TRANSLATE TO YOUR LANGUAGE, RIGHT NOW

SOBRE A MENTIRA COMO OBSTÁCULO À VERDADE E À LIBERDADE

Em seu livro: O quarto caminho, 2º Cap. Ouspensky, faz uma análise muito clara e objetiva sobre a mentira no que diz respeito ao homem em sua relação si mesmo e com os outros, dizendo que nós não podemos definir o que é a verdade de modo objetivo e absoluto; mas se considerarmos que a mentira é o oposto da verdade, podemos definir a mentira. Segundo sua análise:

"A mentira maior ocorre quando nos damos conta que sabemos muito bem que não conhecemos nem podemos conhecer a verdade sobre as coisas e, contudo, jamais agimos de acordo com isso. Sempre pensamos e agimos como se conhecêssemos a verdade. Isso é mentir. Quando sei que não conheço uma coisa e, ao mesmo tempo, digo que conheço ou ajo como se a conhecesse, isso é mentir” (Cf. Cap. 2, p.39).

Tal fato, ocorre todos os dias, há milênios, principalmente por líderes religiosos  de todos os tipos, que usam as pessoas, manipulando-as de forma vil e utilitária, venalizando a fé, tornando-as dependentes, porque utilizam o conceito de livre-arbítrio, para tornarem as pessoas mais dependentes de. O livre-arbítrio que desejam e pregam, é em verdade um servo-arbítrio, porque não tornam as pessoas mais responsáveis e livres ,ao contrário, as tornam com mais sentimento de culpa, mais dependentes, mais servas, acorrentadas nas artimanhas de uma teologia extremamente dogmática, justamente porque não conduzem as pessoas ao autoconhecimento, a autorreflexão, etc.

Nenhum comentário: