Existe,
indubitavelmente, a possibilidade de fazermos associações entre teorias de
autores que são conflitantes, a possibilidade de associar conceitos, temas, etc.,
entre autores diversos tem o aval do hermeneuta Nietzsche: "Desconfio de
todos os sistemáticos e me afasto de seus caminhos. A vontade de sistema é uma
falta de retidão.” (Crepúsculo dos Ídolos, §26). As rígidas exigências
acadêmico-metodológicas , podem ser usadas apenas com sabedoria para evitar
erros fundacionais,"místicos","religiosos",etc.. O pensamento
deve construir uma sabedoria mutante, multifacetada, experimentalmente livre,
onde o "sistema" deve estar aberto a novas possibilidades, sempre
através de novos horizontes.
2025 YEARS OF THE INAUTHENTIC CALENDAR! WELCOME TO THE HIGHWAY OF THINKING IN MULTIPLE WAYS.AN OUTSIDER ! UP TO THE TOP!
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FARISAÍSMO POLÍTICO
Um
bom meio de desconstruir e superar a classe política,é mostrar sua total incompetência em
lidar com a Res Publica,responsabiliza-los dizendo que são nocivos a saúde da nossa nação e que
suas obras são obras de Fariseus!Vamos dizer em uníssono: Desejamos o Fim do Farisaísmo Político!.
DIFERENÇA SUTIL
O ser humano ,contrariamente à ideia vigente,não é racional. Ele é racionalizante, o que é muito diferente!
SÓCRATES, O GÊNIO DA DECADÊNCIA
Em seu livro O Nascimento da Tragédia, Nietzsche nos alertou que é necessário ver em Sócrates o "gênio da decadência"
devido ao seu otimismo puramente teórico , a sua ingênua crença na
bondade original do Homem, onde a virtude poderia ser ensinada a todos e
todos poderiam aprendê-la. Segundo Nietzsche , Sócrates foi um "ponto de inflexão"(Cf.
N.T.§15) para a decadência que já havia sido construída por Eurípedes,
através de suas comédias , com a vulgarização da sabedoria das
tragédias, através da eliminação da raiz dionisíaca, havendo uma
supervalorização do homem teórico em detrimento do homem intuitivo
místico. A busca da verdade a todo custo e de alcançar o conhecimento
universal, a crença na universalidade das categorias da razão, teve como
consequência a depreciação da vida em sua pluralidade, e de seu eterno
mistério. Sócrates estava ilusoriamente convencido de que , através do
uso adequado da razão , seria possível " atingir os abismos profundos do ser e que o pensar está em condições , não só de conhecê-lo ,mas inclusive de corrigi-lo"
(Cf. N.T, §15).Desse modo, podemos concluir que houve uma rejeição do
saber das mitologias , que conduziu ao esquecimento da dimensão trágica
do mundo e da vida.
CONEXÃO DIGITAL- QUALIDADE DE VIDA EM JOGO
As "vitrines do mundo virtual"
estão conectando nossas mentes de um modo automático, onde a "eterna
dança digital" pode nos conduzir ao desconhecimento de diversas
oportunidades perdidas que nunca veem a luz do dia!Muitas vezes, nada de
vida nova, apenas conexões ininterruptas que nos faz esquecer o
vínculo fundamental entre a utilidade ou não de estar em rede e a nossa
importância existencial .Isso é que deverá sempre estar em jogo ! A
maximização digital deverá nos conduzir, também, para uma crescente
maximização existencial, onde a nossa qualidade de vida deverá sempre
ser superior, para não ocorrer uma maximização digital e uma minimização
existencial.
NATUREZA VERSUS EDUCAÇÃO
Esse problema foi debatido por longos séculos por vários filósofos, em uma tentativa de resolver esse dilema. Apenas há poucos anos atrás surgiu uma visão mais equilibrada, onde os seres humanos são moldados em parte pelos genes, em parte pela influência da educação e , também, em parte pelo acaso.Podemos dizer que essa visão inovadora foi uma lição objetiva acerca dos perigos de se pensar unilateralmente, evitando o monopólio da verdade.
RENOVANDO-SE
Apesar do frio invernal
Nossos corações
aquecem-se
Esperando
Num fogo que anseia
tornar-se Luz!
Com vívidas alegrias
que nunca desviam
o foco,
Mantemos a qualidade
temperada
Expandindo-se suavemente!
Renovando-se no perdão
Abrimos nossos corações
Aniquilando erros e ilusões
Vida renovada
Sangue novo em nossas
veias!
Eu sou seu sol
Você minha lua.
No reflexo o êxtase
a luz da vitória.
Juntos, nos tornamos reais!
Nossos corações
aquecem-se
Esperando
Num fogo que anseia
tornar-se Luz!
Com vívidas alegrias
que nunca desviam
o foco,
Mantemos a qualidade
temperada
Expandindo-se suavemente!
Renovando-se no perdão
Abrimos nossos corações
Aniquilando erros e ilusões
Vida renovada
Sangue novo em nossas
veias!
Eu sou seu sol
Você minha lua.
No reflexo o êxtase
a luz da vitória.
Juntos, nos tornamos reais!
O SELF
O termo SELF é utilizado por Jung para designar o Centro
Transpessoal e a Totalidade da PSIQUE. Constitui a personalidade maior,
objetiva, ao passo que o Ego é a menor,subjetiva [mesma concepção que
Schopenhauer e Nietzsche] .
Empiricamente, o SELF não pode ser distinguido da imagem de Deus. O embate com ele é um MYSTERIUM TREMENDUM!!!!
Empiricamente, o SELF não pode ser distinguido da imagem de Deus. O embate com ele é um MYSTERIUM TREMENDUM!!!!
HYBRIS MATRIMONIAL
"Quem não é por mim é contra mim". Essas palavras do
evangelho são atemporais e ,hodiernamente,
traz como consequência a dissolução nos relacionamentos conjugais porque onde
há excessivas divergências, não pode haver crescimento para o alto, assim o
espaço matrimonial abre-se para o caos. A hybris impera aniquilando o amor lucífluo e a possibilidade do numinoso!
GRANDEZA OCULTA
Temos que ser "humildes",
porque grande mesmo é segundo Nietzsche :"O que nunca foi escrito,
falado ou sequer pensado!”. E Hölderlin ,foi ainda mais enfático quando
escreveu: “Oh, o homem quando sonha é um deus, mas um mendigo quando reflete”. “Dê-me
um pouco mais de Luz", foram umas das últimas palavras de Goethe, também,
um Mestre e um dos espíritos mais iluminados de todos os tempos. Diante disto,
imaginem o quanto de Luz nós precisamos. Nós, meras Criaturas Novas!
O AMOR
O tema sobre o amor sempre inspirou poetas e filósofos de
todas as épocas. "Amar é regozijar-se" escreveu Aristóteles, na Ética
a Eudemo.Podemos afirmar que o amor está relacionado intrinsecamente com a
felicidade. Para Nietzsche, o amor nos faz amar a vida " Amamos a vida não
porque estamos acostumados a viver, mas porque estamos acostumados a
amar"(Frag. Póst.1882). Para Platão, o amor é condição sine qua non da
felicidade."A nossa espécie só poderia ser feliz com uma condição:
realizar as nossas aspirações amorosas"(Banquete).Para P. B. Shelley ,o
amor é "aquela poderosa atração que nos encaminha a tudo aquilo que nós
concebemos, ou temos , ou esperamos além de nós mesmos"(Sobre o amor). De
todas as tentativas de defini-lo, considero a mais bela, a de um poeta do romantismo
alemão, Friedrich von Hardenberg, mais conhecido por Novalis," O amor é a
finalidade última da história universal, o amém do universo"(Fragmentos).
RESGATE DA SENSIBILIDADE
Nossa sensibilidade foi, extremamente, desvalorizada por
nossa cultura racionalista porque ela também é eficaz para encontrar os caminhos e possibilidades
que temos para executar, apesar do jogo caótico e contingencial do cotidiano
que se manifesta no Mundo da Vida. Com a ajuda da Auto-reflexão direcionamos
caminhos inusitados. No êxtase da caminhada, à volta sem "nada" para
o eterno caminhar, nos coloca sempre em movimento em um jogo que nunca para,
através do diálogo, proporcionando uma experiência ímpar, através do mundo, em
uma constante criação de valores novos.
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