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OPOSIÇÃO ENTRE SABER RACIONAL E SABER ARTÍSTICO

A história da determinação da verdade como adequação ou identidade entre pensamento e Ser é para Nietzsche a história de sua dissolução como verdade, porque a partir de uma ausência de um fundamento metafísico para o mundo, ele chegou a conclusão que Arte tem uma força de produção de aparências que é superior a compreensão conceitual da filosofia " O homem de propensão filosófica tem mesmo a premonição de que também sob essa realidade, na qual vivemos e somos, se encontra uma outra,inteiramente diversa, que portanto também é uma aparência "(N.T §1 - Cia das Letras). Sendo a vida aparência, a Arte é para ele uma interpretação da vida e é na sua concepção de sua  " Metafísica de Artista" que a arte é concebida como atividade própria do homem, que ele vai encontrar uma alternativa que está em contra-posição com a Metafísica Clássica, onde o pensamento racional, consciente se sobrepõe ao pensamento artístico-poético, gerando uma hiper valorização do saber conceitual, teórico ,em detrimento de um saber artístico.De modo que , ao ser estabelecida a oposição entre a atividade racional e a atividade artística, a estratégia de Nietzsche será justamente em afirmar a superioridade da atividade artística em relação à necessidade da verdade a todo custo.

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