TRANSLATE TO YOUR LANGUAGE, RIGHT NOW

A FILOSOFIA E SEU ENSINO - CONTRASENSOS

Será que realmente podemos ensinar-aprender filosofia ? Para responder essa questão vamos ver o que diz dois Outsiders: Descartes e Nietzsche.
Primeiro Descartes, onde na Regra III escreveu: " E jamais seremos filósofos se houvermos lido todos os raciocínios de Platão e de Aristóteles , e nos for impossível ter um juízo firme sobre uma questão dada ; com efeito ,pareceríamos ter aprendido não ciências ,mas
história."(Descartes,Regra
...s,p.411, Obras Escolhidas.Ed.Perpesctiva,2010).
Podemos concluir que para Descartes , aprender histórias equivale a aprender apenas narrativas e aprender "ciência" equivale a desenvolver uma atividade pensante livre,quer dizer, com autonomia.
Agora Nietzsche, em seu escrito, Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino:" foram introduzidas as investigações e as questões históricas, e mesmo as filológicas: agora se trata de estabelecer o que pensou ou não pensou este ou aquele filósofo, se é possível com razão atribuir a ele este ou aquele escrito, ou se esta ou aquela lição merece ser retida. Agora, nos seminários filosóficos das nossas universidades, os nossos estudantes são dirigidos a este tratamento neutro da filosofia ;por isso, desde longa data, adquiri o hábito de considerar esta ciência como um ramo da filologia e de avaliar seus defensores segundo sua qualidade, boa ou má, de filólogos. Em decorrência disso, a própria filosofia foi banida da Universidade"(Nietzsche, Escritos sobre a educação,p.128-129-Ed. Loyola)
Podemos concluir que Nietzsche, nos faz perceber que houve um ocultamento, onde o "problema filosófico" é apenas mudado para um "problema histórico" havendo assim vãs disputas e estéreis discussões ,de modo que não se aprende a realmente " pensar", em muitas Universidades.

Nenhum comentário: