Ao tornar conscientes nossas fraquezas ocultas , abrimos espaço para mudanças profundas e duradouras.Quando entendemos as forças internas que impulsionam nossos comportamentos, deixamos de apenas reagir ao estresse e passamos a viver com intenção e resiliência. Segundo Nietzsche,"Quando se possui o "por quê?" da vida , então se suporta quase todo "como?".
2025 YEARS OF THE INAUTHENTIC CALENDAR! WELCOME TO THE HIGHWAY OF THINKING IN MULTIPLE WAYS.AN OUTSIDER ! UP TO THE TOP!
TRANSLATE TO YOUR LANGUAGE, RIGHT NOW
O ANTI-ILUMINISMO DE PASCAL
Blaise Pascal, muito antes da "Pós-Modernidade" já duvidava do poder absoluto da nossa razão.Nesse trecho de sua obra: Pensamentos, ele deixa claro essa dúvida . " Conhecemos a verdade não apenas pela razão mas também pelo coração. É desta última maneira que conhecemos os primeiros princípios , e é em vão que o raciocínio, que não toma parte nisso, tenta combatê-los." (Pascal, Pensamentos 110).
DILAÇÃO DO ENCONTRO
Que a chama da nossa Vontade,
aqueça-se ainda mais
Minha alma pela metade
dividida pela distância,
se aquece desejando a união
de nossos corpos
Acendendo ainda mais
a chama do Eros!
Nossos corações
pulsam fortemente
ansiando pelo
encontro, pela união.
Eternamente, a primeira vez!
Desejo te ver, te encontrar
e celebrar contigo
nosso encontro
descomunal
Escutas a minha prece,
e ora, também, no silêncio
a verdadeira oração
Em nossos imos
Acharemos a nossa
numinosa comunhão
SOBRE A MENTIRA COMO OBSTÁCULO À VERDADE E À LIBERDADE
Em seu livro: O quarto caminho, 2º Cap. Ouspensky , faz uma análise muito clara e objetiva sobre a mentira no que diz respeito ao homem em sua relação com ele e com os outros, dizendo que nós não podemos definir o que é a verdade de modo objetivo e absoluto; mas se considerarmos que a mentira é o oposto da verdade, podemos definir a mentira. Segundo sua análise:"a mentira maior ocorre quando nos damos conta que sabemos muito bem que não conhecemos nem podemos conhecer a verdade sobre as coisas e, contudo, jamais agimos de acordo com isso. Sempre pensamos e agimos como se conhecêssemos a verdade. Isso é mentir".Tal fato ocorre todos os dias, há milênios, principalmente por líderes religiosos de todos os tipos, que usam as pessoas, manipulando-as de forma vil e utilitária, venalizando a fé, tornando-as dependentes, porque utilizam o conceito de livre-arbítrio, de modo errado e fraudulento, para enganarem e tornarem as pessoas mais dependentes ainda nas mãos desses charlatões. O livre-arbítrio que eles desejam e pregam, é em verdade um servo-arbítrio, porque não tornam as pessoas mais livres e responsáveis, ao contrário as tornam com mais sentimento de culpa, mais dependentes, mais servas, acorrentadas nas artimanhas de péssimos teólogos.
SOBRE A FILOSOFIA EM NOSSAS VIDAS
Podemos afirmar categoricamente que a filosofia está presente em tudo , porque todos nós sempre nos deparamos com perguntas sobre o porquê da existência das coisas, o sentido de nossas vidas, o valor das coisas, o que podemos saber , o que devemos ou não fazer, o que é o Belo. etc. Enfim, ela aborda questões Ontológicas , Gnosiológicas, Existenciais, Teológicas, Éticas, Estéticas, Biológicas e muitas outras. O grande problema é que somos conduzidos a pensar como pensa a maioria, de maneira acrítica, dogmática e não questionamos o porquê disso .Pensar diferente pode causar intrigas e sermos afastados, execrados, porque já há muito tempo impera uma "moral de animal de rebanho" ,como escreveu Nietzsche há mais de 100 anos :"Quem pensa diferente está condenado a ir ao hospício". Podemos afirmar que pensar diferente é enriquecedor e temos que fazê-lo, principalmente, atualmente, porque se faz necessário uma transvaloração dos valores vigentes, com a finalidade de verificar se as nossas vidas são engrandecidas ou denegridas.