TRANSLATE TO YOUR LANGUAGE, RIGHT NOW

UNIR A JUSTIÇA COM A FORÇA - Uma dificuldade a ser alcançada através da justa medida entre ambas

Vejamos um pensamento de Blaise Pascal, que ele nos legou, a respeito de nossa grande necessidade para que a justiça seja executada com o adequado uso da força, para o bom funcionamento da sociedade , fazendo reinar  paralelamente a justiça e a força, devido a insuficiência de cada uma delas separadamente.

 

  " Mais justiça, força. É justo o que é justo seja seguido; é necessário que o que é o mais forte seja seguido.

A justiça sem a força é impotente; a força sem a justiça é tirânica.

A justiça sem força é contradita, porque sempre existem pessoas más. A força sem a justiça é acusada. É preciso, pois, colocar juntas a justiça e a força e, para isso, fazer com que aquilo que é justo seja forte ou que o que é forte seja justo.

A justiça está sujeita a discussão. A força é bem reconhecível e sem discussão. Assim, não se pôde dar força à justiça, porque a força contradisse a justiça e disse que ela era injusta, e disse que era ela, a força, que era justa.

E assim, não podendo fazer com que o que é justo fosse forte, fez-se com que o que é forte fosse justo."(Pascal-Pensamentos-103,p.36,Ed.M.Fontes ,2001).

 

Agora, justamente nesse momento, praticamente em todo mundo, faz-se mister o uso da justiça com a força , fazendo com o que é justo seja forte. Ao associar justiça e força , Pascal quer evitar, totalmente, a confusão entre elas.

Nenhum comentário: