TRANSLATE TO YOUR LANGUAGE, RIGHT NOW

MUDANDO NOSSAS CRENÇAS SOBRE A INTELIGÊNCIA E DONS NATURAIS

Prática com objetivo, foco, concentração, e ter uma mentalidade de constante crescimento progressivo irá nos ajudar a ter sucesso em todas as áreas, principalmente no mundo acadêmico. A conclusão que os experts em cognição chegaram é que se faz necessário muita prática para se tornar um mestre numa habilidade qualquer. Para qualquer habilidade, nós precisamos de prática deliberada, quer dizer, prática estruturada em que nós iremos trabalhar duro para melhorar nossas áreas mais fracas. Doutores, mestres, professores e treinadores são particularmente úteis para esse fim. Estudos realizados no aperfeiçoamento da cognição, descobriram que quem pratica constantemente, tinha uma melhor performance, é a prática deliberada, e não o talento, que faz toda diferença. Ter uma mentalidade de crescimento também nos empurra para conseguir mais. Muitas pessoas com uma mentalidade fixa acreditam que todos nascem com habilidades em níveis fixos. Se alguém falhar em um teste específico, elas irão tomá-lo como um sinal de que ela não tem o Dom. As crianças irão desenvolver uma mentalidade fixa, se disserem regularmente que ela faz as coisas bem-feitas, porque elas são talentosas. Por outro lado, estudantes com uma mentalidade de crescimento acreditam que eles podem melhorar suas capacidades e habilidades. Acima de tudo, uma mentalidade de crescimento leva a um melhor desempenho. O tradicional QI não pode prever um aspecto muito importante da superdotação: criatividade. A criatividade é uma coisa extraordinária. Realmente não conseguimos explicar o que é ou como surge, mas sabemos que é muito poderosa. Ela tem a ver com o desenvolvimento de ideias novas e favoráveis, sendo uma parte essencial para haver uma efetiva solução de problemas. Testes de QI apenas medem nossa capacidade de pensar logicamente sobre problemas simples, que é certamente uma parte importante da inteligência. No entanto, testes de QI não medem criatividade, porque a criatividade não é algo simples. A criatividade tem a ver com a consideração de múltiplas abordagens para um determinado problema complexo, sem dispensar nenhum deles. Todos os investigadores cognitivos que usaram métodos para medir a criatividade das crianças, na tentativa de provar que ter uma alta pontuação de QI correlaciona-se com o gênio criativo, falharam! Não existem quaisquer medidas fixas, universais da inteligência que determinam o sucesso de uma pessoa. Pesquisadores sugeriram que as pessoas precisam de dez anos de intensa prática para se destacar em um determinado campo, mas mesmo isso é apenas uma média. Nenhuma regra   pode prever o sucesso, pesquisadores chegaram à conclusão de que toda a Educação deve ser reformada para corresponder as novas compreensões que temos da inteligência, pesquisam indicam que a maioria das crianças concordaria que os métodos de ensino precisam mudar. Os alunos devem ser treinados para desenvolver seus próprios objetivos, todos concordam que a tecnologia, também, pode melhorar a educação. Se queremos realmente transformar a educação, temos que parar de medir o sucesso com notas e pontuações de QI, e começar a medi-lo de modo diferente porque o atual sistema de ensino tradicional não é eficaz o suficiente para crianças altamente inteligentes! Então em vez de conceber a inteligência como uma pontuação em um teste de QI precisamos começar a atentar para o conceito de inteligência dinâmica e múltipla. As crianças merecem ter uma palavra a dizer como está a sua educação escolar. A maneira mais simples para começar a descobrir o que elas estão interessadas no que aprender é perguntar a elas.

Nenhum comentário: