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SABEDORIA MULTIFACETADA,ABERTURA
GRANDES IDEIAS E DOMÍNIO CULTURAL
ARTE LIVRE
NIETZSCHE :CULTURA E MORAL
(...) sob que condições o homem inventou para si os Juízos de valor “BOM” e “MAU”. E que valor tem eles? Obstruíram ou promoveram até agora o crescimento do homem? São indício de miséria, empobrecimento, degeneração da vida? Ou , ao contrário, revela-se neles a plenitude, a força, a vontade da vida, sua coragem, sua certeza, seu futuro? (NIETZSCHE, F.W; GM; p. 9).
REFERÊNCIAS:
Genealogia da Moral, Além do bem e do mal, Zaratustra e Crepúsculo dos ídolos de: Nietzsche.(Ed. Cia das letras e Guimarães)
Nietzsche e a filosofia de: Gilles Deleuze. Ed. Rés)
NIETZSCHE E A GENEALOGIA DA MORAL
O ERRO:O BEM E O MAL, COMO ETERNOS.
A TRANSCENDÊNCIA DA EXISTÊNCIA
O ENSINO E A PRÁTICA ENXADRÍSTICA
As aulas de xadrez são de grande
importância na formação pedagógica, pois um de seus principais objetivos educacionais
é promover o equilíbrio entre a razão e as emoções visando uma elevação humana.
De acordo com a revista espanhola Jaque, na virada do século, por volta de
1925, extensas pesquisas dos psicólogos soviéticos Rudik, Dyakov e Petrovsky
concluíram que o xadrez disciplina a inteligência. Desde então, muitos
assumiram a responsabilidade de divulgar suas práticas e estudos. Os principais
objetivos do jogo de xadrez são: 1) garantir o equilíbrio entre razão e emoção, levando ao aperfeiçoamento ético e
moral humano 2) promover o desenvolvimento da criatividade e de várias
habilidades intelectuais 3) desenvolver hábitos de perseverança e vontade.4)
desenvolver mecanismos de atenção e concentração 5) treinar diferentes tipos de
memória 6) aprender a justificar opções alternativas em sequências lógicas 7)
desencadear e controlar os processos de imaginação e fantasia na criatividade
8) proporcionar uma melhor gestão do tempo. Na década de 1970, na Argentina,
primeiro país sul-americano a se destacar no ensino de xadrez nas escolas,
foram realizadas pesquisas científicas por meio de experiência comprovada, onde
aprender a jogar xadrez trouxe grande elevação e integração social em relação a
outras escolas, nas quais havia não foram encontrados trabalhos relacionados ao
estudo e prática do xadrez. Já aqui no Brasil, em muitas cidades, diferentes
escolas têm se engajado com sucesso nessa atividade, e tem havido avanços
qualitativamente efetivos no aperfeiçoamento intelectual dos alunos,
constatando os estudos dos psicólogos acima citados, confirmando que o
"jogo-arte-ciência ", torna as pessoas mais eficazes em muitos
aspectos educacionais e sociais do que aqueles que não o praticam. O que fica
em falta é a extrema escassez de verbas para implementar tal atividade
essencial na formação, tanto cultural como social.
HEGEL E O ESPÍRITO ABSOLUTO
O MAL, SEGUNDO PAUL RICOEUR
PARADOXO SOCIAL
NIETZSCHE E A GRANDE SAÚDE
DELIBERAÇÃO E JUSTIÇA
ENSINAR E APRENDER
ATUALIDADE DO ILUMINISMO – AUTONOMIA
METODOLOGIAS
NIETZSCHE E A MORAL
PLATÃO E EROS
O PRAZER DA FILOSOFIA
A PRESUNÇÃO DOS FUTUROLOGISTAS
DEUS NÃO ESTÁ MORTO , O DEUS MORAL , SIM!
CIÊNCIA MUTANTE
ENXADRISMO E EDUCAÇÃO
A INGENUIDADE DE UM CONTRATO SOCIAL
" Uma raça de conquistadores e senhores,que, organizada guerreiramente e com força para organizar, sem hesitação lança suas garras terríveis sobre uma população talvez imensamente superior em número, mas ainda informe e nômade. Desse modo começa a existir o "Estado" na terra: penso haver-se acabado aquele sentimentalismo que o fazia começar com um "contrato".(GM,II-17).
Para o genealogista Nietzsche,as forças sociais têm primazia,onde surgiu uma forma de poder mais "natural" , do que a convenção ingênua de um contrato social.Ele usa a ideia de um "contrato" como resposta pela força das normas sociais no contexto de concepções de justiça nas relações entre credor e devedor. A concepção contratualista clássica tem uma relação intrínseca com as formas políticas de governo modernas,diferenciando totalmente da concepção de Nietzsche.
A ILUSÃO DO CONTROLE DA NATUREZA
VIDA COMO OBRA DE ARTE
NOSSA GRANDEZA
OS ESFORÇOS SÃO MAIS IMPORTANTES OS RESULTADOS
CAUSA E EFEITO - contrasenso
IDENTIDADE VIVA
FÍSICA E SOCIEDADE
GARANTIA DE ASCENSÃO
ANTIGA GRÉCIA E RENASCENÇA - Semelhanças
NIETZSCHE E A RACIONALIDADE
O EXISTENCIALISMO É UM HUMANISMO
THOMAS KUHN E A NOÇÃO DE PARADIGMA
O PROBLEMA DO FUNDAMENTO EM HEIDEGGER
“Pelo contrário, os conceitos ontológicos originários devem obter-se antes de toda a definição científica dos conceitos fundamentais de maneira que, a partir deles, se possa primeiro avaliar de que modo restritivo e circunscrito em cada caso, e desde uma focagem determinada, os conceitos fundamentais das ciências atingem o ser, captável em termos puramente ontológicos” (Heidegger M. A essência do fundamento, Ed.70. Pg25).
Desta forma, o conceito ontológico é originário, devendo preceder a qualquer outro conceito. A Metafísica tradicional, vai além dos Entes como um todo, interpretando-os alternadamente: ora como Ideia, ora como Causa Primeira, ora como Substância, ora como Deus, etc. gerando uma representação antropomórfica do conhecimento filosófico, onde a Transcendência foi concebida estando “Fora” em um “Além”.