A filosofia não é apenas a ideia universal do pensamento abstrato, ela abrange a história do pensamento ocidental desde a Grécia ática até a atualidade . Ela é uma atividade criadora vinculada ao amor pela sabedoria viva, quer dizer, uma atividade que não separa conhecimento e vida, proporcionando a existência um sentido prático e estético progressivo para aumentar cada vez mais nossa aderência ao mundo da vida de um maneira sempre transformadora.
2025 YEARS OF THE INAUTHENTIC CALENDAR! WELCOME TO THE HIGHWAY OF THINKING IN MULTIPLE WAYS.AN OUTSIDER ! UP TO THE TOP!
TRANSLATE TO YOUR LANGUAGE, RIGHT NOW
DIFERENÇA SUTIL
O ser humano ,contrariamente à ideia vigente,não é racional; ele é racionalizante, o que é muito diferente!
SABEDORIA MULTIFACETADA,ABERTURA
Existe, indubitavelmente,a possibilidade de fazermos associações entre teorias de autores que são conflitantes,a possibilidade de associar conceitos,temas,etc., entre autores diversos tem o aval do hermeneuta Nietzsche: "Desconfio de todos os sistemáticos e me afasto de seus caminhos. A vontade de sistema é uma falta de retidão."(Crepúsculo dos Ídolos, §26).As rígidas exigências acadêmico-metodológicas , podem ser usadas apenas com sabedoria para evitar erros fundacionais,místicos,religiosos,etc.O pensamento deve construir uma sabedoria mutante,multi facetada, experimentalmente livre,onde o "sistema" deve estar aberto a novas possibilidades,sempre através de novos horizontes.
GRANDES IDEIAS E DOMÍNIO CULTURAL
Podemos afirmar que na maioria das vezes,as grandes ideias possuíam uma tendência megalo maníaca de dominar o mundo,tal como aconteceu: no marxismo, quando interpretavam o mundo como luta de classes,no freudismo com o seu pansexualismo,com os fascistas e nazistas que fizeram uma literal e péssima interpretação de Nietzsche com a ideia da "Vontade de potência", usando-a para dominar o mundo. Assim, podemos afirmar que essas ideias que visam o domínio e a aprovação já estão obsoletas há muito tempo, todavia,infelizmente, sempre surgem novos megalomaníacos candidatos ao imperialismo cultural.
ARTE LIVRE
A partir do século XVIII, a estética se afasta de uma justificação epistêmica e moral , para ser concebida não mais como uma forma especial de apreensão da verdade e sim,como um livre jogo das capacidades criativas humanas.
Assinar:
Comentários (Atom)