TRANSLATE TO YOUR LANGUAGE, RIGHT NOW

O "RICO E O "POBRE"

Podemos afirmar  fundamentados nas "palavras" de Jesus que: O "rico" pensa que tudo pode ser comprado.Para o "pobre" tudo é doação, a vida é uma benção, nada lhe é devido,todas as coisas lhes são doadas. O "rico", ao contrário,pensa que tudo lhe é devido. Jesus em várias passagens dos Evangelhos  canônicos, diz que são infelizes os que têm espírito de riqueza,pois os "ricos" são desejosos de coisas materiais de um modo desmesurado. O homem "pobre" é aquele que "nada" quer,ou seja,ele é pobre de querer. Christoph Türcke, filósofo e teólogo alemão, afirmou em seu livro:Nietzsche e a mania da razão, que o legado de Jesus ficou improdutivo por dezenove séculos, e Nietzsche foi o primeiro que teria levado isso a sério, porque para ele, Jesus e  o Cristianismo são opostos, vejamos um trecho do livro de Türcke:
  " por dezenove séculos o legado de Jesus ficou improdutivo, e o primeiro que de novo toma isso a sério é Nietzsche! Jesus, o extremo oposto ao cristianismo, e Nietzsche é seu único e verdadeiro discípulo"(p.195,Ed. Vozes,1993).
 Na Genealogia da moral , o filósofo da Alta Engadina escreveu que o Homem, abatido pelo Niilismo passivo, prefere: "querer o nada , a nada querer".Ou seja, o homem "rico" não raras vezes, quer o nada,porque tem "tudo".Ademais, permanece ao longo dos milênios, a máxima da sabedoria grega arcaica: Medén Ágan, ou seja , "não desejes nada em demasia".

Nenhum comentário: