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O QUE É SER FELIZ ?
MUDANÇAS DE PERSPECTIVAS
NIETZSCHE E O ASCETISMO
NIETZSCHE E O PRAGMATISMO
NIETZSCHE E A LIBERDADE
NIETZSCHE E O CONHECIMENTO CRIATIVO
Desse modo,foi a partir dessas considerações que Nietzsche fundou suas elaborações sobre a natureza do conhecimento e da verdade, como podemos ver claramente nessa citação."Verdade é o tipo de erro sem o qual uma espécie de seres vivos não poderia viver. O valor para a vida deide em última instância."(NIETZSCHE,Vontade de Poder -493)
Assim, podemos perceber que Nietzsche fazia uma distinção entre dois tipos de verdade,todavia seu ataque estava direcionado contra as teorias da verdade como correspondência,contra a não consideração de até que ponto nossa linguagem e nossos conceitos moldam o mundo,não excluindo a possibilidade de um discernimento mais profundo acerca da natureza da realidade que poderia ser chamada de "verdade", onde as condições de possibilidades da "verdade" estão intrínsecamente ligadas ao mundo social,político, sendo consideradas sobretudo morais.
"A crença na verdade é necessária ao homem.A verdade aparece como uma necessidade social:é depois aplicada a tudo por uma metástase,mesmo quando não é necessária.Todas as virtudes nascem de necessidades.Com a sociedade nasce a necessidade da veracidade,senão o homem vive em eternos véus.A fundação de Estados suscita a veracidade.O instinto de conhecimento é uma fonte moral."(NIETZSCHE,Livro do filósofo -91)
Vale ressaltar que Nietzsche nunca se situa em um nível epistemológico , onde há um estabelecimento de critérios de demarcação de oposição entre o verdadeiro e o falso conhecimento,sua estratégia foi de fazer uma articulação da necessidade social e política com a finalidade de mostrar que a essa oposição tem uma origem moral.Sua restrição referente a essa oposição foi feita através do contraste ao otimismo superficial e dogmático da ciência, para um discernimento dionisíaco onde a criação através da arte tem como objetivo estabelecer um conhecimento com as características próprias da arte,quer dizer , um conhecimento criativo que valoriza a aparência enquanto criação de novas perspectivas.
"A parir de agora o domínio da ciência só se produz através da arte. Trata-se de juízos de valor sobre o saber e o saber-muito.Tarefa imensa e dignidade da arte nesta tarefa!"
(NIETZSCHE,Livro do filósofo -39)
Como conclusão podemos afirmar que toda a crítica de Nietzsche ao "espírito científico" que nasceu com o surgimento da metafísica, apresenta-se como características principais , a negação do privilégio de uma "verdade objetiva"e a afirmação do valor da vida como aparência através da criação artística.
A IMPORTÂNCIA DA HERMENÊUTICA
O FIM DA VALORIZAÇÃO DOS VIS
FINALIDADE DO ESTADO - LIBERDADE
SPINOZA E A CONCEPÇÃO DE BEAUTITUDE
SPINOZA E AS VIRTUDES DA ALEGRIA
O PSICÓLOGO NIETZSCHE
SAÍDA DO LABIRINTO
Matando Minotauros
Dia após dia!
Sigamos o exemplo de Teseu
Seguindo o fio de Ariadne...
O fio da feminilidade!
Ariadne, Ariadne...
Tornemo-nos Uno com ti.
Assim, o Amor despertará
o Outro que há em nós.
Sairemos e nos abandonaremos:
Dionisos!
De volta, Apolo nos conduzirá
para a Luz Existencial.
Unidos ao Eterno Feminino
Encontraremos a saída
para o Labirinto do Eu.
APARÊNCIA E ARTE - PLURALIDADE
BANALIZAÇÃO DA ARTE
ELIMINAR AS ILUSÕES
CONDIÇÃO PARA O FILOSOFAR
SUPERANDO AS DICOTOMIAS
GAIA CIÊNCIA
VONTADE DE VERDADE
NÃO LIVRE
DESEJAR E QUERER
IDEALISMO EM NIETZSCHE
Parece estranho falar de
idealismo em Nietzsche, no entanto, o que ele criticava era a visão idealista
onde uma mente transcendente atuava por trás do mundo,e,consequentemente,por
trás da História, sendo herança do Platonismo. Fazendo uma interpretação mais acurada
de seu pensamento, podemos reconhecer que existem ideais, quer dizer, modos de
moldar o Real através da "transvaloração de todos os valores". Suas
concepções sobre: "Além-do-Homem", "Eterno Retorno", "Amor Fati",
compartilham sua crítica a filosofia idealista, podendo ser tomados como uma forma heterodoxa de "Idealismo".
CAUSA E EFEITO - ILUSÃO
LIMITES PARA O PURO CONHECIMENTO
AFASTAMENTO DA ESTÉTICA - DESILUSÃO
SENTIDOS PARA O MUNDO
VIRTUDE DA FILOSOFIA
MUDANÇA DE FOCO NECESSÁRIA
NATASCHA
Flor que semeei
brotou tão Bela.
Exemplar criança no Tempo...
sua inocência pulsa com fulgor.
A Vida espera ansiosa
para vê-la desabrochar
rumo ao seu destino.
Crescendo para elevar-se.
Elevando-se para semear.
O QUE É SER NIETZSCHIANO?
CREPÚSCULO DOS ÍDOLOS - EXTEMPORANEIDADE
PRAGMATISMO E VERDADE
AMOR E FILOSOFIA
SEM LIMITES
Tudo são conjecturas.
Nada é o que é.
Indicações sinistras
Invadem nossas mentes...
A incomensurabilidade
reina no mundo da Vida.
Do Ser,do Não Ser...
Ao Nada.
Autocriação e aniquilamento.
Eterno mistério da Vida
Eterno retorno do devir.
A TAREFA DA FILOSOFIA
DIFERENÇA SUTIL
SABEDORIA MULTIFACETADA,ABERTURA
GRANDES IDEIAS E DOMÍNIO CULTURAL
ARTE LIVRE
NIETZSCHE :CULTURA E MORAL
(...) sob que condições o homem inventou para si os Juízos de valor “BOM” e “MAU”. E que valor tem eles? Obstruíram ou promoveram até agora o crescimento do homem? São indício de miséria, empobrecimento, degeneração da vida? Ou , ao contrário, revela-se neles a plenitude, a força, a vontade da vida, sua coragem, sua certeza, seu futuro? (NIETZSCHE, F.W; GM; p. 9).
REFERÊNCIAS:
Genealogia da Moral, Além do bem e do mal, Zaratustra e Crepúsculo dos ídolos de: Nietzsche.(Ed. Cia das letras e Guimarães)
Nietzsche e a filosofia de: Gilles Deleuze. Ed. Rés)
NIETZSCHE E A GENEALOGIA DA MORAL
O ERRO:O BEM E O MAL, COMO ETERNOS.
A TRANSCENDÊNCIA DA EXISTÊNCIA
O ENSINO E A PRÁTICA ENXADRÍSTICA
As aulas de xadrez são de grande
importância na formação pedagógica, pois um de seus principais objetivos educacionais
é promover o equilíbrio entre a razão e as emoções visando uma elevação humana.
De acordo com a revista espanhola Jaque, na virada do século, por volta de
1925, extensas pesquisas dos psicólogos soviéticos Rudik, Dyakov e Petrovsky
concluíram que o xadrez disciplina a inteligência. Desde então, muitos
assumiram a responsabilidade de divulgar suas práticas e estudos. Os principais
objetivos do jogo de xadrez são: 1) garantir o equilíbrio entre razão e emoção, levando ao aperfeiçoamento ético e
moral humano 2) promover o desenvolvimento da criatividade e de várias
habilidades intelectuais 3) desenvolver hábitos de perseverança e vontade.4)
desenvolver mecanismos de atenção e concentração 5) treinar diferentes tipos de
memória 6) aprender a justificar opções alternativas em sequências lógicas 7)
desencadear e controlar os processos de imaginação e fantasia na criatividade
8) proporcionar uma melhor gestão do tempo. Na década de 1970, na Argentina,
primeiro país sul-americano a se destacar no ensino de xadrez nas escolas,
foram realizadas pesquisas científicas por meio de experiência comprovada, onde
aprender a jogar xadrez trouxe grande elevação e integração social em relação a
outras escolas, nas quais havia não foram encontrados trabalhos relacionados ao
estudo e prática do xadrez. Já aqui no Brasil, em muitas cidades, diferentes
escolas têm se engajado com sucesso nessa atividade, e tem havido avanços
qualitativamente efetivos no aperfeiçoamento intelectual dos alunos,
constatando os estudos dos psicólogos acima citados, confirmando que o
"jogo-arte-ciência ", torna as pessoas mais eficazes em muitos
aspectos educacionais e sociais do que aqueles que não o praticam. O que fica
em falta é a extrema escassez de verbas para implementar tal atividade
essencial na formação, tanto cultural como social.