TRANSLATE TO YOUR LANGUAGE, RIGHT NOW

NIETZSCHE /ZARATUSTRA E O CASAMENTO

Em seu livro: Assim Falava Zaratustra, Nietzsche defende a instituição do casamento, colocando a amizade entre os cônjuges como ponto fundamental para que haja uma elevação e superação através dos filhos.

"Não somente para a frente, deves propagar-te , mas paro o alto! Que  a isso ajude o jardim do casamento!(...) Casamento: assim chamo a vontade a dois de criar um ser que seja mais do que aqueles que o criaram. Respeito mútuo, chamo ao casamento, respeito por aquele que quer com essa vontade. Seja esse o sentido e a verdade do teu casamento."(Zaratustra.p.96.Trad. Mário da Silva. Civilização ).

Essa seria a concepção ideal para ele, todavia, a dissolução do matrimônio é necessária  e preferível a ter de se manter em uma união infeliz, onde não há crescimento para o "alto".

"Não zombeis desses casamentos! Que filho não teria motivo para lamentar-se de seus pais? Digno pareceu-me esse homem, e maduro para o sentido da terra; mas, quando vi sua mulher, a terra pareceu-me um manicômio."(Id.,ibidem. p.97). 

Nenhum comentário: