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O EU

Espectro dissociado e alienado
Vive a ilusão da Unidade.
Percorre a vida obnubilado
Descentralizado, vive as quimeras
do mito individual.

Até que irrompa em seu ser,
a luz da linguagem.
Estruturada pelos Mathemas...
Perdidos no inefável,
Mundo da dialética .

CRÍTICA SUTIL AO MONARQUISMO ABSOLUTO

O médico e filósofo inglês John Locke, em seu Ensaio sobre o Entendimento Humano, ao investigar sobre a origem das ideias da nossa mente,chega a conclusão que elas não são inatas,tendo sua
formação, através da nossa experiência sensível que experimentamos com as coisas do mundo.Diante disso,a ideia da origem divina dos reis é abalada e invalida a monarquia absoluta,cujo fundamento é  não depender de nenhum consentimento político.Locke fundamentou o liberalismo político,onde o Estado não deve ter outra função, a não ser a de conceder garantia aos direitos  naturais do homem.Nosso liberalismo hodierno, com o "mínimo possível de Estado" deixou de conceder garantia aos cidadãos , onde a meta do Estado em promover,saúde , educação e segurança, não foi alcançada,sendo usada como uma  ideologia para as eleições de candidatos vis,reles ,deixando a sociedade civil em um estado de total anarquia.

NÃO LIVRE

Quando Nietzsche em seus escritos afirma que não existe um sujeito que age livremente,há uma tentativa de melhorar a compreensão antropológica, porque o Homem ,segundo seu ponto de vista  deve ser concebido intrínsecamente relacionado com tudo que existe, não podendo haver separação entre sujeito e ação."Não existe "ser" por trás do fazer, do atuar, do devir;o "agente" é uma ficção acrescentada à ação -a ação é tudo" Cf. GM-I-13,p.36 .Ed. Cia das Letras,2002).

POR UMA NOVA CONCEPÇÃO EDUCACIONAL

Visando um equilíbrio a nível Global, a concepção tradicional de Educação terá de mudar drasticamente seus pontos de vista, para assim,  compreender as mudanças  nas múltiplas dimensões do Homem , quer dizer, mudanças nas dimensões: física, estética, emocional, modal,intelectual e espiritual, etc., havendo destarte, um desenvolvimento harmonioso do ser humano ,totalmente, de forma integrada com a Terra. Para tal, essa nova concepção deverá ser a base de nossa sociedade e a Política deverá ser e estar,totalmente, dependente do seu crescimento. Chega de políticas "altruístas" que não visam um retorno para a base da sociedade que é a Educação.

O VALOR COMO "PONTO DE VISTA" PARA O CRESCIMENTO

Podemos afirmar que para Nietzsche o valor se afirma como poder em ser ponto de vista,perspectiva, não apenas de conservação, mais principalmente em ser crescimento,expansão da vida como um todo dentro do devir (Cf.AVontade de Poder,§715, p.360 - Ed.Contraponto). Os valores considerados como "pontos de vista,horizontes, perspecti-vas" estão intrinsecamente relacionados como "condições de conservação e incremento" porque a vida não é apenas manutenção,conservação e sim crescimento,expansão,superação,etc., onde o devir é justamente onde há a passagem,o movimento para haver crescimento através da criação e transvaloração, sempre em renovação para novas possibilidades de vida."A partir do que se mede objetivamente o valor?Apenas a partir do quantum de poder elevado e organizado,segundo o qual aquilo que em todo acontecimento acontece é uma vontade de mais..."(Frag.Póstumos-Vol.VII ,p.31,Ed.Forense)

O QUE É "MORTE DE DEUS"?

Desde o século XVII, vigora na filosofia ocidental com o advento do Iluminismo, uma tentativa de "livrar-se de Deus". Fruto de sua época, Nietzsche viveu em um século em que o pensamento filosófico caminhava na direção materialista.Havia esse tentame,inclusive até por positivistas, utilitaristas e evolucionistas.Nietzsche, radicaliza,dramatiza essa "morte", dizendo através de seus inúmeros personagens: " Deus morreu ,e fomos nós que o matamos". Todas as tentativas do homem "tornar-se Deus" , foram em vão. Com o advento da modernidade , Deus passou a ser uma "suposição". Diferente dos ateus que afirmam que Deus não existe, Nietzsche anuncia que nós "assassinamos" Deus , ou seja, os homens deixaram de crer em "Deus", o que é para ele, o ápice do niilismo(desvalorização do mundo efetivo em prol de um além-mundo),pode-se afirmar, também, que é a morte do Deus judaico-cristão: "Deus está morto". Perigo na adoração de Deus segundo esquemas judaico-cristãos"(Niezsche,Frag.Finais,p.195.Ed.Unb,2002),devido a crença em um além-mundo dessas religiões.A consequência da morte de Deus ,se dá com relação a criação dos valores,tendo em vista que Deus não pode ser a base, o sustentáculo do mundo,porque a crença em "Deus" conduz a dicotomias insolúveis , como também a mentiras, muito embora mentiras piedosas.

O VÉU TELEVISIVO / MIDIÁTICO

Em seu ensaio "Sobre a televisão" ,o filósofo e sociólogo: Pierre de Bourdieu, desvelou os mecanismos televisivos, mostrando as estruturas  manipuladoras que convidam os telespectadores a uma "dramatização" dos fatos ocorridos, tirando-os o senso crítico, levando-os a um pensamento rápido,acrítico e manipulado. A televisão,concluiu ele: ao mostrar, oculta, esconde . Mostra as banalidades e as contingências , escondendo as  nossas necessidades mais urgentes.Podemos acrescentar que ,atualmente,  essas manipulações ocorrem com a mídia em geral.

IMAGINAÇÃO E CONHECIMENTO

Sem o poder criativo da  imaginação, não poderíamos pensar de modo eficaz, e consequentemente, não poderíamos conhecer nada. O pensamento necessita da imaginação para realizar qualquer coisa.Como bem percebeu A. Einstein: " A imaginação é mais importante do que o conhecimento".

GRANDE ILUSÃO

Uma das grandes ilusões da modernidade é  utilizar-se da ciência com pressupostos anteriores a ela ,como ela fosse "moderna".
Outra ilusão, seria acreditar objetivamente na ciência em um sentido nomológico ,quer dizer, com leis absolutas. A ciência é um cálculo de probabilidades , sendo considerada por Nietzsche  como uma "crença forte". As principais questões filosóficas não estão no rigor da comprovação científica, elas estão na multifacetada existência do mundo da vida ,podendo apenas serem vivenciadas.

INTELIGÊNCIA MULTIFACETADA

A inteligência é uma das habilidades da nossa mente que compreende e encontra caminhos para uma determinada situação problemática. Nossa cultura ocidental supervalorizou a inteligência lógico-matemática, em detrimento das outras . Sabemos hoje que existem vários tipos de inteligência. Podemos atualmente dizer que ser inteligente é perceber a incomensurabilidade gnosiológica, e assim, abandonar velhos paradigmas, ampliando nossa consciência sem preconceitos epistemológicos e desse modo, direcionarmos em direção as "infinitas! possibilidades que existem no mundo da Vida.

ALÉM DO PASSADO

Fechemos as portas
do passado.
Não importa se

certo ou errado.
Há sempre alguém que

observa mais longe,
e vê além do que sabemos.


Com nossa imaginação
criamos novos mundos.
Com afinco e determinação !
Mundos acima dos modismos
e convenções sociais.
Você sabe!


Vamos fazer nossa história,
lado a lado,

Somando forças.
A semente da felicidade
foi plantada.
Não se esqueça ,
contribua.
Deixe acontecer o brilho Oriental
Iluminando-nos!

ATEMPORALIDADE DA NAVALHA DE OCKHAM

Quando duas ou mais teorias entram em confronto e as suas explicações podem ser possíveis, como podemos decidir em quais acreditar? Um filósofo Franciscano  Inglês que viveu entre os séculos XIII e XIV, chamado Guilherme de Ockham nos legou um modo de escolha , conhecido como " princípio da parcimônia", para evitarmos explicações complicadas para coisas que podem ser encontradas soluções simples. Segundo ele, quando existem várias explicações alternativas, nós deveríamos optar pela mais simples, contudo, a Navalha de Ockham que faz um corte, tentando acabar com as múltiplas especulações de uma teoria , não afirma de modo algum que a explicação mais simples seria a correta, o que ele quer evidenciar é a maior possibilidade de haver provas concretas para a mais simples entre  múltiplas teorias que nos são apresentadas e fazer com que tomemos nossas decisões para nos posicionarmos diante da vida.

FILOSOFIA E VIDA EM SINTONIA - PERSPECTIVISMO

A filosofia de Nietzsche deve ser concebida como essencialmente interpretativa, porque o conhecimento é para ele, perspectivista, onde há uma recusa a uma concepção de uma verdade absoluta, objetiva:
" Existe apenas uma visão perspectivista, apenas um "conhecer" perspectivo;  quanto mais afetos permitimos falar sobre uma coisa, quanto mais olhos, diferentes olhos, soubermos utilizar para essa coisa, tanto mais completo será nosso "conceito".NIETZSCHE - Genealogia da Moral III-12-p.109 Ed. Cia das Letras,2002)
 Desse modo, nunca devemos absolutizar ou categorizar os "conceitos" usados por ele ao longo de sua obra, em verdade são "juízos de valor" que ele utiliza para se relacionar em sintonia direta com a vida ascendente, que é a base para as interpretações e valorações das nossas apreciações para com ela,onde o mundo de acordo com isso possui incontáveis sentidos.
Filósofos são todos  aqueles que fazem experimentos com a sua vida, não separando "vida e pensamento". O puro academicismo representa, segundo ele, um sintoma onde vida entrou em colapso com a vida prática e declinou. Vida e pensamento devem ser as duas faces de uma mesma realidade, com a finalidade de dar sentidos a  nossa existência de uma maneira imanente e afirmativa.

PARA SER MAIS

A cada manhã
penso em um plano

para o dia
O amor está na base

com a devida proporção
em várias perspectivas.
Espalho o amor que vai
nos fazer errar menos
e ser mais.


Em breve estarei
com você.
Estaremos rindo,
mudando o tempo

em nossa direção.
A atração veio até nós
Vamos segui-la em direção
a uma nova liberdade encontrada

A FARSA DO LIBERALISMO

As instituições liberais ao tentar promover a "liberdade" não conseguem porque sempre pretendem horizontalizar e fazer calar as diferenças criadoras de novos valores que é o ponto fundamental para haver uma efetiva elevação do tipo homem. Elas em verdade não promovem a liberdade , " elas minam a vontade de potência , elas são o nivelamento da montanha e do vale elevado à condição moral , elas apequenam, acovardam e acostumam ao deleite: com elas sempre triunfa o animal de rebanho" ( NIETZSCHE, Crepúsculo dos Ídolos,§38 p.106, Ed. Relume Dumará)





MUNDO PLENO E RARO

O mundo da vida é pleno de beleza e raro de momentos mágicos reveladores.
Quem já viveu momentos descomunais sabe muito bem da raridade desses momentos. Muitas vezes temos pensamentos, intuições etc. que apenas ocorrem uma vez, daí a necessidade de sempre andarmos equipados para fazermos anotações

MEDITANDO PARA ACORDAR

A medida que vamos amadurecendo, devemos aprender a economizar energia através da meditação,para podermos ter acesso a um elevado estado de consciência e assim, conseguirmos uma visão mais acurada do que está acontecendo.

SABEDORIA EM MUTAÇÃO

Existe um consenso em que  a sabedoria não se deixa ensinar , porque quem afirma ser sábio ,está totalmente equivocado. Ela é um caminho, uma busca, um estilo, um modo de ser em constante mudança em várias perspectivas. O sábio não é amigo da sabedoria, porque já a possui. Todavia, quem confessa possuir uma "Douta Ignorância" quer dizer, alguém que alcançou um nível tão elevado de reflexão que é capaz de reconhecer os limites e a imperfeição do próprio conhecimento, possuindo uma atitude cética ,quer dizer, investigativa,  é muito mais sensato!

A FORÇA DA MEDITAÇÃO

A medida que vamos amadurecendo, devemos aprender a economizar energia através da meditação,para podermos ter acesso a um elevado estado de consciência e assim, conseguirmos  uma visão mais acurada do que está ocorrendo.

O CONHECIMENTO DE SI MESMO

Existe uma forma de conhecimento de ultrapassa todas as formas de linguagem, esse conhecimento habita silenciosamente em nós,mas para alcançar esse conhecimento temos que fazer um trabalho sobre si(nós),esse trabalho pode ou não levar muito tempo.Uma coisa é certa: temos que fazê-lo para nos tornamos despertos e fluirmos como espíritos livres.Não existe apenas um modo ,um método, existem múltiplos modos, e métodos para termos acesso a essa forma "interior" de conhecimento.

O TRABALHO SOBRE SI MESMO

O trabalho sobre si mesmo(nós) envolve, principalmente,um aumento da nossa consciência.Desde a Fenomenologia, sabe-se que consciência é sempre consciência de alguma coisa.A auto - consciência pode ser percebida abstratamente como consciência de uma instância interna que pertence ao nosso imo.O trabalho sobre si é um trabalho sério no sentido de evitar que nós nos enganemos, através de mentiras, hipocrisias, má-fé, etc. É sério ,também ,por temos que evitar a mentira, porque , quando mentimos ou enganamos alguém, estamos mentindo e nos enganando.Isso é um obstáculo para o trabalho sobre si, devido ao fato de não haver um aumento da nossa consciência como, também ,da nossa auto - consciência.

NECESSIDADE DE UM TRABALHO SOBRE SI

A sociedade, através das instituições de ensino em sua grande maioria, nos ensina a trabalhar para os outros. Esse trabalho é apenas um trabalho mecânico e pode, apenas, proporcionar um crescimento material.Devemos também, principalmente,aprender a trabalhar para nós mesmos, através do trabalho voltado para o si(self).O trabalho sobre si envolve ,essencialmente,a consciência da mudança constante, através da superação de nós mesmos, como também das coisas que vivemos, relacionamos, etc. Esse trabalho nos engrandece, nos consolida, para haver sempre uma superação e tentativa de irmos além do humano!

ENTRAVE PARA BONS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS

O excesso de dúvidas em nossa mente,uma coisa muito comum em nosso mundo hodierno, perturba nossos relacionamentos como um todo; temos que minimizar ao máximo essas dúvidas e permitir que a magia natural que existe em nós possa fluir ,para  atingirmos uma maior união , permitindo a possibilidade de bons relacionamentos. Há sempre entraves , falhas em nossas comunicações que nos impedem de sermos compreendidos de modo eficaz. Assim, faz-se mister um maior nível de escuta, compreensão, questionamento  e outras ferramentas mais para haver uma maior sincronicidade entre as pessoas.

ESPÍRITO NÃO UTILITARISTA

Os que possuem  o espírito livre tem um propósito que ultrapassa seus atos, quando agem não buscam o ganho pessoal.Quem age apenas onde há oportunidade para o lucro são pessoas comuns.Os que são espíritos livres não agem pelo lucro, mas pelo próprio espírito de liberdade que já possuem.

REALIZAÇÕES

Realizar nossos sonhos
de liberdade e felicidade.
Ter lazer, diversão,
vivendo os sonhos
em uma nova Aurora.


E ao entardecer
celebrar novamente
com júbilo e histórias
pra contar.


Adentrar a noite,
iluminados e fazer
a sagrada comunhão,
sorrindo de felicidade
em estado de puro
êxtase.


Um estado mais elevado,
libertando das profundezas
os nossos amorosos corações.
Tão celestiais quanto as estrelas
cintilantes que há no âmago
de quem deseja o bem,
e ama de todo coração.

EM ASCENÇÃO

Nossos corações
enchem-se
de amor e compreensão.
Somos nosso próprio
complemento.
A confiança é nossa aliada
como se já vivêssemos juntos.
Vamos continuar subindo!
Prosseguindo no caminho
ascendente
Deslocando  , correntes 
Em direção a um ponto mais alto

O CONHECIMENTO QUE REALMENTE IMPORTA

Uma das coisas mais importantes é conhecermos a nossa história pessoal, e nos libertarmos dos "grilhões que forjaram nossas mentes " como escreveu W. Blake .A história que conhecemos através das mídias é um "grilhão" a mais, uma inautenticidade a ser deposta, para efetivamente nos libertarmos e criarmos nossas vidas com autenticidade.

TRÊS GRANDES HUMILHAÇÕES FEITAS AO HOMEM

Freud detectou três principais humilhações feitas ao ser humano na cultura ocidental: a primeira foi através de Copérnico ,quando constatou que o sol não girava ao redor da terra; a segunda foi através de Darwin, quando ele descobriu que o Homem descendia do macaco; a terceira foi executada pelo próprio Freud,quando da "descoberta" do inconsciente , onde o próprio Homem não era mais senhor em sua própria casa, porque a consciência era apenas uma pequena parte, de um todo que repousava na inconsciência . Dessa tríplice humilhação , a maior foi feita por Freud porque deu um grande golpe  psicológico na alma do homem, abalando-o profundamente.

ELOGIO À POESIA

Oh! dimensão
sombrejante do Ser
Nunca real, sempre

obnubilada
O não Ser flui no

rio Heraclítico
O Ser sempre

se esconde.

Em vão, toda filosofia
tenta desvelá-lo!
Em um mundo

de sombras
Só a poesia irá,
desvelar,
o Ser tão procurado.

ELOGIO À NOITE

Com o adormecer do sol,  a escuridão benfazeja nos acalma.Os ruídos amenizam-se trazendo de volta:a meditação,a paz,a harmonia, que o despertar do sol rompe.

ESTEJAM PRESENTE " Em todo lugar em que você estiver, lembre-se de você"(Gurdjieff)

Mantenham-se conectados
Aqui e agora.
Percebam com distinção!

A diferença entre tudo que há
Escutem seus espelhos
vivos do universo:
Mônadas!
 
Abram espaço para
suas emoções
Só vocês sabem!
Falem
Estou presente ,
Sempre e diferente.
Esperando
Continuamente.

CETICISMO NECESSÁRIO

David Hume,escreveu em seu principal livro: Tratado da Natureza Humana que:" só podemos ser filósofos sobre princípios céticos". O espírito dogmático é anti-filosófico por excelência, porque reduz a multiplicidade do Mundo da Vida a um único princípio que poderia explicar todas as coisas, matando exatamente o livre exercício do pensar e, por consequência, a Filosofia.

CONEXÃO DIGITAL- QUALIDADE DE VIDA EM JOGO

As "vitrines do mundo virtual" estão conectando nossas mentes de um modo automático, onde  a "eterna dança digital" pode  nos conduzir ao desconhecimento de diversas oportunidades perdidas que nunca veem a luz do dia!Muitas vezes, nada de vida nova, apenas conexões ininterruptas que nos faz  esquecer o vínculo fundamental entre a utilidade ou não de estar em rede e a  nossa importância existencial .Isso é que  deverá sempre estar em jogo ! A maximização digital deverá nos conduzir, também, para uma  crescente maximização existencial, onde a nossa qualidade de vida deverá sempre ser superior, para não ocorrer uma maximização digital e uma minimização existencial. 

EM BUSCA DE ELEVAÇÃO

Quando tentamos
e não  conseguimos 

elevação.
É chegada a hora para 

outro estado mental,
criando novas dimensões.


Nascemos para vencer.
Em breve , uma nova flor
irá se abrir, numa Torre,

sinalizando novos horizontes.

Temos o poder
e os nossos direitos,
apesar dos erros.
Sem mais explicações
criaremos uma nova dimensão,
fazendo amor em direção
à perfeição.

VIVER BEM , SEGUNDO SPINOZA

Segundo Spinoza,o ser humano necessita apenas de  três objetos principais  para viver bem em uma vida pautada na sabedoria.
" Tudo o que desejamos honestamente se reduz a esses três objetos principais, a saber, entender as coisas por suas causas primeiras, dominar as paixões e adquirir o hábito da virtude , finalmente, viver em segurança e com um corpo são"
(SPINOZA , Tratado Teológico Político, p.32, Ed. Perspectiva)

DESEJOSA ESPERA


Sei que esperas 
por mim.
Seus olhos, 
ansiosamente,
observam
a chegada do momento
oportuno!

Captando os sons

das músicas que escutamos:
O puro Rock'n'Roll
Você com seus 
olhos mostra,
Saudade, seguranca e esperança.

Tenha certeza, porque em mim,
você vai encontrar seu coração.
Juntos, iremos em silêncio,
de forma inesperada
ao nosso próprio encontro.
 
Aguarda meu carinho
e caloroso convite!
Com suaves beijos
em seus lábios
sedentos
Iremos nos extasiar.
Com a sagrada comunhão! 

FINAL DE INVERNO

Sol e frio
Tempo de se renovar!
Uma nova aurora
no céu azul
Um novo horizonte
Nos chama.

No meio-dia
de novas vidas
Livres nos encontramos
Encontro marcado
e selado pelo destino.

Agora vamos caminhar
nas montanhas
Ar puro emanando no ar
nos renovando para
nossa primeira Primavera
juntos.




 

ANTI- ACADEMICISMO

Faz-se presente logo no início da Segunda Consideração Intempestiva o caráter anti-acadêmico do pensamento de Nietzsche, quando ele cita um trecho de uma carta entre Goethe e Schiller,criticando um saber dissociado da Vida , porque apenas um saber que vivifica a Vida, deverá ser considerado positivo.
A história deve ser apenas considerada quando serve à Vida, quando cria valores novos, remetendo ao passado somente eventos que a glorificaram.A história vista de uma maneira científica , a história vista como um processo teleológico deve ser desconsiderada, " o passado e o presente são um e o mesmo".A  história não tem finalidade,faz-se mister executar o salto, fazendo projeções conduzindo a um aumento da "força  plástica",quer dizer, da força criativa de novas possibilidades.

NIETZSCHE E A HISTÓRIA

Na Segunda Consideração Intempestiva, Nietzsche faz uma crítica ao excesso de conhecimento histórico relacionado a vida:" impulsionar a história a serviço da vida!"(NIETZSCHE, 2ª Intempestiva,p16,Ed. R. Dumará). Apesar do homem não poder viver sem história , faz-se necessário e salutar um modo de vida em que o homem possa viver a-historicamente, porque a própria vida depende do esquecimento:" o histórico e o a-histórico são na mesma medida necessários para a saúde de um indíviduo,  de um povo e de uma cultura." (NIETZSCHE,Id. Ibidem,p.11) .Assim , a  história apenas faz sentido se tiver uma relação direta com a vida, onde essa relação se dá  entre Esquecimento,Vontade,Instante,Passado e Força histórica.Tanto a vida histórica quanto a não histórica estão demarcadas pelo Tempo; através da História ocorre a fixação do Homem diante do Devir.A proposta de Nietzsche é a de criar um novo modo de ser do homem diante da História através da Força Plástica ativa, quer dizer, o poder de crescer  em si e  a partir de si mesmo e de cicatrizar feridas , ela dá a medida com relação a consideração ou o desprezo pela história onde faz-se necessário dar o salto (abstrung) percebendo que a história não tem finalidade . A "filosofia" é um percurso de Platão até Hegel,inicia-se com a ideia de Bem de Platão e termina com o "conceito que pensa a si mesmo"ou seja,  o Absoluto de Hegel.A crítica de Nietzsche é ao historicismo e não a história em si mesma, porque ele a considera como reino do "acaso" onde existe uma Tragicidade e não uma Teleologia. Por isso,  Nietzsche tenta resgatar a sabedoria dos filósofos trágicos antes de Sócrates, onde  o tempo era considerado como Eternidade (Aión) onde  não havia uma esfera transcendente,porque a Natureza (Physis) abrangia tudo.

DESEJO

Essência humana
que luta contra a dor.
Vive cada instante,
transfigurando-se

no prazer!
Através de sua pureza
brota-se uma nova vida
com amor e êxtase.
Nos conduzindo,

sempre mais e mais
Ao encontro da fonte,
reluzente do Ser!

EM BUSCA DE CONFIANÇA

Nos sonhos perdidos
de confiança,
procuro em minha mente.
E apenas lembro-me

de mentiras.

Os impasses já se foram.
Afinal, foi tudo mentira!
Em nada mais confio
Devo confessar.


Verdades distorcidas
Coisas que ficaram...

Sem confiança
Em busca de confiança
Sigo meu caminho.

MUNDO PLENO E RARO

O mundo da vida é pleno de beleza e raro de momentos mágicos reveladores.
Quem já viveu momentos descomunais sabe muito bem da raridade desses momentos. Muitas vezes temos pensamentos, intuições etc. que apenas ocorrem uma vez, daí a necessidade de sempre andarmos equipados para fazermos anotações.

A APOSTA DE PASCAL

Antes de se ser um devoto cristão, Blaise Pascal era um jogador de dados, além de um grande polemista e místico. Criou uma teoria das probabilidades ,onde desenvolveu um modo de determinar o valor monetário de uma aposta, fundamentando-as nas probabilidades. Ele afirmava que crer em Deus ou não, era como fazer uma aposta, se crermos em Deus, ganhamos mesmo que ele não exista; se não crermos perdermos mesmo que ele exista ou não. Einstein afirmou: "Deus não joga dados com o mundo" e para ele não  importaria o fato de que nós apostássemos se acreditamos nele ou não. Essa aposta não é, de forma alguma, uma prova da existência de Deus, ela é uma forma de motivar para convencer os incrédulos a acreditarem em Deus, todavia, esse argumento é moralmente dúbio, Voltaire o censurou severamente. Ele é também, teologicamente blasfematório, haja vista que envolve a crença em Deus  numa questão probabilística. Segundo Walter Kaufman, a objeção mais contundente feita a Pascal é a de que não podemos simplesmente escolher crer em alguma coisa porque seria vantajoso. Outra objeção é a de que a crença não está dentro do nosso controle racional, todavia, pensamos que podemos adotar uma crença, mas realmente a crença vai além da razão.

NIETZSCHE E O DEVER

Nas três dissertações da Genealogia da Moral, Nietzsche executou uma crítica genealógica da oposição " bem/mal,bom/ruim", da culpa e dá má consciência e na terceira, dos ideais ascéticos, faltando uma genealogia de um conceito muito importante da ética moderna, o  conceito de dever, que apenas nos fragmentos póstumos foi colocado segundo a citação:
 
" O problema "tu deves":uma inclinação,que não sabe se fundamentar,de modo semelhante ao que acontece com o impulso sexual, não deve cair sob
a condenação dos impulsos;ao contrário, ela deve ser seu medidor de valor e seu juiz!"(F.P.1885-1887,p.232,Forense,2013).
 
Seguindo o fio condutor de seu mestre Schopenhauer , que já havia criticado o conceito de dever em Kant em seu livro "Sobre o fundamento da moral", Nietzsche ratifica sua crítica, identificando a origem teológica e o desmascara igualando-o ao Decálogo, porque o conceito de dever não é livre, quer dizer, ele é heterônomo, disfarçado por Kant em autonomia da vontade .Para Nietzsche o "tu deves" deve ser criado a partir de nós mesmos , para assim criarmos o nosso destino , sendo nós mesmos "os medidores e os juízes", sermos supramorais ,quer dizer, estabelecer-se no comando de sua consciência e assim, ter uma liberdade capaz de fazer promessas . Nietzsche não está declarando estas condições de uma forma relativista, na qual todos os homens possam criar seus próprios costumes; em vez disso, ele está reconhecendo uma escolha para viver moralmente sem a influência de decisões externas, isso é ser supramoral, além da moral.

NOVOS RUMOS

Amanhece renovada
com novo semblante.
Vibrando em alta
frequência
vibrações amorosas
sorrindo esperançosa.

Um novo dia
abre seu coração,
que agora compreende
livre como um pássaro
nosso sublime desejo
de união.

Seu reflexo em águas tranquilas,
comandam agora seu coração.
Com sabedoria e discernimento
consegues lidar com novas
marés.

Na carruagem dos
teus sentimentos,
segues segura sem hesitar.
Abraçando com ternura
novos rumos que a vida
lhe dá.


FILÓSOFOS E CIENTISTAS VERSUS DOGMAS RELIGIOSOS

Os leigos em geral, consideram muitos filósofos e cientistas ateus e inimigos das religiões, sem antes examinar o que eles, realmente, disseram. O que os filósofos e cientistas criticaram, eram as diversas formas de autoridades cegas, fantasistas, antropomórficas e mágicas que se prolongaram durante milênios e se tornaram ,infelizmente , muito fortes até mesmo na atualidade .Todavia , as religiões que consideram a ideia de responsabilidade, de liberdade de consciência, de solidariedade ,de tolerância, etc. têm muito em comum com o modo de pensar da grande maioria dos filósofos e cientistas, justamente, porque eles repugnaram as perseguições religiosas, as fanáticas Cruzadas, a Inquisição e outros absurdos cometidos pelos membros de instituições religiosas ditas "cristãs”. Já faz algum tempo que nós sabemos que elas foram formas de "falsa" religião. Desse modo, reabilita-se o ponto de vista dos filósofos e cientistas como sendo corretos e necessários para uma transvaloração de ideias ,de crenças e de valores.

PLATÃO, DITADOR DE UM ESTADO TOTALITÁRIO IDEAL ABSURDO

Para Platão, uma cidade ideal deve estabelecer um rígido domínio sobre a vida de seus cidadãos, rejeitando os poetas ,  expulsando-os da Polis ,etc. Dentre muitos outros absurdos, determina que todos os cidadãos se submetam a sua idealidade teórica fundada em um bem comum ,totalmente utópico, porque cria um Estado totalitário , na crença de que a justiça é sempre maior no Estado. Segundo ele, a lei em si não favorece os cidadãos considerados como unidades sociais, a não ser que esses se submetam docilmente aos ditames desse Estado, o que é uma utopia irrealizável . Não esqueçamos que a palavra UTOPIA deriva de U-TÓPÓS , significando em lugar nenhum.

FORÇAS POSITIVAS (ATIVAS)

Com a força do amor, do esquecimento , da alegria e da paz ,poderemos recuperar o tempo perdido, apesar de todas as perdas.

SENSIBILIDADE

Nossa sensibilidade é o nosso sentimento mais profundo, foi muito desvalorizada por nossa cultura extremamente racionalista. Ela também é eficaz para encontrar os caminhos e as possibilidades que temos para executar, apesar do jogo caótico, contingencial cotidiano que se manifesta no Mundo da Vida. Com a ajuda da Autorreflexão direcionamos caminhos inusitados, no êxtase da caminhada, a volta sem "nada" para o eterno caminhar, nos coloca sempre em movimento em um jogo que nunca para, através do diálogo, criando uma experiência ímpar, através do mundo, proporcionando uma constante criação de valores novos.

UM EXAME DE SABEDORIA

Um posicionamento ideal que podemos fazer para verificar se somos suficientes maduros ou não, seria aplicar uma máxima de William James que diz que sabedoria é: " a arte de saber o que deixar de lado"