Nietzsche era inimigo do nacionalismo e o considerava uma neurose da Europa de seu tempo.Ele preferia a cultura francesa(Pascal, La Rochefoucalt,Voltaire, Sthendal). Os poucos alemães que Nietzsche admirava eram:Goethe,Schiller, Schopenhauer e o "jovem" Wagner porque esse, depois de ter-se declarado anti-semita e nacionalista,Nietzsche afastou-se dele e escreveu: "O caso Wagner" e "Nietzsche contra Wagner".Para Nietzsche, existiam duas principais imbecilidades alemães : a anti-francesa e a anti-semita.Podemos afirmar que Nietzsche foi um filósofo semita. É verdade que ele rejeita as crenças do judaísmo ortodoxo, assim como as do "cristianismo", que na realidade para ele deveria ser chamado de "paulinismo".Na verdade, o povo judeu, enquanto comunidade humana inspirava-lhe uma grande admiração
2025 YEARS OF THE INAUTHENTIC CALENDAR! WELCOME TO THE HIGHWAY OF THINKING IN MULTIPLE WAYS.AN OUTSIDER ! UP TO THE TOP!
TRANSLATE TO YOUR LANGUAGE, RIGHT NOW
CONHECIMENTO E VIDA EM NIETZSCHE
Tendo em vista a grande importância do tema referente ao conhecimento relacionado diretamente com a vida, justifica-se como sendo fundamental a abordagem Genealógica de Nietzsche sobre a questão gnosiológica, fazendo uma inserção dentro da história,executando uma crítica ,até então inovadora ,porque remete tanto as origens, quanto a uma re-fundamentação do que já foi uma vez fundamentado. A crítica de Nietszche ao conhecimento, vislumbrará um novo modo de pensar, com a introdução dos conceitos de Interpretação, Perpectivismo e Criação, o que ampliará o movimento hermenêutico começado por Schleiermacher.
Nossa cultura hiper-valorizou o saber teórico em detrimento co conhecimento prático, a análise de Nietzsche nos mostra que as consequências desse fato foram nefastas, porque com a hiper-valororização do saber teórico, a Vida se denigre. Nietzsche, tenta resgatar a sabedoria das tragédias,criando o conceito de saber trágico, que foi perdido com a crescente racionalização das tragédias e desse modo, procura valorizar o saber trágico que se vincula diretamente com a vida,dando um aspecto prático ao conhecimento ao remetê-lo para as nossas valorações morais. Enfim, a crítica Nietzschiana a cultura ocidental continua valendo como um paradigma hermenêutico devido a sua importância no que se refere a sua concepção de mundo como tragicidade e assim, seu lugar como fundador de uma " Ontologia Hermenêutica", conforme o dito de Gianni Vattimo em seu livro de Introdução a Nietzsche, p.12, Ed.Presença,Lisboa,s/d).
CINEMA
Conjunções artísticas.
Narrativas,pinturas, músicas...
A libertação dos sentimentos,
nos conduz ao Mundos de Sonhos.
Vida e Sonho se fundem.
Sem sua presença, o Deserto
nos aniquila.
Narrativas,pinturas, músicas...
A libertação dos sentimentos,
nos conduz ao Mundos de Sonhos.
Vida e Sonho se fundem.
Sem sua presença, o Deserto
nos aniquila.
O "RICO E O "POBRE"
Podemos afirmar fundamentados nas "palavras" de Jesus que: O "rico" pensa que tudo pode ser comprado.Para o "pobre" tudo é doação, a vida é uma benção, nada lhe é devido,todas as coisas lhes são doadas. O "rico", ao contrário,pensa que tudo lhe é devido. Jesus em várias passagens dos Evangelhos canônicos, diz que são infelizes os que têm espírito de riqueza,pois os "ricos" são desejosos de coisas materiais de um modo desmesurado. O homem "pobre" é aquele que "nada" quer,ou seja,ele é pobre de querer. Christoph Türcke, filósofo e teólogo alemão, afirmou em seu livro:Nietzsche e a mania da razão, que o legado de Jesus ficou improdutivo por dezenove séculos, e Nietzsche foi o primeiro que teria levado isso a sério, porque para ele, Jesus e o Cristianismo são opostos, vejamos um trecho do livro de Türcke:
" por dezenove séculos o legado de Jesus ficou improdutivo, e o primeiro que de novo toma isso a sério é Nietzsche! Jesus, o extremo oposto ao cristianismo, e Nietzsche é seu único e verdadeiro discípulo"(p.195,Ed. Vozes,1993).
Na Genealogia da moral , o filósofo da Alta Engadina escreveu que o Homem, abatido pelo Niilismo passivo, prefere: "querer o nada , a nada querer".Ou seja, o homem "rico" não raras vezes, quer o nada,porque tem "tudo".Ademais, permanece ao longo dos milênios, a máxima da sabedoria grega arcaica: Medén Ágan, ou seja , "não desejes nada em demasia".MEDIOCRACIA
Podemos chamar de Mediocracia o governo dos medíocres. Ela é uma consequência da nossa "Democracia",onde há o domínio das valorações morais ideiais ,"altruístas", igualitárias e universalizantes .Além de ser um sinal de que o tipo homem regride, cada vez mais, em direção ao seu rebaixamento, ao nivelamento por baixo da sociedade e a consequente mediocrização, "estupidificação", imbecilização e banalização do tipo homem como avaliador ,criador e transmutador de valores ,ideias e crenças.Onde ,também, a Educação,Cultura,Saúde e Segurança fica totalmente dependente da Política dos Medíocres.
CRIAÇÃO E SENTIDO
Tendo em vista que a nossa existência é um enigma insolúvel, a criação e determinação do sentido para as nossas vidas deverá ,necessariamente , ser executada através da constante criação de projetos
que sempre se renovarão ao longo de nossas vidas. Devemos permanecer na criação e determinação com atitude positiva, através de uma postura niilista ativa,quer dizer,um niilismo que destrói para criar e que também pode ser caracterizado por uma "nova espécie de luz ,de felicidade,alívio, contentamento,encorajamento , aurora"(Cf. Gaia Ciência §343).
FUNDAMENTO DA MEMÓRIA
O que funda a memória é a consciência e instauração do tempo, somos por demais inconscientes e não percebemos.Um dos objetivos da meditação é nos tornar cada vez mais conscientes e atentos, para assim, celebrar com júbilo as boas recordações perdidas no turbilhão da vida.
CONVITE À EXISTÊNCIA
A essência convida à existência.
Existindo, a essência brota em si mesma.
Manifestando-se em cada ato de ser...
Até que a existência convida a essência,
E no encontro que precipita o momento...
Traz o prazer da palavra.
Que se transforma em manifestação,
Para o encontro do outro em si mesmo.
Na fusão do si mesmo com o outro,
Êxtase, elevação,transcendência,superação.
Existindo, a essência brota em si mesma.
Manifestando-se em cada ato de ser...
Até que a existência convida a essência,
E no encontro que precipita o momento...
Traz o prazer da palavra.
Que se transforma em manifestação,
Para o encontro do outro em si mesmo.
Na fusão do si mesmo com o outro,
Êxtase, elevação,transcendência,superação.
NOSSA "RAZÃO"
Nossa Razão é arbitrária e deseja conhecer de imediato (a priori) as coisas, carregamos pré-concepções o tempo todo. Diante de um determinado caso, equacionamos inúmeras possibilidades, pelas quais, pela investigação(Ceticismo) , chegaremos a uma conclusão momentânea sobre o que desejamos conhecer.Através de nossas ações, poderemos encurtar o caminho para nossos impasses e atingirmos nossa "liberdade" , em um eterno movimento de auto-compreensão que nunca pára.
LIBERAR A MENTE
Nossa mente fica presa por causa do passado ou do futuro, não permitindo que estejamos presentes, vivendo o aqui e o agora.A meditação é um modo de trazê-la para o instante, e assim, desfrutar com mais criatividade, energia,alegria,concentração,etc., todas as nossas atividades.A prática da meditação pode conduzir ao auto-conhecimento, pois quando estamos mais conscientes ,podemos nos libertar , transcendendo os nossos problemas,vislumbrando caminhos novos. Que a meditação seja a nossa oração diária,nosso encontro com nossa realidade maior, nosso mundo "interior"!
DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICA
A necessidade que os Homens têm de: dialogar,debater,negociar,votar, com a finalidade de atingir novos e melhores níveis de vida social,cultural,econômica,etc., é hegemônica em nossa sociedade. A política, stricto sensu , é a arte de bem administrar e governar, onde os cidadãos têm a "obrigação" de participar e agir com relação aos problemas que assolam a Pólis.No entanto, urge-se fazer uma reforma política,onde a democracia passará a ser cada vez menos representativa possível,levando deste modo,a uma maior atividade e participação dos cidadãos,além do aumento para iniciativas privadas ,através do reconhecimento da diferença e de nossas particularidades.Para tal,deve haver uma crescente , descentralização do Poder Político.
EXALTAÇÃO À POESIA
Oh! Dimensão sombrejante do Ser.
Nunca real, sempre obnubilada.
O não Ser flui no rio Heraclítico.
O Ser sempre se esconde.
Em vão, toda filosofia
tenta desvelá-lo!
Em um mundo de sombras
Só a Poesia irá, desvelar
o Ser tão procurado.
Nunca real, sempre obnubilada.
O não Ser flui no rio Heraclítico.
O Ser sempre se esconde.
Em vão, toda filosofia
tenta desvelá-lo!
Em um mundo de sombras
Só a Poesia irá, desvelar
o Ser tão procurado.
REVOLUÇÃO CHAMANDO, ANULAÇÃO!
Execramos políticos venais,
Fazendo barganhas pelo Poder.
Chegou a hora de mudanças!
Há um sentimento crescente...
Conquistando espaço em um novo
tipo de Visão!
Costumávamos acreditar na mídia
para nos expor a verdade...
Expor a verdade?
Agora, despertamos e vemos as consequências!
A "Plebe Dourada" controla
os governos, as mídias, as leis.
os governos, as mídias, as leis.
E para fazer a diferença, então todos devem saber
o que fazer:
o que fazer:
Extirpar os corruptos!
Revolução chamando, anulação!
Há uma revolução nos chamando
Somos uma revolução
Pela inovação e renovação.
Lutas sem Armas!
Lutas sem Armas!
Exigindo um novo começo.
Para alcançar Ordem e Progresso.
E acabar com essa Anarquia.
E acabar com essa Anarquia.
Anular: Eleições, Eleições, Eleições.
Voto: Nulo, nulo, nulo!
Branco: Não, não e não!
Voto: Nulo, nulo, nulo!
Branco: Não, não e não!
REABILITAÇÃO PARA COM A SOCIEDADE
Não resta nenhum outro meio de
reabilitar os criminosos a não ser o confisco dos bens, do trabalho sob monitoração com uma jornada
de longos anos até pagarem o seu débito para com a sociedade.Mantê-los como
eles estão agora é um absurdo dos absurdos e já sabemos o motivo. Nossa sociedade está sobrecarregada
com uma alta taxa de impostos e de obrigações sociais e trabalhistas, onde os
custos não pagam a mentirosa crença na liberdade,felicidade e outras ideologias
criadas para manter o status quo. O nivelamento por baixo da sociedade feita através
de políticas altruístas está causando, há anos, danos quase irreparáveis a nossa economia, criando uma dívida interna astronômica.
POR UM FIM A OPOSIÇÃO HOMEM VERSUS NATUREZA
Faz-se necessário por um fim a luta contra a natureza e a sua consequente tentativa de subjugá-la, porque nossa pequena capacidade de perceber ligações entre as coisas,pessoas e eventos tem que aumentar para haver uma visão holística e assim, perceber a nefasta e crescente aplicação da tecnologia de maneira cega, que gera um apego a repetição e medo da diferença de pensar diferente. A proposta do filósofo e genealogista Nietzsche é a de: " Fazer a diferença onde ,aparentemente, não há diferença". Chega de competições predatórias que esterilizam a diferença; a verdadeira competividade deve levar em consideração e absorver as diferenças para o crescimento de "todos".
Assinar:
Postagens (Atom)