TRANSLATE TO YOUR LANGUAGE, RIGHT NOW

NIETZSCHE E A POLÍTICA

Os ignorantes costumam desprezar o que não pode , pelo menos, ser um pouco compreendido.O fato de que o pensamento de Nietzsche foi desprezado, todos nós já sabemos.
Nietzsche, não elaborou sistematicamente uma teoria política,todavia, não deixou de refletir sobre os tópicos principais da filosofia política. Em sua concepção política: moral e religião estão inerentemente ligadas, sendo tomadas como objeto de sua crítica aos valores estabelecidos.

A "grande política" é mais uma proposta dele para superar o niilismo passivo da democracia hodierna que nega uma participação efetiva do cidadão ,como já ocorreu na Grécia ática.A democracia moderna é para ele uma "mediocracia" ,ou seja, o governo dos medíocres, nivelando por baixo a sociedade para se manter no poder. Com a "grande política" ele postula uma "classe" de filósofos-legisladores, que irão transmutar os valores estabelecidos pela "moral de animal de rebanho" colocando a Cultura em um patamar superior ao da Política, quer dizer, a Política deverá servir a uma Cultura elevada. Não será necessário destruir totalmente a democracia, todavia ,será preciso reformulá-la , ou seja " não igualar o desigual", nem nivelar por baixo a sociedade como faz a democracia moderna . Em qualquer organização social, o estabelecimento de hierarquias é um fato inquestionável e inevitável. Ele pretende acabar com a farsa, da igualdade de todos os homens. Verdadeiramente, nada há igual a nada, a ideia de igualdade é, paradoxalmente, uma invenção das classes dominantes para manter o poder sobre as dominadas, nivelando a sociedade por baixo.

Nenhum comentário: