TRANSLATE TO YOUR LANGUAGE, RIGHT NOW

UM TIPO DIFERENTE DE EGOÍSMO, O EGOÍSMO DOS NOBRES

 Sendo tradicional a teoria do egoísmo, colocada como um modelo absoluto para todas as pessoas do mundo, com a finalidade de evitar que o interesse de uma pessoa pudesse sobrepujar o da outra, fica difícil solucionar esse problema. Nietzsche , tenta solucionar esse problema
através do valor natural do egoísmo fundado na distinção de tipos ascendentes de indivíduos e de tipos decadentes.Portanto, não considera a universalid...ade e sim as individualidades criadoras.
  " O egoísmo vale tanto quanto vale fisiologicamente aquele que o tem: pode valer muito, e pode carecer de valor e ser desprezível. Cada indivíduo pode ser examinado para ver se representa a linha ascendente ou a linha descendente da vida" (NIETZSCHE, Crepúsculo do Ídolos, §33, p. 81 , Cia das letras)
 
Para os indivíduos ascendentes " seu valor é efetivamente extraordinário" devido a consideração que esses tipos de indivíduos têm para com a vida como um todo " em função da totalidade da vida, que com ele dá um passo adiante"(Id. ibidem )
Por outro lado ,os indivíduos decadentes, vis , reles , plebeus têm um tipo de egoísmo doentio devido as suas ações serem de "utilidade estreita e mesquinha" eles representam segundo Nietzsche " o desenvolvimento para baixo, o declínio, a crônica degeneração e adoecimento , tem pouco valor".(Id, ibidem)
A defesa de Nietzsche está a favor do egoísmo dos tipos nobres porque eles possuem várias virtudes:
"grandeza da alma ,envolve independência; mas sem grandeza espiritual, a grandeza de alma não é permitida; senão esta promove a sandice,até mesmo pelo querer beneficiar, como pelo seu exercer a "justiça. Os espíritos menores têm de obedecer - portanto, não podem ter grandeza.(Nietzsche, Vontade de Poder, §984, p. 479. Ed. Contraponto)

Nenhum comentário: