama de todo coração.


DESINFORMAÇÃO MIDIÁTICA

Quanto mais atritos entre as pessoas, mais longe ficarão da “verdade”, porque temos que perceber que há uma deturpação das informações a nível global ,para que haja mais discórdias entre as pessoas e com isso mais divisão. Quanto mais fraco educacionalmente é um país, mais prolifera  “valores de rebanho”, que por sua vez geram uma cultura de massa. Isso é, exatamente, o que acontece a nível global e, principalmente, nos países que têm um baixo índice de desenvolvimento humano(IDH).


O EGOÍSMO DOS TIPOS NOBRES

A teoria sobre o egoísmo, colocada como um modelo absoluto para todas as pessoas do mundo, com a finalidade de evitar que o interesse de uma pessoa pudesse sobrepujar o da outra, constata-se que fica difícil solucionar esse problema. Nietzsche tenta solucioná-lo através do valor natural do egoísmo fundado na distinção de tipos ascendentes de indivíduos e de tipos decadentes. Desse modo, não considera a universalidade e sim, as individualidades criadoras.

 O egoísmo vale tanto quanto vale fisiologicamente aquele que o tem: pode valer muito, e pode carecer de valor e ser desprezível. Cada indivíduo pode ser examinado para ver se representa a linha ascendente ou a linha descendente da vida". (Nietsche, Crepúsculo do Ídolos, §33, p. 81, Cia das letras).

 “Para os indivíduos ascendentes “seu valor é efetivamente extraordinário” devido à consideração que esses tipos de indivíduos têm para com a vida como um todo” em função da totalidade da vida, que com ele dá um passo adiante “(Id. ibidem).

 Por outro lado, os indivíduos decadentes, vis, reles, plebeus têm um tipo de egoísmo doentio devido as suas ações ser de “utilidade estreita e mesquinha” eles representam segundo Nietzsche “o desenvolvimento para baixo, o declínio, a crônica degeneração e adoecimento, tem pouco valor”. (Id, ibidem). A defesa de Nietzsche está a favor do egoísmo dos tipos nobres porquê:

"grandeza da alma, envolve independência; mas sem grandeza espiritual, a grandeza de alma não é permitida; senão esta promove a sandice, até mesmo pelo querer beneficiar, como pelo seu exercer a “justiça”. Os espíritos menores têm de obedecer - portanto, não podem ter grandeza. "(Nietzsche, Vontade de Poder, §984, p. 479. Ed. Contraponto).

 


DECIDAMOS, ENTÃO!


A cada instante temos a potência de nos refazermos, reavaliando, reconstruindo. Há praticamente duas opções: ou nos engajamos nesse Eterno movimento, tornando-nos coparticipantes da vida em comunhão, ou nos tornaremos marionetes de forças alheias à nossa vontade e nos perderemos na inautenticidade!

FELICIDADE - Alegria e tristeza


Na concepção de felicidade avaliada por Nietzsche, devemos evitar qualquer ligação que possua algum objetivo utilitarista e finalista. Para ele felicidade é: " O sentimento de que o poder(potência) cresce , de que uma resistência é superada" (Cf. AC §2,p.11,Cia das Letras).Felicidade é, também, o compartilhamento da alegria usada no prólogo do Zaratustra referindo-se a parábola do Sol : " Grande Astro ! o que seria de tua felicidade se te faltassem aqueles que iluminas ?"(Nietzsche , Z, p.13.,Ed. Vozes).Enfim, para Nietzsche a felicidade está relacionada tanto à alegria quanto à tristeza tendo em vista a total a adesão ao mundo da vida, intrinsecamente ligada ao: Trágico, Eterno Retorno , Amor fati e a Transvaloração de todos os valores.


A FILOSOFIA E SEU ENSINO - CONTRASENSOS


Será que realmente podemos ensinar-aprender filosofia ? Para responder essa questão vamos ver o que diz dois Outsiders: Descartes e Nietzsche.
Primeiro Descartes, onde na Regra III escreveu: " E jamais seremos filósofos se houvermos lido todos os raciocínios de Platão e de Aristóteles , e nos for impossível ter um juízo firme sobre uma questão dada ; com efeito ,pareceríamos ter aprendido não ciências ,mas História”.(Descartes,Regras,p.411,ObrasEscolhidas.Ed.Perpesctiva,2010).Podemos concluir que para Descartes , aprender histórias equivale a aprender apenas narrativas e aprender "ciência" equivale a desenvolver uma atividade pensante livre, quer dizer, com autonomia.
Agora Nietzsche, em seu escrito, Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino:" foram introduzidas as investigações e as questões históricas, e mesmo as filológicas: agora se trata de estabelecer o que pensou ou não pensou este ou aquele filósofo, se é possível com razão atribuir a ele este ou aquele escrito, ou se esta ou aquela lição merece ser retida. Agora, nos seminários filosóficos das nossas universidades, os nossos estudantes são dirigidos a este tratamento neutro da filosofia ;por isso, desde longa data, adquiri o hábito de considerar esta ciência como um ramo da filologia e de avaliar seus defensores segundo sua qualidade, boa ou má, de filólogos. Em decorrência disso, a própria filosofia foi banida da Universidade"(Nietzsche, Escritos sobre a educação,p.128-129-Ed. Loyola)
Podemos concluir que Descartes e, principalmente,Nietzsche, nos faz perceber que houve um ocultamento, onde o "problema filosófico" é apenas mudado para um "problema histórico" havendo assim vãs disputas e estéreis discussões ,de modo que não se aprende a realmente a " pensar", em muitas Universidades.

ANTES QUE SEJA TARDE! 3


Pútridos Poderes Vermelhos
que ameaçam a Democracia
devem fracassar!
Em dívidas estão conosco.
Temos força e orgulho!
Chegou o momento do Ser
sobrepujar o Ter!

Unidos, dançando na chuva
Invernal,
Brotaremos uma nova Primavera,
Fazendo nosso Sol
brilhar novamente.
O momento urge mudanças
Estruturais.
Antes que seja tarde!

DE VOLTA , NOVAMENTE


Ficamos completos
novamente.
Você quebrou a corrente,
deixou-me levá-la
para o Alto.
Mais e mais.

O tempo mostrou
o que a dúvida
não conseguiu.
Rimos de tudo
Tudo tão lindo
Intensas emoções.

Nossas esperanças e
sonhos estão no ar.
De volta , novamente.
Nada mais importa!
Juntos somos mais fortes
Não, não vamos mais deixar
nada, nada de lado.

NIETZSCHE E O ANTISEMITISMO - Esclarecimentos


Apesar de toda a ferrenha crítica que Nietzsche fez aos judeus, ele não pode ser considerado como um pensador antissemita, como foi interpretado  erroneamente por "leitores apressados", inclusive pelos próprios nazistas que recebera de sua irmã , que se proclamou  sua herdeira cultural ,o aval de usar a obra do irmão para fins políticos. Ademais, é sabido que Nietzsche detestava e desprezava os antissemitas . Vejamos trechos do livro de Gilles Deleuze: Nietzsche e a Filosofia, onde, ele além de nos esclarecer, cita um fragmento póstumo do filósofo  e uma trecho de uma carta " Sabe-se que os nazis tiveram com a obra de Nietzsche relações ambíguas: ambíguas, na medida em que gostavam de dele se reclamar, mas não o podiam fazer sem truncar citações, falsificar edições, interditar textos principais. Em compensação, o próprio Nietzsche não mantinha relações ambíguas com o regime bismarckiano. Ainda menos com o pangermanismo e o antissemitismo .Desprezava-os, odiava-os. "Não frequenteis ninguém que esteja implicado nessa mistificação desavergonhada das raças". E o grito do coração: “Mas finalmente, que credes vós que eu sinto  quando o nome de Zaratustra sai da boca dos antissemitas”(p.190, Ed. Rés, Lisboa, s/d). Sabemos que ele teve vários amigos judeus, inclusive seu grande amor Lou Salomé era judia  e, também,  que ele se afastou de Wagner, por causa de  suas ideias antissemitas.

A OPÇÃO NECESSÁRIA


Optem por acreditar em verdades dogmáticas ou fazerem uma investigação acerca das coisas que vos são transmitidas para , assim, tornarem-se espíritos livres! Como bem escreveu George Orwell:" A liberdade de pensamento termina ali onde começa o dogma".

SÓ NOS RESTA ESPERAR


Justiça à esquerda ?
Justiça à direita ?
Justiça em nenhum lugar!

Traidores confundem e ameaçam
Detonando os anseios da Nação
Rasgando a Constituição
Aniquilando nossos sonhos de
Ordem e Progresso!

Aguardemos, Aguardemos!
Vivemos numa gravidade
Pensemos além
Vamos ir além
Quem sabe
Nosso Sol brilhará ,novamente,
Em uma inesperada Aurora?

A DESCOBERTA DO INCONSCIENTE


A  noção de inconsciente era conhecida antes de Freud por  Leibniz, já no século XVII ,quando afirmava que o percebido surge depois do que não está ainda percebido, como também, por uma seleta intelectualidade do séc. XIX. Todavia, muitos ainda acham que foi Freud  seu descobridor. Nietzsche, por exemplo, escreveu que não nos devemos deixar enganar pelas pretensões a uma  racionalidade objetiva, haja vista que "por baixo" da racionalidade humana encontra-se o irracional, quer dizer, uma enorme quantidade de emoções,desejos,paixões,etc. em total conflito. A nossa razão quer uma ordenação, todavia, essa ordem é , na maioria das vezes,  adesão a uma tradição. Sua proposta, consiste em submeter todos os valores criados pela tradição a uma genealogia para averiguar quais os valores  que afirmam uma vida ascendente, plena de impulsos criadores para a formação de uma Cultura elevada, quer dizer, uma Cultura que esteja em vigor valores não comuns,gerais,vulgares. Valores que reduzem ao um baixo denominador comum seriam eliminados, haja vista que a sociedade deveria fazer florescer e assim, prosperar a grandeza das individualidades criativas, onde a Política deveria ser dependente da Cultura, e não como ocorre,hodiernamente,onde a Cultura depende em demasia da Política!

FILÓSOFOS E CIENTISTAS VERSUS DOGMAS RELIGIOSOS


Os leigos em geral, consideram muitos filósofos e cientistas ateus e inimigos das religiões, sem antes examinar o que eles, realmente, disseram. O que os filósofos e cientistas criticaram, eram as diversas formas de autoridades cegas, fantasistas, antropomórficas e mágicas que se prolongaram durante milênios e se tornaram ,infelizmente , muito fortes até mesmo na atualidade .Todavia , as religiões que consideram a ideia de responsabilidade, de liberdade de consciência, de solidariedade ,de tolerância, etc. têm muito em comum com o modo de pensar da grande maioria dos filósofos e cientistas, justamente, porque eles repugnaram as perseguições religiosas, as fanáticas Cruzadas, a Inquisição e outros absurdos cometidos pelos membros de instituições religiosas ditas "cristãs”. Já faz algum tempo que nós sabemos que elas foram formas de "falsa" religião. Desse modo, reabilita-se o ponto de vista dos filósofos e cientistas como sendo corretos e necessários para uma transvaloração de ideias ,de crenças e de valores.

NÃO CONFUNDIR


Nietzsche nos alertou para não confundir os ensinamentos de Jesus Cristo com o Cristianismo, que é para ele o oposto de tudo que Jesus Cristo queria. " É preciso não confundir o cristianismo, enquanto realidade histórica, com essa raiz única que se apresenta em seu nome. Há outras raízes , das quais ele nasceu, e bem mais poderosas. É por um abuso inacreditável que as formas decadentes e aberrantes que se chamam igreja cristã, fé cristã e vida cristã se adornam com esse nome sagrado. O que é que Cristo negou ? Tudo o que, presentemente, tem o nome de cristão".(Nietzsche, VP., Vol. 2, pg. 109,Ed. Rés). Além da ênfase de que o evangelho seja uma prática "apenas a prática cristã, uma vida tal como a viveu aquele que morreu na cruz, é cristã...Ainda hoje uma vida assim é possível... Não uma fé, mas um fazer" (Id.,AC.§39,p.45,Cia das Letras).

UM DETALHE SOBRE O ATO DE PENSAR


Para a atividade pensante, a ação deve ser valorada primeiramente e, somente após, o autor. Apenas adquirimos consciência através do ato de pensar. Não é o sujeito que forma a consciência, ela é um epifenômeno, quer dizer, ela e um fenômeno secundário, um acessório. É o ato de pensar que faz o sujeito e, portanto, a consciência.

SOBRE O TERMO "ANTICRISTO" USADO POR NIETZSCHE


É sempre importante ressaltar que o cristianismo combatido por Nietzsche não é o de Jesus Cristo, porque ele estava além do “ódio, do ressentimento e da vingança”. Ele esclarece isso no O Anticristo, onde atribui ao apóstolo Paulo a invenção da cristandade por ter sido o principal responsável pela propagação do "ressentimento ,ódio e vingança",  como também com o " argumento do além-mundo", que corrompeu a moral da civilização ocidental com a ideia de medo, esperança suscitados pelas noções de "vida eterna" e "juízo final" .  Enfim, o cristianismo segundo Nietzsche deveria ser chamado de Paulinismo , porque foi o oposto de tudo o que Jesus pregava, sua crítica é direcionada aos cristãos e não a Cristo, é justamente nesse sentido que o termo Anticristo foi empregado por Nietzsche como "anticristão" e não, como a grande maioria interpreta Nietzsche como  um opositor do Cristo.
(Cf. AC§39-47).

NOVOS RUMOS PARA A FILOSOFIA


Existe um movimento, embora lento, de resgate da ideia de filosofia como treinamento de si que ocorreu na Grécia Antiga. O cerne do treinamento tem como base melhorar o nosso autocontrole, para haver um maior rendimento através da disciplina em várias de nossas atividades cotidianas, uma das virtudes dessa volta a Ascese (treinamento) é porque não separa a filosofia e a vida.

UM POUCO DE CINISMO FAZ BEM


Sabemos que a rigidez dos costumes nos deixa neuróticos e pode prejudicar nossa saúde e, inclusive, nos matar, se seguirmos as regras sociais de modo estrito. Historicamente, o cinismo através de Diógenes, contribuiu para resgatar a nossa animalidade através da tentativa de derrubar o muro que existe entre o público e o privado. Conta-se que um discípulo dele conhecido por Crates soube que um jovem chamado Metrocles, havia soltado um flatus durante um importante evento social, isso fez com que ele ficasse tão horrorizado pela gafe que se trancou em casa e estava decidido a cometer suicídio. Crates foi visitá-lo e ao vê-lo, soltou um flatus de modo brincalhão e tranquilo. Isso fez com que Metrocles desistisse da ideia de se matar e passasse ser um cínico. Há relatos de pessoas que se privaram de soltarem flatus e que por isso, morreram; não de suicídio e sim, por causa de um nó nos intestinos.

CONHECIMENTO SILENTE


Existe uma forma de conhecimento de ultrapassa todas as formas de linguagem, esse conhecimento habita silenciosamente em nós, mas para alcançar esse conhecimento temos que fazer um trabalho sobre si, e esse trabalho pode levar muito tempo. Uma coisa é certa: temos que fazê-lo para nos tornar ,cada vez mais despertos, e fluirmos como espíritos livres.

TRABALHO SOBRE SI MESMO


A sociedade, através das instituições de ensino em geral nos ensina a trabalhar para os outros, esse trabalho é um trabalho mecânico e pode, apenas, proporcionar um crescimento material. Devemos também, principalmente, aprender a trabalhar para nós mesmos, através do trabalho voltado para o si(self).O trabalho sobre si envolve ,essencialmente, a consciência da mudança constante, através da superação de nós mesmos, como também das coisas que vivemos, relacionamos, etc. Esse trabalho nos engrandece, nos consolida, para haver sempre uma superação e tentativa de irmos além do humano!

RECONCILIAÇÃO COM O TEMPO


No Zaratustra, com o anúncio do “além-do-homem” concebido como superação de si mesmo, Nietzsche proclama a transcendência no nível existencial individual, diante da impossibilidade de defini-lo através de conceitos. Portanto, é através da vontade criadora que o homem deve se libertar e se redimir do tempo. Diante da impossibilidade da reversão do tempo, ele nos ensina a fazer as pazes com a temporalidade , quando nos convida a afirmar e transformar o "Assim foi " (Passado) em "Assim eu o quis" (Afirmação do tempo passado) e, desse modo, superar a distinção entre Tempo(Cronos) e Eternidade(Aión), através do "Eterno Retorno".

RADICALISMO ARISTOCRÁTICO


George Brandes, um filósofo Dinamarquês, certa vez disse que a filosofia de Nietzsche era um "Radicalismo Aristocrático”. Nietzsche tomou conhecimento desse dito, e retrucou dizendo que essa era a frase mais inteligente que ele havia escutado sobre sua filosofia. Vejamos a confirmação através de um aforismo: “O que pode ser pago não tem valor nenhum. Eis o credo que eu estampo na cara dos espíritos mercantis” (Frag. Póstumos 1885-87).