Hume critica a filosofia “abstrusa” porque ela abusa do jargão estéril, na vã tentativa de saber,
a priori, as verdades sobre o mundo. Até então, a Metafísica ainda não havia
sido posto em questão tão fortemente, porque Hume tenta traçar os limites da razão
através do conhecimento da natureza Humana. Para ele, todo conhecimento deriva
dos sentidos. Através da mente as percepções ocorrem dando origem a Impressões
e Ideias, sendo as Ideias cópias das impressões, o Inatismo morre aqui, porque se
as ideias são posteriores as impressões, elas não podem de forma alguma ser inatas.
Para Hume, todo conhecimento Humano se dá através de dois tipos de raciocínio.
1)Relações entre ideias, onde há o critério de Necessidade, Universalidade e
Aprioridade . 2) Dados de fato: são contingentes, a posteriori e dependem da experiência.
O conceito de Causalidade em Hume não se dá através de uma relação entre
ideias, ela é um hábito que surge da crença de que os entes do mundo não possui
uma relação necessária, mas uma conjunção constante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário