Princípio de Razão Suficiente - É
o princípio em virtude do qual nós julgamos que nenhum fato poderá ser
considerado verdadeiro, ou existente, nenhum juízo verdadeiro, a não ser que
haja uma razão suficiente para que seja assim e não de outro modo, embora essas
razões não possam na maior parte das
vezes ser do nosso conhecimento. Tem de haver uma razão suficiente para as
verdades contingentes ou verdades de fato, isto é, para a sequência das coisas
que estão dispersas pelo universo dos seres criados, nos quais a resolução em
razões particulares poderia ir a detalhes sem fim.(Leibniz, Monadologia, p.
31,32,33,36).
Schopenhauer ,o simplificador com
disse Nietzsche, divide o P.R. Suficiente postulado por Leibniz em 4 modos:
1) P. Razão Suficiente do Devir -
princípio do mundo
2)P. Razão Suficiente do Conhecer
- princípio do homem enquanto tendência para o conhecimento. " Todos os
homens aspiram naturalmente ao conhecimento" (Aristóteles, Met. I).
3) P. Razão Suficiente do Ser - relações
matemáticas
4)P. Razão Suficiente do Agir -
motivações humanas, aspirações.
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