Será que realmente podemos
ensinar-aprender filosofia ? Para responder essa questão vamos ver o que diz
dois Outsiders: Descartes e Nietzsche.
Primeiro Descartes, onde na Regra
III escreveu: " E jamais seremos filósofos se houvermos lido todos os
raciocínios de Platão e de Aristóteles , e nos for impossível ter um juízo
firme sobre uma questão dada ; com efeito ,pareceríamos ter aprendido não ciências
,mas História”.(Descartes,Regras,p.411,ObrasEscolhidas.Ed.Perpesctiva,2010).Podemos concluir que para Descartes , aprender
histórias equivale a aprender apenas narrativas e aprender "ciência"
equivale a desenvolver uma atividade pensante livre, quer dizer, com autonomia.
Agora Nietzsche, em seu escrito,
Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino:" foram
introduzidas as investigações e as questões históricas, e mesmo as filológicas:
agora se trata de estabelecer o que pensou ou não pensou este ou aquele
filósofo, se é possível com razão atribuir a ele este ou aquele escrito, ou se
esta ou aquela lição merece ser retida. Agora, nos seminários filosóficos das
nossas universidades, os nossos estudantes são dirigidos a este tratamento neutro
da filosofia ;por isso, desde longa data, adquiri o hábito de considerar esta
ciência como um ramo da filologia e de avaliar seus defensores segundo sua
qualidade, boa ou má, de filólogos. Em decorrência disso, a própria filosofia
foi banida da Universidade"(Nietzsche, Escritos sobre a
educação,p.128-129-Ed. Loyola)
Podemos concluir que Descartes e, principalmente,Nietzsche,
nos faz perceber que houve um ocultamento, onde o "problema filosófico"
é apenas mudado para um "problema histórico" havendo assim vãs
disputas e estéreis discussões ,de modo que não se aprende a realmente a "
pensar", em muitas Universidades.
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