TRANSLATE TO YOUR LANGUAGE, RIGHT NOW

NIETZSCHE- UM FILÓSOFO SEMITA

Nietzsche era inimigo do nacionalismo e o considerava uma neurose da Europa de seu tempo.Ele preferia a cultura francesa(Pascal, La Rochefoucalt,Voltaire, Sthendal). Os poucos alemães que Nietzsche admirava eram:Goethe,Schiller, Schopenhauer e o  "jovem" Wagner porque esse, depois de ter-se declarado anti-semita e nacionalista,Nietzsche afastou-se dele  e escreveu: "O caso Wagner" e "Nietzsche contra Wagner".Para Nietzsche, existiam duas principais imbecilidades alemães : a anti-francesa e a anti-semita.Podemos afirmar que Nietzsche foi um filósofo semita. É verdade que ele rejeita as crenças do judaísmo ortodoxo, assim como as do "cristianismo", que na realidade  para ele deveria ser chamado de "paulinismo".Na verdade, o povo judeu, enquanto comunidade humana  inspirava-lhe uma grande admiração

CONHECIMENTO E VIDA EM NIETZSCHE

Tendo em vista a grande importância do tema referente ao conhecimento relacionado diretamente com a vida, justifica-se como sendo fundamental a abordagem Genealógica de Nietzsche sobre a questão gnosiológica, fazendo uma inserção dentro da história,executando uma crítica ,até então inovadora ,porque remete tanto as origens, quanto a uma re-fundamentação do que já foi uma vez fundamentado. A crítica de Nietszche ao conhecimento, vislumbrará um novo modo de pensar, com a introdução dos conceitos de Interpretação, Perpectivismo e Criação, o que ampliará o movimento hermenêutico começado por Schleiermacher.
Nossa cultura hiper-valorizou o saber teórico em detrimento co conhecimento prático, a análise de Nietzsche nos mostra que as consequências desse fato foram nefastas, porque  com a hiper-valororização do saber teórico, a Vida se denigre. Nietzsche, tenta  resgatar a sabedoria das tragédias,criando o conceito de saber trágico, que foi perdido com a crescente racionalização das tragédias e desse modo, procura valorizar o saber trágico que se vincula diretamente com a vida,dando um aspecto prático ao conhecimento ao remetê-lo para as nossas valorações morais. Enfim, a crítica Nietzschiana a cultura ocidental continua valendo como um paradigma hermenêutico devido a sua importância no que se refere a sua concepção de mundo como tragicidade e assim, seu lugar como fundador de uma " Ontologia Hermenêutica", conforme o dito de Gianni Vattimo em seu livro de Introdução a Nietzsche, p.12, Ed.Presença,Lisboa,s/d).

CINEMA

Conjunções artísticas.
Narrativas,pinturas, músicas...
A libertação dos sentimentos,
nos conduz ao Mundos de Sonhos.
Vida e Sonho se fundem.
Sem sua presença, o Deserto
nos aniquila.

O "RICO E O "POBRE"

Podemos afirmar  fundamentados nas "palavras" de Jesus que: O "rico" pensa que tudo pode ser comprado.Para o "pobre" tudo é doação, a vida é uma benção, nada lhe é devido,todas as coisas lhes são doadas. O "rico", ao contrário,pensa que tudo lhe é devido. Jesus em várias passagens dos Evangelhos  canônicos, diz que são infelizes os que têm espírito de riqueza,pois os "ricos" são desejosos de coisas materiais de um modo desmesurado. O homem "pobre" é aquele que "nada" quer,ou seja,ele é pobre de querer. Christoph Türcke, filósofo e teólogo alemão, afirmou em seu livro:Nietzsche e a mania da razão, que o legado de Jesus ficou improdutivo por dezenove séculos, e Nietzsche foi o primeiro que teria levado isso a sério, porque para ele, Jesus e  o Cristianismo são opostos, vejamos um trecho do livro de Türcke:
  " por dezenove séculos o legado de Jesus ficou improdutivo, e o primeiro que de novo toma isso a sério é Nietzsche! Jesus, o extremo oposto ao cristianismo, e Nietzsche é seu único e verdadeiro discípulo"(p.195,Ed. Vozes,1993).
 Na Genealogia da moral , o filósofo da Alta Engadina escreveu que o Homem, abatido pelo Niilismo passivo, prefere: "querer o nada , a nada querer".Ou seja, o homem "rico" não raras vezes, quer o nada,porque tem "tudo".Ademais, permanece ao longo dos milênios, a máxima da sabedoria grega arcaica: Medén Ágan, ou seja , "não desejes nada em demasia".

MEDIOCRACIA

 Podemos chamar de Mediocracia  o governo dos medíocres. Ela é uma consequência da nossa "Democracia",onde há o domínio das valorações morais ideiais ,"altruístas", igualitárias e universalizantes .Além de ser um sinal de que o tipo homem regride, cada vez mais, em direção ao seu rebaixamento, ao nivelamento por baixo da sociedade e a consequente mediocrização, "estupidificação", imbecilização  e banalização do tipo homem como avaliador ,criador  e transmutador  de  valores ,ideias  e crenças.Onde ,também, a Educação,Cultura,Saúde e Segurança fica totalmente dependente da Política dos Medíocres.

CRIAÇÃO E SENTIDO

Tendo em vista que a nossa existência é um enigma insolúvel, a criação e determinação do sentido para as nossas vidas deverá ,necessariamente , ser executada através da constante criação de projetos
que sempre se renovarão ao longo de nossas vidas. Devemos permanecer na criação e determinação com atitude positiva, através de uma postura niilista ativa,quer dizer,um niilismo que destrói para criar e que também pode ser caracterizado por uma "nova espécie de luz ,de felicidade,alívio, contentamento,encorajamento , aurora"(Cf. Gaia Ciência §343).

FUNDAMENTO DA MEMÓRIA

O que funda a memória é a consciência e instauração do tempo, somos por demais inconscientes e não percebemos.Um dos objetivos da meditação é nos tornar cada vez mais conscientes e atentos, para assim, celebrar com júbilo as boas recordações perdidas no turbilhão da vida.

CONVITE À EXISTÊNCIA

A essência convida à existência.
Existindo, a essência brota em si mesma.
Manifestando-se em cada ato de ser...

Até que a existência convida a essência,
E no encontro que precipita o momento...
Traz o prazer da palavra.

Que se transforma em manifestação,
Para o encontro do outro em si mesmo.
Na fusão do si mesmo com o outro,
Êxtase, elevação,transcendência,superação
.

NOSSA "RAZÃO"

Nossa Razão é arbitrária e deseja conhecer de imediato (a priori) as coisas, carregamos pré-concepções o tempo todo. Diante de um determinado caso, equacionamos inúmeras possibilidades, pelas quais, pela investigação(Ceticismo) , chegaremos a uma conclusão momentânea sobre o que desejamos conhecer.Através de nossas ações, poderemos encurtar o caminho para nossos impasses e atingirmos nossa "liberdade" , em um eterno movimento de auto-compreensão que nunca pára.

LIBERAR A MENTE

Nossa mente fica presa por causa do passado ou do futuro, não permitindo que estejamos presentes, vivendo o aqui e o agora.A meditação é um modo de trazê-la para o instante, e assim, desfrutar com mais criatividade, energia,alegria,concentração,etc., todas as nossas atividades.A prática da meditação pode conduzir ao auto-conhecimento, pois quando estamos mais conscientes ,podemos nos libertar , transcendendo os nossos problemas,vislumbrando caminhos novos. Que a meditação seja a nossa oração diária,nosso encontro com nossa realidade maior, nosso mundo "interior"!

DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICA

A necessidade que os Homens têm de: dialogar,debater,negociar,votar, com a finalidade de atingir novos e melhores níveis de vida social,cultural,econômica,etc., é hegemônica em nossa sociedade. A política, stricto sensu , é a arte de bem administrar e governar, onde os cidadãos têm a "obrigação" de participar e agir com relação aos problemas que assolam a Pólis.No entanto, urge-se fazer uma reforma política,onde a democracia passará a ser cada vez menos representativa possível,levando deste modo,a uma maior atividade e participação dos cidadãos,além do aumento para iniciativas privadas ,através do reconhecimento da diferença e de nossas particularidades.Para tal,deve haver uma crescente , descentralização do Poder Político.

EXALTAÇÃO À POESIA

Oh! Dimensão sombrejante do Ser.
Nunca real, sempre obnubilada.
O não Ser flui no rio Heraclítico.
O Ser sempre se esconde.

Em vão, toda filosofia
tenta desvelá-lo!
Em um mundo de sombras

Só a Poesia irá, desvelar
o Ser tão procurado.

REVOLUÇÃO CHAMANDO, ANULAÇÃO!

Execramos políticos venais,
Fazendo barganhas pelo Poder.
Chegou a hora de mudanças!
Há um sentimento crescente...
Conquistando espaço em um novo
tipo de Visão!

Costumávamos acreditar na mídia
para nos expor a verdade...
Expor a verdade?
Agora, despertamos e vemos  as consequências!
A "Plebe Dourada" controla
 os governos, as mídias, as leis.
E para fazer a diferença, então todos devem saber
o que fazer:
Extirpar os corruptos!

Revolução chamando, anulação!
Há uma revolução nos chamando
Somos uma revolução
Pela inovação e renovação.
Lutas sem Armas!
Exigindo um novo começo.
Para alcançar  Ordem e Progresso.
E  acabar com essa Anarquia.
Anular: Eleições, Eleições, Eleições.
Voto: Nulo, nulo, nulo!
Branco: Não, não e não!

REABILITAÇÃO PARA COM A SOCIEDADE


Não resta nenhum outro meio de reabilitar os criminosos a não ser o confisco dos bens, do trabalho sob monitoração com uma jornada de longos anos até pagarem o seu débito para com a sociedade.Mantê-los como eles estão agora é um absurdo dos absurdos e já sabemos o motivo. Nossa sociedade está sobrecarregada com uma alta taxa de impostos e de obrigações sociais e trabalhistas, onde os custos não pagam a mentirosa crença na liberdade,felicidade e outras ideologias criadas para manter o status quo. O nivelamento por baixo da sociedade feita através de políticas altruístas está causando, há anos, danos quase irreparáveis a nossa economia, criando uma dívida interna astronômica.

POR UM FIM A OPOSIÇÃO HOMEM VERSUS NATUREZA

Faz-se necessário por um fim a luta contra a natureza e a sua consequente tentativa de subjugá-la, porque nossa pequena capacidade de perceber ligações entre as coisas,pessoas e eventos tem que aumentar para haver uma visão holística e assim, perceber a nefasta e crescente aplicação da tecnologia de maneira cega, que gera um apego a repetição e medo da diferença de pensar diferente. A proposta do filósofo e genealogista Nietzsche é a de: " Fazer a diferença onde ,aparentemente, não há diferença". Chega de competições predatórias que esterilizam a diferença; a verdadeira competividade deve levar em consideração e absorver as diferenças para o crescimento de "todos".

DETERMINAÇÃO E CRIAÇÃO DE SENTIDO

Através de nossas reflexões diante da existência humana, podemos criar diversos sentidos, caminhos e metas para nossas vidas, todavia, faz-se mister nunca aceitar acriticamente qualquer forma de dogmatismo, nem de autoritarismo político ou mesmo qualquer fascinação a uma esfera transcendente onde o sentido para nossas vidas seja imposto através de pregações religiosas.A determinação e criação de sentido é extremamente necessária a uma vida onde a nossa individualidade seja realmente considerada.

O SENTIDO DE NOSSAS VIDAS

Podemos afirmar categoricamente que é na reflexão sobre a nossa finitude e sobre o problema do mal em suas diversas formas que se deve situar o sentido de nossas vidas.
Teremos como objetivo após fazermos essa reflexão, nos libertar de todas as "correntes" que nos fazem prisioneiros e nos torna vulneráveis ao sofrimento desnecessário ao nosso crescimento ascendente, através de nossas  escolhas e valorações diante da vida. Afinal, somos responsáveis pela condução de nossas vidas , não de maneira absoluta, mas somos   responsáveis em maior ou menor grau.

O QUE É SER FELIZ ?

Considerando a etimologia da palavra feliz que deriva do latim(felix): afortunado, próspero, satisfeito;podemos relacionar que ser feliz está intrinsecamente relacionado a sorte, todavia, não basta ter sorte para ser feliz, mas sem ela, nenhuma felicidade poderá ser atingida. Michel de Montaigne nos dá uma luz a mais, dizendo que ser feliz está na posse da sensação de sê-lo.Em vez de nos queixarmos de não possui-la, devemos aprender a pensar que a felicidade é não ser infeliz e construí-la a partir das nossas avaliações evitando pelo menos não ser infeliz,procurando o nosso ótimo.

MUDANÇAS DE PERSPECTIVAS


Já faz décadas que o interesse sobre filosofia evoca  pessoas para mudanças de perspectivas.Psicólogos,artistas,educadores,famílias,etc. já observam que os acontecimentos do dia a dia podem e devem ser analisados de uma maneira filosófica porque as questões suscitadas requerem uma visão mais profunda haja vista que esses eventos vão além do que estão sendo exibidos. Não confiamos mais nas mídias , devido as suas nefastas manipulações utilitaristas,visando: audiência,votos, proselitismos religiosos,etc. Desse modo, faz-se extremamente necessário o olhar crítico ,avaliador e criador de novas possibilidades jamais vistas para haver uma mudança de paradigma e de uma crescente atividade transmutadora.

NIETZSCHE E O ASCETISMO

A  palavra Ascese (Askesis) , deriva diretamente do grego  significando exercitar-se,onde o conhecimento torna-se vivência por meio da prática , do exercício. A "verdade" não pode ser considerada  um conceito, mas uma vivência real.O conhecimento que alcançamos através da experiência é a base para nossas vidas, onde a vida torna-se a arte de viver bem.Diante disso podemos fazer uma relação entre o pensamento de Nietzsche e o ascetismo, sem haver, é claro, nenhuma aspiração a uma esfera transcendente.

NIETZSCHE E O PRAGMATISMO

Na Genealogia da Moral e em outras obras, Nietzsche tentou aniquilar o status ontológico da moral cristã ao argumentar que as crenças morais refletem as necessidades e circunstâncias dos grupos dominantes nas comunidades que as sustentam , isso implica em dizer que a moral é relativa, e não absoluta.O procedimento genealógico pode demonstrar que uma regra que parece solidamente fundada , está na verdade, fundada em areia.Assim ,podemos afirmar o caráter prático do método genealógico.
 
  "a causa da genêse de uma coisa e a sua utilidade final, a sua efetiva utilização e inserção em um sistema de finalidades,diferem toto coelo (totalmente);de  algo existente, que de algum modo chegou a  se realizar , é sempre reinterpretado para novos fins,requisitado de maneira nova, transformado e redirecionado para uma nova utilidade"(NIETZSCHE, GM - 12-2ª dissertação)
           
Há importantes elementos pragmáticos no pensamento de Nietzsche. Levando em consideração a amplitude do termo "pragmatista",podemos afirmar que há no pensamento de Nietzsche uma atitude pragmática, porque o método genealógico pode ser aplicado para contestar concepções essencialistas e transcendentes.
 

NIETZSCHE E A LIBERDADE

A liberdade deve ser considerada um conceito positivo segundo a perspectiva de Nietzsche, porque ela deve ser entendida como afirmação,  aceitação e conhecimento de nossa  própria natureza, "tornando-nos o que nós somos", em uma constante criação de novos valores, através de nossa autonomia que se concretiza em nossa atividade artística relacionada diretamente com à vida, nos libertando do fardo dos velhos valores da tradição  cultural que separa vida e pensamento. Para haver uma efetiva liberdade não podemos separar vida e pensamento. "Afinal falo apenas do vivido, não somente do "pensado"; a oposição pensamento/vida não existe em mim. Minha "teoria" cresce de minha "prática" - oh, de uma prática nada inócua, nada anódina!...(Nietzsche, Ecce Homo,pg.125,Cia. das letras). A liberdade deve ser considerada como um caminho a ser trilhado através da afirmação ou negação de tudo o que existe;somos livres através de nossa total adesão à vida, superando e ultrapassando todas as barreiras impostas pelo "Espírito de gravidade", surgidas em nossos caminhos.

NIETZSCHE E O CONHECIMENTO CRIATIVO

Desde o início de sua obra, Nietzsche combateu a ideia de um conhecimento estritamente objetivo, quer dizer, um conhecimento como sendo uma mera reprodução de uma realidade objetiva.Para ele,as formas de conhecimento  devem estar ,necessariamente, a serviço dos interesses humanos,sendo moldadas por eles através da criação artística.Essa é a tese principal de O Nascimento da tragédia,onde Nietzsche elabora um contraste desvaforável entre a tragédia grega que no auge de seu vigor havia uma forma de criação artística que , por sua mixagem do dionisíaco e ordem apolínea, foi capaz de confrontar o horror e a condição caótica da existência, tirando uma afirmação positiva e superando-a, e a suposição ingenuamente otimista da dialética socrática de que a realidade pode ser exaustivamente apreendida em conceitos," aquela inabalável fé de que o pensar,pelo fio condutor da causalidade,atinge até os abismos mais profundos do ser e que o pensar está em condições, não só de conhecê-lo , mas inclusive de corrigi-lo".(NIETZSCHE,Nascimento da tragédia -15) Ao longo  de sua obra, Nietzsche enfatizava a aversão da mente humana ao caos, seu medo da intuição direta e suas tentativas, daí resultantes, de simplificar o mundo, reduzindo a diversidade à identidade.Podemos afirmar que há um pragmatismo com relação ao papel do conhecimento,porque o processo de ordenação e simplificação  não acontece somente em vista a uma  necessidade existencial de segurança ,mas sobretudo  da própria sobrevivência.
      Para que uma determinada espécie se conserve - e cresça em seu poder -precisa compreender, em sua concepção de realidade,uma porção de calculável e invariável suficiente para que, sobre ela,possa ser construído um esquema de seu proceder.A utilidade da conservação, não uma necessidade abstrata teorética qualquer de não ser enganado, é o motivo  por trás  do desenvolvimento dos orgãos do conhecimento... estes se desenvolvem de modo que a observação é suficiente para nos conservar.(NIETZSCHE,Vontade de Poder - 480)

Desse modo,foi a partir dessas considerações que Nietzsche fundou suas elaborações sobre a natureza do conhecimento e da verdade, como podemos ver claramente nessa citação."Verdade é o tipo de erro  sem o qual uma espécie de seres vivos não poderia viver. O valor para a vida deide em última instância."(NIETZSCHE,Vontade de Poder -493)

Assim, podemos perceber que Nietzsche fazia uma distinção entre dois tipos de verdade,todavia seu ataque estava direcionado contra as teorias da verdade como correspondência,contra a não consideração de até que ponto nossa linguagem e nossos conceitos moldam o mundo,não excluindo a possibilidade de um discernimento mais profundo acerca da  natureza da realidade que poderia ser chamada de "verdade", onde as condições de possibilidades da "verdade" estão intrínsecamente ligadas ao mundo social,político, sendo consideradas sobretudo morais.
    "A crença na verdade é necessária ao homem.A verdade aparece como uma necessidade social:é depois aplicada a tudo por uma metástase,mesmo quando não é necessária.Todas as virtudes nascem de necessidades.Com a sociedade nasce a necessidade da veracidade,senão o homem vive em eternos véus.A fundação de Estados suscita a veracidade.O instinto de conhecimento é uma fonte moral."(NIETZSCHE,Livro do filósofo -91)

Vale ressaltar que Nietzsche nunca se situa em um nível epistemológico , onde há um estabelecimento de critérios de demarcação  de oposição entre o verdadeiro  e o falso conhecimento,sua estratégia foi de fazer uma articulação da necessidade social e política com a finalidade de mostrar que a essa oposição tem uma origem moral.Sua restrição referente a essa oposição foi feita através do contraste ao otimismo superficial e dogmático da ciência, para um discernimento dionisíaco onde a criação através da arte tem como objetivo estabelecer um conhecimento com as características próprias da arte,quer dizer , um conhecimento criativo que valoriza a aparência enquanto criação de novas perspectivas.
   "A parir de agora o domínio da ciência só se produz através da arte. Trata-se de juízos de valor sobre o saber e o saber-muito.Tarefa imensa e dignidade da arte nesta tarefa!"
(NIETZSCHE,Livro do filósofo -39)

Como conclusão podemos afirmar que toda a crítica de Nietzsche ao "espírito científico" que nasceu com o surgimento da metafísica, apresenta-se como características principais , a negação do privilégio de uma "verdade  objetiva"e a afirmação do valor da vida como aparência através da criação artística.




A IMPORTÂNCIA DA HERMENÊUTICA

A palavra Hermenêutica deriva do grego Hermeneuein,ondetêm dois sentidos fundamentais: enunciar,afirmar alguma coisa,dizer, como também, designa interpretar,esclarecer,traduzir.Em ambos há uma tentativa de transmissão de sentido. Do discurso ao pensamento e do pensamento ao discurso,desse modo, podemos ir além e afirmar  que há também uma interação com a vida,porque não podemos separar pensamento e vida sob pena de cairmos em um árido intelectualismo.Daqui surge a importância fundamental da Hermenêutica enquanto tentame de assumir uma filosofia  universal da interpretação que pode ser encontrada não somente nas ciências humanas, mas sobretudo em nossa interação com o Mundo da Vida.

O FIM DA VALORIZAÇÃO DOS VIS

Estamos todos demasiadamente cansados com a crescente expansão da banalidade ,daquilo que é baixo:delinquências,vícios,corrupções,crimes,sensualismos excessivos,baixas linguagens: na literatura, na música, da valorização dos imbecis heróis populares em diversos segmentos que agradam multidões, estúpidos programas televisivos, etc. Já não aguentamos mais, cotidianamente, ver,ouvir,  todas essas tolices,precisamos urgentemente reverter todo esse conjunto de fenômenos baixos, através de uma constante criação de severas oposições e aniquilamentos com a construção de inusitados meios e instrumentos. A nossa força conjunta e crescente é a garantia da superação e criação de novas perspectivas.

FINALIDADE DO ESTADO - LIBERDADE

No Tratado político, Spinoza mostra que a segurança e liberdade são inseparáveis. Segundo ele os Estados tem muito mais segurança quando os cidadãos são cada vez menos coagidos a obedecerem  as leis, quer dizer, quando as obedecem por livre e espontânea vontade , simplesmente pelo fato de perceberem que são dos seus interesses agirem assim, porque o Estado deve ter como objetivo principal a liberdade de seus cidadãos para viverem em segurança, plenamente aptos a desenvolverem suas capacidades com o uso adequado de sua razão sem restrições.

SPINOZA E A CONCEPÇÃO DE BEAUTITUDE

Para Spinoza, encontramos a beatitude quando se opta pelo uso adequado da razão , quer dizer, uma razão bem conduzida que nos leva a um saber que liberta da escravidão das paixões tristes e nos conduz a um conhecimento adequado que produz alegria e por conseguinte, a beatitude.Quando optamos pela reta maneira de viver, há um aumento da nossa potência de agir,vivendo sob a conduta da razão, praticamos as virtudes que nos leva a alegria.A beatitude não é considerada como recompensa da virtude, mas a própria virtude.

SPINOZA E AS VIRTUDES DA ALEGRIA

A  Alegria é segundo Spinoza uma força que aumenta a nossa potência de agir e nos eleva, ela está relacionada com a glória,a admiração,o amor,o contentamento, a atração,o orgulho,o louvor , a misericórdia,a devoção, a segurança,a auto-satisfação,o reconhecimento, o louvor,a gratidão,etc.Já a Tristeza nos rebaixa e está relacionada com o ódio,a vergonha,a dor, o desdém,o medo,a hulmidade,a decepção,a piedade,a apreensão, o pudor, a inveja,a crueldade,o desprezo, o arrependimento, o rebaixamento de si , a inveja,etc; todas essas forças são ruins e reduzem a nossa potência , como também , a nossa adesão a Vida.

O PSICÓLOGO NIETZSCHE

Em vários escritos Nietzsche faz uma exaltação de si mesmo como sendo um grande psicólogo, havendo aprendido muito com suas leituras de Dostoievski considerando-o:  " o único psicólogo do qual tive algo a aprender", onde a partir dessas leituras, ele revolucionou totalmente a psicologia tradicional "Antes de mim não havia absolutamente psicologia", sua inovação consistiu em eliminar as bases metafísicas da psicologia de sua época,da qual foi um grande estudioso. Sua proposta consistiu em ir além da indentificação entre o psíquico e a consciência, reconhecendo a existência  de processos psiquícos  que são inconscientes e a necessidade de conhecê-los ampliando, destarte, o conceito de consciência que era concebido como uma "grandeza fixa".

SAÍDA DO LABIRINTO

Lutemos por nossa autonomia
Matando Minotauros
Dia após dia!
Sigamos o exemplo de Teseu
Seguindo o fio de Ariadne...
O fio da feminilidade!

Ariadne, Ariadne...
Tornemo-nos Uno com ti.
Assim, o Amor despertará

o Outro que há em nós.

Sairemos e nos abandonaremos:
Dionisos!

De volta, Apolo nos conduzirá
para a Luz Existencial.

Unidos ao Eterno Feminino
Encontraremos a saída
para o Labirinto do Eu.

APARÊNCIA E ARTE - PLURALIDADE


A arte que é marcada pela pluralidade de interpretações,recusa a metafísica transcendente,incorporando totalmente a aparência, não havendo profundidade por detrás da superfície,mas apenas a morte que ela tenta eliminar através das diversas construções artísticas pluralistas ,dando uma caráter magnificente a vida do espírito.

BANALIZAÇÃO DA ARTE

Segundo  Bourdieu , a arte em vez de unificar a sociedade humana devido ao seu imenso poder de comunicação, divide-a, porque  de um lado há amadores privilegiados da "grande arte" e do outro, as massas cegas que seguem os ditames das classes dominantes , que se impõem através das mídias a tirania do gosto visando apenas o lucro e havendo como consequência uma banalização da arte.

ELIMINAR AS ILUSÕES

 É evidente que Spinoza, Schopenhauer e Nietzsche, foram os precursores da psicanálise. Assim como Freud, Nietzsche considera fundamental a concepção da vida consciente como condicionada pela vida inconsciente.Sua proposta é a de tentar eliminar as ilusões do humanismo puramente racionalista através da ampliação do conceito de consciência que foi concebido pela tradição como uma "grandeza fixa". Através do conhecimento de si ,abrem-se caminhos para um alargamento do papel da razão que se torna autocrítica, assumindo e procurando integrar a parte irracional  no tentame de fundir a razão com o inconsciente,enriquecendoaAntropologia, abrindo espaço   para um novo humanismo crítico e com objetivo de "libertar"o Homem através do autoconhecimento.

CONDIÇÃO PARA O FILOSOFAR

Faz-se necessário para o exercício da Filosofia a constante criação e transmutação de valores,ideias e crenças, através de uma atitude para com Vida onde há sempre  algo a ser superado através de uma concepção supra-histórica, considerando a História como movimento e abertura para "a criação de novas possibilidades" através de uma atitude de total suspeita contra a ela. Considerando o ser humano como interpretativo e avaliador, a interpretação deve ser considerada como  intrínsecamente ligada à existência humana."Não existem fatos morais,apenas interpretações", a proposta de Nietzsche é que   essa tese seja, também, apenas mais uma interpretação, instaurando,desse modo, uma nova Hermenêutica nihilista ativa que tenta destruir a metafísica tradicional  fundada na oposição entre mundo sensível e inteligível, não aceitando qualquer tipo de dogmatismo,todavia,há  sempre abertura para  criação de novas interpretações e possibilidades,o que corresponde justamente a concepção de nihilismo ativo,destruir, aniquilar para  poder criar.
 

SUPERANDO AS DICOTOMIAS

A concepção do tempo como realidade ontológica é estabelecida com o "Eterno Retorno de todas as coisas", havendo uma total aderência à Vida,quer dizer, uma afirmação incondicional da existência enquanto tragicidade.A problemática da relação das forças que são corporificadas, não se extinguem no corpo, vão além e estão relacionadas com o todo.A relação entre a Vontade de Poder e a Vida estão intrínsecamente ligadas. As forças dionisíacas da Natureza sempre tomam forma e se concretizam e se completam através do Apolíneo.A tarefa da filosofia é proporcionar o equilíbrio das formas através  do estabelecimento de seleções e hierarquias,superando as dicotomias, unindo Apolo com Dioniso ou seja, Razão e Emoção.

GAIA CIÊNCIA

A  Ciência é concebida pela Modernidade como a forma mais perfeita da verdade.O questionamento proposto por Nietzsche é que ela é uma "Gaia Ciência" ,quer dizer,  ela apenas faz experimentos com a verdade,sendo "Humana demasiada , humana", estando sujeita a erros e acertos, portanto, ela é falibilista, devendo sempre  buscar uma otimização de seus instrumentos de investigação e de verificação, sempre havendo uma constante correção.

VONTADE DE VERDADE

Para Nietzsche , existe na filosofia uma vontade de verdade , vontade de conhecimento. O que existe não é a Verdade enquanto valor absoluto, mas sim Vontade de Poder (criação,superação) enquanto vontade de verdade, sua pretensão é  criar novas possibilidades superando a ciência tradicional e a dicotomia  na moral.A modernidade chegou a conclusão que "Deus é uma suposição", havendo várias críticas ao conceito de Deus, mas não havendo uma superação.A consciência que toma o lugar de Deus é uma ilusão,porque ela é apenas um epifenômeno ou seja um fenômeno secundário,posterior ao desenvolvimento do homem,a palavra consciência deriva do latim conscientia que corresponde a um saber  que pode ser compartilhado servindo para comunicação,não havendo portanto uma consciência que seja universal . Por esse motivo, Nietzsche afirmava que  a crença em Deus fundada na consciência estava proibida,diante da impossibilidade de haver uma consciência universal,sua tentativa foi justamente tentar evitar os males que sempre houveram usando nome de Deus.

NÃO LIVRE

Quando Nietzsche em seus escritos afirma que não existe um sujeito que age livremente,há uma tentativa de melhorar a compreensão antropológica, porque o Homem em seu ponto de vista  deve ser concebido intrínsecamente relacionado com tudo que existe, não podendo haver separação entre sujeito e ação."Não existe "ser" por trás do fazer, do atuar, do devir;o "agente" é uma ficção acrescentada à ação -a ação é tudo" Cf. GM-I-13,p.36 .Ed. Cia das Letras,2002).

DESEJAR E QUERER

A diferença principal entre desejar e querer está na passividade do desejar e a força ativa do querer, através da vontade.

IDEALISMO EM NIETZSCHE

Parece estranho falar de idealismo em Nietzsche, no entanto, o que ele criticava era a visão idealista onde uma mente transcendente atuava por trás do mundo,e,consequentemente,por trás da História, sendo herança do Platonismo. Fazendo uma interpretação mais acurada de seu pensamento, podemos reconhecer que existem ideais, quer dizer, modos de moldar o Real através da "transvaloração de todos os valores". Suas concepções sobre: "Além-do-Homem", "Eterno Retorno", "Amor Fati", compartilham sua crítica a filosofia idealista, podendo ser tomados como uma forma heterodoxa de "Idealismo".

CAUSA E EFEITO - ILUSÃO

Na realidade podemos verificar que não existe uma causa única relacionada a um efeito .O mundo como um "jogo de forças" revela nos fenômenos múltiplas causas que estão em conexão entre si,todavia, essas conexões não são necessárias,são apenas constantes conjunções.Nesse sentido existe uma semelhança entre Nietzsche e David Hume no que diz respeito ao conceito de causalidade.

LIMITES PARA O PURO CONHECIMENTO

Segundo Nietzsche , deve haver uma limitação do poder do conhecimento e do saber,pois suas desmesuras (Hybris) poderá conduzi-los a situações perigosas tal como o modo de se fazer ciência pela ciência quer dizer, o instinto cego pelo conhecimento.Nietzsche propõe uma ciência levada ao nível prático sem pretensões de universalidade e que ,também reconheça seus próprios limites, haja vista que o conhecimento deve servir à Vida, havendo um caráter restritivo à ciência pela ciência.

AFASTAMENTO DA ESTÉTICA - DESILUSÃO

Nos escritos de Nietzsche, há um abandono da questão estética que envolve o ponto de vista artístico-metafísico do mundo, diante do fracasso Wagneriano de desenvolver o sentido trágico da arte perdido desde à Antiguidade Clássica.Todavia, nos fragmentos póstumos de 1885-1889 acontecerá um retorno a questão Estética unida a fisiologia como crítica a decadência humana.

SENTIDOS PARA O MUNDO

O Mundo reflete um jogo de forças caóticas onde o Homem tem a tarefa de dar-lhes sentido através do aniquilamento e da criação, sempre os relacionando diretamente com a Vida. A Vida seria o objeto de "experimentação da verdade" através da ciência   visando sempre a universalidade,todavia, a essa perspectiva da ciência que para ser verdadeira deveria ser universal, obstaculariza,limita a própria ciência,podendo ser um modo perigoso porque universaliza onde muitas vezes não pode,limitando perspectivas através da especialização científica. 

VIRTUDE DA FILOSOFIA

A Filosofia  não fala em primeiro lugar.Sua virtude consiste na faculdade de responder e o que lhe faz ,realmente,ser Filosofia, não é que sua resposta venha a ser total,acabada, mas que seja uma eterna busca sempre desperta quando todos os outros estiverem em estado de sono.

MUDANÇA DE FOCO NECESSÁRIA

Apesar de haver uma considerável gama disponível de caminhos alternativos, hodiernamente, precisamos mudar para aqueles em que acreditamos que irão nos conduzir a mudanças ativas conscientes,principalmente: no estilo de vida dos indivíduos, na ética das sociedades,nas políticas dos governos,no comportamentos das empresas e nas relações entre povos e culturas do mundo.Faz-se urgente a necessidade de um novo imperativo:pensar globalmente e viver responsavelmente em todos os sentidos.O pensamento global vê o todo ,por exemplo: quando observa uma floresta não vê apenas as árvores,vai além dela. É um pensamento que ultrapassa o que está sendo visto no momento, quer dizer, ele transcende criando novas possibilidades que não foram ainda pensadas.

NATASCHA


Flor que semeei
brotou tão Bela.
Exemplar criança no Tempo...
sua inocência pulsa com fulgor.
A Vida espera ansiosa
para vê-la desabrochar
rumo ao seu destino.
Crescendo para elevar-se.
Elevando-se para semear.
 

O QUE É SER NIETZSCHIANO?

Em várias obras, Nietzsche deixa claro sua proposta: a partir de sua crítica radical a tradição filosófica, pensar com ele e desmontar a partir dele  a herança socrático-judaico-cristã. Não querendo discípulos, ou pelo menos desejando discípulos insidiosos, espíritos livres, que seguissem a si mesmos e a mais ninguém!. Karl Jaspers, em seu livro sobre ele, escreveu que ser nietzschiano implicaria em "afirmar-se sempre "contra" ele". Ser nietzschiano, implica em criar sempre valores novos , transmutando-os em um jogo incessante, criando novas formas de vida. Todavia, sempre incorporando sua "luta", usando o "martelo e a dinamite", ou seja, quebrando e implodindo todo e qualquer edifício moral transcendente.

CREPÚSCULO DOS ÍDOLOS - EXTEMPORANEIDADE

   "Há mais ídolos do que  realidades no mundo" escreveu Nietzsche há mais de um século,ainda hoje constatamos que os homens continuam a venerar causas imaginárias , quer dizer, continuam a idolatrar seres fictícios tais como: O "mundo verdadeiro",o "Bem Supremo", "Deus", etc. Todas  essas ilusões, impedem a transvaloração de todos os valores e a superação da metafísica, tendo como consequência mais estupidez, haja vista que os "ídolos" manifestam uma desvalorização do mundo efetivo  em prol de um mundo ideal.

PRAGMATISMO E VERDADE

O Pragmatismo tem como princípio fundador a crença de que a "verdade" é a descrição do mundo que melhor funciona para nós.Para ele, muitos dos debates científicos,filosóficos e teológicos são desprovidos de sentido e estéreis,porque na maioria das vezes são debates sobre palavras e não sobre a realidade, haja vista que não pode ser especificado nenhum de seus efeitos sobre os sentidos.