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O CONHECIMENTO QUE REALMENTE IMPORTA

Uma das coisas mais importantes é conhecermos a nossa história pessoal, e nos libertarmos dos "grilhões que forjaram nossas mentes " como escreveu W. Blake .A história que conhecemos através das mídias é um "grilhão" a mais, uma inautenticidade a ser deposta, para efetivamente nos libertarmos e criarmos nossas vidas com autenticidade.

TRÊS GRANDES HUMILHAÇÕES FEITAS AO HOMEM

Freud detectou três principais humilhações feitas ao ser humano na cultura ocidental: a primeira foi através de Copérnico ,quando constatou que o sol não girava ao redor da terra; a segunda foi através de Darwin, quando ele descobriu que o Homem descendia do macaco; a terceira foi executada pelo próprio Freud,quando da "descoberta" do inconsciente , onde o próprio Homem não era mais senhor em sua própria casa, porque a consciência era apenas uma pequena parte, de um todo que repousava na inconsciência . Dessa tríplice humilhação , a maior foi feita por Freud porque deu um grande golpe  psicológico na alma do homem, abalando-o profundamente.

ELOGIO À POESIA

Oh! dimensão
sombrejante do Ser
Nunca real, sempre

obnubilada
O não Ser flui no

rio Heraclítico
O Ser sempre

se esconde.

Em vão, toda filosofia
tenta desvelá-lo!
Em um mundo

de sombras
Só a poesia irá,
desvelar,
o Ser tão procurado.

ELOGIO À NOITE

Com o adormecer do sol,  a escuridão benfazeja nos acalma.Os ruídos amenizam-se trazendo de volta:a meditação,a paz,a harmonia, que o despertar do sol rompe.

ESTEJAM PRESENTE " Em todo lugar em que você estiver, lembre-se de você"(Gurdjieff)

Mantenham-se conectados
Aqui e agora.
Percebam com distinção!

A diferença entre tudo que há
Escutem seus espelhos
vivos do universo:
Mônadas!
 
Abram espaço para
suas emoções
Só vocês sabem!
Falem
Estou presente ,
Sempre e diferente.
Esperando
Continuamente.

CETICISMO NECESSÁRIO

David Hume,escreveu em seu principal livro: Tratado da Natureza Humana que:" só podemos ser filósofos sobre princípios céticos". O espírito dogmático é anti-filosófico por excelência, porque reduz a multiplicidade do Mundo da Vida a um único princípio que poderia explicar todas as coisas, matando exatamente o livre exercício do pensar e, por consequência, a Filosofia.

CONEXÃO DIGITAL- QUALIDADE DE VIDA EM JOGO

As "vitrines do mundo virtual" estão conectando nossas mentes de um modo automático, onde  a "eterna dança digital" pode  nos conduzir ao desconhecimento de diversas oportunidades perdidas que nunca veem a luz do dia!Muitas vezes, nada de vida nova, apenas conexões ininterruptas que nos faz  esquecer o vínculo fundamental entre a utilidade ou não de estar em rede e a  nossa importância existencial .Isso é que  deverá sempre estar em jogo ! A maximização digital deverá nos conduzir, também, para uma  crescente maximização existencial, onde a nossa qualidade de vida deverá sempre ser superior, para não ocorrer uma maximização digital e uma minimização existencial. 

EM BUSCA DE ELEVAÇÃO

Quando tentamos
e não  conseguimos 

elevação.
É chegada a hora para 

outro estado mental,
criando novas dimensões.


Nascemos para vencer.
Em breve , uma nova flor
irá se abrir, numa Torre,

sinalizando novos horizontes.

Temos o poder
e os nossos direitos,
apesar dos erros.
Sem mais explicações
criaremos uma nova dimensão,
fazendo amor em direção
à perfeição.

VIVER BEM , SEGUNDO SPINOZA

Segundo Spinoza,o ser humano necessita apenas de  três objetos principais  para viver bem em uma vida pautada na sabedoria.
" Tudo o que desejamos honestamente se reduz a esses três objetos principais, a saber, entender as coisas por suas causas primeiras, dominar as paixões e adquirir o hábito da virtude , finalmente, viver em segurança e com um corpo são"
(SPINOZA , Tratado Teológico Político, p.32, Ed. Perspectiva)

DESEJOSA ESPERA


Sei que esperas 
por mim.
Seus olhos, 
ansiosamente,
observam
a chegada do momento
oportuno!

Captando os sons

das músicas que escutamos:
O puro Rock'n'Roll
Você com seus 
olhos mostra,
Saudade, seguranca e esperança.

Tenha certeza, porque em mim,
você vai encontrar seu coração.
Juntos, iremos em silêncio,
de forma inesperada
ao nosso próprio encontro.
 
Aguarda meu carinho
e caloroso convite!
Com suaves beijos
em seus lábios
sedentos
Iremos nos extasiar.
Com a sagrada comunhão! 

FINAL DE INVERNO

Sol e frio
Tempo de se renovar!
Uma nova aurora
no céu azul
Um novo horizonte
Nos chama.

No meio-dia
de novas vidas
Livres nos encontramos
Encontro marcado
e selado pelo destino.

Agora vamos caminhar
nas montanhas
Ar puro emanando no ar
nos renovando para
nossa primeira Primavera
juntos.




 

ANTI- ACADEMICISMO

Faz-se presente logo no início da Segunda Consideração Intempestiva o caráter anti-acadêmico do pensamento de Nietzsche, quando ele cita um trecho de uma carta entre Goethe e Schiller,criticando um saber dissociado da Vida , porque apenas um saber que vivifica a Vida, deverá ser considerado positivo.
A história deve ser apenas considerada quando serve à Vida, quando cria valores novos, remetendo ao passado somente eventos que a glorificaram.A história vista de uma maneira científica , a história vista como um processo teleológico deve ser desconsiderada, " o passado e o presente são um e o mesmo".A  história não tem finalidade,faz-se mister executar o salto, fazendo projeções conduzindo a um aumento da "força  plástica",quer dizer, da força criativa de novas possibilidades.

NIETZSCHE E A HISTÓRIA

Na Segunda Consideração Intempestiva, Nietzsche faz uma crítica ao excesso de conhecimento histórico relacionado a vida:" impulsionar a história a serviço da vida!"(NIETZSCHE, 2ª Intempestiva,p16,Ed. R. Dumará). Apesar do homem não poder viver sem história , faz-se necessário e salutar um modo de vida em que o homem possa viver a-historicamente, porque a própria vida depende do esquecimento:" o histórico e o a-histórico são na mesma medida necessários para a saúde de um indíviduo,  de um povo e de uma cultura." (NIETZSCHE,Id. Ibidem,p.11) .Assim , a  história apenas faz sentido se tiver uma relação direta com a vida, onde essa relação se dá  entre Esquecimento,Vontade,Instante,Passado e Força histórica.Tanto a vida histórica quanto a não histórica estão demarcadas pelo Tempo; através da História ocorre a fixação do Homem diante do Devir.A proposta de Nietzsche é a de criar um novo modo de ser do homem diante da História através da Força Plástica ativa, quer dizer, o poder de crescer  em si e  a partir de si mesmo e de cicatrizar feridas , ela dá a medida com relação a consideração ou o desprezo pela história onde faz-se necessário dar o salto (abstrung) percebendo que a história não tem finalidade . A "filosofia" é um percurso de Platão até Hegel,inicia-se com a ideia de Bem de Platão e termina com o "conceito que pensa a si mesmo"ou seja,  o Absoluto de Hegel.A crítica de Nietzsche é ao historicismo e não a história em si mesma, porque ele a considera como reino do "acaso" onde existe uma Tragicidade e não uma Teleologia. Por isso,  Nietzsche tenta resgatar a sabedoria dos filósofos trágicos antes de Sócrates, onde  o tempo era considerado como Eternidade (Aión) onde  não havia uma esfera transcendente,porque a Natureza (Physis) abrangia tudo.

DESEJO

Essência humana
que luta contra a dor.
Vive cada instante,
transfigurando-se

no prazer!
Através de sua pureza
brota-se uma nova vida
com amor e êxtase.
Nos conduzindo,

sempre mais e mais
Ao encontro da fonte,
reluzente do Ser!

EM BUSCA DE CONFIANÇA

Nos sonhos perdidos
de confiança,
procuro em minha mente.
E apenas lembro-me

de mentiras.

Os impasses já se foram.
Afinal, foi tudo mentira!
Em nada mais confio
Devo confessar.


Verdades distorcidas
Coisas que ficaram...

Sem confiança
Em busca de confiança
Sigo meu caminho.

MUNDO PLENO E RARO

O mundo da vida é pleno de beleza e raro de momentos mágicos reveladores.
Quem já viveu momentos descomunais sabe muito bem da raridade desses momentos. Muitas vezes temos pensamentos, intuições etc. que apenas ocorrem uma vez, daí a necessidade de sempre andarmos equipados para fazermos anotações.

A APOSTA DE PASCAL

Antes de se ser um devoto cristão, Blaise Pascal era um jogador de dados, além de um grande polemista e místico. Criou uma teoria das probabilidades ,onde desenvolveu um modo de determinar o valor monetário de uma aposta, fundamentando-as nas probabilidades. Ele afirmava que crer em Deus ou não, era como fazer uma aposta, se crermos em Deus, ganhamos mesmo que ele não exista; se não crermos perdermos mesmo que ele exista ou não. Einstein afirmou: "Deus não joga dados com o mundo" e para ele não  importaria o fato de que nós apostássemos se acreditamos nele ou não. Essa aposta não é, de forma alguma, uma prova da existência de Deus, ela é uma forma de motivar para convencer os incrédulos a acreditarem em Deus, todavia, esse argumento é moralmente dúbio, Voltaire o censurou severamente. Ele é também, teologicamente blasfematório, haja vista que envolve a crença em Deus  numa questão probabilística. Segundo Walter Kaufman, a objeção mais contundente feita a Pascal é a de que não podemos simplesmente escolher crer em alguma coisa porque seria vantajoso. Outra objeção é a de que a crença não está dentro do nosso controle racional, todavia, pensamos que podemos adotar uma crença, mas realmente a crença vai além da razão.

NIETZSCHE E O DEVER

Nas três dissertações da Genealogia da Moral, Nietzsche executou uma crítica genealógica da oposição " bem/mal,bom/ruim", da culpa e dá má consciência e na terceira, dos ideais ascéticos, faltando uma genealogia de um conceito muito importante da ética moderna, o  conceito de dever, que apenas nos fragmentos póstumos foi colocado segundo a citação:
 
" O problema "tu deves":uma inclinação,que não sabe se fundamentar,de modo semelhante ao que acontece com o impulso sexual, não deve cair sob
a condenação dos impulsos;ao contrário, ela deve ser seu medidor de valor e seu juiz!"(F.P.1885-1887,p.232,Forense,2013).
 
Seguindo o fio condutor de seu mestre Schopenhauer , que já havia criticado o conceito de dever em Kant em seu livro "Sobre o fundamento da moral", Nietzsche ratifica sua crítica, identificando a origem teológica e o desmascara igualando-o ao Decálogo, porque o conceito de dever não é livre, quer dizer, ele é heterônomo, disfarçado por Kant em autonomia da vontade .Para Nietzsche o "tu deves" deve ser criado a partir de nós mesmos , para assim criarmos o nosso destino , sendo nós mesmos "os medidores e os juízes", sermos supramorais ,quer dizer, estabelecer-se no comando de sua consciência e assim, ter uma liberdade capaz de fazer promessas . Nietzsche não está declarando estas condições de uma forma relativista, na qual todos os homens possam criar seus próprios costumes; em vez disso, ele está reconhecendo uma escolha para viver moralmente sem a influência de decisões externas, isso é ser supramoral, além da moral.

NOVOS RUMOS

Amanhece renovada
com novo semblante.
Vibrando em alta
frequência
vibrações amorosas
sorrindo esperançosa.

Um novo dia
abre seu coração,
que agora compreende
livre como um pássaro
nosso sublime desejo
de união.

Seu reflexo em águas tranquilas,
comandam agora seu coração.
Com sabedoria e discernimento
consegues lidar com novas
marés.

Na carruagem dos
teus sentimentos,
segues segura sem hesitar.
Abraçando com ternura
novos rumos que a vida
lhe dá.


FILÓSOFOS E CIENTISTAS VERSUS DOGMAS RELIGIOSOS

Os leigos em geral, consideram muitos filósofos e cientistas ateus e inimigos das religiões, sem antes examinar o que eles, realmente, disseram. O que os filósofos e cientistas criticaram, eram as diversas formas de autoridades cegas, fantasistas, antropomórficas e mágicas que se prolongaram durante milênios e se tornaram ,infelizmente , muito fortes até mesmo na atualidade .Todavia , as religiões que consideram a ideia de responsabilidade, de liberdade de consciência, de solidariedade ,de tolerância, etc. têm muito em comum com o modo de pensar da grande maioria dos filósofos e cientistas, justamente, porque eles repugnaram as perseguições religiosas, as fanáticas Cruzadas, a Inquisição e outros absurdos cometidos pelos membros de instituições religiosas ditas "cristãs”. Já faz algum tempo que nós sabemos que elas foram formas de "falsa" religião. Desse modo, reabilita-se o ponto de vista dos filósofos e cientistas como sendo corretos e necessários para uma transvaloração de ideias ,de crenças e de valores.

PLATÃO, DITADOR DE UM ESTADO TOTALITÁRIO IDEAL ABSURDO

Para Platão, uma cidade ideal deve estabelecer um rígido domínio sobre a vida de seus cidadãos, rejeitando os poetas ,  expulsando-os da Polis ,etc. Dentre muitos outros absurdos, determina que todos os cidadãos se submetam a sua idealidade teórica fundada em um bem comum ,totalmente utópico, porque cria um Estado totalitário , na crença de que a justiça é sempre maior no Estado. Segundo ele, a lei em si não favorece os cidadãos considerados como unidades sociais, a não ser que esses se submetam docilmente aos ditames desse Estado, o que é uma utopia irrealizável . Não esqueçamos que a palavra UTOPIA deriva de U-TÓPÓS , significando em lugar nenhum.

FORÇAS POSITIVAS (ATIVAS)

Com a força do amor, do esquecimento , da alegria e da paz ,poderemos recuperar o tempo perdido, apesar de todas as perdas.

SENSIBILIDADE

Nossa sensibilidade é o nosso sentimento mais profundo, foi muito desvalorizada por nossa cultura extremamente racionalista. Ela também é eficaz para encontrar os caminhos e as possibilidades que temos para executar, apesar do jogo caótico, contingencial cotidiano que se manifesta no Mundo da Vida. Com a ajuda da Autorreflexão direcionamos caminhos inusitados, no êxtase da caminhada, a volta sem "nada" para o eterno caminhar, nos coloca sempre em movimento em um jogo que nunca para, através do diálogo, criando uma experiência ímpar, através do mundo, proporcionando uma constante criação de valores novos.

UM EXAME DE SABEDORIA

Um posicionamento ideal que podemos fazer para verificar se somos suficientes maduros ou não, seria aplicar uma máxima de William James que diz que sabedoria é: " a arte de saber o que deixar de lado"

UM TIPO DIFERENTE DE EGOÍSMO, O EGOÍSMO DOS NOBRES

Sendo tradicional a teoria sobre o  egoísmo, colocada como um modelo absoluto para todas as pessoas do mundo, com a finalidade de evitar
que o interesse de uma pessoa pudesse sobrepujar o da outra, fica difícil solucionar esse problema. Nietzsche ,tenta solucioná-lo através do valor natural do egoísmo fundado na distinção de tipos ascendentes de indivíduos e de tipos decadentes.Portanto, não considera a universalidade e sim, as individualidades criadoras.

" O egoísmo vale tanto quanto vale fisiologicamente aquele que o tem: pode valer muito, e pode carecer de valor e ser desprezível. Cada indivíduo pode ser examinado para ver se representa a linha ascendente ou a linha descendente da vida" (NIETZSCHE, Crepúsculo do Ídolos, §33, p. 81 , Cia das letras)
Para os indivíduos ascendentes " seu valor é efetivamente extraordinário" devido a consideração que esses tipos de indivíduos têm para com a vida como um todo " em função da totalidade da vida, que com ele dá um passo adiante"(Id. ibidem )

  Por outro lado ,os indivíduos decadentes, vis , reles , plebeus têm um tipo de egoísmo doentio devido as suas ações serem de "utilidade estreita e mesquinha" eles representam segundo Nietzsche " o desenvolvimento para baixo, o declínio, a crônica degeneração e adoecimento , tem pouco valor".(Id, ibidem). A defesa de Nietzsche está a favor do egoísmo dos tipos nobres porque:
"grandeza da alma ,envolve independência; mas sem grandeza espiritual, a grandeza de alma não é permitida; senão esta promove a sandice,até mesmo pelo querer beneficiar, como pelo seu exercer a "justiça. Os espíritos menores têm de obedecer - portanto, não podem ter grandeza."(Nietzsche, Vontade de Poder, §984, p. 479. Ed. Contraponto).

LIBERDADE DE PENSAR / LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Considerando o pensamento como um "diálogo interior" que podemos exercer livremente, mesmo na ocorrência de um entrave na sua expressão, então , podemos dizer que ele é o nosso inviolável santuário da nossa liberdade interior, porque sempre está protegido através do silêncio, da solidão, etc.
De um modo geral , apenas caracterizamos o pensamento pela
sua interioridade, contrapondo-o à sua expressão linguística, todavia esta é apenas uma das suas determinações. Na 2ª Meditação, Descartes nos diz em que consiste o  pensar: "duvidar, conceber, afirmar ,negar , querer, não querer, imaginar e sentir"(Cf. 2ª Med. p.130,Ed.Bertrand Brasil). Pelo fato de não podermos manter vivos , fora da liberdade de expressão, essas dimensões do pensamento, podemos dizer que não há verdadeira liberdade de pensar sem a liberdade de expressão, contudo, não devemos confundi-la com a libertinagem total de exprimir seja que opinião for, quando ela está sob a égide das leis.

LUTAS PARA COM O FUTURO

Nós, na maioria das vezes, estamos sempre imersos em circunstâncias particulares,  tais como: o que fazemos ,onde  e como vivemos, em coisas que acreditamos, etc.. Podemos aceitar ou não essas circunstâncias , e através de nossa criatividade mudá-las, aonde surgirão novas possibilidades gerando conflitos com nossas circunstâncias atuais. Nossas vidas serão sempre construídas, com uma série de lutas para com o futuro. Portanto, cabe a nós fazermos uma reconsideração de todas nossas circunstâncias para mudá-las e assim, sairmos do "Círculo vicioso", aprendendo com os erros de escolhas ruins.

AUTOIMPORTÂNCIA - Um desperdício .

A auto-importância é uma de nossas maiores ilusões, porque nos faz sentir ofendidos tanto pelos atos , quanto pelas omissões de nossos semelhantes, justamente, porque ela dissipa nossa energia desnecessariamente,  desperdiçando nosso tempo, nos mantendo em estado de autoengano e de "sono". Somente a força construtiva do "esquecimento" nos faz despertar e seguir em frente.

ARTE E VIDA

Sócrates e Platão, ao desvalorizarem a aparência, são para Nietzsche inimigos da arte e anti-gregos, e por consequência "inimigos" da Vida. Nietzsche ao recusar a Metafísica fundada na crença em um além-mundo verdadeiro, afirma a Vida, incondicionalmente, na sua força de sua ilusão. O filósofo, portanto, torna-se artista, onde sua experiência tem semelhança com dos os gregos áticos , a quem Nietzsche chama-os de trágicos. Nietzsche, não coloca a aparência no lugar do ser:
 
"Deveríamos respeitar mais o pudor com que a natureza se escondeu por trás de enigmas e de coloridas incertezas. Talvez a verdade seja uma mulher que tem razões para não deixar ver suas razões?"(NIETZSCHE. Gaia Ciência. Prólogo:§-4).
 
Sendo a Verdade", a Vida, possivelmente uma "mulher", em sua dissimulação ela esconde e diz que não há "Verdade" atrás da aparência. A própria aparência não é o contrário da Verdade e sim sua adequada expressão .Para ele, não há Verdade, nem real, em sentido absoluto, categórico, nomológico . O mundo é uma construção nossa, onde a Arte tem a função de engrandecer a vida e estabelecer um pleno estatuto ontológico, por ser ela mesma, ilusão, jogo, aparência criadas pelo homem, que se torna:artista, criador dotado de pés leves e alados, tal como Hermes, o mensageiro de Zeus.

GRANDE ILUSÃO

Uma das grandes ilusões da modernidade é  utilizar-se da ciência com pressupostos anteriores a ela ,como ela fosse "moderna".
Outra ilusão, seria acreditar objetivamente na ciência em um sentido nomológico ,quer dizer, com leis absolutas. A ciência é um cálculo de probabilidades , sendo considerada por Nietzsche  como uma "crença forte". As principais questões filosóficas não estão no rigor da comprovação científica, elas estão na multifacetada existência do mundo da vida ,podendo apenas serem vivenciadas.

METAMORFOSE NIETZSCHEANA

Precisamos efetuar as
três metamorfoses!
Camelo, Leão e Criança.
Carregando,

Conquistando ,
Brincando.

No devir...

contingências!

O Camaleão ladino dança

a canção do Sim e do Amém.
Momentos de renovações.
Total afirmação dos instantes
Transmutando-se !

IMAGINAÇÃO E CONHECIMENTO

Sem o poder criativo da  imaginação, não poderíamos pensar de modo eficaz, e consequentemente, não poderíamos conhecer nada. O pensamento necessita da imaginação para realizar qualquer coisa.Como bem percebeu A. Einstein: " A imaginação é mais importante do que o conhecimento".

INTELIGÊNCIA MULTIFACETADA

A inteligência é uma das habilidades da nossa mente que compreende e encontra caminhos para uma determinada situação problemática. Nossa cultura ocidental supervalorizou a inteligência lógico-matemática, em detrimento das outras . Sabemos hoje que existem vários tipos de inteligência. Podemos atualmente dizer que ser inteligente é perceber a incomensurabilidade gnosiológica, e assim, abandonar velhos paradigmas, ampliando nossa consciência sem preconceitos epistemológicos e desse modo, direcionarmos em direção as "infinitas! possibilidades que existem no mundo da Vida.

VIDA COMO OBRA DE ARTE

Através da estética, o homem pode dar uma forma bela e boa a sua vida, unindo teoria e prática, fazendo a reunificação do belo, do bom e do bem, e assim, reencontrar o ideal Grego da verdadeira educação visando a formação geral do homem. Fazendo bem para estar bem.

NOSSA GRANDEZA

Todos nós temos uma grandeza e importância ímpares. Cabe a nós descobrirmos para desfrutarmos  a vida levemente. Um sinal que estamos no caminho correto, consiste em observar nosso estado de ânimo, estando de acordo conosco, atingindo um estado de harmonia interior . Para isso, o mais importante é não fazermos comparações. "Nada há igual a nada."

MÚLTIPLOS CAMINHOS


É uma longa jornada,
para um lugar desconhecido.
O Tempo comanda o percurso.
Todos nós caminhamos para lá.


Através dos milênios:
Círculos, Anéis, Arco-íris ,
Reviravoltas e Espirais,
movimentaram e pavimentaram
os múltiplos caminhos.

Segurem vossas cabeças
E olhem para fora,
a Vida caminhando
como um dia de sorte!

Não importa , há muitas estradas.
Caminhos para todos os caminhantes.
A alegria será nossa sagrada oração!
O fim, será um novo começo.
Eternamente,
A nossa viagem prosseguirá!

EU ACREDITO

Não me ofereça fé.
Eu tenho a que preciso.
Minha fé está voando alto!...

Acima das montanhas
livre como um pássaro.
voando contra a Corrente.


O que nós precisamos é confiar,
nos manter vivos e aquecidos.
Ajude-nos a fazê-lo durante a noite,
Noite adentro!


Meu reflexo em você
vidas paralelas.

Voando na velocidade da luz pelo tempo,
temos que parar pra descansar.
Temos que parar a Corrente...
Antes que o nonsense ria por último.
Conto com você.
Eu acredito!

 

AO DESCONHECIDO

Percorrer novas estradas.
Nunca com a mente fatigada.
Em um mundo mentido...
Resta nos levar ao banquete prometido!
Fracos contatos parcos...
Muitos para o além
Desperdiçados.


Em vão,
Nutrimos esperança
à procura da Eternidade.
No devir...
Incertezas.
Momento trágico:Total afirmação
dos Instantes.

NIETZSCHE E A POLÍTICA

Os ignorantes costumam desprezar o que não pode , pelo menos, ser um pouco compreendido.O fato de que o pensamento de Nietzsche foi desprezado, todos nós já sabemos.
Nietzsche, não elaborou sistematicamente uma teoria política,todavia, não deixou de refletir sobre os tópicos principais da filosofia política. Em sua concepção política: moral e religião estão inerentemente ligadas, sendo tomadas como objeto de sua crítica aos valores estabelecidos.

A "grande política" é mais uma proposta dele para superar o niilismo passivo da democracia hodierna que nega uma participação efetiva do cidadão ,como já ocorreu na Grécia ática.A democracia moderna é para ele uma "mediocracia" ,ou seja, o governo dos medíocres, nivelando por baixo a sociedade para se manter no poder. Com a "grande política" ele postula uma "classe" de filósofos-legisladores, que irão transmutar os valores estabelecidos pela "moral de animal de rebanho" colocando a Cultura em um patamar superior ao da Política, quer dizer, a Política deverá servir a uma Cultura elevada. Não será necessário destruir totalmente a democracia, todavia ,será preciso reformulá-la , ou seja " não igualar o desigual", nem nivelar por baixo a sociedade como faz a democracia moderna . Em qualquer organização social, o estabelecimento de hierarquias é um fato inquestionável e inevitável. Ele pretende acabar com a farsa, da igualdade de todos os homens. Verdadeiramente, nada há igual a nada, a ideia de igualdade é, paradoxalmente, uma invenção das classes dominantes para manter o poder sobre as dominadas, nivelando a sociedade por baixo.

CIVILIZAÇÃO E CULTURA - Diferenças

A palavra civilização supõe uma relação  exclusiva entre civis, contendo uma ideia de "avanço", de uma sedimentação dos valores
 numa determinada cultura. Desse modo, podemos falar de uma cultura Pop, não sendo possível conceber uma civilização Pop. A civilização é o vir a ser da cultura, a cultura é apenas virtualmente civilização, havendo portanto a necessidade de uma "Forma", todavia, não podemos usar nenhum critério sob a pena de cairmos em exclusão, etnocentrismo, etc. Assim, ser civilizado implica em superar essas aporias e, hodiernamente ,implica mais e mais, no respeito e cuidado com a Natureza

SEM LIMITES

Tudo são conjecturas.
Nada é o que é.
Indicações sinistras...

Invadem nossas mentes.


A incomensurabilidade
reina no mundo da Vida.
Do Ser, do Não Ser
Ao Nada.


Autocriação e aniquilamento.
Eterno mistério da Vida
Eterno retorno do devir.

O VOO DE SAMSARA

Voar, Voar.
Com olhos de Águia
Para nas alturas...

brilhar, brilhar!


Nunca descer
E se acontecer...
Abismos, enfrentar!


Penetrá-los noite adentro...
Acordar ao Meio-Dia.
Com júbilo , devaneios,
E projetos para realizar!
Libertando-se, libertando-se
Do ciclo de Samsara.
Voando ,Voando .

DELEITES

Clara como a noite
Linda como o dia!
Em teus braços encontrarei ...

Nossa Comunhão.


Bela como a noite!
Nua em sua solidão...
Convida-me
Para nossa Comunhão.


Pura como a Luz...
Silente e ardente.
Espera-me para
Mais um deleite
Nossa Comunhão.

 

ELIMINAR OS OBSTÁCULOS

A grande força que emerge diante de um obstáculo qualquer, deve se fazer valer para aniquilá-lo,pois, sabemos que a energia emerge dos contrários.

O AMOR

O amor sempre inspirou poetas e filósofos de todas as épocas. "Amar é regozijar-se" escreveu Aristóteles, na Ética a Eudemo.Podemos afirmar que o amor está relacionado intrinsecamente com a felicidade. Para Nietzsche, o amor nos faz amar a vida " Amamos a vida não porque estamos acostumados a viver, mas porque estamos acostumados a amar"(Frag. Póst.1882). Para Platão, o amor é condição sine qua non da felicidade."A nossa espécie só poderia ser feliz com uma condição: realizar as nossas aspirações amorosas"(Banquete). De todas as definições a mais bela, só poderia ser de um poeta do romantismo alemão,Friedrich von Hardenberg, conhecido por Novalis," O amor é a finalidade última da história universal, o amém do universo"(Fragmentos).

SEMPRE LEMBRAR-SE

Em nosso dia a dia, sempre nos esquecemos que não podemos ser felizes o tempo todo.Isso faz com que idealizemos a vida de uma maneira não autêntica, esquecendo seu aspecto, fugaz e trágico.Fazemos projetos para o futuro e muitas vezes, esquecemos de viver o único tempo que existe: o tempo presente, através dos instantes.

OS ENIGMÁTICOS DITOS DE EINSTEIN

Certa vez , Einstein disse duas frases enigmáticas: "DEUS É A LEI E O LEGISLADOR DO UNIVERSO" e " ELE É SUTIL, MAS NÃO É MALDOSO". Ao afirmar essas frases,os físicos mais famosos do mundo, dizem que ele está falando única e exclusivamente de leis, ficando extasiado diante da possibilidade dos esforços humanos, poderem alcançar essas leis. A sutileza são das leis, tendo em vista que não há STRICTO SENSU, causa e efeito no universo da física das partículas, e sim uma combinação de possibilidades,pois, os fenômenos do mundo quântico não são contínuos, são abruptos.Ex. A emissão de um fóton de luz por um átomo.

LIBERDADE DE PENSAR / LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Considerando o pensamento como um "diálogo interior!" que pode exercer-se livremente, mesmo na ocorrência de um entrave na sua expressão, então , podemos dizer que ele é o nosso inviolável santuário da nossa liberdade interior, porque sempre está protegido através do silêncio, da solidão, etc.
De um modo geral , apenas caracterizamos o pensamento pela sua interioridade, contrapondo-o à sua expressão linguística, todavia esta é a...
penas uma das suas
determinações. Na 2ª Meditação, Descartes nos diz oque é  pensar: "duvidar, conceber, afirmar ,negar , querer, não querer, imaginar e sentir". Pelo fato de não podermos manter vivos , fora da liberdade de expressão, essas dimensões do pensamento, podemos dizer que não há verdadeira liberdade de pensar sem a liberdade de expressão, contudo, não devemos confundi-la com a libertinagem total de exprimir seja que opinião for, quando ela está sob a égide das leis.
 

EXISTE UMA LÓGICA NA HISTÓRIA ?

Uma questão que ainda está em aberto é se existe ou não, uma lógica teleológica na história, quer dizer , será que além dos fatos contingenciais ,existe uma estrutura metafísica que permeie as estruturas sócio-político-culturais? Na história do pensamento ocidental, a mais antiga dessas estruturas  é a do movimento cíclico iniciado com Heráclito e continuado com os Estoicos , onde as circunstâncias se repetem, por exemplo: a repetição das estações, a alternância entre dia e noite, a geração e morte dos animais, épocas  de crises e épocas de fartura ,etc. Sendo essas as primeiras concepções do Eterno Retorno. Uma solução a esse problema foi dada por Nietzsche com uma concepção do Eterno Retorno através da criatividade seletiva, porque para ele se a história tivesse uma lógica , um fim , esse já teria acontecido. Como até não aconteceu , a estrutura do mundo é a de um Eterno Retorno , um mundo sem começo e sem fim. Sua estrutura é a de um jogo de forças, onde sendo o tempo eterno (infinito) e o número de forças é finito; porque se o número de forças fosse infinito, num tempo infinito não haveria movimento. Todavia, se o finito(forças) se movimenta em um tempo infinito, isso quer dizer que tudo retorna .Vejamos  a citação:" O mundo, como força, não deve ser concebido como ilimitado, pois que sendo assim,não pode ser concebido. É por isso que nós coibimos de ter o conceito de força infinita, que é inconciliável com o conceito de força. Assim, o mundo também não pode ser capaz de uma eterna novidade."( Nietzsche - A Vontade de Poder - p.308 -Volume III - RésEditora -Pt)

CRISE ECOLÓGICA

Faz-se necessário uma nova forma de pensar nossas ideias sobre a Natureza, tendo em vista que a concepção tradicional da Natureza como sendo harmoniosa ficou profundamente abalada pela devastação, poluição e pelo aquecimento global. Devemos reconhecer que não podemos controlar totalmente nossa biosfera; apenas está em nosso poder a minimização dos danos infligidos ,combatendo as forças desumanas do mercado que estão aprofundando a crise ecológica. Devemos evitar políticas radicais que tenham como meta tanto o controle da Natureza ,quanto a plena aceitação pela humanidade de seu predomínio através do conceito romântico de Mãe Terra, para tal devemos assumir a sua total estrutura contingencial e a consequente indeterminação do que foi até agora feito.
M\arcos M. Castro