TRANSLATE TO YOUR LANGUAGE, RIGHT NOW

NIETZSCHE E O PRAGMATISMO

Na Genealogia da Moral e em outras obras, Nietzsche tentou aniquilar o status ontológico da moral cristã ao argumentar que as crenças morais refletem as necessidades e circunstâncias dos grupos dominantes nas comunidades que as sustentam, isso implica em dizer que a moral é relativa, e não absoluta. O procedimento genealógico pode demonstrar que uma regra que parece solidamente fundada, está na verdade, fundada em areia. Assim, podemos afirmar o caráter prático do método genealógico.

"a causa da gênese de uma coisa e a sua utilidade final, a sua efetiva utilização e inserção em um sistema de finalidades, diferem toto coelo (totalmente); de algo existente, que de algum modo chegou a se realizar, é sempre reinterpretado para novos fins, requisitado de maneira nova, transformado e redirecionado para uma nova utilidade"(Nietzsche, GM - 12-2ª dissertação)

Há importantes elementos pragmáticos no pensamento de Nietzsche;levando em consideração a amplitude do termo "pragmatista”, podemos afirmar que há no pensamento de Nietzsche uma atitude pragmática, porque o método genealógico pode ser aplicado para contestar concepções essencialistas e transcendentes. 

Nenhum comentário: