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PERSONA

Máscaras.
Tudo são máscaras.

Teatro:"Todo o mundo é um palco".
Persona é máscara progênita.
Onde as interpretações
Geram:
Desacêrtos.
Pré-concepções.

Pré-juízos.
Pré-conceitos.
Monstros quiméricos!

O "RICO" E O "POBRE"

Podemos afirmar fundamentados nas "palavras" de Jesus que: O "rico" pensa que tudo pode ser comprado.Para o "pobre" tudo é doação, a Vida é uma benção, nada lhe é devido,todas as coisas lhes são doadas. O "rico", ao contrário,pensa que tudo lhe é "devido". Jesus em várias passagens dos Evangelhos canônicos, diz que são infelizes os que têm espírito de riqueza,porque os "ricos" são desejosos de coisas materiais de um modo desmesurado.Os gregos antigos designavam isso com a palavra:Pleonexia. O homem "pobre" é aquele que "nada" quer,ou seja,ele é pobre de querer. Christoph Türcke, filósofo e teólogo alemão, afirmou em seu livro O Louco:Nietzsche e a mania da razão, que o legado de Jesus ficou improdutivo por dezenove séculos, e Nietzsche foi o primeiro que teria levado isso a sério,vejamos um trecho do livro de Türcke: " por dezenove séculos o legado de Jesus ficou improdutivo, e o primeiro que de novo toma isso a sério é Nietzsche! Jesus, o extremo oposto ao cristianismo, e Nietzsche é seu único e verdadeiro discípulo"(p.195,Ed. Vozes,1993).
Na Genealogia da moral , o filósofo da Alta Engadina escreveu que o Homem, abatido pelo Niilismo passivo, prefere: "querer o nada , a nada querer".Ou seja, o homem "rico" não raras vezes, quer o nada,porque tem "tudo".Ademais, permanece ao longo dos milênios, a máxima da sabedoria grega arcaica: Medén Ágan, ou seja , "não desejes nada em demasia".

A RELIGIOSIDADE DE NIETZSCHE

Esse aforismo de Nietzsche mostra sua religiosidade através da total adesão ao real.
ETERNIDADE - Não é de maneira alguma a questão primeira saber se estamos satisfeitos conosco, porém se estamos de um modo geral satisfeitos com alguma coisa. Caso dissermos sim a um único instante, então diremos sim não só a nós mesmos, mas a toda existência. Pois nada está aí para si, nem em nós mesmos e nem nas coisas: e se apenas uma única vez a nossa alma vibrou e ressoou de alegria como uma nota musical, então todas as eternidades foram necessárias para condicionar esse único evento - E , nesse único instante do nosso dizer sim, toda eternidade foi aprovada, redimida, justificada, confirmada e reafirmada.
(Nietzsche , Frag.. Póstumos 1885-1887)


QUEM É O ZARATUSTRA DE NIETZSCHE ?

O Zaratustra de Nietzsche é um personagem criado por ele, para criticar o dualismo moral do Zaratustra histórico, o profeta Persa conhecido também como Zoroastro(Sec. VII a.C ), a quem é conferido o livro do Zend-Avesta, livro sagrado do Zoroastrismo ou Masdeísmo , que propagava uma luta dualista entre dois princípios básicos: O Bem e o Mal. Nietzsche o traz à tona por ele ser, provavelmente, o primeiro a pregar uma dualidade entre Bem e Mal e ,por conseguinte, uma moral dualista; moral essa acolhida posteriormente pelos Judeus, através da Bíblia ,como também, pelo pensamento grego pós-platônico. Essa analogia foi usada para ,justamente, recusar e rejeitar esse dualismo, o que por sua vez constitui o ponto fulcral do pensamento de Nietzsche, com a sua doutrina do "eterno retorno" de todas as coisas, na tentativa de dar uma total adesão ao real , quer dizer,um total peso ontológico ao mundo real. O mundo é para ele um " jogo de forças sem começo, sem fim". O tempo é eterno, infinito, todavia o número de forças é finito, pois ,se o número de forças fosse infinito, em um tempo infinito não haveria movimento.Sendo o número de forças finito em um tempo infinito, significa dizer que tudo retorna. Zaratustra é o mestre e anunciador do Eterno Retorno de todas as coisas e o do além-homem, sua proposta é libertar o homem , do espírito de vingança, que cria um além-mundo, para se "libertar do real".

FINALIDADE/ ACASO/INOCÊNCIA DO DEVIR

Na passagem do Zaratustra intitulada: Antes do nascer do sol,Nietzsche procura retirar da filosofia o conceito de teleologia, quer dizer, procura retirar a concepção de que o mundo tem uma finalidade , como também , quer introduzir a "Inocência do devir", onde não há fatos morais e sim uma interpretação , porque para ele os fatos são interpretações. : "Em verdade, é um abençoar, e não um amaldiçoar, quando eu ensino: "Sobre todas as coisas está o céu Acaso, o céu Inocência, o céu Eventualidade, o céu Desenvoltura" ."Por eventualidade" - esta é a mais antiga nobreza do mundo, que eu restituí a todas as coisas; eu as redimi da servidão dos fins."(NIETZSCHE, Obras Incompletas, p 252,Ed.34)Portanto , ao retirar do mundo uma finalidade, o mundo é visto como "Eventualidade" ," Acaso" e assim retira qualquer concepção de culpa e introduz a "inocência do devir".


ESPÍRITO LIVRE

Em seu livro: Humano, Demasiado Humano, Nietzsche conceitua o que é um espírito livre: "É chamado espírito livre aquele que pensa modo diverso do que se esperaria com base em sua procedência, seu meio ,sua posição e função , ou com base nas opiniões que predominam em seu tempo. Ele é a exceção, os espíritos cativos são a regra"(Nietzsche, HDH,§225,p.157,Cia das Letras).
Podemos afirmar que a liberdade de espírito é a marca de um filósofo que é um legislador, determinador de sentido e de valor.

SUPERANDO EQUÍVOCOS

Podemos afirmar que a concepção sobre a riqueza e a pobreza foram equivocadamente louvadas como caminho para atingir uma espiritualidade superior ou não. A pobreza não irá ajudar a evoluir espiritualmente ,nem tampouco a riqueza; o que realmente importa é o nosso estado de espírito que deve estar sempre alerta para não cair nas armadilhas da pura aparência ,e do,"sono".Faz-se necessário o discernimento ,a iluminação e isso não depende de nada exterior , o trabalho é "interior "

O PENSAR PESADO DO PENSAMENTO

Diante da impossibilidade de um conhecimento objetivo sobre questões metafísicas acerca de Deus, da imortalidade e de um começo  do universo, que geram antinomias, Nietzsche postulou o Eterno retorno de todas as coisas e O Amor fati como ponto de partida para uma existência autêntica, dando ao real um total peso ontológico, "Vives de tal modo que queiras sempre o eterno retorno de todas as coisas"; esse é ,segundo ele, o mais pesado de todos os pesos que o Homem tem de viver a fim de adquirir poder sobre sua vida e seu destino. Somente assim, não haverá espaço para: ressentimento, má consciência, remorso, vingança e todas as forças reativas pelas quais nossa cultura se influenciou.

FORÇAS DA MUDANÇA

Forças da mudança,
invadiram vigorosamente.
Sobrepujando comportamentos
e crenças
e nosso planeta em sua órbita.

De religiosos a seculares,
De rurais a urbanos,
De industriais a tecnológicos.
Novos modos de vida robóticos
Sacudiram culturas e costumes.

Múltiplas: ascensões e quedas.
Levaram-nos a uma encruzilhada.
Desespero,extinção,aniquilamento.
Fim do futuro?
Parece que nada,realmente,
aprendemos com a História.

ETERNA MUDANÇA

A análise Nietzschiana do conhecimento é apresentada através do perspectivismo,atado ao conhecimento como possibilidade diante da profusão das forças que atuam num determinado corpo. O sentido e o valor que damos as coisas através de perspectivas múltiplas direcionam caminhos para as constantes mudanças e superações de nossas vivências. Afinal, sempre há algo inusitado que podemos descobrir e transformar, transformando-se.

CRIANDO A PARTIR DA DIFERENÇA

O determinado surge a partir do indeterminado, quer dizer, do que não está ainda posto,  assim ,começa o jogo dialético dos opostos, onde a diferença deve ser o ponto fundamental para a criação de novos valores, e  assim , haver efetivas mudanças.

MUDANÇA CONSTANTE

O caráter de mudança constante da vida nos faz sofrer se nos apegamos as coisas e não permitirmos que as mudanças ocorram. Quando aceitamos essa perpétua mudança , nós mesmos nos sentiremos mais confiantes, enfrentando o que der e vier.

O SONO E A VIGÍLIA

O que é estar dormindo e estar acordado ?
Estar acordado é estar agindo com autonomia, quer dizer, pensando e agindo de forma independente, com um elevado nível de consciência . Estar dormindo é estar agindo de modo heterônomo, quer dizer, como os outros querem,  pela falta de autoconhecimento, tornando-se um joguete do Inconsciente. E quem são esses outros ? Os outros representam tudo que se contrapõe a nossa liberdade, nossa vontade de autoafirmação como seres criadores,  tudo que impede de tomarmos posse de nós mesmos,  a perda da nossa individualidade, da nossa diferença em fazer a diferença onde não há ,aparentemente diferença!Enfim, quanto mais baixo o nível de nossa consciência, mais cegas e mecânicas são as nossas ações, nossos sentimentos , nossos valores, nossas vidas.

ENTRAVE PARA BONS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS

O excesso de dúvidas em nossa mente é uma coisa muito comum em nosso mundo hodierno,isso perturba nossos relacionamentos como um todo; temos que minimizar ao máximo essas dúvidas e permitir que a magia natural que existe em nós possa fluir para  atingirmos uma maior união , permitindo a possibilidade de bons relacionamentos. Há sempre entraves , falhas em nossas comunicações etc. que nos impedem de sermos compreendidos de modo eficaz. Assim, faz-se mister um maior nível na qualidade: de escuta, compreensão, questionamento  e outras ferramentas mais para haver uma maior sincronicidade entre as pessoas.

CULTURA CONTRA CIVILIZAÇÃO - UMA SAÍDA

Nietzsche faz uma contraposição entre cultura e civilização, onde o termo  decadência exerce um papel esclarecedor para diferencia-las, segundo ele : " Civilização quer algo diverso do que quer a cultura: talvez algo inverso... (Nietzsche, Vontade de Poder, p. 86, Ed. Contraponto,2008). Para ele,
a decadência é parte integrante do processo de civilização "(...) foram as épocas da domesticação animalesca do homem, voluntária e forçada ("civilização") - os tempos de impaciência para as naturezas mais espirituais e ousadas"(Id.,ibidem.) . Por outro lado , a cultura pode  encontrar seu apogeu em uma época em um tempo que são " dito moralmente, tempos de corrupção" (Id.,ibidem). Assim, podemos afirmar de acordo com ele, que uma civilização em estado de total decadência , onde predomina o niilismo passivo, pode ser uma oportunidade para haver a criação de uma cultura elevada , através de uma "transvaloração dos valores"  vigentes e, assim,  sair do estado de dissolução,sair do  niilismo passivo que é segundo Deleuze, uma expressão negativa da Vontade de Poder (Potência).

DESEJOS UTÓPICOS

Muitos de nossos desejos são utópicos, não valendo a pena continuar nem esperar, perdendo tempo e desperdiçando energia. É melhor deixar tudo e seguir novos caminhos, reciclando ideias, projetos, novas visões, rumo a transformação !Meditemos , nosso sucesso, poderá, estar em outro caminho.

A FILOSOFIA E SEU ENSINO - CONTRASENSOS

Será que realmente podemos ensinar-aprender filosofia ? Para responder essa questão vamos ver o que diz dois Outsiders: Descartes e Nietzsche.
Primeiro Descartes, onde na Regra III escreveu: " E jamais seremos filósofos se houvermos lido todos os raciocínios de Platão e de Aristóteles , e nos for impossível ter um juízo firme sobre uma questão dada ; com efeito ,pareceríamos ter aprendido não ciências ,mas
história."(Descartes,Regra
...s,p.411, Obras Escolhidas.Ed.Perpesctiva,2010).
Podemos concluir que para Descartes , aprender histórias equivale a aprender apenas narrativas e aprender "ciência" equivale a desenvolver uma atividade pensante livre,quer dizer, com autonomia.
Agora Nietzsche, em seu escrito, Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino:" foram introduzidas as investigações e as questões históricas, e mesmo as filológicas: agora se trata de estabelecer o que pensou ou não pensou este ou aquele filósofo, se é possível com razão atribuir a ele este ou aquele escrito, ou se esta ou aquela lição merece ser retida. Agora, nos seminários filosóficos das nossas universidades, os nossos estudantes são dirigidos a este tratamento neutro da filosofia ;por isso, desde longa data, adquiri o hábito de considerar esta ciência como um ramo da filologia e de avaliar seus defensores segundo sua qualidade, boa ou má, de filólogos. Em decorrência disso, a própria filosofia foi banida da Universidade"(Nietzsche, Escritos sobre a educação,p.128-129-Ed. Loyola)
Podemos concluir que Nietzsche, nos faz perceber que houve um ocultamento, onde o "problema filosófico" é apenas mudado para um "problema histórico" havendo assim vãs disputas e estéreis discussões ,de modo que não se aprende a realmente " pensar", em muitas Universidades.

DEUSA- MÃE NATUREZA

Podemos afirmar de modo simbólico que o princípio feminino é eterno , onde a Mãe-Terra simboliza a fertilidade, a presença constante, e foi a primeira portadora da imagem de Anima(Alma).A Mãe-Terra ,através do Eterno Feminino designa a atração através do desejo do Homem de transcender, ir além ; Goethe nos últimos versos do Fausto nos mostra de modo poético essa busca."O temporário É apenas metáfora; A insuficiência Aqui se completa;O indescritível Aqui tem lugar; O eterno-feminino Conduz-nos à Glória"(J.W.Goethe,Fausto,p.307,Ed.7 letras,1999).

SABEDORIA MULTIFACETADA, ABERTURA

Existe, indubitavelmente , a possibilidade de fazermos associações entre teorias de autores que são conflitantes ; a potência de associar conceitos, temas, etc., entre autores diversos tem o aval do hermeneuta Nietzsche: "Desconfio de todos os sistemáticos e me afasto de seus caminhos. A vontade de sistema é uma falta de retidão."(Crepúsculo dos Ídolos, §26).As rígidas exigências acadêmico-metodológicas , podem ser usadas apenas com sabedoria para evitar erros fundacionais,"místicos","religiosos",etc..O pensamento deve construir uma sabedoria mutante, multifacetada, experimentalmente livre, onde o "sistema" deve estar aberto a novas possibilidades, sempre através de novos horizontes.

DIFERENÇA SUTIL

O ser humano ,contrariamente à ideia vigente, não é racional; ele é racionalizante, o que é muito diferente!

VIVÊNCIAS

Nossas vivências
Não podem ser
desperdiçadas!
Os outros não
as conhecem.
Apenas imaginam...

Puras aparências!
O ser mais profundo
Despreza as idiossincrasias!
Afinal...
Nossas vivências são imaculadas.
Não podem ser inter-vividas por outros
Que estão muito aquém,
do que sentimos e vivemos!

GRANDE ILUSÃO

Uma das grandes ilusões da modernidade é utilizar-se da ciência com pressupostos anteriores a ela ,considerando-a "moderna".
Outra ilusão, seria acreditar objetivamente na ciência em um sentido nomológico ,quer dizer, com leis absolutas, imutáveis. A ciência é um cálculo de probabilidades , sendo considerada por Nietzsche como uma "crença forte". As principais questões filosóficas não estão no rigor da comprovação científica, elas estão na multifacetada existência do mundo da vida ,podendo apenas serem vivenciadas.

NIETZSCHE E A POLÍTICA

Os ignorantes costumam desprezar o que não pode , pelo menos, ser um pouco compreendido.O fato de que o pensamento de Nietzsche foi desprezado,todos nós já sabemos.
Nietzsche,não elaborou sistematicamente uma teoria política,todavia, não deixou de refletir sobre os tópicos principais da filosofia política.Em sua concepção , política,moral e religião estão inerentemente ligadas, sendo tomadas como objeto de sua crítica aos valores estabelecidos.
A "gr
...ande política" é mais uma proposta para superar o nihilismo passivo da democracia hodierna que nega uma participação efetiva do cidadão ,como já ocorreu na Grécia ática.A democracia moderna é para ele uma "mediocracia" ,ou seja, o governo dos medíocres, nivelando por baixo a sociedade para se manter no poder. Com a "grande política" ele postula uma "classe" de elite de filósofos-legisladores, que irão transmutar os valores estabelecidos pela "moral de animal de rebanho" colocando a Cultura em um patamar superior ao da Política,quer dizer, a Política deverá servir a uma Cultura elevada.Não será necessário destruir totalmente a democracia,será preciso reformulá-la , ou seja " não igualar o desigual", nem nivelar por baixo a sociedade como faz a democracia moderna.Em qualquer organização social, o estabelecimento das hierarquias é um fato inquestionável e inevitável.Ele pretende acabar com a farsa, da igualdade de todos os homens;nada há igual a nada, a ideia de igualdade é, paradoxalmente, uma invenção das classes dominantes para manter o poder sobre as dominadas, nivelando a sociedade por baixo.

CONSCIÊNCIA GLOBAL PLANETÁRIA - SURGIMENTO E ASCENÇÃO

Podemos conceituar consciência planetária como sendo um sentimento que conduz ao conhecimento vital da interdependência e da unidade essencial da humanidade, como também, a adoção consciente da ética e de seus comportamentos que implicam em um imperativo básico da sobrevivência e melhoramento da vida humana na Terra.Um indivíduo dotado de consciência planetária reconhece o seu papel no processo evolutivo e age responsave...lmente à luz desta percepção, essa orientação que visa melhorar as condições da vida tem de começar a partir de cada um de nós; somente então, é que poderemos ser responsáveis e agentes eficazes na mudança e transformação da nossa sociedade como um todo.A mudança deverá ocorrer a nível individual com a tomada crescente da consciência global planetária e se expandir progressivamente e ascendentemente. Do particular ao global.

A PODEROSA FORÇA DO SILÊNCIO

O "conhecimento silencioso", a silente sabedoria esotérica que nos foi "transmitida" há milênios, por várias tradições culturais é entre outras coisas a nossa tentativa de possuir o contato direto com o INTENTO, quer dizer, com a poderosa força lucíflua cósmica que está presente em todas as coisas do mundo e as transcende, ela é imanente e transcendente ao mesmo tempo.

AO DESCONHECIDO

Percorrer novas estradas.
Nunca com a mente fatigada.
Em um mundo mentido,

Resta nos levar
ao banquete prometido!
Fracos contatos parcos...
Muitos para o além
desperdiçados.
Em vão,
Nutrimos esperança
à procura da Eternidade.
No devir...
Incertezas.
Momento trágico:Total afirmação
dos Instantes.

BANALIZAÇÃO DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA

Infelizmente, grande parte da Filosofia contemporânea está presa à política , limitada a uma aparência erudita ,através de uma linguagem truncada por um árido academicismo, servindo a governos, igrejas ,partidos, modas, enfim, servindo a instituições para fins de mercado e para uma cultura de massa.

SÓCRATES, O GÊNIO DA DECADÊNCIA

Em seu livro O Nascimento da Tragédia, Nietzsche nos alertou que é necessário ver em Sócrates o "gênio da decadência" devido ao seu otimismo puramente teórico , a sua ingênua  crença na bondade original do Homem, onde a virtude poderia ser ensinada a todos e todos poderiam aprendê-la. Segundo Nietzsche , Sócrates foi um "ponto de inflexão"(Cf. N.T.§15) para a decadência que já havia sido construída por Eurípedes, através de suas comédias , com a vulgarização da sabedoria das tragédias, através da eliminação da raiz dionisíaca, havendo uma supervalorização do homem teórico em detrimento do homem intuitivo místico. A busca da verdade a todo custo e de alcançar o conhecimento universal, a crença na universalidade das categorias da razão, teve como consequência a depreciação da vida em sua pluralidade, e de seu eterno mistério. Sócrates estava ilusoriamente convencido de que , através do uso adequado da razão , seria possível " atingir os abismos profundos do ser e que o pensar está em condições , não só de conhecê-lo ,mas inclusive de corrigi-lo" (Cf. N.T,  §15).Desse modo, podemos concluir que houve uma rejeição do saber das mitologias , que conduziu ao esquecimento da dimensão trágica do mundo e da vida.

GRANDE ILUSÃO

Uma das grandes ilusões da modernidade é utilizar-se da ciência com pressupostos anteriores a ela ,considerando-a "moderna".Outra ilusão, seria acreditar objetivamente na ciência em um sentido nomológico ,quer dizer, com leis absolutas, imutáveis. A ciência é um cálculo de probabilidades , sendo considerada por Nietzsche como uma "crença forte". As principais questões filosóficas não estão no rigor da comprovação científica, elas estão na multifacetada existência do mundo da vida ,podendo apenas serem vivenciadas.

DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICA

A necessidade que os Homens têm de: dialogar, debater, negociar, votar ,etc., com a finalidade de atingir novos e melhores níveis de vida social, cultural, econômica, etc., é hegemônica em nossa sociedade. A política, stricto sensu , é a arte de bem administrar e governar, onde os cidadãos têm a "obrigação" de participar e agir com relação aos problemas que assolam a Pólis. No entanto, urge-se fazer uma reforma política, onde a "democracia" passará a ser cada vez menos representativa possível, levando ,deste modo, a uma maior e crescente atividade e participação dos cidadãos . Para tal, deve haver uma progressiva descentralização do Poder Político.

ERRO : O BEM E O MAL COMO ETERNOS

Ao fazer o exame genealógico , Nietzsche constatou que ,originariamente, bem e mal eram apenas modos de ressaltar que certas ações beneficiavam a sociedade e que outras eram consideradas ruins, por esse  motivo. Uma vez esquecida essa base de se fazer um julgamento ético,todos começariam a pensar que o bem e o mal eram absolutos e eternos, conduzindo, desse modo, a um erro nas apreciações morais.


SABEDORIA HERMENÊUTICA

Pessoas "acordadas" são aquelas que percebem a não estática condição dos valores, e de todas as coisas que há no mundo.O mundo é pura contingência.Nossa razão é arbitrária, porque postula a priori, conhecimentos que ela não pode ter certeza sem a ajuda da experiência. Desse modo , começa todas as confusões e mal entendidos sobre várias questões em nossos relacionamentos , cotidianamente.Temos conosco pré-concepções o tempo todo, nossa mente não pára de postular pré-juízos e por isso, vivemos no "prejuízo" do mal pensar e de suas nefastas consequências. Um dos caminhos para a solução desses impasses, está em saber do quanto fica, sempre, de não-dito quando em nossas conversações!Eterno movimento de nadificação e construção.A Hermenêutica destaca a importância da interpretação não apenas no caso de textos, mas em nossa relação com todas as coisas, inclusive nos nossos relacionamentos.

SABEDORIA EM MUTAÇÃO

Existe um consenso em que  a sabedoria não se deixa ensinar , porque quem afirma ser sábio ,está totalmente equivocado. Ela é um caminho, uma busca, um estilo, um modo de ser em constante mudança em várias perspectivas. O sábio não é amigo da sabedoria, porque já a possui. Todavia, quem confessa possuir uma "Douta Ignorância" quer dizer, alguém que alcançou um nível tão elevado de reflexão que é capaz de reconhecer os limites e a imperfeição do próprio conhecimento, possuindo uma atitude cética ,quer dizer, investigativa,  é muito mais sensato!

INTELIGÊNCIA MULTIFACETADA

A inteligência é uma das habilidades da nossa mente que compreende e encontra caminhos para uma determinada situação problemática. Nossa cultura ocidental supervalorizou a inteligência lógico-matemática, em detrimento das outras . Sabemos hoje que existem vários tipos de inteligência. Podemos atualmente dizer que ser inteligente é perceber a incomensurabilidade gnosiológica, e assim, abandonar velhos paradigmas, ampliando nossa consciência sem preconceitos epistemológicos e desse modo, direcionarmos em direção as "infinitas! possibilidades que existem no mundo da Vida.

CRIAÇÃO E SENTIDO

Considerando que a nossa existência,enquanto seres finitos, é um enigma insolúvel, a criação e determinação do sentido para as nossas vidas deverá ,necessariamente ,ser executada através da constante criação de projetos que sempre se renovarão ao longo de nossas vidas. Devemos permanecer na criação e determinação com atitude positiva, através de uma postura niilista ativa,quer dizer, um niilismo que destrói para criar e que, também ,pode ser caracterizado por uma "nova espécie de luz ,de felicidade, alívio, contentamento, encorajamento , aurora"(Cf. Gaia Ciência §343- F.W. NIETZSCHE)

DIFERENÇA - CRESCIMENTO ATRAVÉS DA DISTÂNCIA

Segundo Nietzsche, O superar a si mesmo deve ser concebido como um constante movimento de diferenciação, quer dizer,criar a diferença onde não há aparentemente diferença.Através da auto-superação, inicia-se um crescimento, um intensificação que lança luz através do "pathos da distância", quer dizer, da força,do afeto, do sentimento de distância das situações em nossas valorações, que são extremamente necessárias ao nosso crescimento "interior".

SONHO DE ABRIL

Acordei novamente em
mais uma manhã de Abril.
Sonhei com você 

e seu sorriso não
estava lá.


Ninguém pode negar
Tivemos prazer,
diversão
e alguns sonhos
compartilhados.


Você sabe o quanto
foi bom estarmos juntos,
apesar dos desencontros.

Agora tenho que ir.
A lua de Outono me chama
E com ela outros sorrisos
iluminam meu caminho.

ENSINAR E APRENDER

Em seu livro: "Sobre a questão do pensamento", Martin Heidegger traz à tona uma questão essencial para a Educação que já foi vislumbrada por Nietzsche em seu escrito: "Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino" , eis a questão: " Se hoje - quando tudo se mede de acordo com os níveis mais baixos, como por exemplo o lucro - ninguém mais deseja tornar-se mestre".Nosso mundo global tecnizado, valoriza como prioridade um saber especializado que gere lucro ,aviltando uma formação que tenha como prioridade "ensinar a pensar " e assim, atingir o objetivo educacional de "fazer aprender", para com isso, lidar com as necessidades mais urgentes do nosso tempo. A formação cultural através da Educação onde a Política deverá servi-la e ser a base para poder haver uma renovação. Politica ancilla Cultura, quer dizer, a Política deverá ser serva da Cultura. E não como ocorre há bastante tempo, onde ela depende da Política.

LIBERDADE - O si mesmo e o outro

Quando o  que fazemos ,pensamos, etc., é condicionado pelo poder do outro, podemos dizer que não somos livres. Quando o que fazemos, pensamos e nos transformamos flui completamente  a partir de nós, podemos afirmar que somos livres. O Si Mesmo é  a nossa auto expressão e autodeterminação, sendo consideradas a essência de nossa liberdade. Quando o Si Mesmo está sob sujeição, não há ação e sim paixão e passividade .Quando o si mesmo é a fonte de movimento, ação que gera mudança temos a liberdade para pensar, se transformar e agir com autonomia . Podemos fazer uma análise e constatar que a política em nosso país, do modo pelo qual   é executada, há uma tendência para fazer com que a sociedade civil torne-se dependente e perca cada vez mais a liberdade.

LIBERDADE DE PENSAMENTO/LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Considerando o pensamento como um "diálogo interior" que podemos exercer livremente, mesmo na ocorrência de um entrave na sua expressão, então , podemos dizer que ele é o nosso inviolável santuário da nossa liberdade interior, porque sempre está protegido através do silêncio, da solidão, etc.
De um modo geral , apenas caracterizamos o pensamento pela
sua interioridade, contrapondo-o à sua expressão linguística, todavia esta é apenas uma das suas determinações. Na 2ª Meditação, Descartes nos diz em que consiste o  pensar: "duvidar, conceber, afirmar ,negar , querer, não querer, imaginar e sentir"(Cf. 2ª Med. p.130,Ed.Bertrand Brasil). Pelo fato de não podermos manter vivos , fora da liberdade de expressão, essas dimensões do pensamento, podemos dizer que não há verdadeira liberdade de pensar sem a liberdade de expressão, contudo, não devemos confundi-la com a libertinagem total de exprimir seja que opinião for, quando ela está sob a égide das leis.

ROMPE

A época do amor
nas ruas acabou.
Cai a noite!
Rompe direto para

o outro lado.
Para a terra do

nunca mais!
Onde as pessoas

ainda sentem
e não apenas escutam.



Gente viva , transbordante de vida.
Sorrisos de divindades
à procura de trazer de volta
a sensibilidade perdida.
Onde o tempo nunca

é desperdiçado.
Onde nunca se espera.

Sempre se alcança
nossos mais profundos desejos

SUA BELEZA

Flor ígnea
de selvagem Beleza.
Acende a chama

de teu coração.
Dança livre, solta...

na luz nua do luar!
Voyerismo
silhuetar.

Mostra toda tua Beleza...
Clara como a noite.
Linda como o dia.
Síntese dos contrários.
Noite e Dia.

DESCONSTRUÇÃO CRIADORA

Uma leitura hermenêutica-desconstrutiva , pode executar uma maior profundidade a um texto,  como também, demonstrar que os significados que nós retiramos dele, poderia ser o oposto do que pensávamos compreender, havendo a criação de um novo sentido.

CULTURA CONTRA CIVILIZAÇÃO - UMA SAÍDA

Nietzsche faz uma contraposição entre cultura e civilização, onde o termo  decadência exerce um papel esclarecedor para diferencia-las, segundo ele : " Civilização quer algo diverso do que quer a cultura: talvez algo inverso... (Nietzsche, Vontade de Poder, p. 86, Ed. Contraponto,2008). Para ele,
a decadência é parte integrante do processo de civilização "(...) foram as épocas da domesticação animalesca do homem, voluntária e forçada ("civilização") - os tempos de impaciência para as naturezas mais espirituais e ousadas"(Id.,ibidem.) . Por outro lado , a cultura pode  encontrar seu apogeu em uma época em um tempo que são " dito moralmente, tempos de corrupção" (Id.,ibidem). Assim, podemos afirmar de acordo com ele, que uma civilização em estado de total decadência , onde predomina o niilismo passivo, pode ser uma oportunidade para haver a criação de uma cultura elevada , através de uma "transvaloração dos valores"  vigentes e, assim,  sair do estado de dissolução,sair do  niilismo passivo que é segundo Deleuze, uma expressão negativa da Vontade de Poder (Potência).

SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA

 "Não se ensina filosofia, ensina-se a filosofar" (Kant- Curso de Lógica Geral, Ed. Unicamp), essa máxima de Kant foi , sem dúvidas, muito esclarecedora e , também, antisofista no sentido de nos alertar para não cairmos, ingenuamente, nas mãos de falsos mestres, muitos deles  " operários da filosofia", como denomina Nietzsche aos professores de filosofia que apenas  se  limitam a ensinar o conteúdo, onde deveriam ensinar a realmente filosofar , quer dizer , fazer o uso da razão de modo livre, através de uma leitura crítica , usando vários métodos. Antes de Kant ,  Descartes em seu livro : Regras para a direção do espírito, notou esse problema ao escrever:
" E jamais seremos filósofos se houvermos lido todos os raciocínios de Platão e de Aristóteles, e nos for impossível ter um juízo firme sobre uma questão dada; com efeito, pareceríamos ter aprendido não ciências , mas história"
(Regra III, Ed. Perspectiva).
Influenciado por Schopenhauer, Nietzsche criticou severamente o ensino acrítico ,neutro de filosofia em sua época em seus escrito: Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino, na quinta conferência, conforme o texto
 "Foi assim que lentamente, em vez da interpretação profunda dos problemas eternamente  iguais, foram introduzidas as investigações  e as questões históricas, e mesmo as filológicas: agora se trata de estabelecer o que pensou este ou aquele filósofo , se é possível com razão atribuir a ele este ou aquele escrito, ou se esta ou aquela lição merece ser retida. Agora, nos seminários filosóficos das nossas universidades, os nossos estudantes são dirigidos a este tratamento neutro da filosofia; por isso, desde longa data, adquiri o hábito de considerar esta ciência  como um ramo da filologia e de avaliar seus defensores segundo sua qualidade, boa ou má, de filólogos. Em decorrência disto , a própria filosofia foi banida da Universidade" (NIETZSCHE,5ª Conferência, p.129, Escritos sobre Educação,Ed. Loyola).
Nietzsche, sutilmente percebe a diluição da filosofia em questões meramente históricas ,e assim, a filosofia torna-se "filologia", sem que houvesse uma transformação  em um instrumento, uma ferramenta para o exercício do filosofar.

ANTES QUE SEJA TARDE

Os poderes constituídos
não irão ganhar
A não ser com a nossa omissão.
Em dívidas estão conosco.
Chegou o momento do ser
sobrepujar o ter!
Temos força e orgulho!
Unidos dançando na chuva
invernal
Brotaremos uma nova primavera
Fazendo nosso Sol
brilhar novamente.
O momento urge mudanças
estruturais,
Antes que seja tarde!

NIETZSCHE E O ANTISEMITISMO - Esclarecimentos


Apesar de toda a ferrenha crítica que Nietzsche fez aos judeus, ele não pode ser considerado como um pensador antissemita, como foi interpretado erroneamente por "leitores apressados", inclusive pelos próprios nazistas que recebera de sua irmã , que se proclamou  sua herdeira cultural ,o aval de usar a obra do irmão para fins políticos. Ademais, é sabido que Nietzsche detestava e desprezava os antissemitas . Vejamos trechos do livro de Gilles Deleuze: Nietzsche e a Filosofia, onde, ele além de nos esclarecer, cita um fragmento póstumo do filósofo  e uma trecho de uma carta " Sabe-se que os nazis tiveram com a obra de Nietzsche relações ambíguas: ambíguas, na medida em que gostavam de dele se reclamar, mas não o podiam fazer sem truncar citações, falsificar edições, interditar textos principais. Em compensação, o próprio Nietzsche não mantinha relações ambíguas com o regime bismarckiano. Ainda menos com o pangermanismo e o antissemitismo .Desprezava-os, odiava-os. "Não frequenteis ninguém que esteja implicado nessa mistificação desavergonhada das raças". E o grito do coração:" Mas finalmente, que credes vós que eu sinto  quando o nome de Zaratustra sai da boca dos antissemitas"(p.190, Ed. Rés, Lisboa, s/d). Sabemos que ele teve vários amigos judeus, inclusive seu grande amor Lou Salomé que era judia e, também, se afastou de Wagner por sua simpatia com o antissemitismo.

MORAL AUTÔNOMA, MORAL NOBRE

Segundo Nietzsche , a moral nobre brota a partir de uma afirmação de si mesma , ela é , portanto, afirmativa, positiva, autônoma, quer dizer , ela determina valores a partir de si, não tendo necessidade de aprovação:
 "O homem de espécie nobre se sente como aquele que determina valores, ele não tem necessidade de ser abonado, ele julga: " o que me é prejudicial é prejudicial em si", sabe-se como o único que empresta honra às coisas, que cria valores. Tudo o que conhece de si,ele honra: uma semelhante moral é glorificação de si"(Nietzsche, Além do Bem e do Mal, p.172-173, Cia das Letras,1993).
Assim, podemos afirmar que o homem nobre, com
sua moral afirmativa e diferenciadora nas questões valorativas poderá conseguir elevar o tipo homem, haja vista que, em suas avaliações fundadas na diferença, faz com que haja sempre novos horizontes, perspectivas e assim novas criações de valores, fazendo do homem um criador e transmutador de valores.
 

NIETZSCHE E O DEVER

Nas três dissertações da Genealogia da Moral, Nietzsche executou uma crítica genealógica da oposição " bem/mal,bom/ruim", da culpa e dá má consciência e na terceira, dos ideais ascéticos, faltando uma genealogia de um conceito muito importante da ética moderna, o  conceito de dever, que apenas nos fragmentos póstumos foi colocado segundo a citação:
 
" O problema "tu deves":uma inclinação,que não sabe se fundamentar,de modo semelhante ao que acontece com o impulso sexual, não deve cair sob
a condenação dos impulsos;ao contrário, ela deve ser seu medidor de valor e seu juiz!"(F.P.1885-1887,p.232,Forense,2013).
 
Seguindo o fio condutor de seu mestre Schopenhauer , que já havia criticado o conceito de dever em Kant em seu livro "Sobre o fundamento da moral", Nietzsche ratifica sua crítica, identificando a origem teológica e o desmascara igualando-o ao Decálogo, porque o conceito de dever não é livre, quer dizer, ele é heterônomo, disfarçado por Kant em autonomia da vontade .Para Nietzsche o "tu deves" deve ser criado a partir de nós mesmos , para assim criarmos o nosso destino , sendo nós mesmos "os medidores e os juízes", sermos supramorais ,quer dizer, estabelecer-se no comando de sua consciência e assim, ter uma liberdade capaz de fazer promessas . Nietzsche não está declarando estas condições de uma forma relativista, na qual todos os homens possam criar seus próprios costumes; em vez disso, ele está reconhecendo uma escolha para viver moralmente sem a influência de decisões externas, isso é ser supramoral, além da moral.

FELICIDADE

É muito comum, achar que a felicidade seria atingir a satisfação da maioria dos nossos desejos. Isso é uma coisa impossível! Sendo a essência do homem  desejo, como bem demonstrou Spinoza no seu livro:Ética, ficamos impossibilitados de atingir a felicidade plena,tendo em vista que nossos desejos não têm fim. A felicidade pertence ao estado contingencial do mundo da vida, sendo essencialmente subjetiva e relativa, e tem  a ver com o tempo, no sentido da aceitação da temporalidade, sendo um estado da vida cotidiana. Ela não pode ser buscada, tendo em vista que nada que se encontre "fora" de nós, pode nos trazer felicidade. Ela se encontra em nós mesmos, nós a criamos "dentro" de nós. Por que esperá-la, amanhã ou em algum tempo futuro?Vivendo o aqui e o agora, aceitando a tragicidade do mundo da vida, cuidando do que tem verdadeiramente importância para nós, e para com os que estão conosco.O objetivo é fazer a  felicidade estar presente em nós, vivendo em nós! Assim , poderemos desfrutar e compartilha-la com alegria ,que é a nossa força maior!