Prática com objetivo, foco,
concentração, e ter uma mentalidade de constante crescimento progressivo irá
nos ajudar a ter sucesso em todas as áreas, principalmente no mundo acadêmico.
A conclusão que os experts em cognição chegaram é que se faz necessário muita
prática para se tornar um mestre numa habilidade qualquer. Para qualquer
habilidade, nós precisamos de prática deliberada, quer dizer, prática
estruturada em que nós iremos trabalhar duro para melhorar nossas áreas mais
fracas. Doutores, mestres, professores e treinadores são particularmente úteis
para esse fim. Estudos realizados no aperfeiçoamento da cognição, descobriram
que quem pratica constantemente, tinha uma melhor performance, é a prática
deliberada, e não o talento, que faz toda diferença. Ter uma mentalidade de
crescimento também nos empurra para conseguir mais. Muitas pessoas com uma
mentalidade fixa acreditam que todos nascem com habilidades em níveis fixos. Se
alguém falhar em um teste específico, elas irão tomá-lo como um sinal de que ela
não tem o Dom. As crianças irão desenvolver uma mentalidade fixa, se disserem
regularmente que ela faz as coisas bem-feitas, porque elas são talentosas. Por
outro lado, estudantes com uma mentalidade de crescimento acreditam que eles
podem melhorar suas capacidades e habilidades. Acima de tudo, uma mentalidade
de crescimento leva a um melhor desempenho. O tradicional QI não pode prever um
aspecto muito importante da superdotação: criatividade. A criatividade é uma
coisa extraordinária. Realmente não conseguimos explicar o que é ou como surge,
mas sabemos que é muito poderosa. Ela tem a ver com o desenvolvimento de ideias
novas e favoráveis, sendo uma parte essencial para haver uma efetiva solução de
problemas. Testes de QI apenas medem nossa capacidade de pensar logicamente
sobre problemas simples, que é certamente uma parte importante da inteligência.
No entanto, testes de QI não medem criatividade, porque a criatividade não é
algo simples. A criatividade tem a ver com a consideração de múltiplas abordagens
para um determinado problema complexo, sem dispensar nenhum deles. Todos os
investigadores cognitivos que usaram métodos para medir a criatividade das
crianças, na tentativa de provar que ter uma alta pontuação de QI
correlaciona-se com o gênio criativo, falharam! Não existem quaisquer medidas
fixas, universais da inteligência que determinam o sucesso de uma pessoa.
Pesquisadores sugeriram que as pessoas precisam de dez anos de intensa prática
para se destacar em um determinado campo, mas mesmo isso é apenas uma média.
Nenhuma regra pode prever o sucesso,
pesquisadores chegaram à conclusão de que toda a Educação deve ser reformada
para corresponder as novas compreensões que temos da inteligência, pesquisam
indicam que a maioria das crianças concordaria que os métodos de ensino
precisam mudar. Os alunos devem ser treinados para desenvolver seus próprios
objetivos, todos concordam que a tecnologia, também, pode melhorar a educação.
Se queremos realmente transformar a educação, temos que parar de medir o sucesso
com notas e pontuações de QI, e começar a medi-lo de modo diferente porque o
atual sistema de ensino tradicional não é eficaz o suficiente para crianças
altamente inteligentes! Então em vez de conceber a inteligência como uma
pontuação em um teste de QI precisamos começar a atentar para o conceito de
inteligência dinâmica e múltipla. As crianças merecem ter uma palavra a dizer
como está a sua educação escolar. A maneira mais simples para começar a
descobrir o que elas estão interessadas no que aprender é perguntar a elas.
2025 YEARS OF THE INAUTHENTIC CALENDAR! WELCOME TO THE HIGHWAY OF THINKING IN MULTIPLE WAYS.AN OUTSIDER ! UP TO THE TOP!
TRANSLATE TO YOUR LANGUAGE, RIGHT NOW
MUDANDO NOSSAS CRENÇAS SOBRE A INTELIGÊNCIA E DONS NATURAIS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário