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SCHOPENHAUER SIMPLIFICOU O “PRINCÍPIO DE RAZÃO SUFICIENTE” DE LEIBNIZ

Princípio de Razão Suficiente - É o princípio em virtude do qual nós julgamos que nenhum fato poderá ser considerado verdadeiro, ou existente, nenhum juízo verdadeiro, a não ser que haja uma razão suficiente para que seja assim e não de outro modo, embora essas razões  não possam na maior parte das vezes ser do nosso conhecimento. Tem de haver uma razão suficiente para as verdades contingentes ou verdades de fato, isto é, para a sequência das coisas que estão dispersas pelo universo dos seres criados, nos quais a resolução em razões particulares poderia ir a detalhes sem fim.(Leibniz, Monadologia, p. 31,32,33,36).

Schopenhauer ,o simplificador com disse Nietzsche, divide o P.R. Suficiente postulado por Leibniz em 4 modos:

1) P. Razão Suficiente do Devir - princípio do mundo

2)P. Razão Suficiente do Conhecer - princípio do homem enquanto tendência para o conhecimento. " Todos os homens aspiram naturalmente ao conhecimento" (Aristóteles, Met. I).

3) P. Razão Suficiente do Ser - relações matemáticas

4)P. Razão Suficiente do Agir - motivações humanas, aspirações.

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