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O ENSINO E A PRÁTICA ENXADRÍSTICA

As aulas de xadrez são de grande importância na formação pedagógica, pois um de seus principais objetivos educacionais é promover o equilíbrio entre a razão e as emoções visando uma elevação humana. De acordo com a revista espanhola Jaque, na virada do século, por volta de 1925, extensas pesquisas dos psicólogos soviéticos Rudik, Dyakov e Petrovsky concluíram que o xadrez disciplina a inteligência. Desde então, muitos assumiram a responsabilidade de divulgar suas práticas e estudos. Os principais objetivos do jogo de xadrez são: 1) garantir o equilíbrio entre razão e  emoção, levando ao aperfeiçoamento ético e moral humano 2) promover o desenvolvimento da criatividade e de várias habilidades intelectuais 3) desenvolver hábitos de perseverança e vontade.4) desenvolver mecanismos de atenção e concentração 5) treinar diferentes tipos de memória 6) aprender a justificar opções alternativas em sequências lógicas 7) desencadear e controlar os processos de imaginação e fantasia na criatividade 8) proporcionar uma melhor gestão do tempo. Na década de 1970, na Argentina, primeiro país sul-americano a se destacar no ensino de xadrez nas escolas, foram realizadas pesquisas científicas por meio de experiência comprovada, onde aprender a jogar xadrez trouxe grande elevação e integração social em relação a outras escolas, nas quais havia não foram encontrados trabalhos relacionados ao estudo e prática do xadrez. Já aqui no Brasil, em muitas cidades, diferentes escolas têm se engajado com sucesso nessa atividade, e tem havido avanços qualitativamente efetivos no aperfeiçoamento intelectual dos alunos, constatando os estudos dos psicólogos acima citados, confirmando que o "jogo-arte-ciência ", torna as pessoas mais eficazes em muitos aspectos educacionais e sociais do que aqueles que não o praticam. O que fica em falta é a extrema escassez de verbas para implementar tal atividade essencial na formação, tanto cultural como social.

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