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LIBERDADE DE PENSAMENTO/LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Considerando o pensamento como um "diálogo interior" que podemos exercer livremente, mesmo na ocorrência de um entrave na sua expressão, então , podemos dizer que ele é o nosso inviolável santuário da nossa liberdade interior, porque sempre está protegido através do silêncio, da solidão, etc.
De um modo geral , apenas caracterizamos o pensamento pela
sua interioridade, contrapondo-o à sua expressão linguística, todavia esta é apenas uma das suas determinações. Na 2ª Meditação, Descartes nos diz em que consiste o  pensar: "duvidar, conceber, afirmar ,negar , querer, não querer, imaginar e sentir"(Cf. 2ª Med. p.130,Ed.Bertrand Brasil). Pelo fato de não podermos manter vivos , fora da liberdade de expressão, essas dimensões do pensamento, podemos dizer que não há verdadeira liberdade de pensar sem a liberdade de expressão, contudo, não devemos confundi-la com a libertinagem total de exprimir seja que opinião for, quando ela está sob a égide das leis.

ROMPE

A época do amor
nas ruas acabou.
Cai a noite!
Rompe direto para

o outro lado.
Para a terra do

nunca mais!
Onde as pessoas

ainda sentem
e não apenas escutam.



Gente viva , transbordante de vida.
Sorrisos de divindades
à procura de trazer de volta
a sensibilidade perdida.
Onde o tempo nunca

é desperdiçado.
Onde nunca se espera.

Sempre se alcança
nossos mais profundos desejos

SUA BELEZA

Flor ígnea
de selvagem Beleza.
Acende a chama

de teu coração.
Dança livre, solta...

na luz nua do luar!
Voyerismo
silhuetar.

Mostra toda tua Beleza...
Clara como a noite.
Linda como o dia.
Síntese dos contrários.
Noite e Dia.

DESCONSTRUÇÃO CRIADORA

Uma leitura hermenêutica-desconstrutiva , pode executar uma maior profundidade a um texto,  como também, demonstrar que os significados que nós retiramos dele, poderia ser o oposto do que pensávamos compreender, havendo a criação de um novo sentido.

CULTURA CONTRA CIVILIZAÇÃO - UMA SAÍDA

Nietzsche faz uma contraposição entre cultura e civilização, onde o termo  decadência exerce um papel esclarecedor para diferencia-las, segundo ele : " Civilização quer algo diverso do que quer a cultura: talvez algo inverso... (Nietzsche, Vontade de Poder, p. 86, Ed. Contraponto,2008). Para ele,
a decadência é parte integrante do processo de civilização "(...) foram as épocas da domesticação animalesca do homem, voluntária e forçada ("civilização") - os tempos de impaciência para as naturezas mais espirituais e ousadas"(Id.,ibidem.) . Por outro lado , a cultura pode  encontrar seu apogeu em uma época em um tempo que são " dito moralmente, tempos de corrupção" (Id.,ibidem). Assim, podemos afirmar de acordo com ele, que uma civilização em estado de total decadência , onde predomina o niilismo passivo, pode ser uma oportunidade para haver a criação de uma cultura elevada , através de uma "transvaloração dos valores"  vigentes e, assim,  sair do estado de dissolução,sair do  niilismo passivo que é segundo Deleuze, uma expressão negativa da Vontade de Poder (Potência).

SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA

 "Não se ensina filosofia, ensina-se a filosofar" (Kant- Curso de Lógica Geral, Ed. Unicamp), essa máxima de Kant foi , sem dúvidas, muito esclarecedora e , também, antisofista no sentido de nos alertar para não cairmos, ingenuamente, nas mãos de falsos mestres, muitos deles  " operários da filosofia", como denomina Nietzsche aos professores de filosofia que apenas  se  limitam a ensinar o conteúdo, onde deveriam ensinar a realmente filosofar , quer dizer , fazer o uso da razão de modo livre, através de uma leitura crítica , usando vários métodos. Antes de Kant ,  Descartes em seu livro : Regras para a direção do espírito, notou esse problema ao escrever:
" E jamais seremos filósofos se houvermos lido todos os raciocínios de Platão e de Aristóteles, e nos for impossível ter um juízo firme sobre uma questão dada; com efeito, pareceríamos ter aprendido não ciências , mas história"
(Regra III, Ed. Perspectiva).
Influenciado por Schopenhauer, Nietzsche criticou severamente o ensino acrítico ,neutro de filosofia em sua época em seus escrito: Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino, na quinta conferência, conforme o texto
 "Foi assim que lentamente, em vez da interpretação profunda dos problemas eternamente  iguais, foram introduzidas as investigações  e as questões históricas, e mesmo as filológicas: agora se trata de estabelecer o que pensou este ou aquele filósofo , se é possível com razão atribuir a ele este ou aquele escrito, ou se esta ou aquela lição merece ser retida. Agora, nos seminários filosóficos das nossas universidades, os nossos estudantes são dirigidos a este tratamento neutro da filosofia; por isso, desde longa data, adquiri o hábito de considerar esta ciência  como um ramo da filologia e de avaliar seus defensores segundo sua qualidade, boa ou má, de filólogos. Em decorrência disto , a própria filosofia foi banida da Universidade" (NIETZSCHE,5ª Conferência, p.129, Escritos sobre Educação,Ed. Loyola).
Nietzsche, sutilmente percebe a diluição da filosofia em questões meramente históricas ,e assim, a filosofia torna-se "filologia", sem que houvesse uma transformação  em um instrumento, uma ferramenta para o exercício do filosofar.

ANTES QUE SEJA TARDE

Os poderes constituídos
não irão ganhar
A não ser com a nossa omissão.
Em dívidas estão conosco.
Chegou o momento do ser
sobrepujar o ter!
Temos força e orgulho!
Unidos dançando na chuva
invernal
Brotaremos uma nova primavera
Fazendo nosso Sol
brilhar novamente.
O momento urge mudanças
estruturais,
Antes que seja tarde!

NIETZSCHE E O ANTISEMITISMO - Esclarecimentos


Apesar de toda a ferrenha crítica que Nietzsche fez aos judeus, ele não pode ser considerado como um pensador antissemita, como foi interpretado erroneamente por "leitores apressados", inclusive pelos próprios nazistas que recebera de sua irmã , que se proclamou  sua herdeira cultural ,o aval de usar a obra do irmão para fins políticos. Ademais, é sabido que Nietzsche detestava e desprezava os antissemitas . Vejamos trechos do livro de Gilles Deleuze: Nietzsche e a Filosofia, onde, ele além de nos esclarecer, cita um fragmento póstumo do filósofo  e uma trecho de uma carta " Sabe-se que os nazis tiveram com a obra de Nietzsche relações ambíguas: ambíguas, na medida em que gostavam de dele se reclamar, mas não o podiam fazer sem truncar citações, falsificar edições, interditar textos principais. Em compensação, o próprio Nietzsche não mantinha relações ambíguas com o regime bismarckiano. Ainda menos com o pangermanismo e o antissemitismo .Desprezava-os, odiava-os. "Não frequenteis ninguém que esteja implicado nessa mistificação desavergonhada das raças". E o grito do coração:" Mas finalmente, que credes vós que eu sinto  quando o nome de Zaratustra sai da boca dos antissemitas"(p.190, Ed. Rés, Lisboa, s/d). Sabemos que ele teve vários amigos judeus, inclusive seu grande amor Lou Salomé que era judia e, também, se afastou de Wagner por sua simpatia com o antissemitismo.

MORAL AUTÔNOMA, MORAL NOBRE

Segundo Nietzsche , a moral nobre brota a partir de uma afirmação de si mesma , ela é , portanto, afirmativa, positiva, autônoma, quer dizer , ela determina valores a partir de si, não tendo necessidade de aprovação:
 "O homem de espécie nobre se sente como aquele que determina valores, ele não tem necessidade de ser abonado, ele julga: " o que me é prejudicial é prejudicial em si", sabe-se como o único que empresta honra às coisas, que cria valores. Tudo o que conhece de si,ele honra: uma semelhante moral é glorificação de si"(Nietzsche, Além do Bem e do Mal, p.172-173, Cia das Letras,1993).
Assim, podemos afirmar que o homem nobre, com
sua moral afirmativa e diferenciadora nas questões valorativas poderá conseguir elevar o tipo homem, haja vista que, em suas avaliações fundadas na diferença, faz com que haja sempre novos horizontes, perspectivas e assim novas criações de valores, fazendo do homem um criador e transmutador de valores.
 

NIETZSCHE E O DEVER

Nas três dissertações da Genealogia da Moral, Nietzsche executou uma crítica genealógica da oposição " bem/mal,bom/ruim", da culpa e dá má consciência e na terceira, dos ideais ascéticos, faltando uma genealogia de um conceito muito importante da ética moderna, o  conceito de dever, que apenas nos fragmentos póstumos foi colocado segundo a citação:
 
" O problema "tu deves":uma inclinação,que não sabe se fundamentar,de modo semelhante ao que acontece com o impulso sexual, não deve cair sob
a condenação dos impulsos;ao contrário, ela deve ser seu medidor de valor e seu juiz!"(F.P.1885-1887,p.232,Forense,2013).
 
Seguindo o fio condutor de seu mestre Schopenhauer , que já havia criticado o conceito de dever em Kant em seu livro "Sobre o fundamento da moral", Nietzsche ratifica sua crítica, identificando a origem teológica e o desmascara igualando-o ao Decálogo, porque o conceito de dever não é livre, quer dizer, ele é heterônomo, disfarçado por Kant em autonomia da vontade .Para Nietzsche o "tu deves" deve ser criado a partir de nós mesmos , para assim criarmos o nosso destino , sendo nós mesmos "os medidores e os juízes", sermos supramorais ,quer dizer, estabelecer-se no comando de sua consciência e assim, ter uma liberdade capaz de fazer promessas . Nietzsche não está declarando estas condições de uma forma relativista, na qual todos os homens possam criar seus próprios costumes; em vez disso, ele está reconhecendo uma escolha para viver moralmente sem a influência de decisões externas, isso é ser supramoral, além da moral.

FELICIDADE

É muito comum, achar que a felicidade seria atingir a satisfação da maioria dos nossos desejos. Isso é uma coisa impossível! Sendo a essência do homem  desejo, como bem demonstrou Spinoza no seu livro:Ética, ficamos impossibilitados de atingir a felicidade plena,tendo em vista que nossos desejos não têm fim. A felicidade pertence ao estado contingencial do mundo da vida, sendo essencialmente subjetiva e relativa, e tem  a ver com o tempo, no sentido da aceitação da temporalidade, sendo um estado da vida cotidiana. Ela não pode ser buscada, tendo em vista que nada que se encontre "fora" de nós, pode nos trazer felicidade. Ela se encontra em nós mesmos, nós a criamos "dentro" de nós. Por que esperá-la, amanhã ou em algum tempo futuro?Vivendo o aqui e o agora, aceitando a tragicidade do mundo da vida, cuidando do que tem verdadeiramente importância para nós, e para com os que estão conosco.O objetivo é fazer a  felicidade estar presente em nós, vivendo em nós! Assim , poderemos desfrutar e compartilha-la com alegria ,que é a nossa força maior!

O EU

Espectro dissociado e alienado
Vive a ilusão da Unidade.
Percorre a vida obnubilado
Descentralizado, vive as quimeras
do mito individual.

Até que irrompa em seu ser,
a luz da linguagem.
Estruturada pelos Mathemas...
Perdidos no inefável,
Mundo da dialética .

CRÍTICA SUTIL AO MONARQUISMO ABSOLUTO

O médico e filósofo inglês John Locke, em seu Ensaio sobre o Entendimento Humano, ao investigar sobre a origem das ideias da nossa mente,chega a conclusão que elas não são inatas,tendo sua
formação, através da nossa experiência sensível que experimentamos com as coisas do mundo.Diante disso,a ideia da origem divina dos reis é abalada e invalida a monarquia absoluta,cujo fundamento é  não depender de nenhum consentimento político.Locke fundamentou o liberalismo político,onde o Estado não deve ter outra função, a não ser a de conceder garantia aos direitos  naturais do homem.Nosso liberalismo hodierno, com o "mínimo possível de Estado" deixou de conceder garantia aos cidadãos , onde a meta do Estado em promover,saúde , educação e segurança, não foi alcançada,sendo usada como uma  ideologia para as eleições de candidatos vis,reles ,deixando a sociedade civil em um estado de total anarquia.

NÃO LIVRE

Quando Nietzsche em seus escritos afirma que não existe um sujeito que age livremente,há uma tentativa de melhorar a compreensão antropológica, porque o Homem ,segundo seu ponto de vista  deve ser concebido intrínsecamente relacionado com tudo que existe, não podendo haver separação entre sujeito e ação."Não existe "ser" por trás do fazer, do atuar, do devir;o "agente" é uma ficção acrescentada à ação -a ação é tudo" Cf. GM-I-13,p.36 .Ed. Cia das Letras,2002).

POR UMA NOVA CONCEPÇÃO EDUCACIONAL

Visando um equilíbrio a nível Global, a concepção tradicional de Educação terá de mudar drasticamente seus pontos de vista, para assim,  compreender as mudanças  nas múltiplas dimensões do Homem , quer dizer, mudanças nas dimensões: física, estética, emocional, modal,intelectual e espiritual, etc., havendo destarte, um desenvolvimento harmonioso do ser humano ,totalmente, de forma integrada com a Terra. Para tal, essa nova concepção deverá ser a base de nossa sociedade e a Política deverá ser e estar,totalmente, dependente do seu crescimento. Chega de políticas "altruístas" que não visam um retorno para a base da sociedade que é a Educação.

O VALOR COMO "PONTO DE VISTA" PARA O CRESCIMENTO

Podemos afirmar que para Nietzsche o valor se afirma como poder em ser ponto de vista,perspectiva, não apenas de conservação, mais principalmente em ser crescimento,expansão da vida como um todo dentro do devir (Cf.AVontade de Poder,§715, p.360 - Ed.Contraponto). Os valores considerados como "pontos de vista,horizontes, perspecti-vas" estão intrinsecamente relacionados como "condições de conservação e incremento" porque a vida não é apenas manutenção,conservação e sim crescimento,expansão,superação,etc., onde o devir é justamente onde há a passagem,o movimento para haver crescimento através da criação e transvaloração, sempre em renovação para novas possibilidades de vida."A partir do que se mede objetivamente o valor?Apenas a partir do quantum de poder elevado e organizado,segundo o qual aquilo que em todo acontecimento acontece é uma vontade de mais..."(Frag.Póstumos-Vol.VII ,p.31,Ed.Forense)

O QUE É "MORTE DE DEUS"?

Desde o século XVII, vigora na filosofia ocidental com o advento do Iluminismo, uma tentativa de "livrar-se de Deus". Fruto de sua época, Nietzsche viveu em um século em que o pensamento filosófico caminhava na direção materialista.Havia esse tentame,inclusive até por positivistas, utilitaristas e evolucionistas.Nietzsche, radicaliza,dramatiza essa "morte", dizendo através de seus inúmeros personagens: " Deus morreu ,e fomos nós que o matamos". Todas as tentativas do homem "tornar-se Deus" , foram em vão. Com o advento da modernidade , Deus passou a ser uma "suposição". Diferente dos ateus que afirmam que Deus não existe, Nietzsche anuncia que nós "assassinamos" Deus , ou seja, os homens deixaram de crer em "Deus", o que é para ele, o ápice do niilismo(desvalorização do mundo efetivo em prol de um além-mundo),pode-se afirmar, também, que é a morte do Deus judaico-cristão: "Deus está morto". Perigo na adoração de Deus segundo esquemas judaico-cristãos"(Niezsche,Frag.Finais,p.195.Ed.Unb,2002),devido a crença em um além-mundo dessas religiões.A consequência da morte de Deus ,se dá com relação a criação dos valores,tendo em vista que Deus não pode ser a base, o sustentáculo do mundo,porque a crença em "Deus" conduz a dicotomias insolúveis , como também a mentiras, muito embora mentiras piedosas.

O VÉU TELEVISIVO / MIDIÁTICO

Em seu ensaio "Sobre a televisão" ,o filósofo e sociólogo: Pierre de Bourdieu, desvelou os mecanismos televisivos, mostrando as estruturas  manipuladoras que convidam os telespectadores a uma "dramatização" dos fatos ocorridos, tirando-os o senso crítico, levando-os a um pensamento rápido,acrítico e manipulado. A televisão,concluiu ele: ao mostrar, oculta, esconde . Mostra as banalidades e as contingências , escondendo as  nossas necessidades mais urgentes.Podemos acrescentar que ,atualmente,  essas manipulações ocorrem com a mídia em geral.

IMAGINAÇÃO E CONHECIMENTO

Sem o poder criativo da  imaginação, não poderíamos pensar de modo eficaz, e consequentemente, não poderíamos conhecer nada. O pensamento necessita da imaginação para realizar qualquer coisa.Como bem percebeu A. Einstein: " A imaginação é mais importante do que o conhecimento".

GRANDE ILUSÃO

Uma das grandes ilusões da modernidade é  utilizar-se da ciência com pressupostos anteriores a ela ,como ela fosse "moderna".
Outra ilusão, seria acreditar objetivamente na ciência em um sentido nomológico ,quer dizer, com leis absolutas. A ciência é um cálculo de probabilidades , sendo considerada por Nietzsche  como uma "crença forte". As principais questões filosóficas não estão no rigor da comprovação científica, elas estão na multifacetada existência do mundo da vida ,podendo apenas serem vivenciadas.

INTELIGÊNCIA MULTIFACETADA

A inteligência é uma das habilidades da nossa mente que compreende e encontra caminhos para uma determinada situação problemática. Nossa cultura ocidental supervalorizou a inteligência lógico-matemática, em detrimento das outras . Sabemos hoje que existem vários tipos de inteligência. Podemos atualmente dizer que ser inteligente é perceber a incomensurabilidade gnosiológica, e assim, abandonar velhos paradigmas, ampliando nossa consciência sem preconceitos epistemológicos e desse modo, direcionarmos em direção as "infinitas! possibilidades que existem no mundo da Vida.

ALÉM DO PASSADO

Fechemos as portas
do passado.
Não importa se

certo ou errado.
Há sempre alguém que

observa mais longe,
e vê além do que sabemos.


Com nossa imaginação
criamos novos mundos.
Com afinco e determinação !
Mundos acima dos modismos
e convenções sociais.
Você sabe!


Vamos fazer nossa história,
lado a lado,

Somando forças.
A semente da felicidade
foi plantada.
Não se esqueça ,
contribua.
Deixe acontecer o brilho Oriental
Iluminando-nos!

ATEMPORALIDADE DA NAVALHA DE OCKHAM

Quando duas ou mais teorias entram em confronto e as suas explicações podem ser possíveis, como podemos decidir em quais acreditar? Um filósofo Franciscano  Inglês que viveu entre os séculos XIII e XIV, chamado Guilherme de Ockham nos legou um modo de escolha , conhecido como " princípio da parcimônia", para evitarmos explicações complicadas para coisas que podem ser encontradas soluções simples. Segundo ele, quando existem várias explicações alternativas, nós deveríamos optar pela mais simples, contudo, a Navalha de Ockham que faz um corte, tentando acabar com as múltiplas especulações de uma teoria , não afirma de modo algum que a explicação mais simples seria a correta, o que ele quer evidenciar é a maior possibilidade de haver provas concretas para a mais simples entre  múltiplas teorias que nos são apresentadas e fazer com que tomemos nossas decisões para nos posicionarmos diante da vida.

FILOSOFIA E VIDA EM SINTONIA - PERSPECTIVISMO

A filosofia de Nietzsche deve ser concebida como essencialmente interpretativa, porque o conhecimento é para ele, perspectivista, onde há uma recusa a uma concepção de uma verdade absoluta, objetiva:
" Existe apenas uma visão perspectivista, apenas um "conhecer" perspectivo;  quanto mais afetos permitimos falar sobre uma coisa, quanto mais olhos, diferentes olhos, soubermos utilizar para essa coisa, tanto mais completo será nosso "conceito".NIETZSCHE - Genealogia da Moral III-12-p.109 Ed. Cia das Letras,2002)
 Desse modo, nunca devemos absolutizar ou categorizar os "conceitos" usados por ele ao longo de sua obra, em verdade são "juízos de valor" que ele utiliza para se relacionar em sintonia direta com a vida ascendente, que é a base para as interpretações e valorações das nossas apreciações para com ela,onde o mundo de acordo com isso possui incontáveis sentidos.
Filósofos são todos  aqueles que fazem experimentos com a sua vida, não separando "vida e pensamento". O puro academicismo representa, segundo ele, um sintoma onde vida entrou em colapso com a vida prática e declinou. Vida e pensamento devem ser as duas faces de uma mesma realidade, com a finalidade de dar sentidos a  nossa existência de uma maneira imanente e afirmativa.

PARA SER MAIS

A cada manhã
penso em um plano

para o dia
O amor está na base

com a devida proporção
em várias perspectivas.
Espalho o amor que vai
nos fazer errar menos
e ser mais.


Em breve estarei
com você.
Estaremos rindo,
mudando o tempo

em nossa direção.
A atração veio até nós
Vamos segui-la em direção
a uma nova liberdade encontrada

A FARSA DO LIBERALISMO

As instituições liberais ao tentar promover a "liberdade" não conseguem porque sempre pretendem horizontalizar e fazer calar as diferenças criadoras de novos valores que é o ponto fundamental para haver uma efetiva elevação do tipo homem. Elas em verdade não promovem a liberdade , " elas minam a vontade de potência , elas são o nivelamento da montanha e do vale elevado à condição moral , elas apequenam, acovardam e acostumam ao deleite: com elas sempre triunfa o animal de rebanho" ( NIETZSCHE, Crepúsculo dos Ídolos,§38 p.106, Ed. Relume Dumará)





MUNDO PLENO E RARO

O mundo da vida é pleno de beleza e raro de momentos mágicos reveladores.
Quem já viveu momentos descomunais sabe muito bem da raridade desses momentos. Muitas vezes temos pensamentos, intuições etc. que apenas ocorrem uma vez, daí a necessidade de sempre andarmos equipados para fazermos anotações

MEDITANDO PARA ACORDAR

A medida que vamos amadurecendo, devemos aprender a economizar energia através da meditação,para podermos ter acesso a um elevado estado de consciência e assim, conseguirmos uma visão mais acurada do que está acontecendo.

SABEDORIA EM MUTAÇÃO

Existe um consenso em que  a sabedoria não se deixa ensinar , porque quem afirma ser sábio ,está totalmente equivocado. Ela é um caminho, uma busca, um estilo, um modo de ser em constante mudança em várias perspectivas. O sábio não é amigo da sabedoria, porque já a possui. Todavia, quem confessa possuir uma "Douta Ignorância" quer dizer, alguém que alcançou um nível tão elevado de reflexão que é capaz de reconhecer os limites e a imperfeição do próprio conhecimento, possuindo uma atitude cética ,quer dizer, investigativa,  é muito mais sensato!

A FORÇA DA MEDITAÇÃO

A medida que vamos amadurecendo, devemos aprender a economizar energia através da meditação,para podermos ter acesso a um elevado estado de consciência e assim, conseguirmos  uma visão mais acurada do que está ocorrendo.

O CONHECIMENTO DE SI MESMO

Existe uma forma de conhecimento de ultrapassa todas as formas de linguagem, esse conhecimento habita silenciosamente em nós,mas para alcançar esse conhecimento temos que fazer um trabalho sobre si(nós),esse trabalho pode ou não levar muito tempo.Uma coisa é certa: temos que fazê-lo para nos tornamos despertos e fluirmos como espíritos livres.Não existe apenas um modo ,um método, existem múltiplos modos, e métodos para termos acesso a essa forma "interior" de conhecimento.

O TRABALHO SOBRE SI MESMO

O trabalho sobre si mesmo(nós) envolve, principalmente,um aumento da nossa consciência.Desde a Fenomenologia, sabe-se que consciência é sempre consciência de alguma coisa.A auto - consciência pode ser percebida abstratamente como consciência de uma instância interna que pertence ao nosso imo.O trabalho sobre si é um trabalho sério no sentido de evitar que nós nos enganemos, através de mentiras, hipocrisias, má-fé, etc. É sério ,também ,por temos que evitar a mentira, porque , quando mentimos ou enganamos alguém, estamos mentindo e nos enganando.Isso é um obstáculo para o trabalho sobre si, devido ao fato de não haver um aumento da nossa consciência como, também ,da nossa auto - consciência.

NECESSIDADE DE UM TRABALHO SOBRE SI

A sociedade, através das instituições de ensino em sua grande maioria, nos ensina a trabalhar para os outros. Esse trabalho é apenas um trabalho mecânico e pode, apenas, proporcionar um crescimento material.Devemos também, principalmente,aprender a trabalhar para nós mesmos, através do trabalho voltado para o si(self).O trabalho sobre si envolve ,essencialmente,a consciência da mudança constante, através da superação de nós mesmos, como também das coisas que vivemos, relacionamos, etc. Esse trabalho nos engrandece, nos consolida, para haver sempre uma superação e tentativa de irmos além do humano!

ENTRAVE PARA BONS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS

O excesso de dúvidas em nossa mente,uma coisa muito comum em nosso mundo hodierno, perturba nossos relacionamentos como um todo; temos que minimizar ao máximo essas dúvidas e permitir que a magia natural que existe em nós possa fluir ,para  atingirmos uma maior união , permitindo a possibilidade de bons relacionamentos. Há sempre entraves , falhas em nossas comunicações que nos impedem de sermos compreendidos de modo eficaz. Assim, faz-se mister um maior nível de escuta, compreensão, questionamento  e outras ferramentas mais para haver uma maior sincronicidade entre as pessoas.

ESPÍRITO NÃO UTILITARISTA

Os que possuem  o espírito livre tem um propósito que ultrapassa seus atos, quando agem não buscam o ganho pessoal.Quem age apenas onde há oportunidade para o lucro são pessoas comuns.Os que são espíritos livres não agem pelo lucro, mas pelo próprio espírito de liberdade que já possuem.

REALIZAÇÕES

Realizar nossos sonhos
de liberdade e felicidade.
Ter lazer, diversão,
vivendo os sonhos
em uma nova Aurora.


E ao entardecer
celebrar novamente
com júbilo e histórias
pra contar.


Adentrar a noite,
iluminados e fazer
a sagrada comunhão,
sorrindo de felicidade
em estado de puro
êxtase.


Um estado mais elevado,
libertando das profundezas
os nossos amorosos corações.
Tão celestiais quanto as estrelas
cintilantes que há no âmago
de quem deseja o bem,
e ama de todo coração.

EM ASCENÇÃO

Nossos corações
enchem-se
de amor e compreensão.
Somos nosso próprio
complemento.
A confiança é nossa aliada
como se já vivêssemos juntos.
Vamos continuar subindo!
Prosseguindo no caminho
ascendente
Deslocando  , correntes 
Em direção a um ponto mais alto

O CONHECIMENTO QUE REALMENTE IMPORTA

Uma das coisas mais importantes é conhecermos a nossa história pessoal, e nos libertarmos dos "grilhões que forjaram nossas mentes " como escreveu W. Blake .A história que conhecemos através das mídias é um "grilhão" a mais, uma inautenticidade a ser deposta, para efetivamente nos libertarmos e criarmos nossas vidas com autenticidade.

TRÊS GRANDES HUMILHAÇÕES FEITAS AO HOMEM

Freud detectou três principais humilhações feitas ao ser humano na cultura ocidental: a primeira foi através de Copérnico ,quando constatou que o sol não girava ao redor da terra; a segunda foi através de Darwin, quando ele descobriu que o Homem descendia do macaco; a terceira foi executada pelo próprio Freud,quando da "descoberta" do inconsciente , onde o próprio Homem não era mais senhor em sua própria casa, porque a consciência era apenas uma pequena parte, de um todo que repousava na inconsciência . Dessa tríplice humilhação , a maior foi feita por Freud porque deu um grande golpe  psicológico na alma do homem, abalando-o profundamente.

ELOGIO À POESIA

Oh! dimensão
sombrejante do Ser
Nunca real, sempre

obnubilada
O não Ser flui no

rio Heraclítico
O Ser sempre

se esconde.

Em vão, toda filosofia
tenta desvelá-lo!
Em um mundo

de sombras
Só a poesia irá,
desvelar,
o Ser tão procurado.

ELOGIO À NOITE

Com o adormecer do sol,  a escuridão benfazeja nos acalma.Os ruídos amenizam-se trazendo de volta:a meditação,a paz,a harmonia, que o despertar do sol rompe.

ESTEJAM PRESENTE " Em todo lugar em que você estiver, lembre-se de você"(Gurdjieff)

Mantenham-se conectados
Aqui e agora.
Percebam com distinção!

A diferença entre tudo que há
Escutem seus espelhos
vivos do universo:
Mônadas!
 
Abram espaço para
suas emoções
Só vocês sabem!
Falem
Estou presente ,
Sempre e diferente.
Esperando
Continuamente.

CETICISMO NECESSÁRIO

David Hume,escreveu em seu principal livro: Tratado da Natureza Humana que:" só podemos ser filósofos sobre princípios céticos". O espírito dogmático é anti-filosófico por excelência, porque reduz a multiplicidade do Mundo da Vida a um único princípio que poderia explicar todas as coisas, matando exatamente o livre exercício do pensar e, por consequência, a Filosofia.

CONEXÃO DIGITAL- QUALIDADE DE VIDA EM JOGO

As "vitrines do mundo virtual" estão conectando nossas mentes de um modo automático, onde  a "eterna dança digital" pode  nos conduzir ao desconhecimento de diversas oportunidades perdidas que nunca veem a luz do dia!Muitas vezes, nada de vida nova, apenas conexões ininterruptas que nos faz  esquecer o vínculo fundamental entre a utilidade ou não de estar em rede e a  nossa importância existencial .Isso é que  deverá sempre estar em jogo ! A maximização digital deverá nos conduzir, também, para uma  crescente maximização existencial, onde a nossa qualidade de vida deverá sempre ser superior, para não ocorrer uma maximização digital e uma minimização existencial. 

EM BUSCA DE ELEVAÇÃO

Quando tentamos
e não  conseguimos 

elevação.
É chegada a hora para 

outro estado mental,
criando novas dimensões.


Nascemos para vencer.
Em breve , uma nova flor
irá se abrir, numa Torre,

sinalizando novos horizontes.

Temos o poder
e os nossos direitos,
apesar dos erros.
Sem mais explicações
criaremos uma nova dimensão,
fazendo amor em direção
à perfeição.

VIVER BEM , SEGUNDO SPINOZA

Segundo Spinoza,o ser humano necessita apenas de  três objetos principais  para viver bem em uma vida pautada na sabedoria.
" Tudo o que desejamos honestamente se reduz a esses três objetos principais, a saber, entender as coisas por suas causas primeiras, dominar as paixões e adquirir o hábito da virtude , finalmente, viver em segurança e com um corpo são"
(SPINOZA , Tratado Teológico Político, p.32, Ed. Perspectiva)

DESEJOSA ESPERA


Sei que esperas 
por mim.
Seus olhos, 
ansiosamente,
observam
a chegada do momento
oportuno!

Captando os sons

das músicas que escutamos:
O puro Rock'n'Roll
Você com seus 
olhos mostra,
Saudade, seguranca e esperança.

Tenha certeza, porque em mim,
você vai encontrar seu coração.
Juntos, iremos em silêncio,
de forma inesperada
ao nosso próprio encontro.
 
Aguarda meu carinho
e caloroso convite!
Com suaves beijos
em seus lábios
sedentos
Iremos nos extasiar.
Com a sagrada comunhão! 

FINAL DE INVERNO

Sol e frio
Tempo de se renovar!
Uma nova aurora
no céu azul
Um novo horizonte
Nos chama.

No meio-dia
de novas vidas
Livres nos encontramos
Encontro marcado
e selado pelo destino.

Agora vamos caminhar
nas montanhas
Ar puro emanando no ar
nos renovando para
nossa primeira Primavera
juntos.




 

ANTI- ACADEMICISMO

Faz-se presente logo no início da Segunda Consideração Intempestiva o caráter anti-acadêmico do pensamento de Nietzsche, quando ele cita um trecho de uma carta entre Goethe e Schiller,criticando um saber dissociado da Vida , porque apenas um saber que vivifica a Vida, deverá ser considerado positivo.
A história deve ser apenas considerada quando serve à Vida, quando cria valores novos, remetendo ao passado somente eventos que a glorificaram.A história vista de uma maneira científica , a história vista como um processo teleológico deve ser desconsiderada, " o passado e o presente são um e o mesmo".A  história não tem finalidade,faz-se mister executar o salto, fazendo projeções conduzindo a um aumento da "força  plástica",quer dizer, da força criativa de novas possibilidades.

NIETZSCHE E A HISTÓRIA

Na Segunda Consideração Intempestiva, Nietzsche faz uma crítica ao excesso de conhecimento histórico relacionado a vida:" impulsionar a história a serviço da vida!"(NIETZSCHE, 2ª Intempestiva,p16,Ed. R. Dumará). Apesar do homem não poder viver sem história , faz-se necessário e salutar um modo de vida em que o homem possa viver a-historicamente, porque a própria vida depende do esquecimento:" o histórico e o a-histórico são na mesma medida necessários para a saúde de um indíviduo,  de um povo e de uma cultura." (NIETZSCHE,Id. Ibidem,p.11) .Assim , a  história apenas faz sentido se tiver uma relação direta com a vida, onde essa relação se dá  entre Esquecimento,Vontade,Instante,Passado e Força histórica.Tanto a vida histórica quanto a não histórica estão demarcadas pelo Tempo; através da História ocorre a fixação do Homem diante do Devir.A proposta de Nietzsche é a de criar um novo modo de ser do homem diante da História através da Força Plástica ativa, quer dizer, o poder de crescer  em si e  a partir de si mesmo e de cicatrizar feridas , ela dá a medida com relação a consideração ou o desprezo pela história onde faz-se necessário dar o salto (abstrung) percebendo que a história não tem finalidade . A "filosofia" é um percurso de Platão até Hegel,inicia-se com a ideia de Bem de Platão e termina com o "conceito que pensa a si mesmo"ou seja,  o Absoluto de Hegel.A crítica de Nietzsche é ao historicismo e não a história em si mesma, porque ele a considera como reino do "acaso" onde existe uma Tragicidade e não uma Teleologia. Por isso,  Nietzsche tenta resgatar a sabedoria dos filósofos trágicos antes de Sócrates, onde  o tempo era considerado como Eternidade (Aión) onde  não havia uma esfera transcendente,porque a Natureza (Physis) abrangia tudo.