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ENSINAR - APRENDER - FILOSOFIA

 Será que realmente podemos ensinar-aprender filosofia ? Para responder essa questão vamos ver o que diz dois Outsiders: Descartes e Nietzsche.
Primeiro Descartes, onde na Regra III escreveu: " E jamais seremos filósofos se houvermos lido todos os raciocínios de Platão e de Aristóteles , e nos for impossível ter um juízo firme sobre uma questão dada ;com efeito,pareceríamos ter aprendido não ciências,apenas história.(Descartes,Regras para direção do Espírito
,p.411,ObrasEscolhidas.Ed.Perpesctiva,2010). Podemos concluir que para Descartes , aprender histórias equivale a aprender apenas narrativas e aprender "ciência" equivale a desenvolver uma atividade pensante, livre.
Agora outro grande Outsider:Nietzsche, onde em seu escrito, Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino escreveu:" foram introduzidas as investigações e as questões históricas, e mesmo as filológicas: agora se trata de estabelecer o que pensou ou não pensou este ou aquele filósofo, se é possível com razão atribuir a ele este ou aquele escrito, ou se esta ou aquela lição merece ser retida. Agora, nos seminários filosóficos das nossas universidades, os nossos estudantes são dirigidos a este tratamento neutro da filosofia ;por isso, desde longa data, adquiri o hábito de considerar esta ciência como um ramo da filologia e de avaliar seus defensores segundo sua qualidade, boa ou má, de filólogos. Em decorrência disso, a própria filosofia foi banida da Universidade"(Nietzsche, Escritos sobre a educação,p.128-129-Ed. Loyola) Podemos concluir que Nietzsche, nos faz perceber que houve um ocultamento, onde o "problema filosófico" é apenas mudado para um "problema histórico" havendo assim vãs disputas e estéreis discussões ,de modo que não se aprende a realmente " pensar".

ETERNIDADE

Despertam-se os sentimentos.
Renasce uma nova esperança.
Uma semente que plantei.
Quem sabe?
O amor poderá germinar?

Podemos nos unir.
Ser um só.
Um só ser.
E em cada parte dividir-se ...
Até formar a parte que será
Infinita.


O amor despertou!
Brotou mais forte e maduro.
Acordou de um sonho.
Para viver com você...
A eternidade de outro!

VIVÊNCIAS

Nossas vivências
Não podem ser desperdiçadas!
Os outros não as conhecem.
Apenas imaginam...
Puras aparências!

O ser mais profundo,
Despreza as idiossincrasias!
Afinal...

Nossas vivências são imaculadas.
Não podem ser inter-vividas por outros
Que estão muito aquém,
do que sentimos e vivemos!

CORPO CONFLITANTE

Vivemos em um corpo dicotômico
Dividido em partes conflitantes:
Matéria e Espírito.
Corpo e Mente.

Parcialmente inconscientes,
Caminhamos dialeticamente:
Do positivo ao positivo...

Através do negativo.

A marcha do Espírito
nos conduz a saberes alternativos:
Aniquilando a dualista
Sabedoria Ocidental.

Tentame de superação e renovação,
do humano ao além do humano.
Unificar:
Corpo e mente
Matéria e Espírito.

Importante despertar!
 

LEMBREMOS SEMPRE !

Que sempre nos lembremos!
O ser que se compraz em Amar
Nunca esquece!

O esquecido é
tormentoso e
inautêntico.

As horas, os dias...
enfim: a Vida.
Só ganham autenticidade
com Amor .

E através do Amor
ela se constrói,
Autêntica e Bela!

O SER COMO VALOR

Nietzsche, colocou como ponto central de seu pensamento o problema mais antigo e mais basilar da filosofia, a questão sobre o Ser, todavia, de um novo modo, porque teve consciência da importância da noção de valor como fundamento das criações interpretativas do mundo e a da  vida.

O QUE É SER RADICAL?

Ao contrário do que pensa o senso comum, ser radical não é ser extremado. Ser radical é tentar conhecer as coisas pela raiz,e através da natureza profunda das coisas, tentar aprofundar ainda mais para conhecer melhor.Ser radical é tentar saber conceitualmente o que está "enraizado", e assim, proceder de modo não extremado ,porque busca aprofundar para conhecer melhor através do debate,da crítica,etc.Para tal,podemos usar vários procedimentos metodológicos para tentar uma melhor compreensão do que está "enraizado"  e em processo de  investigação.Desenraizar para  enfim, não ser "radical". Um método eficaz é o método genealógico que foi utilizado por Nietzsche, aos valores estabelecidos, que foram refundamentados para serem melhor compreendidos.

A FORÇA DA LUZ

A Luz é um dos símbolos mais importantes e  poderosos, ela representa a potencialidade de nossas forças, não somente do conhecimento, mas da sabedoria , compreensão e do aniquilamento de toda e qualquer negatividade em nossas vidas.No sentido metafísico hodierno , proporcionado pela Teoria da Relatividade e da Física Quântica, tudo se origina da Luz, que se manifesta como Energia, podemos percebê-la através dos  nossos sentidos ,como  também, por nossa consciência de maneira simultânea, existindo um paralelismo psicofísico, quer dizer, "uma ação no corpo, corresponde a uma ação na alma", de acordo com Spinoza. Assim , podemos afirmar que todas as coisas são afetadas pelo poder da Luz porque tudo é Luz. Para emanar Luz, devemos vibrar com os nossos sentimentos,pensamentos em alta frequência com alegria e entusiasmo que são uma de nossas maiores forças.

IMPOSSIBILIDADE DE AUTENCIDADE

É alienante tomar sobre si as dores dos outros, porque ao tomarmos as dores dos outros,  faz desvia-los  de seus caminhos e de seus destinos. Se pretendemos tomar as dores do outros, nos desviamos da única coisa que efetivamente devemos fazer: criar e construir os nossos destinos!Isso não implica ,  que não devemos deixar de ajudar, apenas não podemos sofrer pelos outros.

FOCO NO PLANEJAMENTO


Ao querermos realizar tudo à força,colhemos decepções.Mudando nossas atitudes,focando no planejamento de estratégias , as portas dos caminhos se abrirão e tudo fluirá mais  harmoniosamente!Alpa!,Alpa!.

O VELHO E O NOVO

As sombras do passado invadem nossa consciência , aprisionando nossa mente, nos tornando por demais familiarizados com o velho. Nossa mente permanece com o conhecido e velho passado, temendo o desconhecido. Todavia, temos que enfrentar o novo e o desconhecido, inexoravelmente, em uma constante luta entre o que já conhecemos e o desconhecido. Devemos enfrentar com prazer a eterna aventura que o Mundo da Vida nos convida, dia após dia.Venha o novo e pereça o velho. Vamos acender a Luz e sair das sombras do passado. Afinal, Heráclito nos ensinou que tudo passa no rio da vida. Vamos celebrar o eterno devir universal com júbilo e  conformação com o que não podemos  mudar , pelo menos, por enquanto.

DIFERENÇA - CRESCIMENTO ATRAVÉS DA DISTÂNCIA

 
 Segundo Nietzsche, O superar a si mesmo deve ser concebido como  um constante movimento de diferenciação:criar a diferença onde não há aparentemente diferença.Através da auto-superação, inicia-se um crescimento, uma intensificação que lança luz através do "pathos da distância", quer dizer, da força,do afeto, do sentimento de distância das situações em nossas valorações,tão necessárias ao  nosso crescimento "interior".

MORADAS

Moro aqui ,ali e acolá.
Moro em qualquer lugar.
Sei que posso morar,
Em todo lugar!


Vagação...

Ilação de sua pureza.
Contemplando  seu olhar,

distante e ausente.
No vazio de seu coração,
esperamos nos encontrar ,
preenchendo  todo instante
que estava distante e ausente.

PARA O ALTO: ALPA,ALPA!


Sua beleza é uma eterna alegria.
Comecemos a tecer a cada manhã,
flores para a nossa união.
Apesar da distância,da ausência...
Estamos abertos para nossos anseios.


Sincronicidade!


A magnificência do destino,
cuja bençãos faz germinar
novas flores,
nos impele para o Alto.
Alpa,Alpa

LUCÍFERA

Segues tua chama interior
Iluminando nossas vidas
Sem hesitar!

Segues serena!
Plena... na luz nua do luar
Absorvendo toda luz amorosa
Criando destino , sem parar!

Para adiante, para o alto
Sempre, sempre.
Emanando na noite
Luz, sua Luz
Maior beleza
Não há!

NÍVEA MUSA

Tal como uma flor
selecionada pelo Destino.
Uma Musa brotou,
em meu jardim desejado
e cultivado.

Novamente ilibada
por bênçãos do destino,
surge nívea, bela!
Com uma grata satisfação,
que apenas boas ações
recorda.

Seu devotamento de não haver
rompido uma promessa celestial,
reservou-lhe bênçãos  graciosas.
Arrebatando com seu sorriso
todo os  meus encantos.

DESEJOS ONÍRICOS

Sonhos podem decifrar 
nosso passado
Revelando desejos,
transformando nossas vidas.
Sim! Iremos sorrir novamente
Sim! Iremos amar novamente


Os sonhos são desejos em nós
Mudando circunstâncias
Colorindo nossas vidas.
Resolvendo nosso futuro.
Removendo obstáculos.

Nos eleva,
e nos gratifica
com Estesias.
Conduzindo-nos
a novos e inusitados caminhos
onde o Humano jamais
profanou.

FAZ SENTIDO, FILOSOFIA HOJE ?

Levando em consideração a complexidade do mundo contemporâneo, será que há ainda um espaço para a filosofia? Podemos responder a essa questão, dizendo que quando abordamos quaisquer aspectos do mundo real, não podemos nos manter neutros,por isso a filosofia como disse Gadamer:"nunca morrerá".Há múltiplas definições de filosofia ,tanto quanto o número de filósofos, e isso ocorre porque os seres humanos ao longo dos milênios se organizaram de diferentes formas e tipos de culturas.Pensar, querer,imaginar,julgar,etc., não são exteriores a nós,portanto , filosofia e vida se relacionam de uma maneira intrínseca.

NIILISMO - Esclarecimentos

Primeiro, vamos recorrer a etimologia da palavra Niilismo, do Latim Nihil: Nada,Nulo. O Niilismo basicamente seria a desvalorização do mundo efetivo, em nome de um Além-Mundo, implicando uma desvaloração dos valores, quer dizer,a ausência de um fundamento para o Ser,que se expressa na fórmula Nietzschiana: "Deus está morto".Todavia, devemos distinguir entre  o niilismo que se manifesta por meio de uma atitude passiva, Niilismo passivo, sendo uma "sensação, vazio , do nada" que é um sinal de fraqueza, onde o "Homem prefere querer o Nada, a nada querer", exprimindo o total declínio da Vontade de Poder, como também, entre o Niilismo Ativo, que se expressa através de uma atitude ativa, que é um sinal de força, onde o mundo efetivo é afirmado de uma maneira positiva , porque lhe é criado um Valor , onde a "Morte de Deus" representa a promessa de uma nova Aurora, uma nova e transmutadora criação de sentidos para o mundo.

ULTRAMETABOLISMO - A CHAVE PARA PERDA DE PESO SAUDÁVEL

Faz-se necessário perceber que, se nós acumulamos um excesso de calorias durante muitos anos, não será possível restabelecer esse problema  em um curto espaço de tempo.As pessoas que esperam fórmulas miraculosas são presas fáceis para os vendedores de suplementos ou até mesmo de regimes "revolucionários".Nenhum suplemento fará o trabalho de perder peso por nós, nosso melhor arsenal contra os quilos a mais, além de bons conhecimentos sobre nutrição ,é a nossa força de vontade  em perseverar em nossa meta de se alimentar corretamente ao longo de nossas vidas. É necessário , também, saber que apenas em um primeiro momento, todos os regimes são eficazes para perder peso.Todavia,nós não devemos confundir perda de peso com perda de gordura.Nem todas as perdas de peso são induzidas por uma redução das reservas de gordura.Temos que saber que uma restrição calórica reduzirá o nosso peso de modo mecânico, através do esvaziamento progressivo do aparelho digestório e também, porque a retenção de água se tornará menor por causa da diminuição das nossas reservas de glicogênio, que retém água em nossos músculos,tendo como consequência um catabolismo, onde há perda de músculos ao invés de perda de gordura.Recentes pesquisas mostraram que menos de um terço das gorduras mobilizadas são efetivamente oxidadas;portanto ,o fator limitante está na oxidação das gorduras que voltam para o nosso tecido adiposo.Para haver uma efetiva utilização da gordura corporal é necessário aumentar a nossa capacidade oxidativa,acelerando nosso metabolismo para haver uma diminuição do apetite,porque a dificuldade para queimar gordura está associada a uma diminuição metabólica , através de um maior armazenamento de gorduras o que acarreta um aumento do nosso apetite. Para tal é necessário fazer pequenas refeições ao longo do dia, o ideal são seis;fazendo isso nosso corpo irá queimar mais gordura com a prática diária ou regular de uma atividade física aeróbica  aumentando progressivamente a nossa capacidade oxidativa dos músculos, também , é necessário acelerar nosso metabolismo através de uma alimentação rica em proteínas de excelente valor biológico, gorduras saudáveis,carboidratos de lenta absorção de açúcar,fibras e hidratação adequada,podemos usar ,também ,um termogênico para auxiliar na aceleração metabólica.O processo de aquisição  e manutenção de um Ultrametabolismo corporal , ocorrerá a partir de uns noventa dias e irá requerer nossa perseveração em manter tanto a atividade quanto uma alimentação adequada.

ESCOLHA ENTRE MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES

Nosso  mundo contemporâneo composto por uma imensa complexidade social, nos oferece muito mais possibilidades de escolhas do que podemos, efetivamente, realizar. Isso é uma circunstância que nos leva a ficar indecisos e muitas vezes angustiados, porque  esse imenso número de possibilidades é multiplamente maior das que podemos concretizar, realmente, durante nossas vidas . Todavia, temos sempre que fazer escolhas ,por isso, devemos priorizar, hierarquizar  e selecionar as nossas opções com a finalidade de agirmos livremente para não nos perdermos nesse imenso e assustador número de possibilidades e assim, acabar fazendo  escolhas ruins.

OS NUMERATI - UMA RECENTE MANIPULAÇÃO

Numerati é um neologismo criado para designar  uma grande equipe de elite da ciência computacional da matemática que tem como meta analisar através de números(dados) que são coletados a partir de "tudo" que nós fazemos hodiernamente,através de padrões de comportamento , com a finalidade de manipulação de vários tipos tais como: Em quem vamos votar,o que pretendemos comprar ou presentear ,o que gostamos ou não, etc. .Esses dados são coletados tanto on line ,como também, off line, e após essa coleta eles são  organizados para haver, cada vez mais, uma  maior eficácia de controle a nível global do consumo no Mercado.Enfim, se já somos de certo modo, fantoches nas mãos do poder global , há um interesse progressivo para que isso se implemente. Tudo isso visando , cada vez mais ,maiores lucros com a horizontalização e nivelamento em detrimento das  diferenças criadoras de novas perspectivas e  de novos valores, além da invasão ,cada vez maior ,de nossa suposta privacidade.

CONSCIÊNCIA GLOBAL PLANETÁRIA - SURGIMENTO E ASCENÇÃO

Podemos conceituar consciência planetária como sendo um sentimento que conduz ao conhecimento vital da interdependência e da unidade essencial da humanidade, como também, a adoção consciente da ética e de seus comportamentos  que implicam em um imperativo básico da sobrevivência e melhoramento da vida humana na Terra.Um indivíduo dotado de consciência planetária reconhece o seu papel no processo evolutivo e age responsavelmente à luz desta percepção, essa orientação que visa melhorar as condições da vida tem de começar a partir de cada um de nós; somente então, é que poderemos ser responsáveis e agentes eficazes na mudança e transformação da nossa sociedade como um todo.A mudança deverá ocorrer a nível individual com a tomada crescente da consciência global planetária e se expandir  progressivamente e ascendentemente.

NIETZSCHE- UM FILÓSOFO SEMITA

Nietzsche era inimigo do nacionalismo e o considerava uma neurose da Europa de seu tempo.Ele preferia a cultura francesa(Pascal, La Rochefoucalt,Voltaire, Sthendal). Os poucos alemães que Nietzsche admirava eram:Goethe,Schiller, Schopenhauer e o  "jovem" Wagner porque esse, depois de ter-se declarado anti-semita e nacionalista,Nietzsche afastou-se dele  e escreveu: "O caso Wagner" e "Nietzsche contra Wagner".Para Nietzsche, existiam duas principais imbecilidades alemães : a anti-francesa e a anti-semita.Podemos afirmar que Nietzsche foi um filósofo semita. É verdade que ele rejeita as crenças do judaísmo ortodoxo, assim como as do "cristianismo", que na realidade  para ele deveria ser chamado de "paulinismo".Na verdade, o povo judeu, enquanto comunidade humana  inspirava-lhe uma grande admiração

CONHECIMENTO E VIDA EM NIETZSCHE

Tendo em vista a grande importância do tema referente ao conhecimento relacionado diretamente com a vida, justifica-se como sendo fundamental a abordagem Genealógica de Nietzsche sobre a questão gnosiológica, fazendo uma inserção dentro da história,executando uma crítica ,até então inovadora ,porque remete tanto as origens, quanto a uma re-fundamentação do que já foi uma vez fundamentado. A crítica de Nietszche ao conhecimento, vislumbrará um novo modo de pensar, com a introdução dos conceitos de Interpretação, Perpectivismo e Criação, o que ampliará o movimento hermenêutico começado por Schleiermacher.
Nossa cultura hiper-valorizou o saber teórico em detrimento co conhecimento prático, a análise de Nietzsche nos mostra que as consequências desse fato foram nefastas, porque  com a hiper-valororização do saber teórico, a Vida se denigre. Nietzsche, tenta  resgatar a sabedoria das tragédias,criando o conceito de saber trágico, que foi perdido com a crescente racionalização das tragédias e desse modo, procura valorizar o saber trágico que se vincula diretamente com a vida,dando um aspecto prático ao conhecimento ao remetê-lo para as nossas valorações morais. Enfim, a crítica Nietzschiana a cultura ocidental continua valendo como um paradigma hermenêutico devido a sua importância no que se refere a sua concepção de mundo como tragicidade e assim, seu lugar como fundador de uma " Ontologia Hermenêutica", conforme o dito de Gianni Vattimo em seu livro de Introdução a Nietzsche, p.12, Ed.Presença,Lisboa,s/d).

CINEMA

Conjunções artísticas.
Narrativas,pinturas, músicas...
A libertação dos sentimentos,
nos conduz ao Mundos de Sonhos.
Vida e Sonho se fundem.
Sem sua presença, o Deserto
nos aniquila.

O "RICO E O "POBRE"

Podemos afirmar  fundamentados nas "palavras" de Jesus que: O "rico" pensa que tudo pode ser comprado.Para o "pobre" tudo é doação, a vida é uma benção, nada lhe é devido,todas as coisas lhes são doadas. O "rico", ao contrário,pensa que tudo lhe é devido. Jesus em várias passagens dos Evangelhos  canônicos, diz que são infelizes os que têm espírito de riqueza,pois os "ricos" são desejosos de coisas materiais de um modo desmesurado. O homem "pobre" é aquele que "nada" quer,ou seja,ele é pobre de querer. Christoph Türcke, filósofo e teólogo alemão, afirmou em seu livro:Nietzsche e a mania da razão, que o legado de Jesus ficou improdutivo por dezenove séculos, e Nietzsche foi o primeiro que teria levado isso a sério, porque para ele, Jesus e  o Cristianismo são opostos, vejamos um trecho do livro de Türcke:
  " por dezenove séculos o legado de Jesus ficou improdutivo, e o primeiro que de novo toma isso a sério é Nietzsche! Jesus, o extremo oposto ao cristianismo, e Nietzsche é seu único e verdadeiro discípulo"(p.195,Ed. Vozes,1993).
 Na Genealogia da moral , o filósofo da Alta Engadina escreveu que o Homem, abatido pelo Niilismo passivo, prefere: "querer o nada , a nada querer".Ou seja, o homem "rico" não raras vezes, quer o nada,porque tem "tudo".Ademais, permanece ao longo dos milênios, a máxima da sabedoria grega arcaica: Medén Ágan, ou seja , "não desejes nada em demasia".

MEDIOCRACIA

 Podemos chamar de Mediocracia  o governo dos medíocres. Ela é uma consequência da nossa "Democracia",onde há o domínio das valorações morais ideiais ,"altruístas", igualitárias e universalizantes .Além de ser um sinal de que o tipo homem regride, cada vez mais, em direção ao seu rebaixamento, ao nivelamento por baixo da sociedade e a consequente mediocrização, "estupidificação", imbecilização  e banalização do tipo homem como avaliador ,criador  e transmutador  de  valores ,ideias  e crenças.Onde ,também, a Educação,Cultura,Saúde e Segurança fica totalmente dependente da Política dos Medíocres.

CRIAÇÃO E SENTIDO

Tendo em vista que a nossa existência é um enigma insolúvel, a criação e determinação do sentido para as nossas vidas deverá ,necessariamente , ser executada através da constante criação de projetos
que sempre se renovarão ao longo de nossas vidas. Devemos permanecer na criação e determinação com atitude positiva, através de uma postura niilista ativa,quer dizer,um niilismo que destrói para criar e que também pode ser caracterizado por uma "nova espécie de luz ,de felicidade,alívio, contentamento,encorajamento , aurora"(Cf. Gaia Ciência §343).

FUNDAMENTO DA MEMÓRIA

O que funda a memória é a consciência e instauração do tempo, somos por demais inconscientes e não percebemos.Um dos objetivos da meditação é nos tornar cada vez mais conscientes e atentos, para assim, celebrar com júbilo as boas recordações perdidas no turbilhão da vida.

CONVITE À EXISTÊNCIA

A essência convida à existência.
Existindo, a essência brota em si mesma.
Manifestando-se em cada ato de ser...

Até que a existência convida a essência,
E no encontro que precipita o momento...
Traz o prazer da palavra.

Que se transforma em manifestação,
Para o encontro do outro em si mesmo.
Na fusão do si mesmo com o outro,
Êxtase, elevação,transcendência,superação
.

NOSSA "RAZÃO"

Nossa Razão é arbitrária e deseja conhecer de imediato (a priori) as coisas, carregamos pré-concepções o tempo todo. Diante de um determinado caso, equacionamos inúmeras possibilidades, pelas quais, pela investigação(Ceticismo) , chegaremos a uma conclusão momentânea sobre o que desejamos conhecer.Através de nossas ações, poderemos encurtar o caminho para nossos impasses e atingirmos nossa "liberdade" , em um eterno movimento de auto-compreensão que nunca pára.

LIBERAR A MENTE

Nossa mente fica presa por causa do passado ou do futuro, não permitindo que estejamos presentes, vivendo o aqui e o agora.A meditação é um modo de trazê-la para o instante, e assim, desfrutar com mais criatividade, energia,alegria,concentração,etc., todas as nossas atividades.A prática da meditação pode conduzir ao auto-conhecimento, pois quando estamos mais conscientes ,podemos nos libertar , transcendendo os nossos problemas,vislumbrando caminhos novos. Que a meditação seja a nossa oração diária,nosso encontro com nossa realidade maior, nosso mundo "interior"!

DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICA

A necessidade que os Homens têm de: dialogar,debater,negociar,votar, com a finalidade de atingir novos e melhores níveis de vida social,cultural,econômica,etc., é hegemônica em nossa sociedade. A política, stricto sensu , é a arte de bem administrar e governar, onde os cidadãos têm a "obrigação" de participar e agir com relação aos problemas que assolam a Pólis.No entanto, urge-se fazer uma reforma política,onde a democracia passará a ser cada vez menos representativa possível,levando deste modo,a uma maior atividade e participação dos cidadãos,além do aumento para iniciativas privadas ,através do reconhecimento da diferença e de nossas particularidades.Para tal,deve haver uma crescente , descentralização do Poder Político.

EXALTAÇÃO À POESIA

Oh! Dimensão sombrejante do Ser.
Nunca real, sempre obnubilada.
O não Ser flui no rio Heraclítico.
O Ser sempre se esconde.

Em vão, toda filosofia
tenta desvelá-lo!
Em um mundo de sombras

Só a Poesia irá, desvelar
o Ser tão procurado.

REVOLUÇÃO CHAMANDO, ANULAÇÃO!

Execramos políticos venais,
Fazendo barganhas pelo Poder.
Chegou a hora de mudanças!
Há um sentimento crescente...
Conquistando espaço em um novo
tipo de Visão!

Costumávamos acreditar na mídia
para nos expor a verdade...
Expor a verdade?
Agora, despertamos e vemos  as consequências!
A "Plebe Dourada" controla
 os governos, as mídias, as leis.
E para fazer a diferença, então todos devem saber
o que fazer:
Extirpar os corruptos!

Revolução chamando, anulação!
Há uma revolução nos chamando
Somos uma revolução
Pela inovação e renovação.
Lutas sem Armas!
Exigindo um novo começo.
Para alcançar  Ordem e Progresso.
E  acabar com essa Anarquia.
Anular: Eleições, Eleições, Eleições.
Voto: Nulo, nulo, nulo!
Branco: Não, não e não!

REABILITAÇÃO PARA COM A SOCIEDADE


Não resta nenhum outro meio de reabilitar os criminosos a não ser o confisco dos bens, do trabalho sob monitoração com uma jornada de longos anos até pagarem o seu débito para com a sociedade.Mantê-los como eles estão agora é um absurdo dos absurdos e já sabemos o motivo. Nossa sociedade está sobrecarregada com uma alta taxa de impostos e de obrigações sociais e trabalhistas, onde os custos não pagam a mentirosa crença na liberdade,felicidade e outras ideologias criadas para manter o status quo. O nivelamento por baixo da sociedade feita através de políticas altruístas está causando, há anos, danos quase irreparáveis a nossa economia, criando uma dívida interna astronômica.

POR UM FIM A OPOSIÇÃO HOMEM VERSUS NATUREZA

Faz-se necessário por um fim a luta contra a natureza e a sua consequente tentativa de subjugá-la, porque nossa pequena capacidade de perceber ligações entre as coisas,pessoas e eventos tem que aumentar para haver uma visão holística e assim, perceber a nefasta e crescente aplicação da tecnologia de maneira cega, que gera um apego a repetição e medo da diferença de pensar diferente. A proposta do filósofo e genealogista Nietzsche é a de: " Fazer a diferença onde ,aparentemente, não há diferença". Chega de competições predatórias que esterilizam a diferença; a verdadeira competividade deve levar em consideração e absorver as diferenças para o crescimento de "todos".

DETERMINAÇÃO E CRIAÇÃO DE SENTIDO

Através de nossas reflexões diante da existência humana, podemos criar diversos sentidos, caminhos e metas para nossas vidas, todavia, faz-se mister nunca aceitar acriticamente qualquer forma de dogmatismo, nem de autoritarismo político ou mesmo qualquer fascinação a uma esfera transcendente onde o sentido para nossas vidas seja imposto através de pregações religiosas.A determinação e criação de sentido é extremamente necessária a uma vida onde a nossa individualidade seja realmente considerada.

O SENTIDO DE NOSSAS VIDAS

Podemos afirmar categoricamente que é na reflexão sobre a nossa finitude e sobre o problema do mal em suas diversas formas que se deve situar o sentido de nossas vidas.
Teremos como objetivo após fazermos essa reflexão, nos libertar de todas as "correntes" que nos fazem prisioneiros e nos torna vulneráveis ao sofrimento desnecessário ao nosso crescimento ascendente, através de nossas  escolhas e valorações diante da vida. Afinal, somos responsáveis pela condução de nossas vidas , não de maneira absoluta, mas somos   responsáveis em maior ou menor grau.

O QUE É SER FELIZ ?

Considerando a etimologia da palavra feliz que deriva do latim(felix): afortunado, próspero, satisfeito;podemos relacionar que ser feliz está intrinsecamente relacionado a sorte, todavia, não basta ter sorte para ser feliz, mas sem ela, nenhuma felicidade poderá ser atingida. Michel de Montaigne nos dá uma luz a mais, dizendo que ser feliz está na posse da sensação de sê-lo.Em vez de nos queixarmos de não possui-la, devemos aprender a pensar que a felicidade é não ser infeliz e construí-la a partir das nossas avaliações evitando pelo menos não ser infeliz,procurando o nosso ótimo.

MUDANÇAS DE PERSPECTIVAS


Já faz décadas que o interesse sobre filosofia evoca  pessoas para mudanças de perspectivas.Psicólogos,artistas,educadores,famílias,etc. já observam que os acontecimentos do dia a dia podem e devem ser analisados de uma maneira filosófica porque as questões suscitadas requerem uma visão mais profunda haja vista que esses eventos vão além do que estão sendo exibidos. Não confiamos mais nas mídias , devido as suas nefastas manipulações utilitaristas,visando: audiência,votos, proselitismos religiosos,etc. Desse modo, faz-se extremamente necessário o olhar crítico ,avaliador e criador de novas possibilidades jamais vistas para haver uma mudança de paradigma e de uma crescente atividade transmutadora.

NIETZSCHE E O ASCETISMO

A  palavra Ascese (Askesis) , deriva diretamente do grego  significando exercitar-se,onde o conhecimento torna-se vivência por meio da prática , do exercício. A "verdade" não pode ser considerada  um conceito, mas uma vivência real.O conhecimento que alcançamos através da experiência é a base para nossas vidas, onde a vida torna-se a arte de viver bem.Diante disso podemos fazer uma relação entre o pensamento de Nietzsche e o ascetismo, sem haver, é claro, nenhuma aspiração a uma esfera transcendente.

NIETZSCHE E O PRAGMATISMO

Na Genealogia da Moral e em outras obras, Nietzsche tentou aniquilar o status ontológico da moral cristã ao argumentar que as crenças morais refletem as necessidades e circunstâncias dos grupos dominantes nas comunidades que as sustentam , isso implica em dizer que a moral é relativa, e não absoluta.O procedimento genealógico pode demonstrar que uma regra que parece solidamente fundada , está na verdade, fundada em areia.Assim ,podemos afirmar o caráter prático do método genealógico.
 
  "a causa da genêse de uma coisa e a sua utilidade final, a sua efetiva utilização e inserção em um sistema de finalidades,diferem toto coelo (totalmente);de  algo existente, que de algum modo chegou a  se realizar , é sempre reinterpretado para novos fins,requisitado de maneira nova, transformado e redirecionado para uma nova utilidade"(NIETZSCHE, GM - 12-2ª dissertação)
           
Há importantes elementos pragmáticos no pensamento de Nietzsche. Levando em consideração a amplitude do termo "pragmatista",podemos afirmar que há no pensamento de Nietzsche uma atitude pragmática, porque o método genealógico pode ser aplicado para contestar concepções essencialistas e transcendentes.
 

NIETZSCHE E A LIBERDADE

A liberdade deve ser considerada um conceito positivo segundo a perspectiva de Nietzsche, porque ela deve ser entendida como afirmação,  aceitação e conhecimento de nossa  própria natureza, "tornando-nos o que nós somos", em uma constante criação de novos valores, através de nossa autonomia que se concretiza em nossa atividade artística relacionada diretamente com à vida, nos libertando do fardo dos velhos valores da tradição  cultural que separa vida e pensamento. Para haver uma efetiva liberdade não podemos separar vida e pensamento. "Afinal falo apenas do vivido, não somente do "pensado"; a oposição pensamento/vida não existe em mim. Minha "teoria" cresce de minha "prática" - oh, de uma prática nada inócua, nada anódina!...(Nietzsche, Ecce Homo,pg.125,Cia. das letras). A liberdade deve ser considerada como um caminho a ser trilhado através da afirmação ou negação de tudo o que existe;somos livres através de nossa total adesão à vida, superando e ultrapassando todas as barreiras impostas pelo "Espírito de gravidade", surgidas em nossos caminhos.

NIETZSCHE E O CONHECIMENTO CRIATIVO

Desde o início de sua obra, Nietzsche combateu a ideia de um conhecimento estritamente objetivo, quer dizer, um conhecimento como sendo uma mera reprodução de uma realidade objetiva.Para ele,as formas de conhecimento  devem estar ,necessariamente, a serviço dos interesses humanos,sendo moldadas por eles através da criação artística.Essa é a tese principal de O Nascimento da tragédia,onde Nietzsche elabora um contraste desvaforável entre a tragédia grega que no auge de seu vigor havia uma forma de criação artística que , por sua mixagem do dionisíaco e ordem apolínea, foi capaz de confrontar o horror e a condição caótica da existência, tirando uma afirmação positiva e superando-a, e a suposição ingenuamente otimista da dialética socrática de que a realidade pode ser exaustivamente apreendida em conceitos," aquela inabalável fé de que o pensar,pelo fio condutor da causalidade,atinge até os abismos mais profundos do ser e que o pensar está em condições, não só de conhecê-lo , mas inclusive de corrigi-lo".(NIETZSCHE,Nascimento da tragédia -15) Ao longo  de sua obra, Nietzsche enfatizava a aversão da mente humana ao caos, seu medo da intuição direta e suas tentativas, daí resultantes, de simplificar o mundo, reduzindo a diversidade à identidade.Podemos afirmar que há um pragmatismo com relação ao papel do conhecimento,porque o processo de ordenação e simplificação  não acontece somente em vista a uma  necessidade existencial de segurança ,mas sobretudo  da própria sobrevivência.
      Para que uma determinada espécie se conserve - e cresça em seu poder -precisa compreender, em sua concepção de realidade,uma porção de calculável e invariável suficiente para que, sobre ela,possa ser construído um esquema de seu proceder.A utilidade da conservação, não uma necessidade abstrata teorética qualquer de não ser enganado, é o motivo  por trás  do desenvolvimento dos orgãos do conhecimento... estes se desenvolvem de modo que a observação é suficiente para nos conservar.(NIETZSCHE,Vontade de Poder - 480)

Desse modo,foi a partir dessas considerações que Nietzsche fundou suas elaborações sobre a natureza do conhecimento e da verdade, como podemos ver claramente nessa citação."Verdade é o tipo de erro  sem o qual uma espécie de seres vivos não poderia viver. O valor para a vida deide em última instância."(NIETZSCHE,Vontade de Poder -493)

Assim, podemos perceber que Nietzsche fazia uma distinção entre dois tipos de verdade,todavia seu ataque estava direcionado contra as teorias da verdade como correspondência,contra a não consideração de até que ponto nossa linguagem e nossos conceitos moldam o mundo,não excluindo a possibilidade de um discernimento mais profundo acerca da  natureza da realidade que poderia ser chamada de "verdade", onde as condições de possibilidades da "verdade" estão intrínsecamente ligadas ao mundo social,político, sendo consideradas sobretudo morais.
    "A crença na verdade é necessária ao homem.A verdade aparece como uma necessidade social:é depois aplicada a tudo por uma metástase,mesmo quando não é necessária.Todas as virtudes nascem de necessidades.Com a sociedade nasce a necessidade da veracidade,senão o homem vive em eternos véus.A fundação de Estados suscita a veracidade.O instinto de conhecimento é uma fonte moral."(NIETZSCHE,Livro do filósofo -91)

Vale ressaltar que Nietzsche nunca se situa em um nível epistemológico , onde há um estabelecimento de critérios de demarcação  de oposição entre o verdadeiro  e o falso conhecimento,sua estratégia foi de fazer uma articulação da necessidade social e política com a finalidade de mostrar que a essa oposição tem uma origem moral.Sua restrição referente a essa oposição foi feita através do contraste ao otimismo superficial e dogmático da ciência, para um discernimento dionisíaco onde a criação através da arte tem como objetivo estabelecer um conhecimento com as características próprias da arte,quer dizer , um conhecimento criativo que valoriza a aparência enquanto criação de novas perspectivas.
   "A parir de agora o domínio da ciência só se produz através da arte. Trata-se de juízos de valor sobre o saber e o saber-muito.Tarefa imensa e dignidade da arte nesta tarefa!"
(NIETZSCHE,Livro do filósofo -39)

Como conclusão podemos afirmar que toda a crítica de Nietzsche ao "espírito científico" que nasceu com o surgimento da metafísica, apresenta-se como características principais , a negação do privilégio de uma "verdade  objetiva"e a afirmação do valor da vida como aparência através da criação artística.




A IMPORTÂNCIA DA HERMENÊUTICA

A palavra Hermenêutica deriva do grego Hermeneuein,ondetêm dois sentidos fundamentais: enunciar,afirmar alguma coisa,dizer, como também, designa interpretar,esclarecer,traduzir.Em ambos há uma tentativa de transmissão de sentido. Do discurso ao pensamento e do pensamento ao discurso,desse modo, podemos ir além e afirmar  que há também uma interação com a vida,porque não podemos separar pensamento e vida sob pena de cairmos em um árido intelectualismo.Daqui surge a importância fundamental da Hermenêutica enquanto tentame de assumir uma filosofia  universal da interpretação que pode ser encontrada não somente nas ciências humanas, mas sobretudo em nossa interação com o Mundo da Vida.

O FIM DA VALORIZAÇÃO DOS VIS

Estamos todos demasiadamente cansados com a crescente expansão da banalidade ,daquilo que é baixo:delinquências,vícios,corrupções,crimes,sensualismos excessivos,baixas linguagens: na literatura, na música, da valorização dos imbecis heróis populares em diversos segmentos que agradam multidões, estúpidos programas televisivos, etc. Já não aguentamos mais, cotidianamente, ver,ouvir,  todas essas tolices,precisamos urgentemente reverter todo esse conjunto de fenômenos baixos, através de uma constante criação de severas oposições e aniquilamentos com a construção de inusitados meios e instrumentos. A nossa força conjunta e crescente é a garantia da superação e criação de novas perspectivas.

FINALIDADE DO ESTADO - LIBERDADE

No Tratado político, Spinoza mostra que a segurança e liberdade são inseparáveis. Segundo ele os Estados tem muito mais segurança quando os cidadãos são cada vez menos coagidos a obedecerem  as leis, quer dizer, quando as obedecem por livre e espontânea vontade , simplesmente pelo fato de perceberem que são dos seus interesses agirem assim, porque o Estado deve ter como objetivo principal a liberdade de seus cidadãos para viverem em segurança, plenamente aptos a desenvolverem suas capacidades com o uso adequado de sua razão sem restrições.

SPINOZA E A CONCEPÇÃO DE BEAUTITUDE

Para Spinoza, encontramos a beatitude quando se opta pelo uso adequado da razão , quer dizer, uma razão bem conduzida que nos leva a um saber que liberta da escravidão das paixões tristes e nos conduz a um conhecimento adequado que produz alegria e por conseguinte, a beatitude.Quando optamos pela reta maneira de viver, há um aumento da nossa potência de agir,vivendo sob a conduta da razão, praticamos as virtudes que nos leva a alegria.A beatitude não é considerada como recompensa da virtude, mas a própria virtude.