TRANSLATE TO YOUR LANGUAGE, RIGHT NOW

DEUS E O HOMEM EM FEUERBACH

VISÃO HISTÓRICA: Ludwig Feuerbach, sofreu influências de Bacon,Spinoza e principalmente de Hegel; sendo de certa forma considerado discípulo do último. Afastado da cátedra pela reação prussiana, começa sua brilhante criação filosófico-religiosa. Seu afastamento da carreira acadêmica se deu devido a oposição à direita hegeliana, com o ensaio Pensamentos sobre a morte e a imortalidade; onde a imortalidade é negada ao indivíduo em particular e apenas admitida para a humanidade.

VISÃO FILOSÓFICA: Sua filosofia é um estudo sobre a origem da idéia de Deus e dos seus atributos, tendo como principal função uma união do divino com o homem (hipostatização). O ser humano projeta-se em Deus. Para ele, Deus é produzido pelo homem e não o inverso , como era até então, proclamado.A idéia de Deus,ter-se feito homem, exprime a primazia do amor pelos outros, no entanto, a idéia de um ser perfeitissímo(Jesus Cristo), nasceu para denotar aos homens aquilo que eles deveriam ser, mas que jamais conseguirão ser " O segredo da Teologia é a Antropologia" . Uma dos temas mais interessantes de seu pensamento é o da alienação. O homem aliena-se projetando ideais no além, sonhos de modos de ser que ele não consegue realizar efetivamente,isso faz com o homem separe-se, aliene-se de si mesmo e dos outros homens. Justiça,Amor , Sabedoria, são atributos do saber humano ,representando o ideal humano,projetando-se de modo imaginário em Deus, ou seja, em um ser para o qual nada é impossível."Os deuses são os desejos do homem realizado".Desse modo, para ele Deus é uma representação imaginária do homem que se encontra privado de algo que lhe pertence em proveito de uma realidade puramente ilusória.
CRÍTICA: É errôneo afirmar que Feuerbach pretendesse acabar com a religião,ele a considera necessária através da antropologia, tendo em vista a presença imanente no homem de ideais, todavia, esses ideais têm que ser levados a ação, isto é, ao real.

Nenhum comentário: